SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: semana de tensão para corações fortes.

Aos costumes.
Decidi por fazer um combo dos capítulos dessa semana, confesso que foi difícil escrever algo... Tal a tensão, que essa semana proporcionou a nós telespectadores, mas também por que nessa semana todas as ações acabaram girando em torno do casamento de nossa querida Açucena  (ok fui irônica, atire a primeira pedra alguém que for valente, to pegando o espirito cangaceiro da Mia) e Jesuíno .
Não sigo uma ordem  de capítulos, mas sim  daquilo que mais me interessou   e causou rebuliço nas redes sociais, pelo menos nas minhas ( tudo bem estou um pouquinho mau humorada, mas desculpem –me sou meio bipolar, se a Açucena pode eu também...).
Basicamente a novela essa semana deu foco no surto do Inácio  e nos preparativos do casamento, na minha humilde opinião (um pouquinho tendenciosa, só um pouquinho..)estes são os fatos que resumem essa eletrizante semana, ou melhor estes são os personagens da semana:
Vou iniciar pelo lado cômico, sim teve essa semana, como sempre a cargo do casal mais sem noção de Brogodó : prefeito Patácio  e sua esposa D. Ternurinha, ou como diz minha DIVA rainha mainha Ifigênia Patinho e Touperinha,  se a cena de sedução de ternurinha já havia sido boa, a cena da primeira dama traumatizada com os atributos do infantinho, foram excelentes, o prefeito incomodado com o que ela havia visto e exigindo que ela esquecesse  dos tais atributos. Show. Um momento para relaxar e rir antes do que está por vir...
Petrus- o que foi o Nidinho ensinando o Duque, aos gritos... Eu não tenho muita certeza mas... Acho que Petrus pode ter uma série de problemas, menos surdez por que as pessoas insistem em falar com ele aos gritos? Inclusive a Açucena? Que, aliás, ficou como sempre super comovida de conhecer o tio e saber de sua terrível  história...(justiça seja feita ela descartou a hipótese de que Augusto pudesse ter feito isso com o irmão, sugerido pelo seu Jesuíno ).


Aliás, o futuro cunhado de Maria Cesária (otimista até o fim!) tem nos brindado com cenas comoventes de sua redescoberta do mundo e de seu amor platônico por Florinda. Desde que foi encarcerado pela bruxa Úrsula na máscara de ferro o publico criou uma imediata simpatia por ele e por seu sofrimento, aquela mascara era uma aflição, para nós e para o personagem.
O talentoso e lindo Felipe Camargo consegue imprimir a dor e angustia certa para o personagem,  o desespero de não lembrar o que aconteceu, o peso dos seus vinte anos de sofrimento, de uma tortura inimaginável capaz de tornar um homem louco... Mas Petrus não está louco... Ainda mantém  a mesma índole de antes da mascara, é só ver o carinho com o qual trata as crianças, a gratidão para aqueles que o ajudam, o  cavalheirismo para com Florinda. A impressão que tenho é que Augusto e Petrus são a versão mais velha de Felipe e Inácio, os mais jovens (Petrus e Inácio)  românticos e sonhadores e os mais velhos(Augusto e Felipe) lógicos e controlados em suas emoções.
Inácio – não estou nem um pouco feliz... As  cenas do personagem são lindas , tocantes, mas não consigo me conformar, eu e mais um batalhão , que não entendemos por que ele precisa abrir mão do seu amor pela desafortunada Antônia... Não consigo me livrar da sensação de que o “profeta”, o “santo” Miguézinho tenha feito uma lavagem cerebral no Inácio que estava num momento totalmente frágil e suscetível, afinal Inácio é totalmente movido pelo momento ele não, pensa no depois e na consequência de seus atos, alguém esqueceu ele roubando o dinheiro do prefeito para pagar o dote de Antônia? Pois é...

Dora e Felipe – e aí está mais um casal para nos deliciarmos e torcemos por sua felicidade e aquele famoso “FORAM FELIZES PARA SEMPRE!”, diferentes do meu casal top, mas com o mesmo encantamento.  Divirto-me com as brigas, com as implicâncias, com o não perceber do que está acontecendo com eles,  mesmo com tantas divergências , nunca se desgrudam, onde está um está o outro... Bonitinhos e fofos demais.
Jesuíno não serve para Dora, Açucena não serve para Felipe (segundo suas próprias palavras _”aquele príncipe amarelo véio” ... OIE?). Dora sim combina com Felipe, tem postura de rainha, tem a dignidade de uma rainha, sem precisar do sangue azul.... Dora é uma mulher moderna, a frente de sue tempo, alguém que quebra tabus, que sabe lutar pelo que quer sem precisar passar por cima  de outros, ou dar chiliques, acima de tudo é uma mulher que sabe respeitar os outros,  que se preocupa com os outros, cujo mundo vai além de seu umbigo...Gosto de Doralice, e vou ficar torcendo para vê-la rainha de Seráfia (do sul por que do norte será outra, com as bênçãos dos deuses das novelas) sensata, justa digna.



Augusto  e Cesária- essa foi a semana do stress , foi tudo por água abaixo. Ai meus florais.
o que salva é essa sogra , maravilhosa... Onde se encontra uma assim?
Será que só eu e minhas comparsas percebemos que tem uma moda nova no ar? Agora tudo é culpa do Augusto... Eu sei que as vexes não é fácil defende-lo, mas... Culpa-lo pela mascara do Petrus, por favor, Zenóbio você era a última pessoa a levantar essa hipótese, 30 anos de amizade não permite uma dúvida dessas sobre o caráter de um amigo... Apesar dos pesares o único pecado do meu rei é sua irascibilidade quando o assunto é Açucena, fora isso não há nada contra ele... e você deveria saber disso.


Fatídico 10/06 – O casamento. A semana toda nos preparou para esse momento o casamento e suas consequências para os moradores de Brogodó e Vila da Cruz.
Essa semana meu rei me deixou tão decepcionada quanto Cesária... Que criatura teimosa, que criatura surtada! Não aguento vê-lo insistindo e algo (Aurora) que não vai rolar, pelo menos não do jeito que le quer e muito menos com essa Açucena (tenho profundas esperanças de que ela se transforme nos próximos dias, sou otimista!), mas o piro é vê-lo jogando sua felicidade fora, afastando de si o amor de Maria Cesária, por alguém que nem está aí para ele.
O que faço com você meu rei? Sabe o que é pior? O pior é que ele sabe que está errado, mesmo ao elabora os planos podemos notar seu incomodo diante da situação, por tanto meu rei siga seu coração... Ouça as pessoas que lhe querem bem (rainha mainha, Cesária) até mesmo rainha Helena pôs em dúvida a sensatez de seus planos.



E a Cesária, orgulho dessa menina, o fato de star apaixonada não significar fechar os olhos para os desatinos de seu amor. Não foi mais que alguns segundos a cena  de Maria Cesária implorando mais uma vez que Augusto não impedisse o casamento de Açucena, foram segundos que irão durar uma eternidade no oração do rei, pelo menos enquanto ele não readquiri a confiança dela. A decepção no rosto de Cesária, seus olhos marejados e suas palavras irão assombrar meu rei; “_ Não reconheço no rei, o homem por quem me apaixonei.” Ela está errada? Não ela não está esse não é o Augusto que gostamos esse não é meu rei.
E assim chegamos ao casamento mais tenso de Brogodó.
Augusto se prepara.
Herculano se prepara.
Timóteo se prepara.
Podemos então confirmar que o rei não está em seu juízo perfeito, ta doidinho de pedra... que lógica é essa de que se ele tirar a Açucena a força do casamento ela nunca irá perdoa-lo e que o melhor então é um duelo? Tirara força não pode matar o noivo no altar pode? O que o rei anda tomando no café da manha? E o Jesuíno querendo sim duelar como rei? Já imaginou a confusão que daria o filho de um cangaceiro matar um rei europeu?
A piada do dia: Açucena dizendo que iria sentir a morte do rei... Ah tá vamos fingir que eu acredito...




Armas escolhidas, três passos, apontar, Açucena... Timóteo, peste dos infernos! Chegou na hora H e acabou de vez com o casório, pois trouxe o corpo do irmão da noiva, isso acaba com qualquer casamento... E ainda revelou que Ciço foi morto pelo pai do noivo. Tenso. (pelo menos é príncipe, afinal filho do rei do cangaço, príncipe do Cangaço é).
Rei augusto vai ganhar alguns aliados, Euzébio e Virtuosa que agora não querem mais saber do tal casamento (show de interpretação, esse elenco é fantástico!).
E o Ciço hein? Venceu o covarde do Timóteo, mas foi apunhalado pelas costas bem ao estilo Timóteo Cabral. Eu só não entendi como os cangaceiros permitiram isso, gente ninguém ficou de olho no Timóteo? Agora pronto mais um trauma para a pobre da Antônia... É o que dá confiar na palavra do Timotinho.




Voltamos ao casório: duelo, noiva com chilique ( ela tinha razão dessa vez), irmão da noiva morto supostamente pelo pai do noivo, óbvio casamento cancelado.
A noiva nossa Çuçu (by Patrícia) virada no cão com seu pai de sangue, só um milagre agora resolve esse enrosco (por exemplo, se ele convencer os pais adotivos de que ela deve se casar com Jesuíno), e triste arrasada, aniquilada, destroçada pelo ocorrido... A suposta morte de Cicero seu irmão? Que nada... Por que não vai poder se casar com o grande amor de sua vida...
Quem é nesse mundo de meu deus que está com o irmão morto na sala e fica pensando no seu casamento? Resposta  a irmã da Thalia que se casou durante o velório da mãe.... Ainda vamos descobrir que generosa  deixou Açucena  cair do berço quando criança e bater a cabeça isso explicaria muita coisa, embora  nesse aspecto ate que ela se parece com o pai de sangue, quando colocam uma idéia na cabeça não há Cristo que os faça mudar de ideia.
E agora meu rei? Açucena não o quer ver nem pintado de ouro, Cesária muito menos... Que rumos o senhor deve tomar? O que fazer? Vamos aguardar.
 Faltaram algumas imagens a Globo esta dificultando um pouquinho... mas tudo bem...