SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Dora, Açucena, Maria Cesária... Será que é amor?

Depois de uma semana de júbilo e encantamento a semana termina e com ela minha felicidade radiante e êxtase romântico.
Estou começando a ficar aborrecida com algumas coisas, determinadas coisas cansam minha beleza, principalmente depois que leio os resumos de sexta, que em nada contribuem para aliviar meu aborrecimento. Eu sei que eu já prometi não ler mais os resumos antecipados (agora tenho duas semanas de angustia pela frente),mas eu não consigo me controlar, minha curiosidade é muito maior do que minha força de vontade. Mas o pior não é ler os resumos, o pior que eles não são detalhados e nas lacunas que se abrem minha mente doentia fica preenchendo comas mais desvairadas hipóteses, santo Deus, duas semanas de angustia até ver com meus próprios olhinhos que estou errada...
Mas não é sobre isso que vou falar hoje, nesse post quero dedicar minha atenção em três mulheres: Doralice, Açucena e Maria Cesária, três personalidades distintas, três formas de amar?
Começarei pela valente e heroica Dora. Mulher moderna, a frente de seu tempo. Segue a cartilha da justiça, digna, lutadora. Não mede consequências para fazer o que acredita ser correto.
Confesso que não gosto do amor dela por Jesuíno, não torço por esse casal, torço contra na verdade, quero Dora feliz e rainha em Seráfia  ao lado do meu lindo príncipe Felipe.
Mas tenho que tirar o chapéu para ela, me curvar diante de sua valentia e coragem, nos sacríficos que faz para ficar com seu  pretenso amor.
Ela se despe de qualquer vaidade e se traveste de homem, arrisca sua vida e segurança para proteger seu amado, para estar ao lado do homem que ama. Abre mão de sua própria felicidade, pela felicidade do outro, como ela já disse seu amor não é egoísta, seu amor é tão grande que prefere  abrir mão dele para que seu amado possa ser feliz, mesmo que com outra.
Essa mulher é uma guerreira admirável, que luta com todas as armas pelo seu amor. Que amor é esse? Que força é essa de onde sai tanta coragem?
Açucena – a princesa perdida, ou simplesmente a perdida.
Apesar dela  desde o dia 11/04 bradar em alto e bom som aos quatro cantos que Jesuíno é o grande amor de sua vida, que sem ele ela prefere morrer, que ninguém ira separa-los... Eu pergunto será mesmo? Ok ela viu o beijo que Jesuíno deu em Dora (ultimo pedido de Dora que acredita estar morrendo), ouviu a declaração dela para Jesuíno, mas... Basta observar o cenário, para ver que não é nada do que ela vai fantasiar. Eita que essa menina tem uma imaginação mais fértil que o rio Nilo na antiguidade.
Para quem cresceu grudada nele, veve (como se diz em Brogodó) para ele, acabou de ser salva das mãos do louco do Timóteo por ele, que até alguns dias atrás seria capaz de enfrentar deus e o Diabo por causa dele, de seu grande amor, do seu Jesuíno amor de minha vida... ela desiste rápido demais.
Cadê o grande amor Açucena? Cadê a confiança no homem que você diz amar e não poder viver sem? Você ainda tem duvidas sobre o caráter de Jesuíno, você realmente acredita que ele seria capaz de te trair de forma tão vil?
Em menos de um minuto ela reduziu o amor de infância dela a nada, distorceu tudo o que viveu e viu. Eu tenho hipermetropia, mas tem gente que precisa mais de óculos do que eu, talvez assim consiga enxergar com clareza aquilo que esta bem a sua frente. Céus haja drama, haja chilique.
Sua mente cria uma serie de historias e fantasias que desconstroem com a historia que ela viveu até então com Jesuíno.
Essa surtada conseguiu ver desespero em Jesuíno, desespero por causa de Dora. Alguém mais viu isso? Devo ter perdido esta parte do capitulo, provavelmente eu pisquei. Se eu tinha duvida agora eu tenho certeza açucena bebeu sim agua do parto, não há outra explicação.
No seu delírio chiliquento decide partir para longe, ir embora com seus pais para um lugar bem longe, bem distante de Jesuíno: Seráfia.
Felicidade de Euzébio, preocupação de Virtuosa. Ah! Essas mães de Cordel, sempre sabias, sempre sensatas. Virtuosa sabe que essa decisão é apenas mais um rompante de sua filha, mais um chilique, aconselha  a pensar bem em sua decisão, esfriar a cabeça, pois quando a histeria (desculpa) o calor do momento passar é certo que ela ira se arrepender de sua decisão  intempestiva.
Arre! Açucena que amor tão grande é esse? Que na primeira dificuldade( e nem é uma dificuldade no sentido pleno da palavra? Vamos combinar que açucena esta procurando chifre em cabeça de cavalo, pelo em ovo, eles já enfrentaram situações muito piores, isso não é nada!) você desiste? Isso realmente é amor? Não seria mania, costume, habito? Talvez até uma leve obsessão. Uma  certa posse? Um amor egoísta que ignora tudo e todos.  Que sufoca, limita prende e que quando sai do seu controle acaba, desiste?! Seria isso amor?
Maria cesaria – o que dizer de marai Cesaria?... Posso dizer que entendo mas não compreendo.
Sim entendo seus medos, entendo sua insegurança... mas não compreendo sua relutância, não com augusto lhe dando certeza absoluta do que sente, de seu amor, não com augusto lhe assegurando que é capaz de tudo por seu amor. O que mais ele precisará dizer ou fazer para que ela aceite entrar  nessa história em definitivo com ele. Será que renunciar a coroa a convenceria?
Eu não compreendo... Realmente não consigo compreender... Será que é realmente amor o que ela sente? Não seria apenas uma ilusão, uma fantasia? O quanto Maria Cesaria ama Augusto? O que ela esta disposta a enfrentar por esse amor? O quanto ela é capaz de lutar par estar com o homem que ama?
 Minha grande preocupação é que Augusto  desista de lutar sozinho, não que seu amor vá acabar, mas... Se ela não der um retorno, vai deixar de valer a pena, com tantas dificuldades no caminho da felicidade dos dois, não bastara apenas um dos lados se esforçar, lutar. Ele esta disposto a lutar contra tudo e contra todos por seu amor e ela? Augusto pode se cansar de lutar sozinho, quem não cansaria?
Querem saber? Não quero mais falar disso, estou realmente muito frustrada e os resumos atrapalham meu raciocínio, preciso assimila-los melhor.
Momentos tops de sábado além de nossas três personagens já citadas:
1º. Bel o cangaceiro romântico: _” pra que gastar a boca com palavras, quando um beijo pode ser uma resposta melhor.” – Perdeu Farid/Tufik/Said.
2º. Recuso-me a comentar, por tanto vocês já imaginam o que, entrou aqui por que adoro ser implicante e adoro me recusar a comentar sobre eles... Pensando melhor vou comentar sim: vejam bem até a Úrsula é capaz de loucuras e de tudo por sua paixão. Percebem?
3º. Batoré: “ tem gato na tuba com rabo de fora” achei engraçada a frase.
4º. Miguezinho esconde Jesuíno. Estou chocada. Digam que estou louca e tendo visagens. Jesuíno encontra no esconderijo umas caixas. Reconheceram as caixas ou minha visão com hipermetropia esta me pregando uma peça? É o tesouro perdido de Seráfia. Além de chato, esse profeta ainda é ladrão!...È sim o tesouro perdido de Seráfia e está com Miguezinho! O servo de Deus que não teve pudor algum, mesmo com toda aquela tragédia ocorrendo, ataque de cangaceiro, morte da rainha Cristina, desaparecimento do bebe, em se apropriar de algo que não lhe pertencia. Por isso ele vive pegando no pé do Augusto. O que mais esconde esse profeta? Que segredos ele oculta?
5º.Meu rei ( ta bom) nosso rei. Vou ser curta e grossa, minha querida Maria Cesaria, você vai colocar esse homem fora, e eu aviso se eu achar no lixo pego para mim, não me custa nada cachear o cabelo (viva o babyliss), fazer um curso intensivo de culinária, ou o que ele quiser, sabe como é... To aí disponível  e “disposta”.
Augusto X Úrsula. Já disse que adoro esse rei? Ainda mais quando ele usa sua autoridade real, e da uma enquadrada nessa gente tosca. Toma bruxa engole essa: caráter fraco (ui), cínica (arre), comportamento não aceitável (essa doeu). Dá-lhe meu rei! Ta lascada bruxa.
P.S – às vezes eu tenho vontade de sacudir Maria Cesaria, como você pode não fazer questão do anel que simboliza o amor de vocês? Eu realmente não compreendo...
E é isso vou tentar assimilar os resumos.
Ah! Antes que a Patrícia diga não estou desistindo do casal não, eu só não confio nas autoras...