SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sábado, 9 de julho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Hoje é dia do caçador, hoje é dia de Petrus...

Sim hoje não quero falar (o que não significa que eu não vá falar) de meu querido e idolatrado Augusto, nem de minha doce  e guerreira Maria Cesária (será que aguento?). Hoje vou falar irmão caçula do meu (ops), nosso rei, duque Petrus. O homem da mascara de ferro, nosso duque de Monte cristo em busca de sua vingança, mais do que vingança em busca de justiça.
Depois de vinte anos, de muito sofrer, ele se viu finalmente livre de sua tortura, ajudado primeiro pelas crianças e depois por Florinda (a chat do momento) e Zenóbio, Petrus aos poucos foi recuperando sua memória e esclarecendo para nós como se libertou da masmorra, quem lhe colocou a mascar, como chegou ao Brasil, ainda existem algumas lacunas, mas a cada dia que passa ele se tona mais forte e senhor de si. Aliás, ele veio para o Brasil de navio, e não de zepelim.
Na sua augustia (he he), perdido, confuso e amedrontado encontrou em Florinda  sua salvação e sanidade  um ponto de apoio,  que parece se encaminhar cada vez  para algo além  de gratidão e amizade... Uma paixão proibida já que ela é casada com Zenóbio seu grande amigo e bem feitor.
Odeio ser repetitiva, mas algumas coisas merecem ser repetidas até a exaustão: Gosto de Felipe Camargo, sempre gostei, gosto de sua forma de atuar, gosto da pessoa que ele é, gosto de graça, admiro a pessoa e o artista, esta entre os meus top 10. E as cenas do reencontro do Petrus com sua família só vem reforçar ainda mais minha admiração por seu trabalho.  Nada me encanta mais do que talento, e Felipe Camargo é talento puro, além de lindo de viver...

Agora se meu adorado rei cacheado me permitir uma pequena indiscrição, uma leve traiçãozinha, vou me render, me colocar aos pés do seu maninho Petrus. Meu rei não fique indisposto, não ( a esperança da pessoa é ótima...), meu coração é total e irremediavelmente seu, mas com todo o respeito seu irmão também é tudo de bom. Ô família... Ô lá em casa...
Antes de continuar gostaria de esclarecer um ponto... Rola um boato por aí, que euzinha da silva estaria desenvolvendo sentimentos profundos pelo meu (nosso) rei, mais profundo do que seria normal, que eu estaria pronta para abocanhar o rei na primeira oportunidade, passando aperna em minha querida Maria Cesária... Que isso meu povo, isso é intriga da oposição.
Meu amor pelo rei é apenas o de uma súdita fiel, jamais usurparia (essa novela esta fazendo um bem danado para o meu vocabulário) o lugar cativo de nossa Cesaria no coração do rei. Ele é dela e ela é dele.
Eu apenas  procuro corrigir algumas injustiças e más interpretações (algumas muito maldosas) que um povinho chato aí anda fazendo e espalhando sobre nosso adorado rei ( e que povo chato! Jesus me acode!)
Sou apenas a  paladina do rei, aquela que o defende de todas as formas , que cuido para que sua imagem não seja deturpada por essa gente mal intencionada e de má vontade com nosso queridão. Tudo com muito respeito. Se eu quero ver o braço desnudo do rei, não é por anda além de querer igualdade... Poxa vida, já vi o braço desnudo do Jesuíno e do Bel, do Jesuíno já vi até mais, já que um dia Timóteo o deixou peladinho na praça, e não se esqueça do banho dele no dia do casamento que não houve com a Açucena, então se posso ver o braço do Jesuíno e do bel por que não posso ver o braço desnudo do rei também? Direitos iguais gente. Pau que bate em Chico também bate em Francisco, Jesuíno no banho, rei também tem que aparecer no banho (não é Patrícia?). Então é isso.
Falei do rei não foi?  Desculpem-me é mais forte do que eu.
Voltando ao duques (by Ternurinha). O baile real não foi só desgraça, no meio do fracasso e dos escândalos do baile, a corte de Seráfia teve uma grande, enorme, gigantesca surpresa.
Mas como diria Jack, o estripador, vamos por partes:
Além de lindos Petrus e o mano tem outra coisa em comum, quando abrem aquelas bocas maravilhosas, fazem bambear as pernas e o juízo de qualquer uma.




O que vocês me dizem do dialogo entre Petrus e Florinda árvore na cabeça ( sim por que aquilo que ela leva nos cabelos não é uma flor  e sim uma árvore de tão grande... perceberam que ainda estou de implicância leve com ela né?, ele dizendo que ela é a mulher mais especial que ele já conheceu na vida ... vamos combinar que essa é a senha para entrar no coração de uma mulher: você é especial.
E ele não para por aí, como bom irmão do Augusto que é ele continua:
_” Se eu me encontrar com a morte hoje, depois de ter sido alimentado pelas suas mãos (eita), de ter tocado a tua pele (uau), de ter sentido o cheiro do teu perfume (aiai), a vida... já terá valido a pena.
E quase que rola beijo...só não rolou por o Zebu, digo Zenóbio, candidato a corno, chegou na hora, todo desconfiado, incomodado com a situação.
E Petrus vai para o palácio.
O baile um fracasso, já está encerrado, todos se prepararam para se recolherem, quando, do nada, surge Zenóbio, trazendo uma surpresa. Todos em choque, incrédulos, cada qual tentando assimilar aquilo que vem mas não acreditam que realmente esteja acontecendo: Petrus vivo!




Augusto se aproxima incrédulo, com medo de estar tendo uma visão, olhos marejados pela emoção abraça Petrus. Toma Florinda, o rei verdadeiramente ama seu irmão, pode se  ver no abraço e nas lágrimas todo o carinho e amor que um sente pelo outro.





Baldini dissimulado querendo abraço do duque, vai ser falso assim lá na Cochinchina.
Rainha helena feliz. Felipe feliz. “Carlota mais do que feliz, seu reencontro com o pai foi tocante, onde você estava papai senti tanto a sua falta” diz ela.





_” Malditos que me roubaram a tua infância.” – e olha para Nicolau.
Não apenas Felipe Camargo é um excelente ator, como duque Petrus merecia um oscar pela sua interpretação, mesmo morrendo de ódio ele consegue controlar sua emoções, só mesmo n´s aqui do outro lado da telinha imaginamos o que eu ele esta sentindo, por que é o mesmo que nos estamos sentindo. Nota mil pela emoção de reencontrar  aqueles que ele ama e que o amam, nota dez mil para o controle de suas emoções, por ter conseguido segurar toda sua raiva e não ter chutado o balde (o balde de verdade, não o Baldini)  ali mesmo e posto tudo a perder. Não basta desmascarar a Bruxa e seus cumplices, é necessário comprovar tudo o que ela fez, afinal como boa bruxa que é ela tem o dom de fazer as pessoas acreditarem em suas  mentiras.
E a rainha mainha, linda, diva, merecia essa grande felicidade, reencontra seu filho, cujo coração de mãe insistia em dizer que estava vivo mesmo contra todas as evidencias (forjadas é claro), quanta emoção no reencontro de mãe e filho.




Mas o top mesmo foi Úrsula, depois de ter sacaneado Euzébio, lhe roubando os sapatos e o fazendo passar toda aquela vergonha, ter sacaneado Cesaria, transformando a cozinha em um ringue de luta livre, ter sacaneado a Açucena e ater entregue nas mãos  do Timóteo e de ter rido muito com suas próprias maldades...que susto terrível ela deve ter tomado ao dar de cara com seu “falecido” marido vivo e sem a máscara de ferro. Ferrou-se bruxa. Toma o que você merece. O medo dela em ser desmascarada. Sua insegurança diante do que estava acontecendo. A ironia refinada de Petrus, chamando-a de minha amada, o sarcasmo do duque. Não tem preço!




_” Sobrevivi  ao inferno pensando no dia que te veria novamente Úrsula...” Eu ficaria com medo.


_”Se você soubesse o que estou sentindo”- nós sabemos duque, ah como sabemos.


Definitivamente Petrus é um ator! Só lembra do que lhe convém  lembrar, pelo menos por enquanto.
A hora da verdade. Petrus e Úrsula, sozinhos no quarto.
A Ursa tentando seduzir Petrus, e ele escapando. Essa foi boa o duque inseguro, perdeu sua virilidade, é a Florinda que o diga.
Petrus escapa das garras da bruxa, mas é por pouco tempo ao retornar ao quarto lá esta ela em sua cama.

Pare o mundo que eu quero descer. Duque Petrus de roupão e pijama real (hummmm!) a bruxa tenta dar a Petrus o soro da verdade. Só que Petrus percebeu toda a movimentação dela, o que ele faz joga fora o liquido do copo. Mas agora queridinha você vai provar do seu próprio veneno,  e você queridinha vai soltar o verbo e revelar toda a verdade sobre suas maldade. Se ferrou bruxa, este é o fim de sua linha e você há de pagar por tudo de mal que já vez aos outros.




and the oscar goes to.... PETRUS!

Eu sei que prometi não falar hoje do nosso querido casal cachinhos... Mas como não falar desses dois?
Depois de todas as emoções da noite augusto começa a se dar conta, do que fez, mas como todo homem que se preze, sua percepção é meio lenta, é necessário que uma mulher, a sempre diva Rainha Ifigênia, de um toque  nele para que ele perceba que fez besteira, que foi rude com Maria Cesaria (só rude meu rei?).





No outro dia (é ele deixa para o outro dia ao invés de ir imediatamente implorar o perdão de nossa menina)ele acorda com uma bomba: Maria Cesaria indo embora do palácio, e nem as crianças, nem  a sogra nota mil, são capazes de demove-la (chique) da idéia.


Vou confessar que desta vez não fiquei assustada, triste até meio deprimida, mas não tive medo desse rompimento, sei que teremos reconciliação e isso mantem minha sanidade.
Apesar de minha tranquilidade não significa que gostei do que vi, bem na verdade até gostei, Lucy Ramos e Carmo Dalla Vecchia deram outro show de interpretação, mais do que as falas, a emoção da cena e dos sentimentos envolvidos (amor, tristeza, magoa...) estavam presentes no olhar, na postura. Esses dois ainda fazem meu coração parar. Chorei  junto (grande novidade né?), meu coração ficou tão apertado que parecia querer sumir, o que eu não gostei da cena foi o sofrimento do meu casal preferido 4 ever, ver o casal tão triste corta meu coração em mil pedaços estilhaça minha alma.
E lá vai o rei se desculpar.


E lá vem Cesaria... O que dizer? Um tiro, uma facada, um soco, ou qualquer outra coisa física, não teria doido tanto quanto as palavras dela.


Existem palavras que são mais mortais do que facas e armas de fogo, pois envenenam a alma, destroem sonhos, criam cicatrizes difíceis de serem apagadas. Disso eu sei bem.
Meu rei se diz surpreso com a decisão dela em ir embora. Como assim meu rei, já era esperado depois do que ela lhe disse no quarto, na noite anterior.


Mulher simples e VULGAR (olha  ai  eu não disse que determinadas palavras são marcadas a ferro e fogo dentro de nos? Tem o efeito de uma hecatombe nuclear em nossos sentimentos )


Se eu te ofendi me perdoe! Eu te amo meu rei, mas... O senhor ainda tem duvidas sobre isso DÃ! Troféu sorvetinho na testa, desculpe meu rei mas as vezes quero lhe dar uns tapas (imagens delirantes passando na minha cabeça... com muito respeito é claro !)
Rei, rei, rei, Gutinho do meu coração o que faço com vossa majestade?
Como se fosse uma... Ate eu lhe pergunto. Uma  o que? Diga...diga... Tem momentos que o melhor é ficar calado, rei querido.


Você acha que eu sou tão frio, tão insensível, depois de tantos momento que passamos juntos?
Eu respondo essa. Frio? Não. Insensível? Não. Mas irremediavelmente (espero que não) preso as convenções e cerimoniais da corte e da realeza, preso as convenções, extremamente controlado, aponto de sufocar sua humanidade, não humanidade não, mas seu lado homem, o rei sempre fala mais alto, o homem fica sempre ofuscado pela coroa (ou quase sempre, já que todas as vezes que ele apareceu o senhor foi feliz e foi esse homem quem conquistou Maria Cesaria e conquistou nossa eterna admiração.
Oh céus e a carinha dele? Oh dó.
_”Foi uma mágoa imensa ouvir de sua boca que eu havia manchado sua dignidade.”
E a lágrima escorre pelo rosto do meu rei... Estou morrendo junto com ele. Alguém chama o Samu por favor, meu coração está parando....paraaandooo...

Agora ele entendeu o que fez!


Uma hora eu ia ter que acordar! E ela vai embora chorando... continuo morrendo agora com minha doce cesaria.



E ele desaba, acabou-se a convenção, foi-se o rei, ficou simolesmnete o homem, que chora pelo amor perdido.





Encerro com a imagem desolada de nossa querida Maria Cesaria.