SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CORDEL ENCANTADO: “Só isso...”

AVISO: este texto é longo como esperançade pobre. depois não digam que eu não avisei.

O baile. Há alguns dias atrás estaríamos sofrendo muito  com o desenrolar desse baile de horrores, as notícias não eram nada boas. Augusto iria (e fez) magoar nossa Cesária terrivelmente e isso faria nosso coração sangrar abundantemente (o meu quase teve uma hemorragia), mas agora de posse dos resumos e já sabendo que  Cesária vai aprontar 9ninguem acredita no que ela vai fazer, se você não leu eu não vou contar!) e que haverá uma reconciliação (YUPIIIIIII!!!!!!), estamos quase tranquilas. Vamos odiar  o Gutão magoando nossa Cesária, o rompimento vai romper com nosso coração mas... tchan, tchan,tchan,tchan... Tem muito mais nesse baile do que sonha nossas vãs especulações...
Portanto aos trabalhos:
Vou chocar a Maria agora, apesar dela não ser ovo, vou iniciar os comentários adivinhem? Elogiando a Açucena, quero dizer a princesa Aurora, que classe, que delicadeza, que finesse, definitivamente é minha princesa favorita ( é um pouco de exagero, eu sei mas vamos aproveitar, peguei  tanto no pé dela que agora ela ta precisando de confete!).




Os convidados chegando... O ibope do baile tá baixo.

Nossa cesaria surgindo deslumbrante no salão para despeito de Ternurinha, e felicidade de Dora (eu gosto muito dela!), a cara do Patácio ao ver Cesária é algo!






E a tiara desapareceu... eu sabia que a rainha mainha se fazia de caduca, simplesmente Diva!



Deve ser mal de família Petrus xavecando a Florinda, ela quase não gostou né? 9ironia pura!). Pobre Zenóbio, tem cheiro de chifre no ar.




O forro pegando fogo. Pobre se diverte bem mais que rico.
Pobre Antônia vai ser azarada assim lá na casa do capeta, por outro lado o peruquento Batoré ganhou um pontinho hoje, deixou de ir ao forro  e ao baile do rei para fazer companhia a Antonhinha que esta com uma crise de alergia.
E o plano maléfico de Ursa é colocado em prática. Pobre Euzébio, sapato novo já é um tormento, sapato novo um número menor é o tormento dos infernos. Vai gangrenar o pé do infeliz.




E lá vai Petrus o duque vingador.

E agora... Momento top, máster, big,the best, super, hiper mega esperado...
De um lado a bruxa ursa, pirigueti dos infernos, duquesa de araque.

Do outro Maria Anderson Cesária da Silva, nossa heroína que não tem sangue de barata...

Uau... Barracão. Quem é essa? Quem é essa pessoa que esta dando um corretivo na bruxa, sei que as coisas não se resolvem na violência, e que  na verdade Cesaria faz exatamente o que Ursa queria, mas que lavou nossa alma, ah lavou, meu momento preferido é Cesaria jogando a bruxa no chão, lugar que ela merece. Alma lavada, se fosse eu já teria descido do salto há muito tempo, sou uma lady, mas de vez enquando baixa a lavadeira, e aí meus amores sai de baixo!















Mas chega a turma do deixa disso, Baldini quer chamar a policia, tem certeza criatura dos infernos? Olha que quem tem rabo preso não deve arriscar!


E lá vem o que não queríamos. O rei pede para falar a sós com Cesária. Sabe aquela história do copo pela metade? Eu sempre prefiro ver o copo meio cheio e não meio vazio, principalmente  quando me interessa.
Como assim meu rei não deveria ter discutido e nem agredido a duquesa?

Vulgaridade impar. Ato indigno. Ah meu rei o senhor ira se arrepender amargamente de suas palavras.



_”...até que demorou muito para você atirar na minha cara o que eu sempre soube.” Isso responde a uma pergunta que eu tenho me feito constantemente, o por que dela demorar tanto para dar uma resposta definitiva para o rei.




Tá rei controlar os impulsos concordo... Em parte, ninguém tem sangue de barata, até o Miguezinho que é santo já partiu para a ignorância com o Timóteo, isso que nem era com ele, agora imagina a Cesária, sendo ameaçada, humilhada e espezinhada por aquela pessoa (nem estou falando do Balde0 que não vale nem a unha do mindinho dela, desculpa mas ela não é capacho não...
_” Eu nunca pedi para ser rainha (ai), nem para ir com você para o seu reino (ai, ai), eu também nunca prometi deixar de ser quem eu sou (isso!), eu me apaixonei por você, só isso(isso foi facada, pancada tiro no coração, ainda pegou a faca e torceu, eu to me sentindo horrível imagine meu rei?)


_” mas esse sonho acabou...”acabou não querida, acabou não.

Mas mais eficaz do que as palavras foi ele tentando se reaproximar dela e ela lhe dando as costas (ai, ai, ai, mil ais).




E no meio de tudo isso o que a cara do Augusto, ele sabe que fez caca, mas não tem ideia do que foi que fez, ele não se deu conta da gravidade de suas palavras. Mas homem é assim né? Para eles é alho, para nos é bugalho, eles não prestam atenção no que dizem, eles não pensam no que dizem. Faço uma previsão aqui daqui a vinte anos lá em Seráfia numa bela noite qualquer cesaria ainda vai lembrar-se do que ele disse, e ele vai ficar coma mesma cara de o que eu fiz? Não to entendendo!
Mas como diz Nidinho: _” No final vai ficar tudo bem! Acredite Maria Cesaria!


Agora o que eu tenho certeza é que deve ter um povo aí esperando para ver se eu vou ter coragem de defender o rei depois dessa. Se eu vou desculpa-lo. Respondendo a quem quiser saber, saibam que desculpar eu não desculpo, mas perdoo de todo o meu coração.
Eu sei que é difícil de aceitar que o rei acredite na Úrsula, o fato de que ele ainda não sabe que ela é responsável pela desgraceira que lhe ocorreu há vinte anos, não o redimi de que no mínimo ele deveria desconfiar de tudo o que ela diz, pois uma pessoa que é capaz de dar sonífero para ele (poderia ter sido veneno) e de roubar o anel que ele deu para Cesária, não merece muita confiança, depois ele deve acreditar na mulher que diz amar (que tipo de amor é esse?). Mas o fato ´e que ele creditou na bruxa, até mesmo por que foi um choque para ele e para nos ver Cesária Tyson em ação.
E lá vamos nós há outro rompimento, mais palavras duras, mais magoas e mais lágrimas.
Uma noite dessas no TT Mia perguntou como era possível eles se amarem tanto e se magoarem de forma tão intensa, tão profundamente, essa pergunta não tem me abandonado esses últimos dias, pensei, pensei, pensei e acabei por lembra de uma das várias histórias da mitologia grega a cama de Procustro:  Na mitologia grega, Procustro (o esticador), também chamado de Damastes, foi um gigante que morava em um castelo em Eleusis. Convidava os viajantes a pousarem no castelo, onde tinha uma cama de ferro. Se o convidado era muito grande para a cama, ele amputava o excesso; se a vitima era muito pequena, ele a esticava ate as pontas da cama. Ninguém nunca cabia exatamente na cama de Procustro, porque ela era ajustável.

Procustro continuou com seu reino de terror ate que foi capturado por Teseu, o qual colocou Procustro em sua própria cama e cortou fora sua cabeça e seus pés.
Segundo a psicologia esse mito representa algo muito comum a nós seres humanos, aquele péssimo hábito que a grande maioria de nós temos de querer enquadrar os outros dentro de nossas expectativas, de nossos sonhos, oque  me faz lembrar o trecho de uma musica de Cazuza ( o poeta), chamada Blues da piedade que diz “Pra quem não sabe amar
Fica esperando alguém que caiba no seu sonho”, n´s sempre criamos grandes fantasias de amor, e procuramos adequar os  nossos amados dentro dos nossos desejos, tentamos a todo custo transforma-los em príncipes encantados , quando na verdade são apenas sapos, ou pior ainda são apenas humanos, e dá-lhe cortar pés, ou esticar braços, o problema que as vezes nossas expectativas são  grandes demais, e esticamos, esticamos, esticamos, até que tudo arrebente.
É certo, mais que certo que nosso casal se ama, já  até tive dúvidas, não as tenho mais, mas também  é certo, que eles ainda tem muito o que aprender um sobre o outro, principalmente sobre suas falhas, nenhum dos dois esta errado, mas nenhum dos dois está certo, precisam esquecer suas expectativas de fantasia e encarar a realidade, ela não pertence ao mundo dele e ele não pertence ao mundo dela. O que fazer separar? NUNCA, basta apenas se adaptarem as diferenças, OS DOIS, ele não vai caber na cama dela, ela não vai caber na cama dele, precisam encontrar um meio termo, nãos e vive uma relação dessas vivendo apenas das qualidades e das fantasias, existem defeitos, acertos e concessões que precisam ser feitas de ambas as partes, ele precisa compreendê-la e ela precisa compreendê-lo, sem fantasias, sem expectativas que excedam o possível e o real.
Augusto no seu encantamento quase infantil esquece que ela não pode (ainda) se comportar como uma rainha, como meu rei? Ela recém esta aprendendo a se comportar como uma mulher adulta, a ser um individuo. Do inicio até agora como ela cresceu, quanto amadureceu nossa menina. Ela mal falava o olhar sempre baixo, o rosto escondido do mundo. Vejam  aonde ela chegou, vejam  o quanto ela aprendeu a se defender. O bicho do mato se transformou em uma formosa leoa. Agora sim ela está no caminho de ser uma grande rainha.
Ali naquele quarto estava o rei, que sempre mete os pés pelas mãos, como já disse meu rei às vezes é meio dã, e precisa de umas sacudidas. Como diz a rainha mainha, Augusto é um grande rei, mas como homem ainda tem umas coisinhas a aprender. E o aprendizado começa agora meu rei e quem vai lhe ensinar é como dizem alguns, essa sertaneja pobre, selvagem, semi- analfabeta,negra... A criada.
Cesaria o ama sim meu rei, mas não vai fechar os olhos para seus erros e nem passar a mão sobre sua nobre e linda cabeça cacheada, agora que ela acordou para vida, vai ser difícil leva-la de volta para as sombras, e o senhor meu rei querido foi responsável por esse desabrochar, agora aguente e corra atrás do prejuízo.

E vamos às valsas, rei com cara de glúteo, Felipe todo prosa (fofo), Euzébio... Oh! Dó! Tadinho, Nicolau deu sumiço nos sapatos do coitado e lá vai ele arrastado dançar a valsa com a filha, maior constrangimento, vergonha. Que fase é essa? Que dó da Cesaria, que dó do Augusto, que dó do Euzébio, que dó até da Çuçu!


Eita que o baile foi um fracasso só, um verdadeiro baile dos horrores, trash do inicio ao fim, e por falar em fim... Lá vem ele O duque de Monte Cristo: Petrus, o vingador.

Choque  e incredulidade geral, zenóbio introduz ao salão o morto mais vivo que Brogodó ou Seráfia já viu, comoção na família real.



Toma Florinda, vê se depois desse reencontro e desse abraço há a mínima possibilidade do Augusto ter feito o que você acha que ele fez. Algo bom para nosso rei hoje a volta de seu irmão caçulinha.












Carlota emocionada com o retorno do pai, fiquei comovida com ela, todos felizes e emocionados, Baldini o maldito, Nicolau cara de pica-pau e ursa apavorados.



Mas Petrus tem planos, tem uma estratégia, se faz de tolo, esquece-se de sua raiva, pois não basta desmascarar a bruxa e seus cumplices eles precisam pagar por todos os seus crimes, para isso ele precisa de provas irrefutáveis. Mas a hora da bruxa esta chegando, tremei Úrsula, tremei Nicolau, Tremei Baldini, tudo o que vocês fizeram terá um preço e não será nada de bom ou suave para vocês.









Ainda no baile temos fausto tentando matar Timóteo.


Patácio ganhando um par de chifres de D. Ternurinha com o zoio  furado.

Açucena sendo sequestrada por Timóteo. Mas fiquem tranquilos Jesuíno amor de minha vida já fez sua boa ação de herói hoje e já salvou sua amada.

E por hoje: “só isso...” Eita que essas palavras vão me acompanhar por séculos e além. Imagine o Augusto. Ele vai ter pesadelos com isso.