SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sábado, 23 de julho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Timóteo Cabral I, O Terrível.

Bem vamos às últimas de Brogodó.
A cidade passou a ser a sede do governo de Seráfia, mais ou menos como aconteceu com o Brasil em 1815, que passou de colônia a Reino Unido de Portugal e Algarves, de onde D. João VI governaria. Brogodó agora está unida a Seráfia e tem um novo rei: Timotinho, O Lunático, inaugurando assim uma nova dinastia na Europa, a dinastia Cabralina.
Megalomania é uma palavra tênue demais para tentar explicar o que tem acontecido nos últimos dias nessas paragens sertanejas... È simplesmente surreal.
Além de mau feito pica-pau, Timóteo é burro de doer ( o que facilita muito os planos maquiavélicos da duquesa), não vou aqui chama-lo de porta por que poderia ofender... A porta fique bem claro.
Como diria Jack, o estripador, vamos por partes, tentar entender circo dos horrores é este que está sendo montado em Brogodó.
Como se faz um rei
1º. Pegue um filhinho de papai, herdeiro de poder político local, praticamente um senhor Feudal, já que seu poder  é restrito a área de influência de sua fazenda. Alguém que foi criado tendo todas as suas vontades  atendidas, que o máximo de limite que lhe foi dado na vida, foi ter sido mandado estudar fora, bem longe, numa típica atitude digna e Pôncio Pilatos, aquele que lavou as mãos ( alias que perigo), cada vez mais, e eu sei bem disso, vejo todos os dias, os pais ou responsáveis entregam a educação e a formação de seus pimpolhos a terceiros, escolas, babas, psicólogos, TV, afinal como diz Raulzito é sempre mais fácil achar que a culpa é dos outros...
2º. Pegue essa criatura e o faça se interessar pela única moça que nãolhe dá a menor importância,não importa quanto poder tenha, quanto dinheiro, ou qualquer coisa que ele possa ter ou lhe dar, muito pelo contrário a dita cuja será apaixonada pelo maior desafeto do filho do todo poderoso, que alias se orgulha muito mais deste do que do próprio filho.
3º. Pegue o filhinho de papai rejeitado pelo seu dito amor e  lhe dê autoridade, transforme –o em um típico coronel, temido e bajulado, jamais respeitado...
4º. Alimente a  mania de grandeza e sua obsessão unindo-o a pessoas que por interesses próprios irá manipula-lo e faze-lo acreditar em uma força inexistente.
5º. Frustre-o em todas as suas tentativas de obter seus objetivos se livrar de seu rival e ficar com sua “amada”.
6º. Coloque sobre o seu comando um bando armado e cerque-o de traidores que não tem mais nada a perder.
7º. Quando ele for envenenado de a ele um antídoto que potencialize sua loucura e suas maldades.
8º.aproveit o fato de que a única coisa que ele não fez na temporada fora, foi estudar,muito menos história, sim por que até mesmo nos métodos mais tradicionais de ensino, na velha decoreba, todo mundo sabe ou deveria saber que depor um governante seja na República ou na monarquia não é algo tão simples assim (Como meu rei comprou essa ideia não estou entendendo, as coisas devem estar realmente muito feias em Seráfia, pior como o Felipe não percebeu que o tal cardeal é mais falso que nota de 7, também não entendi, mas tudo bem, está todo mundo estressado, com outras coisas na cabeça).
Nem na revolução Francesa se derrubou o rei tão facilmente assim, foi necessária uma  ajudinha do Luís XVI para que isso acontecesse... Ele praticamente pediu: cortem minha cabeça...
Mas como dizem por aí com maluco é melhor não contrariar.
Aí chegamos a farsa da duquesa, bem segundo ela tudo isso é ideia do Timotinho, a coitadinha está sendo obrigada  a participar disso tudo, a mulher não para de mentir nunca,mesmo desmascarada.
Timóteo rei de Seráfia: sem nunca ter sequer colocado os pés no reino,provavelmente nem sabe onde fica, eu sei que é na Europa, mas em que lugar da Europa, também não faço ideia, sem ter qualquer tipo de ligação com o país.
Meus botõezinhos (sempre eles) me lembraram de um detalhe,pelo que ouvimos a descendência em Seráfia é determinada pela linha paterna, pode parecer irrelevante,mas acontece que somente quem herda o trono nesses casos são os filhos homens, alguém vai dizer mas Carlota ia se tornar rainha ao se casar com Felipe, sim ia, assim como Aurora,mas quem vai governar será o homem, a coroa de Augusto por causa do acordo feito a vinte anos passa para o Felipe, elas se tornam rainhas por que Felipe é rei, não o contrario, apenas um filho homem herdaria o trono de Seráfia do norte,Timóteo para se tornar rei de Seráfia terá que matar todos os homens da família, e eu disse todos, até aquele primo em 19º. Grau, só assim ele será rei. Aí que medo...Por que meus botõezinhos tinham que lembrar disso...
Timóteo, Úrsula e Baldini subestimando a vontade do povo, é claro que a coroação de Timóteo é uma farsa, o plano de Úrsula é outro, e inclui ela no trono,ou algum fantoche dela, o problema é que ela não esta pensando na vontade do povo, que ao tomar conhecimento dos atos vis que foram cometidos dificilmente irá aceitar esse grupo como seus governantes (assim espero pelo menos).
Mas vamos ficar só no nosso rei Timóteo por hoje. Patácio até teve boas intenções ao ceder suas fontes de inspiração política ao futuro rei, as biografias dos grandes reis, mas vamos combinar não foram as sugestões mais adequadas para a situação: Napoleão que é sinônimo de maluco, Gêngis Khan ( tão bonzinho que a  Muralha da China foi construída para mante-lo beeeemmmm loooongeeee), Ivan, O Terrível ( que ganhou essa alcunha por não ser exatamente um doce de pessoa) e Luis xiv, ops XIV ( tá esse até não era muito violento, mas é o símbolo do absolutismo e da autoridade absoluta da monarquia) para alguém como Timóteo essas leituras não vão fazer muito bem...
Investido de sua nova autoridade timotinho manda e desmanda, cada dia que passa esta mais sem noção da realidade, louco,maluco,megalomaníaco,psicopata, esquizofrênico... como preferirem, a única certeza  é que seu desequilíbrio começa a causar medo até em seus aliados, nem mesmo Açucena está salva com ele...
E chega o dia da coroação, o cardeal ator chega, o teatro é todo armado, os rituais cumpridos, as quebras de protocolo, um rei com o poder dele pode fazer o que quiser ( momento pena de Çuçu, realmente em ironia alguma fiquei penalizada com a situação de Açucena).
A coroa, as lágrimas do novo rei: Timóteo Cabral, o Terrível.
Agora... ousando desagradar ao novo rei, preciso fazer uma pequena correção em algo que ele disse, sobre meu amigo Popo,ou melhor, Napoleão, realmente ele se autocoroou ( nem sei se existe essa palavra), tomou a coroa das mãos do Papa ( a essa altura os dois já haviam feito um acordo de cavalheiros, e os atos cometidos contra o clero durante a Revolução Francesa foram varridos para baixo do tapete),portanto o Próprio Papa foi até Paris para coroar e abençoar o novo imperador. Qual não foi sua surpresa quando o nanico, tomou de suas mãos a coroa e a colocou em sua própria cabeça... o fato é correto, a interpretação,me desculpe Timótinho, mas esta levemente equivocada.
Esse gesto não representa exatamente a demonstração de seu poder ilimitado, ele usou outros métodos para fazer isso, de maneira muito mais eficaz, se o gesto em questão fosse isso ele teria sido deposto no dia seguinte, disso você pode ter certeza... Para demonstra seu pode r ilimitado e absoluto, Napoleão fez uso de sutileza,primeiro concedendo ao povo Frances um código de leis que ao mesmo tempo que atendia suas reivindicações (do povo) também imprimia o peso de sua autoridade (código de Napoleão), somente depois disso é que ele iria mostrar a que veio se tornando imperador, e saindo de seus limites territoriais para botar terror na Europa, fazendo do continente aquilo que bem quis ( vale lembra que apenas dois países não se curvaram aos desejos do Popo,Inglaterra sua grande rival, e pasmem O pequenino Portugal, sob regência do príncipe D. João, sim aquele D. João das coxinhas de galinha no bolso, bobão, casado com Carlota Joaquina e pai de D. Pedro I, que segundo as próprias palavras de Napoleão foi o único que conseguiu passar a perna dele, fugindo para o Brasil em 1808).
Colocar a França e os Frances no caminho que ele julgava certo, subjugar a Europa, foram as demonstrações de poder que Napoleão deu, sua autocoroação representa outra coisa... foi o ultimo ato herdado do renascimento, do Iluminismo e da revolução Francesa, na História chamamos isso de individualismo, para fazer referencia ao ideal máximo de homem destes três eventos, ao homem que se faz por si mesmo,independente dos privilégios de nascimento ou classe um conceito ainda novo para a época, onde o coletivismo era a matriz que formava os homens, e lhes permitia sobreviver.
Esse novo  conceito de homem surgido ainda no Renascimento, se baseia na crença de que o homem é capaz de se fazer, se construir por si mesmo, usando seu próprio esforço e intelecto, que seu destino ao contrario de ter sido traçado por Deus esta nas suas próprias mãos e é de sua inteira responsabilidade, não dependendo do berço onde nasceu, do sobrenome que carrega, isso abriu caminho para que um obscuro soldado Frances se tornasse imperador de uma das mais importantes nações da Europa e fizesse reis e súditos tremerem diante de seu nome.
Por tanto timotinho, filhinho de papai que sempre teve tudo nas mãos, que se esconde atrás de seus capangas e de seu sobrenome seu gesto ficou vazio, pífio...
Mas como eu já disse louco não se contraria...
PS – Tá já sei que hoje baixou a professora de História, mas entendam é quase incontrolável, nas próximas prometo me controlar... Mas aproveitando o ensejo...uma curiosidade sobre meu amigo Popo.
Morte de Napoleão Bonaparte
Em 5 de Maio de 1821, com uma violenta tempestade assolando a ilha, Napoleão morreu, segundo a opinião do médico que o assistiu, não de um câncer no estômago, como seu pai, mas de uma úlcera provocada por uma má dieta e, sobretudo, pela ansiedade. Existindo controvérsias quanto a causa da morte, que teria sido ele assassinado por envenenamento.
Napoleão foi enterrado sem o pênis, amputado horas depois de sua morte. Depois de 170 anos a exótica relíquia apareceu nos Estados Unidos, guardado por John Lattimer, professor de Urologia da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque.
A amputação teria sido feita pelo médico francês Francesco Antommarchi, despachado para Santa Helena para cuidar da úlcera de estômago que acabou por matar Napoleão. Antommarchi, um anatomista que pouco entendia de doenças, irritou o intempestivo corso, que o recebia a cusparadas e insultos. "Foi a vingança do médico", disse Lattimer.
Embora seja provável, não está provado que tenha sido o médico que fez a autópsia, Dr. Francesco Antommarchi, a subtrair o órgão genital de Napoleão. Na sala estavam presentes dezessete testemunhas, sete médicos ingleses, duas criadas de Napoleão, um padre de nome Vignali e ainda um servo árabe de nome Ali. Há, portanto, 29 suspeitos

OBS – Pois bem além de estar sem internet ( Oh céus!) Agora meu corretor ortográfio resolveu dar Piti, como se não bastasse meu teclado se recusar a digitar os pontos de interrogação.Por tanto perdoem-me os erros, eu juro que fui bem alfabetizada, mas parece que a máquina não...