SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Brogodó em alta tensão.

Foram dois dias  de pura eletricidade em Brogodó,  Emoções a flor da pele...
Finalmente chegou o grande dia da “homenagem” ao cangaceiro rei e seu bando.
Herculano Araújo entra na cidade tirando onde de playboy em um carrão vermelho. Uma chegada apoteótica. Recepção digna do rei do cangaço, as mais importantes figuras da cidade prontas para recebê-lo, a força policial (força?) representada pelo delegado Batoré, o poder executivo na figura do prefeito Patácio Peixoto e sua excelentíssima esposa dona Ternurinha, e o poder econômico da cidade na triste figura de Timóteo Cabral o coronel. Delícia é ver todos tremendo mais que vara verde, quer dizer menos Timóteo, que não tem noção do que vai fazer, cuja autoconfiança beirava a mais completa burrice, já que todos os seus planos dão errado, além de tudo ainda é incompetente.


Momento máster 1 : Zóio furado flertando com a primeira dama.
Momento máster 2: a mulherada de Brogodó em chamas por causa dos cangaceiros.
Momento máster 3: Carlota bulinando  Timotinho no cinema.
Momento ultra máster: Beijo DOLIPE ( Dora e Felipe). Felipe confirma o que há desconfiava sobre Dora se disfarçar como Fubá para entrar no bando de Jesuíno, mais uma discussão para não perder o hábito e... O beijo... Pegada principesca, Dora ficou perdidinha, já ia esquecendo de trocar de roupa.











Dora tem entrado cada vez mais para a minha lista de favoritos, concordo com ela amor não combina com egoísmo ( Viu Çuçu?). O amor não prende ele liberta, mesmo que seja para outra.
Cesária ninja (como diz a Mia). Nossa diva tem  atitude, e a cada dia nos mostra esse seu lado... Ao ouvir Úrsula pedindo socorro (eu deixaria presa para sempre) ela vai ajuda-la, Nicolau aparece para impedir e o que nossa heroína faz, pimenta nos olhos do Nicolau cara de pica-pau... Úrsula livre,  lá vão as duas para o cinema, cessaria salvar seu irmão Juquinha e Úrsula salvar seu capitão.





Herculano todo pimpão com a homenagem, ah vaidade humana... Prefeito discursando, cinema dormindo.
A grande fuga... Açucena e Jesuíno. Antônia interrompe para avisar Jesuíno dos planos traiçoeiros de Timóteo...
Valeu Setembrino o único lúcido o suficiente para não cair na conversa do Timóteo, como essa gente pode acreditar na palavra do Timóteo?
Antônia  conta a verdade, Jesuíno toma sua decisão e açucena... È a personificação do altruísmo humano, da abnegação... Eu fico aqui me perguntando, a mãe dela  acabou de perder um filho (nem interessa quem matou ) e ela assim mesmo vai abandonar a mãe para viver seu grande amor?.
Meu doce de menina chamada açucena o fato é o seguinte: sim o Herculano é um bandido (segundo os livros de história ele é um bandido social), sim ele sabe se defender principalmente se for numa luta justa e franca, mas na traição, querida nem o mais sarnento dos criminosos merece ser morto pela traição, de forma covarde, em um combate limpo e justo até seria uma honra, mas assim... Desarmado, encurralado, querida nem o diabo merece isso. Por tanto anjo de candura é obvio que Jesuíno iria em socorro do capitão, mesmo que ele não fosse seu pai... Sendo seu sangue então... Entendeu ou vou ter que desenhar?





Miguézinho... Acabou a graça desse profeta... To pelas tampas com ele, já havia  me aborrecido com a lavagem cerebral que ele  fez no bocó do Inácio, agora pegando no pé do meu rei... (desculpa minha irritação, mas mexeu com o rei mexeu comigo) larga do pé do rei chulé, volta pro mar oferenda e leva a tua flor e a tua cópia contigo. Barbaridade tchê! (meu sangue farrapo se manifestando).
Papai augusto tenta levar a filhinha para Seráfia, o profeta (urgh) não deixa. Çuçu diz que prefere morrer a ficar sem Jesuíno... Ah isso merecia uma resposta a altura, mas embora não pareça eu sou uma dama, e vou omitir minha opinião sobre o assunto...
A flor, a flor, a flor, não aguento mais essa ladainha, rei insistindo, Inácio imitando o profeta, Açucena de chilique...



Momento máster  4: Inácio se oferece para levar Antônia  para casa e ela...? Recusa. Inácio,  vai te catar moleque, quer conversinha agora? Dá-lhe Antônia.
Cessaria e Ursa, desculpa Úrsula são impedidas por Janaina de entrar no cinema.

Hora da surpresinha para o capitão: tiros, confusão, gritaria, corre-corre.




Mãe cândida, ou como diz o prefeito, a  cangaceira  veia faz ternurinha de refém.





Úrsula e cessaria ouvem os tiros (incrível a preocupação de Úrsula é verdadeira! Não é que a bruxa tem coração) tudo bem que ela se esqueceu da filha e da “sobrinha” que também estão correndo perigo, além do capitão... Já é alguma coisa.

Momento máster 5: comentário de dona Neusa,: _ vão comer a primeira dama viva! Agora além de cangaceiros viraram canibais.
Sofrimento de Patácio.



Placar ternurinha 2 X cangaceiros 1.

Momento máster 6: ternurinha para zóio furado: você é cangaceiro ou pirata?
Cesária entra no cinema  acompanhada de Genaro, que encontra o capitão ferido e corre apavorado.

Cessaria se aproxima do capitão, que lhe implora por ajuda... Em se tratando de Maria Cesária, é óbvio que ela jamais recusaria ajuda a quem quer que fosse... Digna.




Timóteo ordena que a volante invada a sala (por que ele não vai, não é tão macho?)

Chegam Jesuíno e o bando da alvorada...

Continua.