SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Contagem regressiva... Brogodó em combate.

Segunda 13 de Junho com as bênçãos daquele que não vai com minha cara (Santo Antônio, não conseguimos  chegar a um acordo entre o que eu quero e o que ele me oferece... Com certeza ele está de marcação comigo...). Voltando a Brogodó que mesmo sem a inauguração do bendito gerador estará eletrizante esta semana.
Tudo por conta da “homenagem” que o prefeito de conluio com Timotinho e Batoré  armaram para capturar o facínora do cangaceiro rei, Capitão Herculano. Essa homenagem consiste na apresentação do filme feito pela jornalista  Penélope sobre os feitos  do grupo de Herculano, no final terá uma surpresinha para o rei do cangaço, surpresa esta  representada pelos soldados da volante, carinhosamente apelidado pelos cangaceiros como macacos...
Depois de pensar muito, ou quase nada, já que vaidade é o calcanhar de Aquiles da humanidade (quem não quer se ver num filme, no cinema da cidade?), o capitão aceita, mesmo contra a intuição de mãe Cândida, que dúvida dessa boa vontade por parte do político local ( verdade seja dita na época do cangaço muito político e coronel  recorreram a “ajuda” de cangaceiros para se manterem no poder em suas localidades, aquele velho ditado uma mão lava a outra ...)
Enquanto os preparativos para a homenagem ao cangaceiro seguem seu curso, outros preparativos  também são postos em ação: Fuga de Jesuíno e Açucena.  Jesuíno convoca seu bando, inclusive Fubá/Dora, que apesar de sofrer muito decide ajudar  na fuga do homem que ela pensa que ama com sua rival (Viu Açucena) . Açucena  reuni seu dinheiro, e parte para se desfazer da única ligação que ela tem com a mãe morta, com suas origens... Vende a medalhinha de Santa Eudóxia.



Euzébio decidido resolve procurar rei Augusto para pedir que leve a filha para Seráfia...
Confesso que mesmo consternada, fui obrigada a sorrir, o desespero de meu rei procurando o olhar de Cesária e ela nem te ligo, só no balanço dos cachinhos, aliás, nem quando ela anuncia que o Euzébio quer falar com o rei ela olha para ele... Essa Cesária é danada, tem atitude e está furiosa com o rei... Ah meu rei o senhor terá trabalho! Mesmo com dó tenho que dizer: è isso aí Cesária dá duro nesse turrão, mostra quem é que manda para esse teimoso... Dá próxima vez ele vai andar pianinho e vai lhe ouvir.




Eita meu rei, e agora?

Conversa de pai para pai. Augusto e Euzébio.



Petrus – cada dia mais recuperado, não vejo  a hora dele lembrar tudo, ou pelo menos quem o aprisionou na máscara, assim como estou ansiosa pelo reencontro dele com sua mãe e irmão.
Genaro e Janaina visitam o mascarado, e encontram-no livre daquele castigo. Como Janaina diz um pedaço de homem, que ainda fala.
Zenóbio com ciuminho (eu tinha pena dele, mas depois dele duvidar do meu rei, não tenho mais)




Penélope pensando em seu Farid... Ou será no seu Bel... A jornalista balançou com o cangaceiro... Confesso (faz tempo que não confesso nada!...) sou muito mais a pegada do cangaceiro do que a pegada do sultão... Musiquinha, Sherazade, dancinha, roupinha, realmente não está entre os meus fetiches, ia morrer de rir e acabar com todo o clima.
Momento máster de hoje... Antônia reagindo, prendeu Lilica no quarto e fugiu para fazer o que é certo e entregar os planos covardes e traiçoeiros de Timóteo...


Momento top máster Nicolau prendendo Úrsula no quarto para que ela não vá avisar o Herculano dos planos contra ele...
Momento expectativa... Felipe segue e surpreende Dora se transformando em Fubá, e amanha o beijo...




A fuga... Jesuíno e Açucena são surpreendidos por Antônia na estrada, com a  noticia de que pretendem matar o capitão Herculano... Sem querer ser uma pessoa maligna, maldosa, má, etc, etc, etc, mas se fosse o pai da Açucena, seja o de criação Euzébio, ou o de sangue Augusto, desconfio  de que ela não pensaria duas vezes, digo uma e optaria por dar continuidade a fuga...  Agora Jesuíno parece que tem salvação...




Chegam os cangaceiros com o capitão Herculano tirando onda de carrão...




PS - Momento contribuição de Patricia e Mia.... Augusto chegando na casa de Euzebio para buscar sua doce filhinha. comentário de Patricia_" o  rei com medo dos chiliques da filha...", o que Mia teria respondido, no ato com seu sangue cangaceiro: _" até o Herculano tem medo dos chiliques dela..." Obs - um pouco do veneninho da madrugada, não é meninas?
E amanha fortes emoções, bang- bang em Brogodó!