SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Um baile sem máscaras...

                Prepare seu coração pras coisas que eu vou contar... (Disparada – Geraldo Vandré)
                Essa estrofe é mais do que apropriada para as coisas que tenho que comentar hoje, é mais do que apropriada para tudo o que está por vir em nossa novela... Preparem-se Brogodó voltara a tremer.
                Mas antes como de costume um pouquinho de mim.
                Parece que avida me preparou uma surpresinha... Em breve, muito mais em breve do que eu previa, terei que me afastar de Brogodó ... É meu povo , vida de professor público não é mole não, me foi oferecida uma oportunidade, que financeiramente é irrecusável... e lá vou eu para a noite... Assim, não poderei mais acompanhar, a novela em real time, junto com minha Família Cordel...  Ainda bem que existe o tubão e demais sites que permitem assistir a novela depois, mas vou sentir muita falta das garotas (Maria, Rozi, Mia, Patricia e da diva Lucy Ramos que quando pode, sempre passa para nos dar um alô) mas "C'est la vie". È a realidade interferindo  na minha ficção.
                Outra novidade que me traz aqui é a atualização de minha lista negra, que para minha surpresa está diminuindo, eram 10, agora são 6, em vias de diminuir ainda mais. Aí está ela
1º. Lugar Úrsula  e Nicolau. Vamos ver as razões: Assassinato da rainha Cristina, desaparecimento de Aurora, máscara de ferro em Petrus, tentativa de assassinato de Açucena, sua cumplicidade com Timóteo, seu prazer em atormentar Cesária... etc.
2º. Lugar Baldini. Seu envolvimento no desaparecimento do Duque Petrus e sua relação com Úrsula, sua oposição e a magoa que causou em Cesaria, sua futura traição ao rei.
3º. Lugar Timóteo. Sua crueldade, sua obsessão por Açucena, o “golpe” que dará em Brogodó.
4º. Lugar aquele que não digo mais o nome por enquanto e começa com H. apontou uma arma para meu rei (eu guardo rancor ), mentiu para o rei sobre a morte da filha, tentou fazer a cabeça de Cesaria contra o rei, e vai se meter de novo com o casal.
5º. Lugar Florinda. Sua implicância gratuita com o rei. Ela quer por que quer que o rei tenha participado da conspiração para por a  mascara de ferro no irmão, mesmo esse dizendo que não. Ô coisa chata.
6º. Lugar. Miguézinho  essa história de flor já encheu, fez a cabeça do bocó do Inácio, roubo a tiara da Aurora, e roubou o tesouro de Seráfia.
Viram como eu estou ficando boazinha?
Prepare seu coração pras coisas que eu vou contar...
E agora aos trabalhos:
De posse dos mais recentes resumos (ainda bem que eu não cumpri a promessa de não le-los, ou a essa hora eu estaria augustiada), posso dizer que dias bombásticos e eletrizantes virão por aí, gravidez, guerra, ferimento a bala, pai salvando filho, reconciliação, vingança, fuga, uma emoção atrás da outra...
É a Idade das Trevas se aproximado de Brogodó, introduzida com todo o garbo e elegância por um baile real, ou como diz a Mia por um baile trash.
Mas isso é assunto para depois, por enquanto vamos aproveitar o que nos resta de felicidade e calmaria, antes que venha a tempestade.
Prepare seu coração...
Jesuíno e Dora cada vez mais próximos, é claro que Açucena chora aqui pelo amor de sua vida, e Jesuíno chora lá, ambos sofrendo e saudosos um do outro, mas também é certo que o Jesuíno esta bem balançado por Dora, ele está impressionado com a moça e com o que ela é capaz de fazer pelo amor que diz sentir por ele. Eu digo que não fico muito animada com essa aproximação, para mim Dora é do Felipe, e Felipe é de Dora. Não gosto de Dora quando ela esta com Jesuíno,  ela fica meio que apagada perto dele, não é a Dora combativa que gostamos tanto, a não ser quando ela está de Fubá, gosto dela com Felipe, os dois juntos é fogo puro, cumplicidade, companheirismo e mesmo ele s ainda não percebendo amor. DOLIPE 4 EVER!



Quando não está chorando pelo amor de sua vida, Açucena assume sua porção princesa Aurora, aliás, de quem gosto muito, estou verdadeiramente encantada com Aurora, é uma verdadeira princesa, deve ser o sangue real... Delicada, gentil, um encanto de menina.



Em 70 e poucos capítulos é a primeira vez que ela se preocupou com alguém além de Jesuíno ( sim por que ele está na frente até dela mesmo) surpresa geral, ela demonstrou preocupação com os sentimentos de seu pai de sangue, ficou preocupada em magoa-lo caso ele descobrisse que ela vendeu sua medalhinha... Não sou ovo mas estou chocada, o que faz uma tiara real hein? Estou tão encantada com essa nova fase que a tirei imediatamente de minha lista negra, essa semana ela não merece estar lá, não merece mesmo!
Já há alguns dias estou querendo falar de uma pessoa que esta me irritando muito; Florinda. Alguém poderia me dizer a razão de sua implicância gratuita com o Augusto? Ela simplesmente pegou no pé real e não larga nem por decreto, mesmo Petrus afirmando inúmeras vezes que Augusto seria incapaz de fazer algo do gênero, ela insiste em suspeitar do rei ( suspeitar estou sendo boazinha, ela acusa mesmo!). Volto a repetir teria sido muito mais fácil deixar que Petrus morresse em batalha, do que colocar uma mascara de ferro no irmão, a pergunta é? Por que ele deixaria o irmão morrer? Qual ameaça Petrus representaria para ele? Fala sério Florinda! O que ela tem que fazer é ser mulher o suficiente e assumir que não quer revelar a verdade sobre Petrus por que o quer perto de si, oras até o Zenóbio já esta percebendo o climão que rola ali. Vá cuidar de sua vida e deixe de implicar com meu rei.


Eu ia falar do Timotinho, mas vou esperar  que ele surte de vez...
E como não poderia deixar de faltar, o meu, o nosso casal cachinhos, que essa semana nos brindaram com uma overdose de fofura, fofura pra cá, fofura pra lá, cachinhos pra cá, cachinhos pra lá...

O rei praticamente se mudou para a cozinha, não sai mais de lá para nossa extrema felicidade, e Cesária está quase convencida de que Yes, I CAN (sim eu posso!). Pena que vai terminar , pelo menos por enquanto, ficaremos alguns dias sem as fofices do casal, mas o bom é que tem reconciliação, e reconciliação é sempre TOP.
Se por um lado durante o baile de apresentação d aprincesa ficaremos arrasadas por  o que vai acontecer com o casal, por outro podemos  ter esperanças meninas, sim esperanças, Augusto não é perfeito, ele erra ( e geralmente feio), é imperfeitamente humano, por tanto não é fruto apenas da ficção, assim sendo minhas esperanças de encontrar um parecido aumentaram.  Perfeição só na ficção e olhe lá.
Meu rei vai cometer um grande erro, vai magoar nossa doce Cesária, meu coração já sofre de antecipação, assim como ela já o magoou, sinto que a dama das camélias já se aproxima de mim, aí rei, pobre de vossa majestade, ai Cesaria, pobre de nossa menina, mais uma provação no caminho de nosso adorado casal... Precisamos ser forte, tudo isso há de passar.
Véspera do baile.
Úrsula, Nicolau e Timóteo prontos para dar um fim ao grande baile, cada qual defendendo seus próprios interesses, passando por cima de qualquer um que surja em seus caminhos, Úrsula inclusive é capaz de usar sua própria filha e sua maluca paixão pelo coronel para atingir seus objetivos ( pobre Carlota, estou com pena dela, ela realmente se apaixonou pelo mau caráter, tanto que nem faz mais questão de ser rainha, quem lembra do piti dela quando seu casamento com Felipe foi interrompido, pois é gente é a força do amor)


Momento máster Juca e Nidinho duelando para decidir quem irá dançar com lady cecilia. Com certeza isso deve ser influencia de Augusto – duelo. Cesaria colocando ordem, vai treinando menina, pois tenho a sensação de que você terá lindos principezinhos para manter sobre controle (prevendo o futuro). E por sinal parece que nosso rei tem jeito com crianças, até demais já que contribui com o furdunço na cozinha.






Momento máster 2 – ternurinha tentando seduzir Patácio. E por falar no casal parece que não vai ser dessa vez que Brogodó se tornara a cidade luz do sertão.  O casal saiu tostadinho  do teste do gerador, isso que o padre conseguiu convence-los a não jogar água bento no dito cujo, água? Eletricidade? Imagina se o padre benze o bicho?






Essa foi difícil até para o rei segurar o riso, ele precisou recorrer aos seus anos de autocontrole para não rir do casal, ainda bem que não sou da nobreza e posso rir muito desses dois, como diz rainha mainha, prefeito Patinho e dona Tontinha.
E por falar no rei para desgosto do maldito Baldini, lá se vai ele de novo para a cozinha, eu não disse que ele não sai de lá?
E vem mais fofice, rei roubando beijo de Cesaria, que tá que nem menino apaixonada... FOFO!



Momento top máster – a cinderela se apronta para o baile.
Nossa linda e doce Maria Cesária se prepara para o baile, esse baile não significa apenas a apresentação de Aurora, mas também é a apresentação de cesaria e uma declaração por parte do rei de que Seráfia terá´ uma  nova rainha. Uma verdadeira cinderela, ou gata borralheira como preferirem, e assim como na historia original ela só terá até a meia noite, ou ainda menos para viver esse lindo sonho, já que a Bruxa Ursa esta pronta para estragar essa noite mágica.










Já estou penalizada com Euzébio, com muita  dó de Cesaria e até com pena de Açucena, vitimas das maldades de Úrsula, mas o que é dela esta guardado e logo será revelado, estava seriamente pensando em não assistir a esse maldito baile, mas agora faço questão quero ver Petrus surgindo dos mortos.  Vai lá Duque de Monte cristo e vingue-se da bruxa má por nós.