SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: o melhor de 20/06.

Bom esse melhor começa um pouco diferente... Começa com o meu melhor do dia, ou da noite, nem sei mais... Ontem após me despedir de minhas amigas twiteras (Maria, Mia, Patrícia e Rozi) fui para os braços de Morfeu, fui até cedo era 1:30 apenas, algo assim, mas segunda para mim é dia pesado, então fui  mais cedo para cama, dormir com a paz do senhor, mas que nada... Sonhei que estava na fazenda de Timóteo Cabral sob  serrado ataque de um bando de cangaceiros, o pior que eu não podia fechar as janelas e portas por que não fazia a menor ideia de onde estava Maria Cesária... Acordei angustiada. Fui para o trabalho no mp4 adivinha trilha de cordel encantado.
Cheguei a escola e como de costume primeiro passei no banheiro, saindo de lá encontrei algumas alunas, a primeira pergunta antes do bom dia foi: _ Professora a senhora leu os resumos de cordel? Como não já fiquei por ali fazendo considerações sobre nossa novela. No quarto período fui para o 3º.  Passei no quadro o resumo daquele dia enquanto a turma copiava adivinha qual assunto surgiu outra vez? Cordel encantado...
                O mais engraçado é que eu estou trabalhando com a turma  a Revolução Francesa ( não posso entra na Idade Contemporânea sem ela) e a cada menção sobre rei, Bastilha, revolução ou mascara de ferro, nos olhávamos o sorriamos, compartilhando um segredo... Aí está esse é o poder de cordel... Ah elas estão ansiosas por estudar o cangaço, vou dar uma acelerada para chegarmos lá, adolescentes tem verdadeira adoração por tudo e todos que contestam o sistema... Por tanto estão  divididas entre aquele que não digo mais o nome  e a juventude do Felipe, eu já passei dessa fase como sabem bem, por tanto ainda estou com Augusto, nosso ponto em comum adivinhem é a chatice de Açucena...
Bem depois desse relato vamos aos trabalhos de hoje 20/06, contagem regressiva para o grande momento:
Cicero inconformado por não poder ajudar no resgate do seu capitão H,  se aquele que não digo mais o nome desistir do Jesuíno pode contar com Ciço esse sim é seu herdeiro.
Açucena confessa para Bartira e que deseja ter 6, eu disse 6 filhos com seu amado, Deus nos ajude... Credo... Deus me livre dessa tragédia... j a imaginaram 6 rebentos dessa criatura...afff...um mundo repleto de açuceninhas, tendo chiliques, batendo o pezinho e balançando a cabecinha , Santa Eudóxia que os livre desse castigo, um tá bom demais e olhe lá, mais do que isso é desumano...
Úrsula – quem diria que a bruxa Úrsula iria se apaixonar por um cangaceiro? Mas me parece que é isso mesmo, parece que a bruxa Ursa realmente esta apaixonada por aquele que não digo mais o nome, pior para ela, já que ela tem um calcanhar de Aquiles que se chama/ Nicolau, que me parece que é um daqueles  homens  que não admite perder, principalmente depois de tudo o que ele já fez por ela, quando ela cair e ela vai cair,  podem acreditar terá um dedinho do Nicolau, que prefere morrer  a perder a mulher que ama para a outro( se é que realmente ama).



Momento máster de hoje – meu rei chegando de mansinho... Ah minha menina Cesária, lembre-se das palavras de sua mãe: _” a felicidade é um cavalo branco que só passa uma vez na vida da gente, talvez duas...” querida o cavalo esta parado na sua frente monte nele e vá ser feliz... Claro que esse nosso rei precisa de umas acudidas, mas cuidado manere... Não o deixe ir de vez.







Meu rei pedindo compreensão, ah meu rei esqueça só eu e minhas companheiras entendemos o seu dilema.






Antes de continuar preciso abrir um parêntese s aqui para dizer que me da aflição essa mania que ele tem de ir pra cima, ele esta lá do outro lado do mundo de repente ele esta em cima das pessoas, no caso Cesária, credo  e para matar uma pessoa do coração... ( apesar da aflição adooooorrro! )
Outro parêntese o que tem chateado o povo por aí e essa insistência dele na Açucena, e eu me pergunto... Se a ideia do tal casamento não houvesse sido dada pela falecida rainha Cristina, que morreu de forma tão trágica, meu rei ainda estaria insistindo nessa ideia? Essa insistência não seria apenas para cumprir  a vontade da falecida? Que deveria ter fiado calada vamos combinar, maldito dia em que ela teve essa infeliz ideia, hoje a vida do meu rei seria muito mais fácil ele estaria apenas tentando conquistar o amor da  afilha e não convence-la a esquecer o Jesuíno ( o que me parece impossível), casar com o Felipe ( espero que não já que ele é da Dora) e salvar  Seráfia  que para ela não é nada.
Voltando ao momento máster, meu rei de mansinho tentando se aproximar de nossa nem  tão doce Cesária, pelo menos por enquanto né? Ela esta firme irredutível...
Ela diz:_” eu sou só uma criada a quem o senhor não deve dar  nenhuma satisfação “- ui.
Ele diz:_” eu não quero te dar satisfação, eu quero te dar o meu amor!” – ok, sério para o mundo que eu quero descer AGORA! Se ela não derreteu com essa eu estou espalhada pelo chão, já disse anteriormente que por muito menos eu iria até o inferno com esse homem.




E a minha lista de frases aumenta cada vez mais.
Como disse a patrícia o beijo foi de má vontade, mas foi, e quem é que resiste com tudo aquilo vindo para cima de você ? Eu é que não...


Mas como sempre alguma mala dessa vez um balde sem alça chega para acabar com nossa alegria.

Antônia – se libertando do monstro do Timóteo. Batoré o delegado covarde peruquento, se reabilita diante de nós ao livra Antonha  do seu destino infeliz sob as asas do crápula do Timotinho.




Timóteo e Lilica se merecem, lá no inferno que é lugar deles.


Momento máster 2 ternurinha, entrando  na cidade de jegue, vestida de cangaceira. Já no quarto os calores de ternurinha passam para o prefeito, ele fica doidinho ao vê-la  vestida de cangaceira ( pensando seriamente me comprar uma roupa de cangaceira para mim já que desperta toda essas libido no sexo oposto) Patácio despacha o filho depois de pedir um lanche reforçado para  a primeira dama: ovinhos de codorna, sopinha de piranha, chazinho de catuaba.










Resgate do H, ou aquele que não daquele que não digo mais o nome.  Com certeza o mais macho de todos que estão ali é Fubá, ou melhor, Dora... Momento fofo, Felipe espiando tudo e preocupado com Dora, mas depois orgulhoso com sua “amiga”. Briguinha para não perder o habito e como sempre os dois juntos vão procurar a primeira a dama.





Petrus – mais um pesadelo revelador. Zenóbio e Florinda o socorrem. E ele lembra que um homem e uma mulher o colocaram na masmorra. Quase lá. Cuidado ursa.


Momento máster, máster, máster  Gold.
Jesus amado, a famosa camisa branca real de suspensórios reais, atendendo a pedidos,  aos meus secretos desejos ( deixa eu sonhar gente...)




Batida na porta.
_” Quem é?’
_”Sou eu”




Abre a porta: _ ” Eu quem”? Fofo.
Senhor Jesus o sorriso que me mata, com todo o respeito...
Senhor Deus a puxada que mata a Patrícia, ainda com todo o respeito ( aí amiga até parece o Zé Bob hein? A Mia não acompanhou a Favorita, mas tenho certeza que ela adorou essa.)




Vamos combinar até o final da novela vai ter um livro com as frases matadoras do Augusto... Olha aí outra: _” melhor que o aroma e o gosto de tudo o que você faz, é o seu  aroma e o seu gosto... esta noite eu dormi com o gosto do seu beijo.”


Agora vamos falar sério... É obvio que esta  é uma novela escrita por mulheres, só uma mulher poderia colocar na boca de um homem esse tipo de coisa, isso derrete até um iceberg, fala sério, depois dessa  me joga na parede e me chama de lagartixa, me chama de gaveta e me revira toda e por aí vai...
Mais um convite para passeio, vai por mim rei é melhor dar um tempo nos passeios...





E de novo lá vem a mala empata romance lindo... Baldini!
Aí acabou a alegria, lá vem aquele cascão que se eu pego coloco fogo.... Mas também vem meu rei atento a tudo o que ocorre...



_” O que foi Baldini? Por que olhou desse jeito para ela?
Meu rei obrigada  por confirmar tudo o que digo sobre vossa majestade. É por essas e outras que eu sempre lhe defenderei, serei sempre sua paladina  ( significado: HOMEM DA CORTE, GUERREIRO, no caso mulher, defensora do rei)
Diz a mala: _” rei  Augusto  sei que não devo me intrometer na sua vida partícula... _ não diga? E por que cargas d’água você vai fazer isso, cuide de sua vida!

Olha só a cara do rei, ele sabe, ah como ele sabe o que esta por vir...


Continua  a mala: _” um dia desses (há foi ontem!) sem a menor intenção é claro eu vi o senhor beijando essa criada (oie?) na cozinha, eu não acho que seja adequado...
Ele nem termina, meu rei interrompe, com sua autoridade de rei e de homem apaixonado...
_” A criada tem nome Baldini, é Maria Cesária. Eu acho que seus critérios para classificar assuntos pessoais de assuntos de estado precisam ser revistos....

Então tá né meu rei  obrigada por confirmar  a confiança que tenho em vossa majestosa figura e em seu majestoso  caráter.
Ternurinha e seu relato do escapolimento. Alguém poderia me dize em  que lugar Patácio, Ternurinha e Neusa tiraram a ideia de que cangaceiro é canibal?



Concordo com zenóbio, ou melhor, marques Zenóbio, a história [é um tantinho exagerada, principalmente no tamanho da peixeira do zóio furado, peixeira é ternurinha?

Encerrando surreal os macacos da volante vestidos de mulher...

 Foi isso por hoje é isso, amanha, ah amanha tem mais, muito mais...