SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sábado, 23 de julho de 2011

CORDEL ENCANTADO: Fazendo Justiça?

Costuma-se dizer que novela você assiste obrigatoriamente na primeira semana para conhecer os personagens, na última para ver como acaba, e um ou outro capítulo ao longo dos meses, para não ficar de fora das rodas de conversa e não se transformar em um alien social.
Aí aparece um Cordel que desmente essa teoria provando o contrário, não dá para perder um capítulo e você nem quer, sempre tem algo acontecendo, sempre uma reviravolta, uma nova intriga, as famosas barrigas (em bom português encheção de linguiça) tão comuns nas novelas, estão ausentes, Cordel não tem barriga e se tiver é uma daquelas sarada, tanquinho, que dá gosto de olhar...
Vejam só a situação, ontem Timóteo por cima, rei,noivo de Açucena, os bons escorraçados da cidade,humilhados...
Hoje um giro de 360º., Timóteo preso, Açucena livre, a vitória ou quase dos bons e no intervalo de tudo isso uma série de tramas paralelas que contribuem para que nosso desejo de acompanhar a história só aumente...
Entre quinta e sexta-feira a velocidade dos acontecimentos, impediram a nós telespectadores  sequer de piscar ou dar uma fugidinha para uma aguinha ou um banheirinho, vai que se perca alguma coisa
?
Então aos trabalhos: um breve resumão dos últimos acontecimentos.
Timóteo louco de atirar pedra, com síndrome de Napoleão... Coroação do novo rei ( devo reconhecer que foi a melhor cena de Bruno Gagliasso, deu para sentir a medida do seu desequilíbrio, ou melhor, a falta de medidas para sua falta de noção da realidade, assustador)
A duquesa se justificando para a filha, mais mentiras, mesmo já tendo sido desmascarada e sua índole revelada ela continua mentindo.
O rei sem lenço e sem documento, sem teto, sem amor se unindo a Jesuíno e ao cangaceiro rei ( quase abandonando o coiso, quase voltando a chama-lo pelo nome) para lutar contra as injustiças.
Açucena agindo, ponto para ela, mesmo não dando certo sua fuga, pelo menos ela reagiu.
Damião, o futuro sogro do rei... Volto a falar dele depois.
E... Momento top máster tchan, tchan, tchan, tchan... A reconciliação, nossa como demorou esse dia, sofremos intensamente e para alguns furiosamente, mas enfim... O casal cachinhos voltou... Para tanta expectativa a cena foi muito rápida, queríamos mais... Mas como sempre não é o tempo que nos encanta, mas a intensidade do que é representado: desculpas, perdão, declaração ( não consigo mais conceber minha vida sem você... ou sou só um homem apaixonada. Nem vou pedir para que o mundo pare dessa vez, quero seguir essa viagem), promessas, pedido...
Augusto diz que não consegue mais viver longe dela (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
_”então volta para mim...”_  Volto ... Digo eu... Mas não é comigo...
Olhos que não mentem, beijo com vontade e saudade...
Rei Augusto se declara para Maria Cesária e os dois fazem as pazes (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
E no bom da festa, lá vem Jesuíno atrapalhar nosso momento sublime... Te liga, Jesu!
O time dos justos, rei Augusto e seus companheiros, Jesuíno e o Bando da Alvorada, o cangaceiro rei e seu grupo de cangaceiros. Prontos para derrubar o novo rei.
Plano em ação...
Jesuíno e Felipe ( quando ele for coroado rei será que ele passará a se chamara Felipe, o Fofo ... )trocam de lugar com os cocheiros da carruagem real e conduzem o “rei” e sua noiva direto para uma armadilha fora da cidade...
?
Timóteo é levado preso por Zenóbio e Petrus (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)

Surpresa Timóteo, não tão terrível agora, tem a coroa substituída por um saco, o cetro por cordas, o trono por uma gaiola...
Com as roupas dos cocheiros, Jesuíno e Felipe conseguem resgatar Açucena (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Açucena livre. Momento fofinho demais a Çuçu abraça o papy e o chama de meu pai... Muito fofo.
Simbora para o acampamento dos cangaceiros,o novo acampamento...
Esse Damião... Cego, perdido... Cego de alma,perdido  em suas convicções equivocadas, em sua ignorância e frieza.
“Quem serve ao filho das sombras acaba vivendo nas trevas.” Assim diz o profeta... Que tenta iluminar a razão e coração desse pobre homem (pobre de espírito) e traze-lo para o caminho da verdade que ele se recusa a ver.
A amargura está corroendo a alma desse infeliz ( não é um xingamento é uma constatação, essa é uma pessoa infeliz), sua desconfiança o transformou em uma pessoa amarga, cruel, que não sabe reconhecer o valor da família, que corrompeu sua alma, que perdeu a capacidade de discernir os verdadeiros valores dos falsos.
Quanto mal você já fez, a quem só lhe deu amor, Amália, Maria Cesária, Juca e Galego... Pobre Galego, rejeitado, carente, excluído, humilhado por algo que ele não tem culpa.
Mas como diz o profeta quem sabe “ quando o brilho de seus olhos escurecerem de tudo, quem sabe a luz de sua lama não o ajude a enxergar”... Só espero que não seja muito tarde.
Antes do  Timóteo...
Fim das ilusões de Cícero (vamos combinar só ele ainda não havia percebido que para Antonia ele é um irmão).
Nascendo um novo casal: Rosa e Ciço.
Úrsula permite que rainha Helena visite a rainha mainha... Estratégia da bruxa para manter sua farsa já que rainha helena conhece bem o tal cardeal, que era inimigo de seu marido.
Antônia tentando convencer o peruquento a romper com Timóteo para quem sabe assim ganhar sua admiração e respeito... Não adiantou.
Florinda preocupada com o marido... Tá bom Florinda vou fingir que acredito que você não para de pensar no... Zenóbio ...
?
Outro casal surgindo: professora Teinha e Quiquiqui.
O destino de Timóteo:
Uma vitória para os justos: Timotinho aprisionado.
Ponto para o rei, eu não tinha dúvida disso, preocupado com a forma como o prisioneiro será tratado (Maria Cesária iria amar essa postura real)
O que será feito de Timóteo
?
Alguém uma vez disse: “ olho por olho e o mundo acabara cego...” essa pessoa chamava-se Mahatma Gandhi, um grande guerreiro, que negou a violência e exaltou os métodos pacíficos para a resolução dos conflitos entre os homens.
Timóteo é feito de prisioneiro em uma gaiola (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Timóteo  enjaulado, sem comida e sem água ( minha vó sempre tentou me ensinar que água não se nega nem ao próprio capeta! Você pode negar outras coisas, mas água não!)
Podemos perceber claramente sinais de uma divisão no grupo, suas expressões denunciam esse fato, os cangaceiros felizes e tripudiando sobre o prisioneiro, os demais incluindo Jesuíno e seu grupo, desconfortáveis diante da situação.
Herculano ri da cara do coronelzinho enquanto ele é içado (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Não que Timóteo não mereça isso, e até pior, como diz Petrus, “mas qualquer criminoso, mesmo o mais cruel merece um tratamento digno”, é o que diz o rei Augusto Frederico III, o Justo ( Cesária e Augusto não negam água a ninguém... eita casal vinte)
O que diferencia Timóteo, ou qualquer servo do mal (agora dei uma de profeta) é a forma como se lida com seus desafetos, no caso aqui com seus prisioneiros, com certeza Timóteo faria até pior ( como fará... a eterna maldição dos capítulos antecipados... pobre rei...), mas o grupo do “bem”ao agir como Timóteo agiria, acaba se igualando a ele, repudiando seus valores,negando aquilo que os torna superiores aos representantes do mal.
Mas o destino de Timotinho esta nas mãos dos cangaceiros... São eles que decidiram o que fazer com o cornezinho, de acordo com seus crimes (olho por olho...)
Parênteses – gente nem na época de Hamurábi, onde a pena de Talião era a diretriz máxima “ olho por olho, dente por dente”, isso funcionava, na maior parte das vezes apena sempre era mais pesada para aqueles que não pertenciam a nobreza, a retribuição só era valida realmente dentro da mesma classe social... Por tanto esse negócio de olho por olho nunca dá certo...
Mas vamos lá seguindo essa lógica, quem  mata morre, quem rouba é roubado, quem fere é ferido... Todos aqueles que foram roubados, acossados, aterrorizados e feridos pelos cangaceiros, tem o direito de fazer o mesmo ao grupo do coiso ( eu tentei, mas ainda não deu!)... Olho por olho...
Aliás, por falar nisso o próprio Augusto, poderia então seguindo está lógica, apontar uma arma para a cabeça do coiso ( nunca consigo esquecer isso, traumei nessa cena),ou colocar uma faca no pescoço dele... Olho por olho...
E para encerrar... Quem determinou que o coiso fosse juiz e júri Quem lhe deu esse poder e autoridade ?Ele foi prejudicado pelo Timóteo, os outros também foram...
?
Mas... Enfim quem é que realmente sabe o que é justiça Geralmente o que parece justo para mim, não o é para outros...
?
JUSTIÇA OU VINGANÇA?
Cícero pede para se vingar de Timóteo (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
 ESTE ´E MEU REI....
Rei Augusto pede para Herculano ouvir sua proposta e de Jesuíno (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
ME DESCULPEM... MAS EU POSSO ESTAR ENGANADA, MAS uRSULA NÃO É TÃO MÁ QUANTO TIMÓTEO? ... EU ARRISCARIA DIZER ATÉ UM POUCO PIORMJÁ QUE OS PLANOS DO CORONEL GERALMENTE DÃO ERRADO E OS DA uRSULA DÃOO CERTO? uRSULA NÃO MENTIU, MATOU, ROUBO, PREJUDICOU INOCENTES, TRAIU?.... ENTÃO COMO QUE ESSA CRIATURA TÃO JUSTA VAI PERDOA-LA E AO TIMOTEO QUERIA JUSTIÇA-LO? yÉ QUE JUSTIÇA É ESSA? VALE PARA OS OUTROS MAS NÃO VALE PARA MIM? tO SABENDO SEU COISO... 

Herculano e Úrsula se reconciliam (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)