SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CORDEL ENCANTADO: escândalos de Brogodó.

ATENÇÃO: longo.

                Hoje foi um dia pesado e tenso para Brogodó, rompimentos, escândalos da nobreza, cangaceiro se preparando para invadir fazenda... Hoje não fiquei feliz com o capítulo... Não me entendam mal, estava espetacular como sempre, mas fiquei  com uma sensação incomoda.
                Talvez por que meu dia não tenha começado bem, minha tarde não melhorou muito e a noite, mesmo já sabendo o que estava por vir, foi como uma tijolada, meu coração ficou apertadinho de tal jeito, que nem sei dizer...  Mas vou tentar.
                Mas vamos lá ,aos costumes...
                O melhor de hoje segundo meu ponto de vista  com hipermetropia .
                Mais ataque histérico do Batoré. Só “Antonha” mesmo, para transformar o covarde delegado peruquento em cabra macho capaz de ameaçar o coroné  Timotinho, e não é que funcionou, lá foram no meio da madrugada buscar Antônia na casa do prefeito.




                Dona Ternurinha seduzindo o marido, ou pelo menos tentando.

                Autoridade do rei...  Um momento de silêncio em homenagem ao pijama do rei (tem umas senhoritas por aí  - Patrícia e Mia, com fixação em pijamas reais... )


                Choque de Batoré ( não sabia que a mulher atropelada havia morrido)
                Inácio ( lindo momento mas triste) fiquei aqui confabulando com meus botõezinhos, se realmente para servir a Deus , ajudar os desvalidos é realmente necessário abrir mão, não digo do luxo, mas daqueles a quem amamos?
Vejo no Inácio muita bondade, é um bom menino, inocente em sua juventude, levado apenas por suas emoções, bem diferente de seu irmão, controlado, racional, pé no chão. Um menino extremamente fragilizado pela tragédia que ocorreu... Seria  Miguézinho a melhor pessoa para orienta-lo? (ta ok má vontade minha já que torço para que ele tenha um final feliz com a Antônia)



                Momento tenso: Pai e filha.
Lá vai meu rei, atrás de sua princesa perdida, tentar reconquista-la ( meu rei amado, meu amado rei essa pessoa não tá nem aí pra Seráfia, para o senhor, ou para qualquer outra coisa que não comece com jesu e termine com ino)... Ok , vou confessar que sou uma pessoa tendenciosa (atire a primeira pedra quem nunca puxou brasa para seu assado.) e mesmo o rei metendo os pés pelas mãos ainda encontro argumentos para defende-lo, e se alguém estiver contra meu rei estará contra mim . Por tanto, a cada dia que passa, começo a achar que Jesuíno e Açucena se merecem, um é a tampa da panela do outro, o chinelo velho para o pé torto do ouro, almas gêmeas, metades da laranja, carne e unha (encravada... escapou!), enfim estou convencida de que os dois devem ficar juntos para sempre, casar e ter lindos filhinhos bem chatinhos ( chatice é genético?  Tomara que seja!... escapou de novo!).
                O nosso jovem herói  do sertão, já está pegando os chiliques da amada (deve ser a convivência... aí de novo, alguém me trás um pano para secar o veneno que escorre?)... Tudo bem eu sei que o Augusto Frederico (amor de minha vida) já está me dando nos nervos (quando o assunto é  Açucena), sua ansiedade e equívocos , fico realmente AUGUSTIADA....
Mas puxa vida ninguém se coloca no lugar dele?  _ Reino em crise financeira, guerra, irmão que pensa ter morrido, perda da mulher, desaparecimento da filha, rebelde no reino, romance complicado, Inácio surtado, rainha Helena o culpando por tudo... Alguém dá uma pausa para o meu rei!. Ninguém pensa no lado dele, no que ele teve e tem que passar. Não bastasse a filha, a moda agora é os chiliquinhos da estrela do sertão Jesuíno ( só falta bater o pezinho, como a princesa mas com o tempo ele aprende... humpf!)
Momento bola fora do meu rei!
                Pois bem chegou o grande momento, que esperamos ansiosamente por uma semana ( malditos resumos!). Brogodó escandalizada o rei de Seráfia passeando com a cozinheira em plena luz do dia!

                È minha querida Maria Cesária, isso é só o começo! Os olhares não serão nada perto do que esta por vir... Eu na minha inocência ( sim as vezes eu sou inocente, ou pelo menos tento me fazer!) relutava em aceitar o que a Patrícia há tempos vinha dizendo, não queria reconhecer a verdade nas palavras de minha amiga: o quanto de preconceito nossa doce Cesária terá de enfrentar para viver seu conto de fadas, tanto o Brasil, quanto em futuramente em Seráfia, ou com seus representantes aqui no Brasil.

                Cesária é linda, doce, tem uma sabedoria e bom senso fora do comum para sua pouca idade e experiência ( só bem recentemente  ela começou realmente a viver. Ela provavelmente tem a mesma idade da Açucena, e décadas de diferença na maturidade e na forma de se relacionar com as pessoas  a seu redor.) Além de tudo faz meu rei feliz, como diz a Mia quando eles estão juntos é quando o rei se liberta de tudo o que o oprime, podemos ver sua alma e humanidade. Infelizmente para algumas pessoas isso não é importante, o que importa é a aparência, nunca a essência, o berço, o sangue azul, a pele clara... Pobres criaturas infelizes e pequenas...
                Por enquanto são apenas olhares e sussurros, mas logo virão ofensas e humilhação. Força Cesária! Força Mia! Força Patrícia! E força para mim também!
                Sei que sou implicante e até injusta com a Açucena ( como não ser? Esse é o último veneno!)... Mas mesmo quando a criatura chiliquenta não está presente ela consegue encher minha paciência... o que causou a DR de hoje, casamento da Açucena (ainda penso na vasectomia!).
                Vou dar um conselho de amiga ( passei por uma situação dessas) inicio de relacionamento, NÂO se deve tocar em assuntos polêmicos, ou em filhas chatas e teimosas, ouviu Augusto?... Ouviu Cesária?... Não, não ouviram... Eu também não ouvi e pronto acabou-se o que era doce....
                Úrsula disse que Augusto não partilharia esse assunto com Cesária... Toma bruxa!(foi ele que puxou o assunto – infelizmente!), para aqueles que veem o copo meio cheio e não meio vazio, foi a demonstração de que  o rei confia nela, ele só contou seus planos para o Baldini (não gosto mais dele!).
                O copo meio vazio, Cesária disse que não cairia mais no veneno ela já  bruxa, mas caiu, tá certo que ela estava tensa pelos olhares na confeitaria, mas vamos combinar que  ela já foi para a confeitaria cheia de duvidas,  com as palavras da Ursa reverberando em sua alma e a recepção não ajudou muito...
                 E aí o que acontece, acontece o que os homens fazem de melhor... Falar sem pensar muito no que estão dizendo ( sim eles fazem isso, nós mulheres só falamos demais, mas tudo muito bem pensado... as vezes !)
                Querido rei Augusto!( zangadinha  com ele) como assim o povo de Seráfia é meu coração? Não sei se vossa majestade esqueceu, mas foi o senhor quem foi lá na casa de nossa Cesária convida-la para ir para Seráfia com o senhor!  Cadê o povo nesse dia. E não esqueça que o senhor ficou todo tristinho (não fico muito tempo zangada!) quando ela não aceitou na hora.









                 Sei que o senhor tem apenas nobres, doces e inocentes sentimentos com relação a nossa Cesária ( a maldição dos resumos ataca novamente: bem nem tão inocentes assim... UHUUUUUUU!) mas meu rei cuidado com o que diz, análise bem suas palavras, nossa Cesária está assustada com tudo isso, quem não estaria? O senhor não contribui desse jeito para dar a segurança que ela precisa. Seu coração terá que escolher ou Seráfia ou Cesária... O ideal seriam os dois, mas pense nisso... Ou então deixe a razão para Seráfia e o coração para Cesária.
                Enquanto me faltavam palavras ( percebam que não falta mais! He he), patrícia resolveu meu dilema, sobre o pseudo “rompimento”: delicado e melancólico, perfeitas palavras para descrever a cena.
                Minha linda Cesária saindo arrasada da confeitaria, com lágrimas nos olhos... Nos meus também  ( já disse que sou chorona?), meu rei perdido tal qual um cachorro que caiu do caminhão de mudança... Eu realmente acredito que ele não percebe não se dá conta do que diz. Suas responsabilidades com Seráfia estão tão fortemente entranhadas nele, que já sai no automático... Podem dizer o contrario, mas eu tenho certeza que não é intenção dele magoar cessaria... Mas a coroa pesa... Pior do que aquele casacão no meio do sertão nordestino ( é praticamente uma sauna !) é o sufoco de suas responsabilidades reais.


                 Mas ainda não acabou. Foi só uma DR, que casal já não teve a sua... Mas a partir de hoje Açucena é assunto proibido ( e se der para evitar também Seráfia eu agradeço)! Meu conselho.
                Mais destaques Inácio  ao estilo São Francisco de Assis( como defensora dos animais é o meu preferido!), linda cena, espetacular, magnifica, perfeita.

                Patácio e Ternurinha fofocando sobre os escândalos reais.




                Petrus  com as crianças, com Florinda e fugindo dos guardas show.




 Por hoje é só!