SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CORDEL ENCANTADO: TIMÓTEO, O TERRIVEL E SEUS ÍDOLOS.

Pois bem... Tem algumas pessoas que acham o rei Timotinho meio exagerado em sua insanidade, lamento informa-los, mas ele não é o único monarca, fajuto ou não a desenvolver um certo desequilíbrio mental, sem querer assustar meus amigos leitores aqui vão alguns exemplos de rei digamos assim, meio... Fora da casinha:

CAMBISES II - imperador persa,filho de Ciro, O Grande.Enquanto Ciro foi lembrado por sua generosidade para com seus inimigos, Cambises foi lembrado como um tirano. Dizia-se que era um homem de temperamento explosivo. Segundo Heródoto, Cambises teria tido um acesso de fúria contra sua irmã grávida, e a teria matado por espancamento, alguns dizem que foi sua própria esposa.
Cambises era dado aos excessos alcoólicos (bêbado mesmo) e em uma de suas bebedeiras seu oficial mais graduado e amigo de infância, aconselhou-o a parar... o que ele fez, pegou o filho de dez anos do amigo, posicionou o menino, tomou distância e jogou uma faca direto no coração do menino, virou-se para o amigo que assistia a tudo impotente e perguntou: _" Nada mau para um bêbado"
Sobre os imperadores romanos nem vou falar nada,por que é chover no molhada, só um pouquinho de maluquice romana,dois exemplos:
Nero - que dizem botou fogo em Roma, assassinou a mãe a esposa grávida, mandou castrar um escravo grego por quem se encantou e vesti-lo como mulher e se achava um grande artista.
E sabem aquelacoisasuper diverida deperseguir e massacrar cristãos...Pois bem foi o Nerinho quem deu inicio...
 
Calígula - mantinha relações sexuais com suas próprias irmãs, na verdade com tudo o que se movesse inclusive seu cavalo, prostituiu as esposas dos senadores de Roma e por aí vai...

 

NABONIDUS –Babilônia Nabonidus levou ao fundo do poço a poderosa civilização da Babilônia, que teve seu auge entre os séculos 18 a.C. e 6 a.C. Esquisitão, ele vivia escondido num oásis na Arábia enquanto seu filho administrava o reino. Para horror dos súditos, desprezava o culto a Marduk, o deus mais popular. Em vez disso, construiu um templo para si próprio, onde rolavam orgias cerimônias comandadas por duas sacerdotisas: sua mãe e sua irmã – Freud explica…!a Bíblia menciona que ele tinha ataques de loucura: julgava que era um bode, andava de 4 patas, e pastava no campo.
FREDERICO I-Prússia -Frederico I era totalmente obsessivo. Certa vez, resolveu detalhar como os funcionários públicos deveriam se comportar. Resultado: escreveu um calhamaço com 35 capítulos e 297 parágrafos! Acabaram sobrando regras rígidas até para seu filho. Desde os 6 anos, o coitado era acordado às 6 da matina ao som de canhões! Só para acostumar com a guerra!  Frederico amava a sua guarda imperial, formada só por caras acima de 1,80 m. A França quase declarou guerra à Prússia após Frederico mandar seqüestrar uns franceses altos…
 
VLAD III - VALÁQUIA (NA ATUAL ROMÊNIA) - Vlad III viveu numa época dura. Nobres revoltosos cegaram os olhos de seu irmão mais velho com ferro quente (ahhh!) e depois o enterraram vivo! Assim, quando subiu ao poder, a primeira coisa que Vlad fez foi se vingar do que havia rolado com sua família. Ele mandou empalar – ou seja, atravessar com uma estaca – boa parte dos nobres, incluindo as crianças! Quando, em 1462, os otomanos resolveram invadir o reino de Vlad, deram de cara com um ‘cartão de boas-vindas’: 20 mil soldados empalados pelo caminho! O conquistador otomano Mehmet II quase vomitou e resolveu dar meia-volta
Dizem que vem dele a origem da lenda do conde Drácula.

MUSTAFÁ I- IMPÉRIO OTOMANO Para evitar uma disputa pelo trono enquanto seu irmão governava, Mustafá ficou 14 anos preso numa ala sem janelas do palácio real. Só podia ficar lelé… Quando o irmão morreu, Mustafá assumiu o poder e logo nomeou dois servos como governadores! Prenderam o cara outra vez… Conspiração vai, conspiração vem, decidiram soltar Mustafá de novo. Seis meses depois, ninguém agüentava mais o maluco. Mustafá foi trancafiado pela última vez e morreu 16 anos depois. Mustafá se divertia jogando o tesouro real pela janela. Ele adorava ver o povo se matando para pegar as coisas



NADIR SHAH- PÉRSIA (NO ATUAL IRÃ)- General vitorioso, Nadir depôs o rei para assumir o poder. Após se safar de uma tentativa de assassinato, pirou. Suspeitando do filho, cegou o cara na frente da nobreza. Aliás, pensando melhor, decidiu cegar também os nobres que viram a cena! Acabou morto pelos próprios homens, antes que sobrasse pra eles…Por onde passava, Nadir torturava e matava para descobrir alguma conspiração. E ainda brincava de ‘Lego’, fazendo torres com as cabeças decepadas!

GEORGE III- INGLATERRA - Aos 50 anos,George III começou a ter violentos delírios. Agitado, suava em bicas e tirava as roupas onde estivesse. Após ir para um hospício, ele até se recuperou, reinando por mais 20 anos antes de ficar doente de novo. Nos últimos momentos de vida, Certo dia, George se aproximou de uma árvore e lhe deu um vigoroso ‘aperto de mão’. Quando perguntaram se ele estava bem, ele disse: ‘Não me interrompa! Estou conversando com o rei da Prússia’…conversou sozinho durante 58 horas até o coma final!



GIAN DE MEDICI- FLORENÇA, NA ITÁLIA -Desde pequeno Gian era deprimido. Ficava meses na cama. Seu pai piorou as coisas ao lhe arrumar uma mulher feia de doer. Foi acusado de impotente pela mulher, mas o problema era o estímulo… Quando o casamento acabou, Gian voltou para sua amada cama, para onde começou a levar garotinhos. Com o tempo, sua saúde mental se deteriorou. No final, era na sua grande cama que ele fazia tudo: até defecar e vomitar…
Gian chegou a ter quase 400 pessoas em um ‘estábulo sexual’, na maioria jovens garotos.

CARLOS VI- FRANÇa- Com o apelido de “o louco”, Carlos manteve a tradição familiar, pois teve antepassados como Clovis II, o Inútil, e Childerico III, o Idiota… Ele tinha acessos de fúria e dores de cabeça terríveis. Aos 24 anos, matou quatro servos durante uma crise. Para curá-lo, médicos furaram o crânio de Carlos para ‘aliviar a pressão’ – o que só despertou nele uma fúria maníaca contra doutores...
Em 1405, Carlos parou de tomar banho e ainda fazia xixi e ‘barro’ nas roupas… Se alguém chegava perto, gritava que era de vidro e que ia quebrar!

*
IBRAHIM – IMPÉRIO OTOMANO- Ibrahim levava uma vida de luxos e orgias. Uma vez, curioso com o órgão sexual de uma vaca, fez um molde das ‘partes’ da bichinha. Com ele na mão, rodou o reino até arrumar uma amante com as partes ‘idênticas’. Achou Sechir Para, que pesava 150 quilos! Após afundar o reino em dívidas, foi deposto e enjaulado.
Uma vez, Sechir Para contou que uma das 280 concubinas do rei havia pulado a cerca, mas não disse quem era ela. Ibrahim mandou pôr as 280 mulheres em sacos cheios de pedras e afogá-las no mar
Isso é só um petisco, uma amostra, por que tem muito mais, nos mais variados níveis de insanidade, homens e mulheres, imperadores e reis, ocidentais ou orientais,, é só escolher...
E agora com vocês os musos inspiradores do Timoinho:
Gengis Khan, Ivan o terrível, Napoleão e o mais novo membro do clube O detestável Henrique VIII .

Genghis Khan, o líder do Império Mongol
Para construir e manter o seu império, fez uso constante da violência e da coerção. ele e seu exército realizaram uma série de massacres, matando milhões de pessoas e devastando áreas enormes. O mais incrível disso tudo é que os mongóis eram um povo nômade que desconhecia a agricultura e sequer tinha escrita. Eram nômades e viviam espalhados, sem um Estado que os unificasse.
Esse é um produto do meio hostil em que nasceu e foi criado, alei do mais forte era o que valia em sua época, ele e a família abandonados pelo seu clã após a morte do pai,conseguiram superar as dificuldades, e Genghis Khan se tornou um dos maiores generais da História, apesar de sua brutalidade.
Ivan, O terrível- Russia
a sua capacidade para um bom governo ficou manchada pela excessiva crueldade. A sua polícia secreta, os Oprichniks, torturou e assassinou todos os suspeitos de traição, como o povo de Novgorod, acusado de rebelião. Ivã teve sete mulheres, uma das quais morreu em circunstâncias suspeitas. Num acesso de raiva Ivan matou acidentalmente o filho mais velho, Ivã Ivanovich, que era tão cruel como ele, e passou o resto da vida imerso em remorsos, misturados com atos de crueldade e violência. Em meio ao seu governo, os tártaros da Crimeia saquearam Moscou em 1571, apesar de tê-los vencido no ano seguinte na Batalha de Molodi. Morreu louco, em 1584
De olhos azuis e barba castanha cobrindo-o desde a garganta até os ombros, ele ganhou celebridade menos por seus atos políticos do que pelas atrocidades que teria cometido. Na infância, por exemplo, atirava cachorros do alto das muralhas. Já czar da Rússia, mandou matar a mulher e o filho de um amigo, suspeito de traição. No final do reinado, seu exército invadiu a cidade de Nov-gorod, torturou e assassinou mais de 60 000 pessoas. Enfim, por medo de conspiração, dois anos antes de morrer, assassinou o filho com as próprias mãos.
O que dizer de alguém que se diverte jogando cachorros e gatos das muralhas, estudos norte americanos comprovam que os maiores psicopatas da História , quando crianças tinham a pratica de torturar animais...
 Napoleão- França
 gostava daquele cheiro que as mulheres ficam se não lavam ali. Então, certa vez, quando voltava a Paris, escreveu para Josefina (sua mulher): Chego em três dias; não lave... etc. Ele tinha medo de morrer envenenado e por isso administrou por anos uma pequena dose de arsênico com o intuito de condicionar o corpo a suportar esse veneno .
Mal sabia ele que o efeito deste veneno se da também por forma acumulativa . E sua estratégia só daria certo se quem o envenenasse se utilizasse de arsênico, pois outro veneno seu corpo estranharia .
Uma das suspeitas de suas dores de estomago seria a administração desta pequena dose de veneno atacando o estomago "imperial do imperador. Napoleão preferia comer com as mãos e nos banquetes oficiais esfregava o pão no molho que sobrara no prato.
Para ser o símbolo universal da maluquice até que ele é um dos mais normaizinhos.
Henrique VIII – Inglaterra
que tinha um criado só para limpar suas partes depois de fazer o número 2.
Nos  seus 26 anos de reinado, em paralelo às admiráveis atividades físicas e intelectuais, o soberano logrou construir uma reputação ferina, exclusiva de um tirano vaidoso, dominador, excêntrico e inseguro, que persegue e castiga com veemência e crueldade aliados e oponentes em igual medida. Casou-se 6 vezes ( mandou decapitar duas) sempre em busca de sua máxima obsessão,o herdeiro homem, nunca conseguiu.
Eu confesso que de todos eu DETESTO mesmo o Henrique, sabem nosso querido rei Augusto, Henrique é o completo oposto do nosso rei, e mais é muito feio...
Acho que por enquano é isso, não se surpreendam por tanto com nada que Timotinho fizer... Que meda!

PARA QUEM FICOU CURIOSO:SIGNIFICADO DAS PEÇAS NO JOGO DE XADREZ

Significa um reinado contra o outro e o que significa é exatamente o que elas são.
Peão são os soldados andam uma casa a frente e capturam na diagonal, no primeiro lance pode, não é obrigatório, pular duas casas a frente, só andam pra frente.
Rei é o rei a peça mais importante do tabuleiro se for capturado termina o jogo e anda uma casa em qualquer direção diagonal pra frente ou para trás.
Rainha a peça mais poderosa do tabuleiro anda da mesma maneira do Rei, mas quantas casas quiser.
Torre as segundas peças mais poderosas são duas e andam pra frente para trás para os lados sempre em linha reta cruzando as casas pretas e brancas.
Os bispos são peças equivalentes aos cavalos em valor vai do jogador que gosta mais de manter os cavalos ou bispos, anda nas diagonais, temos um bispo que anda somente nas diagonais pretas e outro nas diagonais brancas ele perde em valor para a torre mesmo a primeira vista parecendo ter o mesmo valor, porque se o rei estiver na casa branca já é suficiente para se defender de um bispo da casa preta e um rei e um bispo contra um rei, estes não conseguem dar xeque mate numa final de partida acabando assim empatado. Enquanto que uma torre e um rei contra um rei o xeque-mate é inevitável.
Cavalo anda em L três e duas casas em qualquer direção, o que iguala seu valor ao bispo é o poder que ele tem de pular por cima de qualquer peça, é a única peça do tabuleiro que faz isso, a única que pode dar um xeque no rei e se o rei não puder se movimentar e nenhuma outra peça puder capturar esse cavalo é xeque-mate, não tem como colocar uma peça protegendo o rei como acontece nos outros xeques. Muitas vezes temos até que sacrificar uma rainha para proteger o rei de um xeque de cavalo, é uma peça que não tem muito valor, mas dá muito trabalho a jogadores desatentos.
Peças mínimas para xeque mate:
Rei e torre contra rei é o mínimo para um xeque-mate e é muito fácil de se conseguir.
1 Bispo, um cavalo e um rei contra um rei. Não é qualquer jogador que consegue muitas vezes ele cede o empate porque não consegue capturar o outro rei com essas peças parece fácil, mas não é.

 

CORDEL ENCANTADO: E A RODA DA FORTUNA GIRA MAIS UMA VEZ...

A Roda da Fortuna gira, simboliza o ciclo da vida em permanente movimento. Com o movimento da Roda o que está em cima desce e o que está em baixo sobe, a Sorte muda em cada volta da Roda é o ciclo da Vida em permanente mutação. O movimento de Vida é inevitável. Nada permanece, tudo muda, gira e se agita.
AS Cartas estão na mesa, é hora de entrar no jogo.
Meu rei pensou em armadilha, Petrus pensou em traição, sabem que os adversários não costumam seguir as mesmas regras que eles ... Preparar um plano para que tudo de certo, mas por mais que se planeje a traição e a desonra são inimigas dos justos. Não há plano que possa vencer a perfídia...
A Roda gira...
Aí meu Deus, eu não disse basta Aurora se aproximar de Jesuíno e pronto, lá vem os chiliques, meu rei deve estar pensando por que não inventaram a vasectomia, ela esta achando que eles vão para um  passeio no bosque... hellouuuu... Acorda menina isso é coisa séria... Pior é o Cícero concordando com ela essa história só pode não acabar bem... Tanto que ela balançou a cabecinha no inicio da novela, que seus pinos afrouxaram, é a única explicação
Açucena disfarçada de Cocada (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Filó protegendo, ajudando Farid, só eu que acho isso muito suspeito...
Que mimo, Carlotinha com ciúme do Faustinho... Qualquer coisa é melhor que Timóteo... E a Lilica hein, se jogar água quente vira cancha...
Os dois ficam felizes com a decisão (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Eu tenho uma teoria D. Virutosa e seu Euzébio são pessoas muito boas, honradas blá, blá, blá, mas erraram feio na educação de seus filhos, o criaturinhas mimadas e chiliquentas, que não ouvem e obedecem  ninguém... eles podem ser muito bondosos mas a educação dos filhos deixou a desejar... E muito.

Enquanto isso o cenário é preparado para revelações e a entrada de quem sabe a magnífica Mayana Neiva para ser a “falecida “ mãe de Nidinho, por informações já veiculadas desconfio que o pai desconhecido seja Patácio ( depois das ultimas informações de fontes seguras- Lucy Ramos nos avisou a alguns dias que tem figurino novo para sua personagem) que venha Mayana!

E a roda gira...
Os jogadores se posicionam... As peças estão postas no tabuleiro... a traição ronda...A Roda a gira...
Para Úrsula é praticamente um jogo de xadrez, onde o objetivo do jogo é capturar o rei adversário, quando isso acontece é game over, xeque-mate que em bom persa –shãh-mãt- significa o “rei está morto”, na cultura hindu esse jogo representa a luta entre dois polos opostos, é a luta entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas...os primeiros movimentos foram feitos, a Roa gira...
Vamos combinar que um rabo de tatu no lombo do Ciço e da Çuçu resolveria o problema qual parte dos riscos e dos perigos eles não entenderam... Jesus daí-me paciência... Nasce cocada o cangaceiro pulante (by patrícia).
















Pois então... O que eu tenho ouvido, digo lido por aí é que esses triângulos que estão surgido não agradam a ninguém, Petrus-Florinda-Zenóbio, patacio-Ternurinho-Zoio furado, totalmente desnecessários e injustos para com os personagens, e honestamente faço eco a suas vozes, não gosto de triângulos, já basta a micareta do quarteto Dora-Felipe-Aurora-jesuino, mas de todos o que mais desagrada e dona Florinda e seus dois amores, nem Zenóbio e nem Petrus merecem essa situação, sem falar que vai sobrar para o Gutão, que saia justa... E que injustiça... Mas vamos ver o que acontece...
Momento mas ter fofo... Adoro ver o gutão interagindo com as crianças, é uma lástima ele ter sido privado de sua filha, uma pena para ele e para o mundo da dramaturgia ( quem seria Çuçu se ela fosse criada pelo Augusto seria mais ou menos chiliquenta ... Mas se assim fosse não haveria novela, então deixa quieto)





Pobre lady Cecília, descobrir que é filha da bruxa Ursa, que viveu uma mentira...

E o que é o valente Nidinho e seu rival pelo amor de lady Cecília Juca... Mais valentes que o Batoré, isso não é muito difícil né?, qualquer um é mais valente que o Batoré...
Os planos de Úrsula: voltar para Seráfia como rainha, no seu jogo Timotinho,o terrível é apenas mais uma peça, um simples peão..
Minha santa Eudóxia! Previsão de Miguézinho com direito a vento sinissstroooo!
_” Essa batalha é o inicio de uma guerra, o filho das sombras está se agigantando em poder e maldade... O justo vai tombar (seria uma referencia a rei Augusto Frederico III, O Justo... Aí que meda!)... ferido. Um  exercito se aproxima (a volante), o filho das sombras tem fome, tem sede, ele se alimenta da escuridão...

As peças se movimentam no tabuleiro a vida... A roda gira...
Em meio a tanta tensão... Um riso meio amarelo provocado pelo comentário do coiso ao ver Ciço e Çuçu no meio dos outros: _ aqueles dois abestados... Concordo coiso, dois abestados!
 Calmaria antes da tempestade... O grupo desconfiado com tanta calma, mas não há como prever a perfídia, a traição e a desonra... A roda gira...
Um parêntese rápido aqui é impressão minha ou em determinados momentos o Baldini fica incomodado com os rumos que seguem essa historia, seria possível restar algum mínimo resquício de honra nele...
O lance final... o rei encurralado... Xeque mate...  roda parou...
Jesuíno e Augusto são surpreendidos com a presença da volante (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)Úrsula e Timóteo ficam satisfeitos diante deles presos (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Olha não é segredo para ninguém que eu tenho sérios problemas para o coiso, mas... Tiro meu bonezinho para ele nessa cena, um verdadeiro Billy the Kid... Aplausos, para as autoras, direção e todos que criaram essa cena espetacular... Perfeita...
Bang-Bang em Brogodó...













Super Felipão, o Fofo em ação, salvando Dora, Jesuino desesperado com  a pino frouxo da Açucena que foi se meter onde não foi chamada...

Gente uma pergunta a função do Miguezinho não é dar conforto as pessoas, ele só abre a boca para falar de desgraça, ao invés de dar tranquilidade ara as pessoas ele deixa o povo mais tenso ainda...
Resultado, cangaceiros estropiados, Timotinho surtado e autoconfiante, Úrsula por cima, rei posto, Duque preso, Zenóbio preso, Açucena presa... a roda girou ....
Meus sais Jesuino tem só um arranhão para que ficar tão mal, sem falar que o sangue evaporou né? , coisa estranha ninguém sangra nessa novela, esse é um caso para a ciência,... Mesmo assim Jesuino ficou mal para morrer, provavelmente por causa da ferrugem da bala, deve ser tétano...(hehehe)
Super Dora em ação, quem tem inteligência capitão não precisa de armas... Essa é a Dora que eu gosto e admiro...




Alguém deveria ensinar ao galego como dar noticia péssimas para as pessoas, eu que já sabia o que tinha acontecido quase enfartei quando ele entrou no posto médico como um furacão imagina a pobre da Cesaria ?... Parece que o coração dela já pressentia que algo assim iria acontecer...



Momento   top hiper  máster, Patacio engasgado com o bolo... Amo Patacio...



Timotinho chamando o fofo Felipe de fru-fru... Ai  ai
E meu rei vai ter sua iluminação... preparar  lencinhos...