SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: alguma consideração leia-se especulações.

É isso aí mais uma quinta feira, a ansiedade me afoga, amanhã sexta e como sempre é dia de resumos, meu coração chega a palpitar alucinado. O que nos reservam as autoras? Quais surpresas nos aguardam?
Desde sexta feira passada a Família Cordel (Mia, Rozi,Maria, Patricia e eu)está em polvorosa, com os rumos que a novela tomará a partir da “guerra” que será deflagrada em Brogodó.
Hipóteses, especulações, medo, tensão, foram tantas as especulações que poderíamos ter escrito outra novela, tamanho as possibilidades geradas por nossas mentes ardentemente apaixonadas  e imaginativas. Mas dentre tantas  hipóteses as que se referem ao nosso casal cachinhos são as que mais nos preocupam.
O que acontecera com nosso fofo mor Augusto rei dos meus sonhos ( dos nossos sonhos)? Será feito prisioneiro do Timotinho, junto com toda a corte? Sofrerá humilhações, tortura? Timotinho irá judiar muito dele? Sim por que Timóteo Cabral irá tomar o palácio num verdadeiro “golpe de estado” se autoproclamará  rei de Brogodó e cercanias( isso causou furor na internet, as pessoas  estão questionando como que ele pode fazer isso? Simples pessoal, para quem ainda não percebeu Timóteo  é louco de atirar pedra, ele não é apenas mau, ele é completamente louco, pirado, tantã...  e é dessa loucura que temos medo, o que ele fará com Augusto, que maldades ele fará para nosso rei?
O que seus cumplices farão com Augusto?
Úrsula desmascarada, sem ter nada mais a perder, nem mesmo aquele que não digo mais o nome, preterida duas vezes pelo rei Augusto, e provavelmente pelo cangaceiro também, com seus planos todos indo por água abaixo. O que ela fará com augusto?
Baldini sorrateiro, falso, dissimulado, que também será desmascarado por ter ajudado a bruxa Ursa  a colocar a máscara de ferro no Duque Petrus, isso sem falar da raiva que ele deve estar sentindo do rei depois de ter sido repreendido por causa de Maria Cesária. O que ele fará com Augusto?
Imagino que nada de bom, haja coração para aguentar tudo o que nosso querido rei irá passar nas mãos dessa corja. E para piorar tudo ele ainda estará  afastado  de Maria Cesaria, diga-se de passagem por sua própria culpa ( sobre isso falarei depois vou ter que esperar o baile). E pior ainda se é que as coisas podem piorar mais ( o pior de tudo é que podem) com Cesaria tomando conta do ferimento daquele que não digo mais o nome, pois é, lá vai ela cuidar dessa pessoa outra vez, que para salvar o filho, vai tomar um tiro em seu lugar e sabem de quem? Zóio furado, que se unira ao bando do mal para implantar um período  de terror em Brogodó.
E outro momento trash para nós, súditas devotadas de nosso rei Augusto Frederico, não podemos esquecer que ainda estamos sobre a cruel  ameaça  da formação do triangulo amoroso: Augusto – Cesária e aquele que não digo mais o nome.
Estamos augustiada. Maria Cesaria magoada com o rei, aquele que não digo mais o nome descobrindo a bisca que a Úrsula é , fala sério ele vai me aplicar que ele não percebeu de material aquela bruxa é feita, se ele ou qualquer outra pessoa esqueceu eu não esqueci e os vídeos da globo.com estão  aí para não me deixar mentir, no primeiro encontro é ela quem revela a essa pessoa sobre o tesouro real, praticamente sugerindo que ele ataque a comitiva real para roubar o tesouro o que ele faz, sabe como é ele é muito honesto e em nome do povo ele rouba, mata e mente ( me poupem!).
Mas esquecendo de minhas prevenções sobre este que não digo mais o nome, o meu medo é que esta situação faça com que cesaria e esse que não digo mais o nome se aproximem.
Eu já vou avisando: se rolar beijo eu paro de assistir a novela na hora! Eu nunca, eu disse NUNCA mais assisto a novela alguma na minha vida! Isso seria um estelionato emocional, uma verdadeira crueldade das autoras para com nossos pobres e sonhadores coraçõezinhos. Fazer-nos acreditar em sonhos de amor, nos fazer embarcar nessa linda fantasia para de repente nos tirar de nossa ilusão e nos jogar na dura realidade. Não aceito.
Além do que Maria Cesaria e Augusto Frederico (adoro!) é a vitória do amor sobre todo e qualquer preconceito, um final diferente do casal junto, reinando em Seráfia com lindas criancinhas cacheadas seria dizer que certas pessoas que existem por aí estão certas em seus preconceitos. Isso não  posso e não quero aceitar!
Morro de medo desse que não digo mais o nome, no capitulo de hoje 30/06 ele reafirmou outra vez, que se alguém  do “tipo” dele (to  Pré julgando sim!) tem interesse em uma moça é só ir lá e pegar, suas próprias palavras :_” na mão grande mesmo!”, que amor, que cavalheiro, só falta dar uma paulada na cabeça e arrastar pelos cabelos (ogro). Mas tem mulher que gosta né, fazer o que?
CORREÇÂO: ogro não, pois até o Sherek tem mais respeito pela Fiona, e sabe ser delicado com a mulher amada.
Eu ainda prefiro beijo na mão, carinho, delicadeza e respeito. As herculanetes que me desculpem.
Como se tudo isso não bastasse ainda há aquela pergunta que não quer calar: o que Mayana Neiva vai fazer na novela?
(A)   Fazer par romântico com o Duque Petrus, já’ que  a concretização de seu amor pela Florinda é praticamente impossível, para que isso se realize só se o Zenóbio morra.
(B)   Fazer par romântico com aquele que não digo mais o nome, já que Úrsula não merece ser feliz no amor e nem em parte nenhuma de sua vida, mas aí surge um probleminha, as autoras já levantaram a hipótese de que ele pode voltar para Benvinda, mãe de seu filho.
(C)   Formar um quadrado amoroso com Augusto – cesaria e aquele que  não digo mais o nome, oque  não me agrada em nada, mas sabe como é rei sozinho, prisioneiro, sem a Cesaria, indisposto de ciúme.
Eu ainda incluiria outra alternativa.
(D)   Um rápido envolvimento com o rei para deixar Cesaria indisposta (he he) e depois o verdadeiro amor com Petrus ou com aquele que não digo mais o nome..
Oh! Céus as possibilidades são muitas, Tico e Teco estão realmente estressados de tanto debater sobre as inúmeras hipóteses que se avizinham.
Confesso que no meu cérebro doente só vem o pior, ainda bem que existe a Família  Cordel, elas sempre  me devolvem a sanidade, debelando minhas teorias catastróficas.
 E a quinta não termina a sexta não vem nunca... Eu disse que não iria mais ler os resumos, mas de que jeito? De que maneira é impossível, incontrolável, eu preciso, eu tenho que ler, para o bem ou para o mau...
Até sexta a noite.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

EGO - NOTÍCIAS - Carmo Dalla Vecchia diz que não tem paciência para mulher burra

EGO - NOTÍCIAS - Carmo Dalla Vecchia diz que não tem paciência para mulher burra

CORDEL ENCANTADO: Um romance em quatro atos.

Antes de qualquer coisa tenho a satisfação de informar que minha tragédia pessoal foi resolvida, família vai bem obrigada, computador zerinho, internet bem comportada, na formatação desapareceu um ou dois programas não tenho certeza ainda, mas não deve ser nada muito importante já que não senti falta. Pude matar as saudades de minhas companheiras, do santo google (to me achando meu humilde blogzinho tem aparecido com certeza frequência nas pesquisas, sou chique benhe!) o site de cordel bombando cheio de novidades para me abastecer, enfim to mais feliz que china em dia de pagamento de milico ( para quem não entendeu , china aqui no sul são as moças de vida, como poderia dizer fácil e milico é soldado novo), elas realmente ficam felizes no dia do pagamento, muito felizes...
E volto na hora boa, imaginem um capitulo inteiro girando em torno de nosso amado casal cachinhos, alguém poderia ficar mais feliz? Nada bateu meu casal nesta terça 28/06, foram divinais outra vez,  fabular (existe?), apesar de algumas literalmente serpentes em seu caminho...
Aos trabalhos:
1º. Ato
A novela já começa excelente, na primeira cena casal cachinhos, comento com meus inseparáveis botõezinhos (na verdade com meu ziperzinho do meu ultra hiper casaco aprova de inverno siberiano) que o capitulo promete, se deu mau resumo, você não previu isso.

Maior clima de romance e intimidade entre nosso casal. Alias o rei não sai mais da cozinha, em todas as oportunidades ele acaba desviando para lá (fofo). Feliz da vida Gutinho (as meninas estão super  intimas do rei, depois que ele andou apresentando os atributos reais acabou-se o respeito, isso que nem foi para elas e foi no horário das 18:00 hs).

ATENÇÃO: percebam que hoje serão muitos parênteses, estou tão feliz que não consigo parar de devanear.
Pois nosso querido rei conta a sua doce Maria Cesaria que a sua  preciosa filhinha (he he) decidiu ir para Seráfia com ele e assumir seu papel de princesa, e o melhor de tudo por livre e espontânea vontade (mal sabe ele que isso é resultado de mais um chilique). Um biscoitinho feliz, um beijo feliz, sorrisos felizes e um feliz convite para um passeio em Formosura.
É meu querido rei a felicidade tem realmente um sabor doce, doce até demais... Desculpem sou desconfiada por natureza, quando a esmola é demais o santo desconfia , e depois já li os resumos né, e sei que essa felicidade toda em breve vai ter um fim, pelo menos, assim espero por enquanto, essa conversa de que novela é uma obra aberta me da  arrepios, e eu temo pelo futuro do casal... Mas vamos manter a fé em santa Eudóxia.

Momento máster Cesaria entrando no quarto e encontrando o vestido sobre a cama, a surpresa dela, o encantamento com o vestido, linda, fiquei  comovida, com a delicadeza com que a cena foi tratada, quem não se encantou tem coração de pedra... Mas... a bruxa pirigueti entra no quarto para devolver o anel, vê o vestido e em 1 minuto reduz nossa heroína em pó. Cesaria realmente tem medo da bruxa, e é para ter, a maldade, a inveja estão  presentes em cada palavra que ela diz.







Eu fico me perguntando se a bruxa é realmente esperta como acha? Muito melhor seria ela mesmo que falsamente ficar a favor do romance do rei, não me parece uma estratégia muito inteligente se tornar inimiga dele. Mas parece que o preconceito dela é muito maior que sua sede de poder... Então tá bruxa o que é teu ta guardado e  não vai demorar em receber.
Vontade de dar colo para nossa Cesaria e umas pancadas na bruxa Ursa.

2º. Ato
Depois de conversar e entregar a Aurora um porta retrato  Augusto vai buscar Cesaria para o passeio, a encontra determinada a não ir com ele a lugar algum.
Ele lhe pergunta se Úrsula a magoou... é claro que sim meu rei (dã), as vezes ele é meio devagar...


Ela diz que a bruxa tem razão que ela nunca estará a altura dele bla, bla, bla, que vão rir dele, que ele deve estar louco, querida é claro que ele esta maluquinho de paixão... e lá vem mais uma daquelas frases: _” Louco eu estaria se renunciasse a você”.  Uau!
E lá vem ele, ai que eu fico aflita quando ele se aproxima desse jeito, como que alguém pode manter uma linha de raciocínio lógico assim? Meus sais. Nesse momento ela já começa a amolecer. Quem não amoleceria.
E pra fechar antes de sair ele diz que vai esperar pelo tempo que for preciso! Oie? Eu não deixaria esperando nem um milésimo de segundo...
E ele espera, espera, espera... Mas vale a pena!



Lá vem nossa linda rainha, uma verdadeira visão,  segundo meu rei deslumbrante, eu acho pouco rei, eu ainda prefiro o esplendorosa, perfeita, magnifica... Uma pena os fofoqueiros não terem visto isso, mas outros viram as duas criaturas das trevas bruxa Ursa e Baldini maldito... Eu os odeio muito, muito mesmo...



E nosso lindo casal parte para seu passeio romântico.


3º. Ato
O hotel... Ela não quis ir ao melhor restaurante de Formosura, uma pena, ou não né? Ela revela seus medos, ele tenta tranquiliza-la. Ele percebe que apesar de tudo ela ainda receia a posição dele, quem não temeria, essa coroa assusta qualquer uma, as responsabilidades os compromissos sem falar nas barreiras.








Ele reconhece que talvez esteja sendo muito afoito, com certeza meu rei... que se ela decidir ir embora ele vai entender, mas que ele queria muito ficar a sós com ela sem todo aquele povo empata romance, gente chata pra caramba que vive atrapalhando nosso casal.
Nossa menina também diz que esta feliz com esse momento só deles, que sua vontade seria de que o tempo parasse para sempre, a minha querida sabendo o que  eu já sei eu também queria...
E lá vem mais uma para a coleção: _” se isso acontecesse você ia me escutar dizendo repetindo pela eternidade Maria Cesaria eu te amo, eu te amo, eu te amo.” E agora meu tradicional pedido de todos os posts PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER. O que foi isso minha gente? Ele a beija e vai conduzindo-a até o leito (sou chique tá?), outra vez de joelhos ele diz que a ama, e ela responde, ela diz: _”Eu também te amo muito.” O mundo parou? Então ele que fique paradinho por que ainda não acabou! As autoras estão de brincadeira com minha pobre pessoa romântica, e eu que tinha duvidas sobre meu grau de romantismo, o que vem depois? Um dizendo para o outro eu te amo... E uma breve desidratação pelas minhas lagrimas, choro mesmo, choro pra valer sou uma manteiga derretida, bobona, mas muito feliz. Eu penso da seguinte forma, eu podia estar matando, eu podia estar roubando, mas não estou aqui na frente da tv super mega sensibilizada e chorando copiosamente, então me deixem.
E eu pensando aqui comigo, meu próximo relacionamento antes de qualquer coisa vai ter que assistir à novela pra ver como é que se faz. Não aceito nada menos do que vejo nessa novela.
4º. Ato
Voltando para a realidade. Um brinde a felicidade enquanto ela ainda existe. Comoção entre a mulherada Roupão real, dessa vez são  dois por que tem o dela também.




É rei agora com mais duas semanas de novela essa linda historia esta apenas começando, e ainda vai rolar muita agua embaixo dessa ponte, provavelmente não tão calmas.
O rei não é mais solitário, tem uma filhinha (fazer o que né?) e  um nova rainha.
Cesaria não se vê uma rainha, mas você é sim minha querida você é nossa linda rainha e rainha absoluta do coração de nosso rei, e quando todas as dificuldades passarem será também a rainha muito amada de Seráfia, depois que o povo conhecer a Çuçu eles vão aceitar você na hora... Na verdade vão implorar para serem governados por você ( ta reconheço isso foi muito maldoso, me perdoem!)
Nos sempre temos que olhar o copo meio cheio nesse caso, Cesaria já vez uma das coisas mais difíceis da vida, conquistou a sogra, isso é pior  em muitos casos que enfrentar Úrsula e Baldini.
Adoro o rei impondo sua realeza: _” Todos são meus súditos e devem  obediência a vontade do rei e a vontade desse rei apaixonado é ficar com você” ah meu Deus!



E a noite acaba, rei feliz, Maria Cesaria cautelosa, mas feliz.
Timotinho na sala  mas nem ele acaba com a felicidade e do meu rei.
Mas a felicidade de nossa querida começa a nublar encontra a Úrsula em sua cama ( entenderam cobra = Úrsula).
Estou aqui muito tensa. Pobre Cesaria pobre Augusto.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Dora, Açucena, Maria Cesária... Será que é amor?

Depois de uma semana de júbilo e encantamento a semana termina e com ela minha felicidade radiante e êxtase romântico.
Estou começando a ficar aborrecida com algumas coisas, determinadas coisas cansam minha beleza, principalmente depois que leio os resumos de sexta, que em nada contribuem para aliviar meu aborrecimento. Eu sei que eu já prometi não ler mais os resumos antecipados (agora tenho duas semanas de angustia pela frente),mas eu não consigo me controlar, minha curiosidade é muito maior do que minha força de vontade. Mas o pior não é ler os resumos, o pior que eles não são detalhados e nas lacunas que se abrem minha mente doentia fica preenchendo comas mais desvairadas hipóteses, santo Deus, duas semanas de angustia até ver com meus próprios olhinhos que estou errada...
Mas não é sobre isso que vou falar hoje, nesse post quero dedicar minha atenção em três mulheres: Doralice, Açucena e Maria Cesária, três personalidades distintas, três formas de amar?
Começarei pela valente e heroica Dora. Mulher moderna, a frente de seu tempo. Segue a cartilha da justiça, digna, lutadora. Não mede consequências para fazer o que acredita ser correto.
Confesso que não gosto do amor dela por Jesuíno, não torço por esse casal, torço contra na verdade, quero Dora feliz e rainha em Seráfia  ao lado do meu lindo príncipe Felipe.
Mas tenho que tirar o chapéu para ela, me curvar diante de sua valentia e coragem, nos sacríficos que faz para ficar com seu  pretenso amor.
Ela se despe de qualquer vaidade e se traveste de homem, arrisca sua vida e segurança para proteger seu amado, para estar ao lado do homem que ama. Abre mão de sua própria felicidade, pela felicidade do outro, como ela já disse seu amor não é egoísta, seu amor é tão grande que prefere  abrir mão dele para que seu amado possa ser feliz, mesmo que com outra.
Essa mulher é uma guerreira admirável, que luta com todas as armas pelo seu amor. Que amor é esse? Que força é essa de onde sai tanta coragem?
Açucena – a princesa perdida, ou simplesmente a perdida.
Apesar dela  desde o dia 11/04 bradar em alto e bom som aos quatro cantos que Jesuíno é o grande amor de sua vida, que sem ele ela prefere morrer, que ninguém ira separa-los... Eu pergunto será mesmo? Ok ela viu o beijo que Jesuíno deu em Dora (ultimo pedido de Dora que acredita estar morrendo), ouviu a declaração dela para Jesuíno, mas... Basta observar o cenário, para ver que não é nada do que ela vai fantasiar. Eita que essa menina tem uma imaginação mais fértil que o rio Nilo na antiguidade.
Para quem cresceu grudada nele, veve (como se diz em Brogodó) para ele, acabou de ser salva das mãos do louco do Timóteo por ele, que até alguns dias atrás seria capaz de enfrentar deus e o Diabo por causa dele, de seu grande amor, do seu Jesuíno amor de minha vida... ela desiste rápido demais.
Cadê o grande amor Açucena? Cadê a confiança no homem que você diz amar e não poder viver sem? Você ainda tem duvidas sobre o caráter de Jesuíno, você realmente acredita que ele seria capaz de te trair de forma tão vil?
Em menos de um minuto ela reduziu o amor de infância dela a nada, distorceu tudo o que viveu e viu. Eu tenho hipermetropia, mas tem gente que precisa mais de óculos do que eu, talvez assim consiga enxergar com clareza aquilo que esta bem a sua frente. Céus haja drama, haja chilique.
Sua mente cria uma serie de historias e fantasias que desconstroem com a historia que ela viveu até então com Jesuíno.
Essa surtada conseguiu ver desespero em Jesuíno, desespero por causa de Dora. Alguém mais viu isso? Devo ter perdido esta parte do capitulo, provavelmente eu pisquei. Se eu tinha duvida agora eu tenho certeza açucena bebeu sim agua do parto, não há outra explicação.
No seu delírio chiliquento decide partir para longe, ir embora com seus pais para um lugar bem longe, bem distante de Jesuíno: Seráfia.
Felicidade de Euzébio, preocupação de Virtuosa. Ah! Essas mães de Cordel, sempre sabias, sempre sensatas. Virtuosa sabe que essa decisão é apenas mais um rompante de sua filha, mais um chilique, aconselha  a pensar bem em sua decisão, esfriar a cabeça, pois quando a histeria (desculpa) o calor do momento passar é certo que ela ira se arrepender de sua decisão  intempestiva.
Arre! Açucena que amor tão grande é esse? Que na primeira dificuldade( e nem é uma dificuldade no sentido pleno da palavra? Vamos combinar que açucena esta procurando chifre em cabeça de cavalo, pelo em ovo, eles já enfrentaram situações muito piores, isso não é nada!) você desiste? Isso realmente é amor? Não seria mania, costume, habito? Talvez até uma leve obsessão. Uma  certa posse? Um amor egoísta que ignora tudo e todos.  Que sufoca, limita prende e que quando sai do seu controle acaba, desiste?! Seria isso amor?
Maria cesaria – o que dizer de marai Cesaria?... Posso dizer que entendo mas não compreendo.
Sim entendo seus medos, entendo sua insegurança... mas não compreendo sua relutância, não com augusto lhe dando certeza absoluta do que sente, de seu amor, não com augusto lhe assegurando que é capaz de tudo por seu amor. O que mais ele precisará dizer ou fazer para que ela aceite entrar  nessa história em definitivo com ele. Será que renunciar a coroa a convenceria?
Eu não compreendo... Realmente não consigo compreender... Será que é realmente amor o que ela sente? Não seria apenas uma ilusão, uma fantasia? O quanto Maria Cesaria ama Augusto? O que ela esta disposta a enfrentar por esse amor? O quanto ela é capaz de lutar par estar com o homem que ama?
 Minha grande preocupação é que Augusto  desista de lutar sozinho, não que seu amor vá acabar, mas... Se ela não der um retorno, vai deixar de valer a pena, com tantas dificuldades no caminho da felicidade dos dois, não bastara apenas um dos lados se esforçar, lutar. Ele esta disposto a lutar contra tudo e contra todos por seu amor e ela? Augusto pode se cansar de lutar sozinho, quem não cansaria?
Querem saber? Não quero mais falar disso, estou realmente muito frustrada e os resumos atrapalham meu raciocínio, preciso assimila-los melhor.
Momentos tops de sábado além de nossas três personagens já citadas:
1º. Bel o cangaceiro romântico: _” pra que gastar a boca com palavras, quando um beijo pode ser uma resposta melhor.” – Perdeu Farid/Tufik/Said.
2º. Recuso-me a comentar, por tanto vocês já imaginam o que, entrou aqui por que adoro ser implicante e adoro me recusar a comentar sobre eles... Pensando melhor vou comentar sim: vejam bem até a Úrsula é capaz de loucuras e de tudo por sua paixão. Percebem?
3º. Batoré: “ tem gato na tuba com rabo de fora” achei engraçada a frase.
4º. Miguezinho esconde Jesuíno. Estou chocada. Digam que estou louca e tendo visagens. Jesuíno encontra no esconderijo umas caixas. Reconheceram as caixas ou minha visão com hipermetropia esta me pregando uma peça? É o tesouro perdido de Seráfia. Além de chato, esse profeta ainda é ladrão!...È sim o tesouro perdido de Seráfia e está com Miguezinho! O servo de Deus que não teve pudor algum, mesmo com toda aquela tragédia ocorrendo, ataque de cangaceiro, morte da rainha Cristina, desaparecimento do bebe, em se apropriar de algo que não lhe pertencia. Por isso ele vive pegando no pé do Augusto. O que mais esconde esse profeta? Que segredos ele oculta?
5º.Meu rei ( ta bom) nosso rei. Vou ser curta e grossa, minha querida Maria Cesaria, você vai colocar esse homem fora, e eu aviso se eu achar no lixo pego para mim, não me custa nada cachear o cabelo (viva o babyliss), fazer um curso intensivo de culinária, ou o que ele quiser, sabe como é... To aí disponível  e “disposta”.
Augusto X Úrsula. Já disse que adoro esse rei? Ainda mais quando ele usa sua autoridade real, e da uma enquadrada nessa gente tosca. Toma bruxa engole essa: caráter fraco (ui), cínica (arre), comportamento não aceitável (essa doeu). Dá-lhe meu rei! Ta lascada bruxa.
P.S – às vezes eu tenho vontade de sacudir Maria Cesaria, como você pode não fazer questão do anel que simboliza o amor de vocês? Eu realmente não compreendo...
E é isso vou tentar assimilar os resumos.
Ah! Antes que a Patrícia diga não estou desistindo do casal não, eu só não confio nas autoras...

CORDEL ENCANTADO: Pelo justo e pelo certo.

Aos trabalhos:
O capitulo desta sexta começa com Açucena retornando a sua  velha forma, atacou-se com a decisão de Jesuíno em voltar para buscar o companheiro Fubá que foi ferido pela volante. Ok, vamos ser justos, dessa vez até que ela tem razão afinal é arriscado.
Eu não ia fazer uma introdução hoje, pretendia ir direto aos fatos, até que tive uma epifania: o amor de açucena por Jesuíno é igual ao meu amor por Cordel Encantado, ninguém consegue separar, minha vida levemente de pernas para o ar, mas to aqui grudadinha na novela, que nem  Açucena grudada em Jesuíno.
Voltando aos trabalhos:
Desespero de Felipe com o estado de Dora. Muito fofo esse Felipe. Tadinha de Dora. Aguenta firme guerreira se depender de nosso príncipe cacheado nada de mal  vai lhe acontecer.
Petrus – sua memória retorna, já consegue lembra quem o prendeu na mascara de ferro, que a bruxesa sua esposa era amante do mordomo Nicolau, em breve vai lembrar dos planos da bruxa para assassinar a rainha Cristina e  a princesa Aurora.
O zenóbio duvida que a bruxesa possa ter feito algo tão horrível, qual é zenóbio, duvida que a esposa possa fazer isso, mas supõem que o irmão possa? Ta tomando o que no café da manha?
Antes de continuar preciso ter um papo comigo mesma: vamos lá Lili, respire fundo, conte até dez como Patrícia costuma lhe aconselhar, mantenha a calma, a objetividade, se atenha aos fatos, controle sua implicância, você pode...
Dona Cândida a cangaceira véia, cuidando de seu “filhinho” (ironia!), tadinho tem que se alimentar direitinho para ficar fortinho (ironia!), ciço todo feliz por que o capitão se salvou, que bom!(ironia!) e “ele” também todo satisfeito por os dois estarem a salvo com as bênçãos do céu! (sarcasmo). Viram como fui imparcial?
Pois bem esse sujeitinho vai acabar estragando tudo! Como se já não bastasse, Baldini o maldito, Úrsula a pirigueti dos infernos, é certo como dois mais dois são quatro que essa criatura vai meter sua colher (roubada é claro) na história de nosso casal...
Essa pessoa que não digo mais o nome, que nem pense em ser amigo de nossa menina, fique longe dela, desapareça, suma! Que presente o que? Presente que le vai roubar de quem hein? Caia fora!
Sem essa de anjo da guarda, que ficou impressionado, que ela é bonita... Opa que musica é essa de fundo? ODIEI! Maria Cesaria não é para o teu bico não, contente-se com a bruxa Ursa.
Pergunta que não quer calar: por que os filhos dificilmente ouvem o que as mães têm a lhe dizer, ouvir até ouvimos, mas não faz muito diferença por que dificilmente seguimos o que elas dizem, entendemos o que elas explicam, aceitamos o que elas falam. Amália tentou, aconselhou,  mas Maria Cesaria está irredutível. Amália esta sabia mãe disse que o amor da filha com o rei é um amor de sonho (alguém discorda?) resposta da filha (sempre temos uma resposta na ponta da língua ainda mais se for para contrariar o que elas dizem) um amor de sonho que não cabe na realidade...
Cesaria minha linda você não é nada do que essas criaturas maldosas disseram, melhor você é muito mais do que eles disseram, sua mãe, o rei e nós  que ficamos aqui torcendo por você e por sua felicidade a vemos como uma linda rainha, alguém muito especial uma verdadeira preciosidade.
Ah! Maldito Baldini, que agora se acha o dono do rei, já estou vendo o dia que ele vai começar a decidir pelo rei a hora, de dormir, de comer ou ir ao banheiro. Ah! Maldito Baldini...
Mas meu rei não é tão cordato assim, não é tão manso como pensam, ele tem vontade própria e contrariando a vontade do monstro aceita sim ir a inauguração do gerador, para alegria do prefeito e da primeira dama, que toda animada se oferece para fazer uma merenda, no que é gentilmente dispensada pelo rei, que tem coisas urgentes para fazer, ler a correspondência... Achar Maria Cesaria.  Augusto procura Juca para saber de Cesaria, meu rei sabe que tem algo errado acontecendo e não vai sossegar enquanto não descobrir.
Jesuíno encontra Fubá e faísca, ou melhor, príncipe Felipe. Enquanto isso Açucena volta para casa e recomeça a ladainha: Jesuíno amor de minha vida, eu morro se acontecer alguma coisa com ele (...) bla, bla, bla...
E segue a busca de nosso rei por maria Cesaria. Augusto decide ir até o quarto dela.
Onde estão meus florais? :_ “ minha Maria Cesaria”. Olhe aqui meu rei querido, não faça essas coisas, não fique falando assim com esse sorriso, isso derreto até chumbo  imagine nós românticas incuráveis, viramos pó...
O caderno de receitas de Maria Cesaria. Esse momento é para a Mia, já que uma das suas cenas favoritas e quando Augusto na sua busca pela filha chega até a casa de Maria Cesaria e lê pela primeira vez o seu caderno, com aquele sorriso criminoso, interagindo com seus ingredientes. Alias nessa semana fomos agraciadas com tudo aquilo que gostamos caderno de receitas, camisa branca real, pijama real, roupão real, pegada real e por ai vai, foi um momento especial para cada uma de nós... Dá até para desconfiar, eu como sou a desconfiança em forma de pessoas, fico aqui me perguntando o que estarão nos reservando as autoras, o que elas pretendem nos aprontar e acabar com nossa alegria?
AGORA ATENÇÃO  para aqueles QUE AINDA DUVIDAM DAS VERDADEIRAS INTENÇÕES DE MEU REI: MOMENTO TOP BIG MASTER.
Baldini o espirito das trevas, o coisa ruim entra no quarto atrás de meu rei ( o cara é muito inconveniente) cheio de lição de moral, como se pudesse, censurando meu adorado rei .Quem ele pensa que é?
_”... um soberano não deve se permitir visitas ao quarto dos criados”. Tá e o que você tem que ver com isso seu idiota!
Agora quer dar conselhos pessoais ao rei: _”esqueça “essa” Maria cesaria. _ Essa?
_” chega Baldini! O general já foi longe demais>” eu também acho meu rei coloque essa criatura no seu devido lugar. Adoro meu rei mostrando sua autoridade, arrepiei . _” você parece estar esquecendo que esta diante de seu rei a quem deve obediência, respeito e lealdade.” Toma miserável.
Ele realmente quer saber quando ele foi desleal? Ele se esqueceu de seu envolvimento com a duquesa, de sua provável participação no sumiço do irmão do rei, na mal explicada historia do desaparecimento do tesouro, e outras cositas mais, já não tenho confiança alguma nessa criatura, deve ser do mesmo nível da bruxesa e Nicolau, pior até do que o Timóteo, por que além de tudo é dissimulado...
Agora ferrou general, explique-se se for capaz, conte para o rei o que você disse para Maria Cesaria. O pior é que ele vai contar. Bem, vamos reconhecer que ele é corajoso, outro teria parado na primeira frase.
_”se ela se ofendeu, sentiu-se magoada é por que realmente não sabe seu lugar>” – totalmente sem noção.
_” o que você sabe sobre o lugar que ela ocupa pra mim aqui” e bate no peito. Para o mundo que eu estou descendo, olhem me desculpe o povo do contra, digam o que quiserem , falem o que falarem, definitivamente me enrabichei ( segundo Patácio e Ternurinha) pelo meu rei. UAU!
Além de maldito e filho das trevas esse Baldini é completamente sem noção, ele não percebe que já e hora de parar, alias já passou da hora.
Eu e os meus botõezinhos estávamos confabulando um dia desses e chegamos a uma conclusão, na verdade nós achamos que o povo de Seráfia nem vai dar muita importância para a futura rainha, afinal o povão  mesmo lá no fundo ate gosta de uma historia desse tipo, cria no inconsciente coletivo a ideia de que sim é possível, todo mundo gosta de uma história de cinderela, eu e meus botõezinhos achamos que a grande oposição a Cesaria vira da nobreza, da corte, dos ricos e poderosos, estes sim não vão aceita-la.
Pais selvagem? Ah não agora é comigo, ficou pessoal. O homem ta cavando a cova dele e bem funda...
_”não se atreva a falar de Maria Cesaria nesses termos... UAU! Me falta o ar. Mais um pouco e meu rei da uma porrada nesse cretino.
_” Você tem a obrigação ( para quem não ouviu vou repetir) você tem a OBRIGAÇÃO de respeita-la ( perguntinha básica da para demitir general?)- gente eu tenho medo desse tom de voz do nosso rei. _ “por que no que depender de mim (dá-lhe rei) em breve ela será sua rainha! (em breve é? em breve em Brogodó? Ou em breve em Seráfia?) Esse é orei que defendo até a morte, quase consigo ouvir o clamor da multidão espalhada pelos lares brasileiros vibrando com essa declaração
Mas o maldito não desiste, que pessoa sem noção de perigo, ele esta se achando o ultimo gole de coca cola no deserto, ta muito abusado, mete a mão nele meu rei apaga esse sorriso asqueroso  da cara desse babaca, esta acabando minha lista de xingamentos elegantes. Qual é a desse Baldini, por acaso ele ta querendo o rei para ele é?
_” como rei eu não lhe devo satisfações, mas desta vez eu quero que saiba... (meu rei é danado) eu vou atrás de Maria Cesaria... toma ordinário. Meu rei é tudo. Meu rei é DIVO!
Agora até o Baldini tem chilique. Pois tenha, por que a partir de agora além de estar na minha lista negra você pode ter certeza de que também esta na lista negra do rei.
Meu rei causando suspiros e palpitações na mulherada de Brogodó.
O rei encontra Maria Cesaria... Suspiros (meus  suspiros ,agora)
Que sonho... no meio da praça de Brogodó, em plena luz do dia, com os fofoqueiros como plateia, meu rei pega Maria Cesaria no colo e a coloca sobre o CAVALO  BRANCO ( capaz que iria faltar o cavalo branco, todo conto de fadas que se preste tem que ter cavalo branco.
Não vou comentar aquela mulher  de pegação com aquele que não digo mais o nome. Perdoem-me as herculanetes, vão ter que procurar em outro blog. Recuso-me.
Jesuíno chega ao posto medico de Vila da Cruz com Dora/Fubá no colo. Felipe desesperado, tenta contar a verdade sobre fubá para Jesuíno mas galego não deixa. Ah meu príncipe cacheado, não fique assim Dora ira sobreviver.
Momento top mega big máster: meu belíssimo  e encantado casal cachinhos ( desculpem, nosso)
_” Não posso perder a única mulher no mundo (vamos combinar que para nós mulheres esta é uma palavra magica, que mulher não quer ser a única?), com quem eu quero dividir minha vida (ai), meu trono (ai, ai) e minha alma (me deem uns instante por que eu vou ali desmaiar e já volto) até o fim dos meus dias... ( por santa Eudóxia)
_”“ Eu te amo Maria Cesaria” _ Eita que a Patrícia estava esperando por essa, pronto amiga ele disse.  A verdade é uma só, nem todas as mais belas palavras de amor, os amis nobres atos substituem o famoso eu te amo, nada se compara a essa frase.
Mas ele não para por aí... Pergunta; suspiro em excesso faz mal? Eu não consigo parar...
_” Posso ter todos os poderes de um rei, mas você é a soberana do meu coração... “ linda e doce Maria cesaria vai fundo minha querida, vale cada obstáculo que será enfrentado, tenha certeza disso.
Agora percebam que mesmo nessa situação ela reluta em dizer ao rei os responsáveis pela sua tristeza, entregar aqueles que lhe fizeram mal, ah se fosse comigo, não perderia um segundo pensando ia contar lindo tudo o que me fizeram e muito mais, eles iam estar ferrados comigo, nunca mais colocariam os pés em Seráfia...
Força cesaria, coragem  doce menina, nosso adorado rei esta dizendo que vai mover céus e terras pelo seu amor, e pode acreditar ele fará isso, afinal não existe criatura mais teimosa do que esse homem, depois que ele enfia uma coisa na cabeça ele é capaz de tudo ( até de duelo no meio da igreja no dia do casamento da filha!) imagina então que não é só na cabeça dele que você esta é também no coração.
Isso minha garota conta sobre o que Úrsula lhe fez. Ferrou-se bruxesa.
Muito ansiosa pelo capitulo de sábado.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: 23/06 – As pedras no caminho...

Esse foi mais umdaqueles capítulos que são difíceis de serem digeridos, aparentemente os malvados acabaram por levar certa vantagem hoje, se não se deram bem (no caso do Timóteo) pelo menos conseguiram causar alguns estragos.
Aos trabalhos:
Timóteo trancafia açucena no quarto de Antônia.
Pobre Amália, pobre mãe! Coberta de vergonha pelas atitudes de seu filho Tibungo, capacho do conezinho. Pobre mãe...
Bando da alvorada se reúne.
Dora é avisada da próxima ação do grupo. Felipe a sombra de Dora (fofo!) ouve a conversa.
Ah! Dora, valente, honrada, digna. Mulher com m, não com todas as letras em MAIUSCULA.
Braços cruzados Dora? Pois bem mexeu com os brios do lindo príncipe cacheado. Felipe descruza os braços e decide se unir ao bando de justiceiros de Jesuíno, por Dora e Açucena (vamos combinar, embora ele ainda não tenha percebido. É muito mais por Dora do que por Açucena!).
Nasce Faísca, lindo, valente justiceiro, nobre príncipe (fofo!)
Batoré. Se alguém procurar no dicionário a definição de covarde, encontrará com certeza a foto do delegado.
Ainda estou com pena da Açucena. Timóteo conta seus planos para ela.
Jesuíno aceita a ajuda de Faíscaamigo de Fubá. Pelo certo e pelo justo o bando da alvorada parte para salvar Açucena.
A tristeza de Maria Cesaria chega a cortar o coração... Tristeza percebida por Augusto e rainha Ifigênia, a sogra que todo mundo queria para si...
Momento máster- Patácio e Ternurinha ( como sempre é impossível não rir com eles)percebem a ausência de Dora e Felipe, Ternurinha sugere algo além de amizade entre os dois. Rainha helena apesar de gostar muito de Dora lembra ao casal que Felipe já possui um compromisso com Aurora e pede a confirmação do rei que esta com sua atenção totalmente voltada para Maria Cesaria e sua tristeza.
Cadê Úrsula? Cadê Baldini? Questionam. Úrsulaesta indisposta , Baldini a sombra do rei parece estar evitando um encontro (assim é meu desejo)
Pois o rei também decide que estaindisposto, e que vai se recolher a seus aposentos, mas antes um desvio pela cozinha.
Meu (ok, nosso) rei deseja saber o que há de errado com Maria Cesaria que acordou tão radiante e agora esta tão melancólica. Nossa doce Cesaria responde que é apenas cansaço.
Então ele reafirma seu desejo de assumir publicamente o amor deles (alguém me abana!) o quanto antes, dizer a dona Ternurinha que Cesaria não será mais sua cozinheira, que a partir de então ela só ira cozinhar para ele (ai ai) quando ela quiser (ah), fala de seus planos de dar uma vida melhor para dona Amália, preparar os futuros parentes (futuros parentes?)para a partida para Seráfia ( gente se ela tivesse, gato, cachorro e papagaio ele levaria também junto para Seráfia, vai haver uma explosão demográfica no reino, migração em massa). Agora falando sério, não acho que Damiao e Tibungo mereçam ir para Seráfia.
Cesaria diz que é melhor esperar! Eu e o rei achamos (vejam a sintonia de nossos pensamentos) que não há nada para esperar, mas ele vai respeitar a vontade dela.
Cesaria pede que ele vá, pois não quer que ninguém os veja junto (gato escaldado em água quente tem medo de agua fria), antes de ele ir, meu lindo rei pede para vê-la mais tarde e com o anel... hummm.
Pobre Cesaria.
Úrsula e Nicolau – espalhando veneno.
_”... melhor de serviços extras do que eu imaginei “ comentário de Nicolau quando sabe que o rei deu o anel para Maria Cesaria. Simplesmente vulgar, mas o que esperar dessas duas criaturas imundas.
A bruxesaacredita que Maria Cesaria não terá coragem de contar a Augusto que ela lhe roubou (sim roubou) o anel. Espere duquesa o que é teuesta bem guardado e não vai demorar muito para que seu reinado acabe.
Bando da alvorada. Mais um plano de Timóteo que da errado. O que ele tem de malvado tem de incompetente, nem amarra direito uma pessoa ele consegue, açucena se livra e consegue dizer para Jesuíno queuma armadilha.
Fuga do bando. Dora é atingida. Felipe cuida de Dora! Ah esse príncipe cacheado.
Até o cavalo de Batoré é covarde.
Desespero de Euzébio e Virtuosa ao saber do sequestro de Açucena por Timóteo. Açucena volta a ser filha de Euzébio. Pobre Virtuosa.
Brechó ambulante da duquesa Úrsula a bruxa má, Nicolau vai até a casa de Neusa para vender as joias falsas de Úrsula, adivinhem que anel vai parar nas mãos de Neusa. Eita que a duquesa vai penar para readquirir o tal anel.
Petrus– zenóbio mostra uma revista (a caras da época)para o duque na esperança de que ele se lembre de alguma coisa ou de alguém.
Teobaldo e Helena... Nada
Augusto e Cristina... Quase
Nicolau e Úrsula... Faz-se a luz.
_”foram eles... eles me puseram na masmorra e na mascara de ferro” – ébruxesa tua hora chegou.
Não encontrei nenhuma palavra para iniciar esse paragrafo... Aqueles dois em pegação, aquele que não digo mais o nome, H e aquela que vou cuspir no nome U. Para as herculanetes, o auge do capitulo, para mim asqueroso, não tanto por ele, aliás, nada por ele, mas por causa dela ,essa bruxa de 19º. Categoria, que não é digna nem do capeta. Não digo mais nada por que sou uma dama.
Patácio e ternurinha procuram por Mariacesaria! É meu amado reiela partiu!
Mais uma mãeesplendorosa: Amália.
Cesaria conta para mãe sobre o desejo de Augusto em assumir publicamente o romance dos dois, sobre a humilhação que o general do capeta e a bruxa lhe fizeram passar e a subtração do anel, que lhe foi presenteado por Augusto.
Estou com dona Amália Augusto precisa saber disso.
Cesaria discorda, nossa doce menina acredita que esses dois monstros tenham razão, pois em sua cabeça ela acha que o dia a dia poderia revelar que não existe lugar na vida dele para ela.
Vamos abrir um parêntese aqui: pensando aqui com meus botõezinhos, cheguei a uma conclusão, a de que todas nos mulheres temos um pouquinho de Maria Cesaria, seja o talento, seja na coragem, na sensatez, na esperança de viver um grande amor... hoje eu descobri a minha porção Maria Cesaria. Hoje eu a entendi, como jamais fiz antes, seus medos fizeram sentido como nunca antes. Hoje Maria Cesaria deu voz a algo que nunca tive coragem de dizer a alguém, nem a mim mesma. O meu grande medo, meu calcanhar de Aquiles, aquilo que sempre move Cesaria e amim afugir na primeira oportunidade apresentada, o medo de que a convivência possa revela ao outroque o valor que tínhamos no inicio, com o passar do tempo se acabe, se mostre ilusório e que então ele perceba que não éramos  aquilo que ele havia imaginado ou desejado, e assim venha a dor, por que sairemos da vida dessa pessoa. Fecha parênteses
Obrigada dona Amália pelas suas palavras; _ “ A gente não pode deixar de viver uma história, por que a gente tem medo de não saber como é o fim. A história que você e o rei tão escrevendo é linda...”
Resposta de Cesaria:_”...Essa história já tem um fim... E esse fim não é feliz!”
Ah minha doce e querida Cesaria se depender de nós, será o maiore mais belo final feliz. Afinal onde já se viu um conto de fadas não terminar com umfelizes para sempre?
Jesuíno percebe a ausência de Fubá e faísca, ao chegar ao ponto de encontro do bando. Galego avisa que Fubá foi atingido. Jesuíno decide voltar para regatar o companheiro.
Açucena voltando à velha forma. (peguei leve!)
E lá se foi mais um capitulo!
PS – estarei ausente por mais tempo do que havia pensado. Dessa vez por questões familiares, não se preocupem não é nada relacionado diretamente a mim, mas requer minha atenção e solidariedade. Quando tudo estiver resolvido eu volto. Bjs e até breve.