SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CORDEL ENCANTADO: A distância entre dois reinos.

Era uma vez dois reinos separados por um vasto oceano, dois reis separados por realidades tão distintas, universos que se cruzaram por obra dos destino, que tem que unirem suas diferenças para combater um inimigo comum.
Além do Oceano o que os separa não são as roupas, nem a língua, nem a riqueza, o abismo quase coloca entre eles está na forma de encarar o mundo, está na forma como se comportam diante das circunstâncias, o que os separam são seus valores, suas crenças...


O que se tornou óbvio na questão o que fazer com Timóteo Cabral Como tratar o prisioneiro
Qual o conceito de justiça para esses dois reis Qual dos dois tem razão. Um acredita na clemência, para o outro não existe perdão ( não mesmo...)
Um acredita em tratamento digno, o outro tripudia sobre o vencido.
Um acredita em execução sumária, o outro em um julgamento justo na forma da lei.
Eu pessoalmente acredito que são as vitórias que revelam a verdade sobre alguém...
Posso ser uma sonhadora, idealista ( e sou mesmo!), mas ainda acredito naquela velha senhora de olhos vendados (justiça), acredito nela, duvido dos homens que a usam, por isso acredito que a justiça não deve ser pessoal, pois aí ela virá vingança (vendetta)...
A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem. Epicuro
O grande mal de tudo isso é que quem age com  ética (O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. )e honradez , sempre espera que o outro aja da mesma forma, quem dá dignidade espera dignidade, o problema é que quem não vive sobre esse código de valores morais, jamais irá retribuir na mesma moeda. E aí eu pergunto: quem está errado quem age com honra ou quem age com desonra?
De tudo o que vi nesses últimos dias o que mais me chocou e me deixou nauseada, pela violência do ato foi o coiso cuspir na cara do Timotinho, para mim essa é uma violência que não pode ser descrita e nem justificada.

Quando ele esteve em desvantagem, encurralado, acuado, várias foram as pessoas que tiveram compaixão dele, e mesmo tendo medo do que ele representava correram em seu favor para que ele tivesse um tratamento digno e correto, para que fosse tratado com o mínio de humanidade, agora que ele esta na vantagem, qual é seu comportamento, qual atitude de vencedor que ele tem.
Toda essa atitude justiceira do coiso se desfaz no momento em que se rende a bruxa Úrsula... Gente como assim. Timóteo não tem perdão, mas a Úrsula tem...
E ai vem outra pergunta ( hoje estou cheia de perguntas): quem é pior Timóteo o malvado incompetente ( sim seus planos sempre dão errado) ou Úrsula,  em cujos planos estava até mesmo o assassinato de uma criança ( mas como posso esquecer a criança não era filha do coiso, não é mesmo aliás criança essa que ele montou todo um teatro para dizer que havia morrido, e outra coisa que eu não esqueço).
Mas... a duquesa interessa ao coiso, só me pergunto qual será sua atitude na hora que o rei leva-la para Seráfia, presa e pronta para ser julgada e guilhotinada.
Gente pelo amor de Deus... Eu não estou defendendo o Timotinho, muito pelo contrario eu só acho que pau que bate em Chico também bate em Francisco... Mas vamos seguir adiante, senão depois vão dizer por aí que eu tenho implicância com o coiso...
Vou fazer uma confissão: eu não era muito fã do Jesuíno... Não mesmo, e tenho inclusive uma teoria, mulher perto do Jesuino fica chaaattaaaaa, veja a Çuçu, com Jesu um porre, Dora perto do jesu chata... Mas tudo bem. Os últimos acontecimentos me fizeram ver outro Jesuino, integro, com caráter, ético e humano, passei a admira-lo desde que ele esteja sozinho ( maldadezinha básica).
Quem não tem maldade e malicia dentro de si, não consegue reconhecer a maldade nos outros, não desconfia das armadilhas, é um ingênuo que facilmente é enganado e traído pelos outros por causa de seu coração...
Felipe é um FOFO, mas ingênuo, cru ainda para o mundo, acreditou no Timóteo, seguiu seu coração e foi feito prisioneiro do facínora (adoro essa palavra, ela é muito sonora)
Na mente pura do coiso: _” Que se lasque” ( não é teu filho né?)
Felipe foi tolo. É claro que sim, ninguém nega isso, assim como não se pode negar a grandeza de seu coração (ta bom eu confesso... sempre arranjo um jeito de efender os meus... sou quase um coiso e saias e chapinha)que se preocupa com o bem estar da peste do Timóteo. Tem muito ainda a prender com o mundo e com as pessoas, principalmente com as pessoas, mas isso só o tempo e a experiência poderá lhe ensinar.
Volto a pergunta: quem é pior A Úrsula maléfica e estrategista, ou Timotinho o incompetente maluco e pedra?
Vamos combinar além de mau e louco, Timóteo ainda é burro e doer, como que ele me larga o Felipe, sem verificar se tem alguém atrás ou acima dele?
Agora outra pergunta: Quem é o coiso para dar lição de moral no Felipe, ou quem quer que seja? Se em breve ele estará se enroscando com a serpente  Ursa ? Faça-me o favor seu coiso coerência seu coiso ,sabe o que é isso?... Cansei
Fora do acampamento:
O retorno de Tibungo, seu arrependimento... O perdão( linda essa palavra, boa de receber, melhor ainda de dar). Voltando um pouquinho no tempo, Tibungo sempre foi capacho de Timóteo, ansiosos para agradar o coronel e assim conseguir uma possição privilegiada, uma mudança de vida, mas mesmo no seu afã ( ui que to chique hoje) algumas ordens ele sempre relutou em cumprir, fez o timotinho mudar de ideia quando ele queria matar Jesuino no buraco, não espancou o profeta quanto o coronel mandou... ele tem pecados sim... Mas nunca é tarde para o arrependimento verdadeiro, sincero...
Arrependido de ajudar Timóteo, Tibungo pede para voltar para casa (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Momento máster top: Batoré por ordem da Úrsula entra em contato com a capital para pedir reforços mediante a eminente invasão  do palácio do governo pelo grupo de cangaceiros
Gente é surreal!
A história em si já é absurda, contada por Batoré, aos gritos ao telefone se torna ridícula, uma verdadeira pegadinha... Comédia pura.
_”... O cangaceiro sanguinário... Herculano Araujo ( não sou eu que estou dizendo é o Batore´) está de posse do recém coroado rei de Serafa, Timotinho Cabral, que autodenominou-se Timotinho , o Terrível, e ele ameaça invadir Brogodó...”
Resultado Gargalhadas do outro lado da linha...
Quarteto amoroso: Dora e Jesuino se beijam. Aurora e Felipe veem. Jesuino enciumado. Aurora sofrendo. Felipe confuso.
O clima esquenta entre Jesuíno e Dora (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Outra pergunta: só eu acho estranho a preocupação de Filó com o Farid
E a capa da noite volta a proteger os amantes por aquelas paragens.
Rei Augusto pensamento longe....
Rei coiso pensamento longe...
Parênteses: me  dei conta de uma coisa agora, mais uma razão senão para ter o braço desnudo do rei, pelo menos para dar um sumiço naquele casacão; as medalhas! Aquele “monte” de medalhas deve ser bem incomodo, deve machucar, arranhar, sei lá... Então pensando no bem estar de nossa querida Lucy Ramos, fora casacão... Tenho dito.
O rei não se aguenta e vai atrás de sua amada...
Tenho certeza absoluta que Patricia se derreteu toda nessa cena: Cesária entregue  as seus sentimentos e demonstrando, toda carinhosa, toda fofinha...
_” Você ta se arriscando demais meu amor...” depois dessa ele enfrenta qualquer coisa.
_” Eu não era um rei, eu não era um guerreiro, eu era  só um homem louco para crrer para os braços de minha amada” meus sais, e meus florais.
O que mais dizer?... Nossa foram longe hein, mas também se ficassem por ali com certeza alguma mala empata romance ia encontra um jeito de atrapalhar nosso casal.
Como não rir de Ternurinha chifrando o prefeito?... Tenho dó do Patácio ,mas na dá para ficar séria com ternurinha
Sobre Úrsula recebendo recado do coiso... Eles se merecem...


Ps perdoem-me a ausencia de fotos, meu programa para conversão de fotos ta dando tilt