SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sábado, 11 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: o day off – Lua de fel.

O casamento que não houve, trouxe consequências para os habitantes de Brogodó e adjacências.
Aos trabalhos:
Jesuíno confronta o pai.  Além da óbvia rejeição pelo pai, o outro motivo de desavença dessa vez é o corpo do “falecido” Ciço que foi levado pelo capitão para ser enterrado como cangaceiro, a pedido do mesmo, diga-se de passagem ( não cheguei a comentar antes , mas a cena da virtuosa defendendo o corpo do filho foi espetacular, Ana Cecilia Costa deu show e Enrique Diaz também).
Meu rei que me perdoe por essa pequena traição, mas ui que homem é esse... perdão meu rei...


DIVA!




Não fosse Mãe Cândida  pai e filho teriam chegado as vias de fato, Illva Niño é Diva , mãe cândida é DIVA... Aliás, as mães dessa novela são DIVAS, até Ternurinha...
Ainda sobre Jesuíno, a  noticia de que é herdeiro do rei do cangaço se espalha rapidamente, quem precisa de internet morando em cidade do interior? A minha tem  duzentos e vinte mil habitantes e ainda assim as noticias se espalham mais rápido boca a boca do que por qualquer outro recurso  moderno, imagina então em Brogodó?
Pobre Jesuíno, tratado pior que leproso. Pessoas correndo, portas sendo fechadas, sendo que há uma semana era tratado como herói... Como pode? O caráter dele não mudou, ele continua sendo o menino que esse povo viu crescer, nesses vinte e poucos anos esse povo não percebeu que tipo de pessoa é Jesuíno? Repudio esse tipo de atitude...
Meu rei – Augusto ( fiz as pazes com ele) ele bem que tentou atrapalhar o casamento mas nada bate , o corpo do irmão da noiva morto pelo pai do noivo, dito pela figura mais eminente da cidade o coronézinho covarde Timóteo Cabral... Até que um dia a culpa não foi do Augusto ( tá ok 50% da culpa é dele...) Volto mais tarde ao meu rei.
Dora e Felipe – Felipe desconfiado que Dora é Fubá (falta só 1% para ele ter certeza), abusado o príncipe, cada vez mais não consegue manter seu autocontrole augustiano ( ele é uma cópia do sempre controlado Augusto), não esconde mais a preocupação com Dora. Ah meu príncipe você também tem o dom da palavra, que cartilha os homens de Brogodó andam lendo hein?
Essa foi no nível das frases de meu rei _” Seus olhos Doralice são inconfundíveis, conheceria seus olhos até num homem...” Opa! Isso não é uma bandeira é uma coleção de bandeiras, quase uma declaração. Doralice sua sortuda!
Cada vez mais perto...





Ciço – vivo ou morto? Herculano morto de medo, quem não se assustaria com um defunto se mexendo? Explicação cientifica ( mania de professora, eu sei, fazer o que) Ciço  teve o que os médicos chamam de Catalepsia  É um distúrbio que impede o doente de se movimentar, apesar de continuarem funcionando os sentidos e as funções vitais (só um pouco desaceleradas). A pessoa fica parecendo uma estátua de cera. O ataque cataléptico pode durar de minutos a alguns dias e o que mais aflige quem sofre da doença é ver e ouvir tudo o que acontece em volta, sem poder reagir fisicamente. diz o neurologista Vanderlei Cerqueira Lima, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Já o psiquiatra Marcio Versiani, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que se trata de uma manifestação de esquizofrenia ou histeria, no segundo caso geralmente ligada a choques emocionais. Além disso, ocorre em pacientes com distúrbios do sono e pode, ainda, ser um tipo de manifestação de epilepsia, em que a pessoa fica imóvel em vez de ter convulsões. Todo mundo já ouviu lendas tenebrosas sobre pessoas que teriam sido dadas como mortas e enterradas vivas durante um surto de catalepsia, mas isso é altamente improvável. Se, de fato, ocorreu algo parecido, só pode ter sido em um passado muito remoto. Hoje em dia existem exames e equipamentos que confirmam o óbito sem margem de dúvida, diz Vanderlei.



Que sustão!



Isso satisfaz minha mente altamente lógica e racional, se como diz Raul Seixas eu uso 10% de minha cabeça animal, uns 2% são racionais, talvez 3%, e sempre se manifestam em momentos inadequados, para falar a verdade.
Açucena – Chorando e sofrendo... Coitada ( não é ironia! Bem... não muita...) Qual é o maior sofrimento dela? A morte do irmão e o roubo do corpo pelo cangaceiro acusado de ter dado cabo na vida do dito cujo, ou a impossibilidade de se casar com o filho do suspeito de tal ato vil, seu amado Jesuíno? Resposta ela vai atrás de seu amor após descobrir o plano de seus pais, prontinha para fugir com seu amor não importa as consequências ou quem ela vai magoar com sua atitude, só importa Jesuíno. Para isso é capaz de vender a única lembrança que ela tem da mãe que foi morta para salvá-la... Bravos! Cada vez me encanto mais por essa menina...
LUTO pelo irmão!




Antônia tentando enfrentar Timóteo, bom sinal aguardando a virada da menina Antônia...




Rainha mainha  - existe sogra melhor do que a rainha Ifigênia? Se alguém souber onde se encontra uma dessas  me avise...

E acabou a alegria (pelo menos por hoje...) meu rei pede para falar com Cesária e a rainha dá um jeitinho brasileiro de sair, cúpido de ouro!

Quase não imagino por que ela pediu o chá...



Saída estratégica...


Augustiado!

Senhor? A coisa tá feia meu rei... Jeito certo de se tratar um rei, ainda mais uma criada? Muito feia...
_" O que o senhor quer comigo?' essa doeu...


Meu adorado rei, o senhor esperava o que? Ela não avisou? Pôr duas vezes que se o senhor impedisse a felicidade de sua filha perderia o amor de Açucena (teve algum dia? E o dela também?) homens tem a péssima mania de não ouvir nossos avisos... aff...
Ah meu rei sempre tem outra saída, me recuso assim como Cesária a aceitar que as coisas possam ser resolvidas com violência, violência só gera mais violência... Se eu não fosse uma pessoa educada eu te diria o que você faz com teu reino...

                                                   Cachinos voando... adoooorrooooo!!!!!
Ok passou a raivinha, já disse e vou repetir até o final da novela eu me desidrato comesses dois, no ultimo capitulo terei que ser levada para o hospital para fazer soro... se a cena é bonita e romântica... Choro... Se a cena é triste... Choro... Se fica no meio termo... Choro também... Oh céus... Maldito rei secando as lágrimas de Cesária, preciso de alguém para secar as minhas, nem precisa ser rei... Chorando com e por meu rei, a se a gente pudesse escolher quem ama, a vida seria muito mais fácil não é verdade meu rei? Mas amor não é escolha...
faz essa carinha não...



Uma lágrima...




Oh senhor que dó!

E agora meu rei?

Já disse que meu objeto atual é ser Cesária, ter a mesma classe e dignidade, fosse eu já estaria me descabelando e gritando, quase uma Açucena (confesso que gosto de um chilique, pelo menos é o que minha mãe diz), mas ela não... Talvez por isso fique tão impactante, tão melancólico. Meu coração está num aperto danado...
Timóteo – armando para se vingar do Herculano, lá vêm fortes emoções.
 Obrigada a globo videos que hoje estava de bom humor...