SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: 23/06 – As pedras no caminho...

Esse foi mais umdaqueles capítulos que são difíceis de serem digeridos, aparentemente os malvados acabaram por levar certa vantagem hoje, se não se deram bem (no caso do Timóteo) pelo menos conseguiram causar alguns estragos.
Aos trabalhos:
Timóteo trancafia açucena no quarto de Antônia.
Pobre Amália, pobre mãe! Coberta de vergonha pelas atitudes de seu filho Tibungo, capacho do conezinho. Pobre mãe...
Bando da alvorada se reúne.
Dora é avisada da próxima ação do grupo. Felipe a sombra de Dora (fofo!) ouve a conversa.
Ah! Dora, valente, honrada, digna. Mulher com m, não com todas as letras em MAIUSCULA.
Braços cruzados Dora? Pois bem mexeu com os brios do lindo príncipe cacheado. Felipe descruza os braços e decide se unir ao bando de justiceiros de Jesuíno, por Dora e Açucena (vamos combinar, embora ele ainda não tenha percebido. É muito mais por Dora do que por Açucena!).
Nasce Faísca, lindo, valente justiceiro, nobre príncipe (fofo!)
Batoré. Se alguém procurar no dicionário a definição de covarde, encontrará com certeza a foto do delegado.
Ainda estou com pena da Açucena. Timóteo conta seus planos para ela.
Jesuíno aceita a ajuda de Faíscaamigo de Fubá. Pelo certo e pelo justo o bando da alvorada parte para salvar Açucena.
A tristeza de Maria Cesaria chega a cortar o coração... Tristeza percebida por Augusto e rainha Ifigênia, a sogra que todo mundo queria para si...
Momento máster- Patácio e Ternurinha ( como sempre é impossível não rir com eles)percebem a ausência de Dora e Felipe, Ternurinha sugere algo além de amizade entre os dois. Rainha helena apesar de gostar muito de Dora lembra ao casal que Felipe já possui um compromisso com Aurora e pede a confirmação do rei que esta com sua atenção totalmente voltada para Maria Cesaria e sua tristeza.
Cadê Úrsula? Cadê Baldini? Questionam. Úrsulaesta indisposta , Baldini a sombra do rei parece estar evitando um encontro (assim é meu desejo)
Pois o rei também decide que estaindisposto, e que vai se recolher a seus aposentos, mas antes um desvio pela cozinha.
Meu (ok, nosso) rei deseja saber o que há de errado com Maria Cesaria que acordou tão radiante e agora esta tão melancólica. Nossa doce Cesaria responde que é apenas cansaço.
Então ele reafirma seu desejo de assumir publicamente o amor deles (alguém me abana!) o quanto antes, dizer a dona Ternurinha que Cesaria não será mais sua cozinheira, que a partir de então ela só ira cozinhar para ele (ai ai) quando ela quiser (ah), fala de seus planos de dar uma vida melhor para dona Amália, preparar os futuros parentes (futuros parentes?)para a partida para Seráfia ( gente se ela tivesse, gato, cachorro e papagaio ele levaria também junto para Seráfia, vai haver uma explosão demográfica no reino, migração em massa). Agora falando sério, não acho que Damiao e Tibungo mereçam ir para Seráfia.
Cesaria diz que é melhor esperar! Eu e o rei achamos (vejam a sintonia de nossos pensamentos) que não há nada para esperar, mas ele vai respeitar a vontade dela.
Cesaria pede que ele vá, pois não quer que ninguém os veja junto (gato escaldado em água quente tem medo de agua fria), antes de ele ir, meu lindo rei pede para vê-la mais tarde e com o anel... hummm.
Pobre Cesaria.
Úrsula e Nicolau – espalhando veneno.
_”... melhor de serviços extras do que eu imaginei “ comentário de Nicolau quando sabe que o rei deu o anel para Maria Cesaria. Simplesmente vulgar, mas o que esperar dessas duas criaturas imundas.
A bruxesaacredita que Maria Cesaria não terá coragem de contar a Augusto que ela lhe roubou (sim roubou) o anel. Espere duquesa o que é teuesta bem guardado e não vai demorar muito para que seu reinado acabe.
Bando da alvorada. Mais um plano de Timóteo que da errado. O que ele tem de malvado tem de incompetente, nem amarra direito uma pessoa ele consegue, açucena se livra e consegue dizer para Jesuíno queuma armadilha.
Fuga do bando. Dora é atingida. Felipe cuida de Dora! Ah esse príncipe cacheado.
Até o cavalo de Batoré é covarde.
Desespero de Euzébio e Virtuosa ao saber do sequestro de Açucena por Timóteo. Açucena volta a ser filha de Euzébio. Pobre Virtuosa.
Brechó ambulante da duquesa Úrsula a bruxa má, Nicolau vai até a casa de Neusa para vender as joias falsas de Úrsula, adivinhem que anel vai parar nas mãos de Neusa. Eita que a duquesa vai penar para readquirir o tal anel.
Petrus– zenóbio mostra uma revista (a caras da época)para o duque na esperança de que ele se lembre de alguma coisa ou de alguém.
Teobaldo e Helena... Nada
Augusto e Cristina... Quase
Nicolau e Úrsula... Faz-se a luz.
_”foram eles... eles me puseram na masmorra e na mascara de ferro” – ébruxesa tua hora chegou.
Não encontrei nenhuma palavra para iniciar esse paragrafo... Aqueles dois em pegação, aquele que não digo mais o nome, H e aquela que vou cuspir no nome U. Para as herculanetes, o auge do capitulo, para mim asqueroso, não tanto por ele, aliás, nada por ele, mas por causa dela ,essa bruxa de 19º. Categoria, que não é digna nem do capeta. Não digo mais nada por que sou uma dama.
Patácio e ternurinha procuram por Mariacesaria! É meu amado reiela partiu!
Mais uma mãeesplendorosa: Amália.
Cesaria conta para mãe sobre o desejo de Augusto em assumir publicamente o romance dos dois, sobre a humilhação que o general do capeta e a bruxa lhe fizeram passar e a subtração do anel, que lhe foi presenteado por Augusto.
Estou com dona Amália Augusto precisa saber disso.
Cesaria discorda, nossa doce menina acredita que esses dois monstros tenham razão, pois em sua cabeça ela acha que o dia a dia poderia revelar que não existe lugar na vida dele para ela.
Vamos abrir um parêntese aqui: pensando aqui com meus botõezinhos, cheguei a uma conclusão, a de que todas nos mulheres temos um pouquinho de Maria Cesaria, seja o talento, seja na coragem, na sensatez, na esperança de viver um grande amor... hoje eu descobri a minha porção Maria Cesaria. Hoje eu a entendi, como jamais fiz antes, seus medos fizeram sentido como nunca antes. Hoje Maria Cesaria deu voz a algo que nunca tive coragem de dizer a alguém, nem a mim mesma. O meu grande medo, meu calcanhar de Aquiles, aquilo que sempre move Cesaria e amim afugir na primeira oportunidade apresentada, o medo de que a convivência possa revela ao outroque o valor que tínhamos no inicio, com o passar do tempo se acabe, se mostre ilusório e que então ele perceba que não éramos  aquilo que ele havia imaginado ou desejado, e assim venha a dor, por que sairemos da vida dessa pessoa. Fecha parênteses
Obrigada dona Amália pelas suas palavras; _ “ A gente não pode deixar de viver uma história, por que a gente tem medo de não saber como é o fim. A história que você e o rei tão escrevendo é linda...”
Resposta de Cesaria:_”...Essa história já tem um fim... E esse fim não é feliz!”
Ah minha doce e querida Cesaria se depender de nós, será o maiore mais belo final feliz. Afinal onde já se viu um conto de fadas não terminar com umfelizes para sempre?
Jesuíno percebe a ausência de Fubá e faísca, ao chegar ao ponto de encontro do bando. Galego avisa que Fubá foi atingido. Jesuíno decide voltar para regatar o companheiro.
Açucena voltando à velha forma. (peguei leve!)
E lá se foi mais um capitulo!
PS – estarei ausente por mais tempo do que havia pensado. Dessa vez por questões familiares, não se preocupem não é nada relacionado diretamente a mim, mas requer minha atenção e solidariedade. Quando tudo estiver resolvido eu volto. Bjs e até breve.