SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: 22/06 – Dos sétimo céu ao quinto dos infernos

Com meus parcos recursos e uma teimosia só comparado a de meu rei Augusto no assunto Aurora, aqui estou eu outra vez para comentar os dois últimos capítulos de cordel encantado, vale recordar que aquilo que será escrito a partir de agora está sob a influênciade  minha  visão  hipermetrópica  e  totalmente tendenciosa.
Como se não bastassea ausência de meu computador, a necessidade de ir até um cyber café, a precariedade de minhas gravações ( vocês já experimentaram gravar algo da tv com uma câmera digital, gravar até não é problema, problema  é assistir depois na própria câmera, a imagem é horrível o som pior ainda, eu já estou me especializando em  leitura labial, o que eu não faço por essa novela!), eu precisei de um tempo para poder assimilar os últimos capítulos, sai de um estado de júbilo para o  a fúria total... Mexeu com meu casal cachinhos mexeu comigo!
ATENÇÃO: meninasestou lançando o #morrebaldini.
Aos trabalhos:
O capitulo de quarta-feira (22/06) inicia com o flagra que Euzébio e virtuosa dão em Açucena e Jesuíno. (Partir de hoje vou tentar pegar leve com a Çuçu, não é justo com Bianca Bin que é um doce de menina, superfofa, por tantoestou prometendo TENTAR controlar minha má vontade para com a personagem.... mas ... ela vai continuar na minha lista negra, pelo menos por enquanto,  só vai trocar de posição.)
Um pouco de drama familiar. Seu Euzébio é a própria personificação da fúria e da decepção: _” Minha filha se perdeu”,blá, blá, blá...
Resposta da Açucena  :_”ninguém nasce alma gêmea de pai e mãe, não...”(não vou fazer nenhum comentário sarcástico, lembrem-se eu estou tentando)
E lá vem a ladainha: não tenho mais filha... Hum-hum.
Quenga... Opa, aí já é demais se Euzébio, quenga não, isto é injusto ( viram estou defendendo a Açucena?). Chata, egoísta, mimada, chiliquenta sim, mas quenganão mesmo. (ok foi uma defesa meio torta, mas foi uma defesa!)
Continua o chororô: a moça se perdeu... blá, blá, blá.
Mas como mãe é mãe... Virtuosa tenta acalmar seu marido e faze-lo ver a injustiça e dureza de seus atos e palavras.
E aqui começa a divina comédia. Vocês sabem né? Se não sabem vou lhes resumir: Dante Alighieri em seu livro A Divina Comédia, faz uma “excursão” pelos nove círculos do inferno antes de chegar ao paraíso e encontra sua amada Beatriz. Nossa querida Cesária também terá que passar pelo pão que o diabo amassou e cuspiu antes de poder ser feliz com seu rei. Pois bem, inicia-se a viajem de Cesária...
Desaparecimento das roupas e joias da duquesa bruxa Úrsula( essa é a vingança do corno Nicolau por ter sido preterido pelo cangaceiro rei) adivinhem para quem vai sobrar essa História? Maria Cesária é claro.
Nicolau vende as roupas e algumas joias da bruxesapara a 1ª. Dama, segundo ele Úrsula deseja seguir os passos de Inácio. Fala sério!
Baldini, o maldito.
Abrindo umparênteses – como eu já havia dito anteriormente, precisei de um tempo para assimilar a o que aconteceu, o nível de crueldade violência do que foi dito, sim violência, muitas palavras são mais danosas do que facas ou armas de fogo.
Algumas pessoas podem considerar um exagero de minha parte, mas para mim não se trata apenas de novela, obra de ficção que nos deleita e diverti. Ela vai um pouquinho além, pois é a partir dela que podemos metaforicamente debater sobre a vida, sentimentos e crenças... Os personagens dão voz aos nossos desejos e medos. Os diálogos nos tiram de nosso lugar de conforto e nos fazem refletir e tomar uma posição. Não é apenas lazer, é um olhar forçado para a realidade através da ficção. Fecha parênteses.
Voltando ao maldito Baldini.
Como quem não quer nada ele se aproxima de Maria Cesaria na cozinha e a questiona (como se tivesse esse direito) sobre quais são seus planos. Diz que a viu beijando o rei e saindo do quarto dele pela manha.
O excelentíssimo general do alto de sua arrogância menospreza o amor que existe entre Augusto e Maria Cesaria, como fiel servidor do rei, coloca em dúvida o caráter e a verdade dos sentimentos do homem a quem jurou servir e proteger, macula uma linda história, traindo a confiança do rei a quem se diz fiel.
Oh! Seu maldito cale sua boca imunda! Você não tem moral para falar dos sentimentos e intenções de meu rei, você não tem autoridade para decidir se Augusto pode ou não amar Maria cesaria.
_”Não ouse se comparar a ela (Cristina)... negra, pobre, mal sabe falar... Não está a altura de um rei.” Assim ele disse.
Aí está... O que muitos queriam dizer (inclusive alguns telespectadores), mas ninguém teve a coragem de dizer tão claramente: negra...
E ele continua assassinando com requintesde crueldade os sonhos de Cesária:
_”sertaneja, tacanha, jamais será aceita pelo nosso povo. Afaste-se do rei ou você terá uma grande decepção...”
Abençoadas crianças que põem um fim a essa tortura cruel.
Chora não minha menina! Chora não! Você não e nada do que ele disse!
Você é pobre de dinheiro e riquezas, mas é rica de alma e de caráter, se as palavras que diz não são as mais corretas, o silencio de teu olhar dizem os mais belos textos, jamais escritos por filosofo algum. Você é negra, linda e digna. Uma esplendorosa rainha negra .
Sertaneja com orgulho, por que não nasceu em berço esplêndido, não é um bibelô vazio, é uma amazona nordestina, forte, corajosa, guerreira!
Tacanha? O generalesta precisando de um dicionário, pois esta é uma palavra que não serve a Maria Cesaria, pois ela é gigante em sua generosidade, imensa no seu amor, monumental em sua dignidade.
Você realmente não esta a altura de umrei, você esta acima de todos eles.
Morra Baldini nojento. Esse foi o primeiro round.
Lá vão os homens de Timóteo roubar a flor.
Barraco familiar em Vila da cruz, mais dramalhão. Agora fiquei com pena da Açucena. Euzébio esta irredutível. Vou repetir agora fiquei com dó de Açucena! Isso é serio!
É Mia a tal capa só protege os amantes à noite, durante o dia eles precisam encarra a realidade.
Vocês acham que o calvário de Maria Cesaria terminou?  2º. Round.
A bruxa ursa vai até o quarto de Cesaria procurar suas roupas e joias, é obvio que ela não encontra nada seu ali, mas... Acha o anel com o símbolo da casa real deSeráfia, que augusto havia dado a Maria Cesaria.
A bruxesaacusa Maria Cesaria de roubo, ela se defendendo  dizendo ter sido um presente de augusto, a bruxesa duvida ...ah se fosse comigo minha resposta estava na ponta da língua criadinha, bicho do mato? Melhor ser bicho do mato do que do peixe rio (entenderam? Peixe, rio, piranha?)
_ “Augusto sempre teve fama de ser muito generoso com suas amantes...” eita veneno, crueldade, inveja, despeito.
Úrsula leva o anel com ela e junto os sonhos de nossa menina.
A flor é rouba! Plano de Timóteo para pegar Jesuíno em ação.
PS – as meninas ficaram chocadas com o fato de ter guilhotina em Seráfia, confesso que eu também, mas agora estou mais que feliz, pois já imagino Baldini, Úrsula e Nicolau, levando cem chicotadas em praça publica, vinte anos de mascara de ferro e a apoteótica guilhotina. Desculpem meus instintos assassinos afloraram.