SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PARA QUEM FICOU CURIOSO:SIGNIFICADO DAS PEÇAS NO JOGO DE XADREZ

Significa um reinado contra o outro e o que significa é exatamente o que elas são.
Peão são os soldados andam uma casa a frente e capturam na diagonal, no primeiro lance pode, não é obrigatório, pular duas casas a frente, só andam pra frente.
Rei é o rei a peça mais importante do tabuleiro se for capturado termina o jogo e anda uma casa em qualquer direção diagonal pra frente ou para trás.
Rainha a peça mais poderosa do tabuleiro anda da mesma maneira do Rei, mas quantas casas quiser.
Torre as segundas peças mais poderosas são duas e andam pra frente para trás para os lados sempre em linha reta cruzando as casas pretas e brancas.
Os bispos são peças equivalentes aos cavalos em valor vai do jogador que gosta mais de manter os cavalos ou bispos, anda nas diagonais, temos um bispo que anda somente nas diagonais pretas e outro nas diagonais brancas ele perde em valor para a torre mesmo a primeira vista parecendo ter o mesmo valor, porque se o rei estiver na casa branca já é suficiente para se defender de um bispo da casa preta e um rei e um bispo contra um rei, estes não conseguem dar xeque mate numa final de partida acabando assim empatado. Enquanto que uma torre e um rei contra um rei o xeque-mate é inevitável.
Cavalo anda em L três e duas casas em qualquer direção, o que iguala seu valor ao bispo é o poder que ele tem de pular por cima de qualquer peça, é a única peça do tabuleiro que faz isso, a única que pode dar um xeque no rei e se o rei não puder se movimentar e nenhuma outra peça puder capturar esse cavalo é xeque-mate, não tem como colocar uma peça protegendo o rei como acontece nos outros xeques. Muitas vezes temos até que sacrificar uma rainha para proteger o rei de um xeque de cavalo, é uma peça que não tem muito valor, mas dá muito trabalho a jogadores desatentos.
Peças mínimas para xeque mate:
Rei e torre contra rei é o mínimo para um xeque-mate e é muito fácil de se conseguir.
1 Bispo, um cavalo e um rei contra um rei. Não é qualquer jogador que consegue muitas vezes ele cede o empate porque não consegue capturar o outro rei com essas peças parece fácil, mas não é.