SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ÉPICO: Um cordel para o rei que nunca foi...

Èpico - Significado: Acontecimento histórico grandioso e dramático, que implica em alguma mudança histórica ou foi um fato de grande relevância.

A  queda de Timóteo  foi um dos momentos mais memoráveis de nossa querida novela... Vibramos  junto com o povo de Brogodó e Vila da Cruz, sentimos a felicidade dos personagens e sentimos nossas almas lavadas, mais uma vez a inteligência vence a força, e a estupidez é premiada com o que merece o ostracismo. Eu avisei Timotinho, ex Terrível, não aperte muito a corda, não ultrapasse os limites do bom senso ( tá até parece que ele tem né?) seus próprios homens se voltaram contra você... Agora pequeno aproveite a felicidade... Alheia...

“ O soberano primeiro,
Nasceu no nosso sertão
È um grande guerreiro
Já derrubou um dragão
Salve a coragem de um rei
Que é bravo feito um leão...

Olha que finalmente Timotinho disse algo que eu aprovei: _” Que comece a Congada...”
Além de uma linda manifestação cultural, a congada ainda vai ser libertadora... Chego até a sair dançando junto de tanta  felicidade, nosso rei também parece feliz, com seus dedinhos acompanhando o ritmo da festa...

 
 

 


Mas eis que a bruxa reconhece, o capitão no meio do povo... Eu queria saber como? ... Deve ter sido pelo cheiro (não tem nenhuma insinuação maldosa aqui hein... eu juro!), sorte que ela não alerta o povo,  prefere conferir com seus próprios olhos e outras partes do corpo ( aqui sim tem uma insinuação maldosa) se é mesmo o capitão...

Vocês me perdoem, mas assim não dá,  caraça, eu tentei, e vocês são testemunhas, mas o coiso  não colabora, eu quero ser amiga dele, mas ele não me dá chance... Que história é essa... Ele ta tomando o que no café da manhã, parece guri bobo  com a primeira namorada... Quero ver as Herculanetes defenderem  ele agora...

Enquanto isso o profeta reza pela vitória dos justos: _” Que a espada da justiça, derrote o chicote do mal.” Assim seja profeta.
“O nome dele é Timóteo
Um rei de grande poder
É um homem forte e garboso
Todos gostam de ver
A coroa dele é de ouro
E faz o povo tremer

Eita ferrou  Lilica a perigueti dos infernos, consegue escapar e corre para avisar o coronel da ação contra ele. Tibungo consegue impedir a tempo, mesmo estando todo estropiado, esse realmente alcançou a redenção, antes tarde do que nunca...

E no meio da congada Jesuíno reconhece Açucena disfarçada ( deve realmente ser o cheiro ou eu é que sou totalmente distraída...). Aí temos chilique de Açucena, alfinetada de Dora, tromba de Jesuíno e fofice de Felipe...


Mas mesmo com algumas pedras no caminho, tudo corre como o planejado, também com tanto santo dando força (não não estou falando do Inácio e de Miguezinho  - assumo que isso teve um que de ironia) estou me referindo aos santos homenageados na congada : São Benedito, Santa Ifigênia, Nossa Senhora das Mercês, e Nossa Senhora Aparecida...
“ele é Timóteo, O Terrível
Que faz o povo chorar
Os  inimigos esmaga
Manda matar, esfolar.
Timóteo não tem piedade
Pobre de quem duvidar
E é chegada a hora...

Com a ajuda dos próprios  jagunços de Timóteo, que ficaram revoltados após terem dois companheiros castigados injustamente,  os cangaceiros tomam a fazenda.
Bel  e carne-seca , libertam Rainha Ifigênia, Carlota e Fausto

Dora, Felipe e cucu libertam Augusto e Petrus... E a chiliquenta em mais um acesso de fofice com o papy...




Nesse instante vibramos de prazer Timóteo  ordena a prisão de Quiquiqui, mas nenhum de seus homens o obedece, Zóio furado percebendo que a chapa ta esquentando foge...
E eis que surge o herói do sertão: Jesuino meu  amor... Ops, não é que isso vicia...credo!
Timóteo é cercado, não tem para onde ir, seus inimigos estão no poder (viva Cazuza)
 
 

“um rei covarde e cruel
Que só semeia o terror
Esse é Timóteo Cabral
Covarde, vil, traidor
Mas seu reinado termina
Nas mãos de um salvador”


E o verdadeiro rei de Seráfia  chega, lindo majestosa, tudo de bom... Meça suas palavras pinguim de geladeira, maldito rei não, Augusto é o único e verdadeiro rei de Seráfia e de meu coração, sem falar... Que ele é alto, bom qualquer um ali é mais alto que Timóteo... Agora seu reinado será no xilindró... E o povo gosta, e o povo aplaude...
Prisioneiro para cá, prisioneiro para lá e a bruxa Ursa cadê ela...



Ah tá o coiso decide que a paga por tudo o que ele fez para o rei é levar ursa como sua prisioneira para o acampamento... Isso quita a divida do Augusto com ele ( tá ele não falou isso, mas estava implícito em suas palavras e em sua cara de super macho... sim eu recomecei a implicar com ele)
Vamos recordar:
1º. Ataque a comitiva real, 20 anos atrás, o que resultou na oportunidade perfeita para Úrsula matar a rainha Cristina e quase matar a Çuçu , pago com o primeiro salvamento da cadeia de Brogodó.
2º.apontar armas letais ( revolver e facão, aquilo era um facão sim) para o lindo pescoço quase desnudo na atualidade de meu adorado rei, na tentativa de roubar o tesouro de Serafia . Pago com a libertação de Açucena e prisão de Timóteo.
3º. Pagar uma mulher para dizer que Aurora havia morrido, ainda levar o meu rei até a cova vazia da suposta filha – pagamento libertar do Timotinho e devolver a coroa que na verdade nunca havia sido tomado já que foi uma coroação falsa.
4º. Jogar charme para Maria Cesaria e deixar meu rei incomodado...
Tá ! reconheço que uma coisa boa ele fez... Deu o recado da falecida para o rei, avisando que a filha estava viva...
Mas meu rei não é bobo não ( ok às vezes ele se faz...) já percebeu que na verdade o coiso tá é enfeitiçado pela bruxa, caiu feito um patinho na sua rede de sedução, homem é tudo bobo mesmo... Menos o rei que nunca se deixou seduzir carnalmente pela bruxa...
Só rindo mesmo com o seu coiso, todo se achando dono da razão, menos coiso, baixa a bola fio...ele não percebe que sua atitude é um desrespeito até mesmo para seu filho Jesuino, para seu bando, para tudo pelo qual lutaram...  O coiso fazendo papelão, pagando pau geral para bruxa, castigo to sabendo, olha a cara de satisfação da bruxa....AFFFFFFFFF
A Çuçu  ta que tá fofa, super abraço no papy, super abraço no Felipe e super decepção ao ver Dora e Jesuino partindo de mãos dadas...
Parece que Jesuíno desistiu d Çuçu, para alegria da Dora( eu quero minha Doralice de volta, gosto dessa não!)




Timóteo e Baldini chegam a Brogodó escoltados e presos, sob o solene som das vaias dos moradores...
Depois do pangaré, ou pônei um cavalo de verdade para orei... E branco.



Enquanto Timóteo era literalmente derrubado de seu trono imaginário, a vida prosseguia em Brogodó...  Cesária prepara um banquete para receber seu amor de volta, com tanto esmero que o cheiro do amor ( não é sazon tá) toma conta do ar, todos se deliciam... E aguardam o retorno do rei...




Mas o caldo entornou para o prefeito, padre Joaquim o procura e o coloca contra a parede, lhe dá um prazo para revelar a verdade sobre a paternidade de Nidinho, que continua sua busca pelo pai desconhecido... Primeiro tenta Zenóbio... Nada... Depois tenta o peruquento:
_ “ quando crescer quero ser um cabra valente(?), bem forte, assim como o senhor (what ?) só que com um pouquinho mais de cabelo... “ Não dá para negar a política esta no DNA dele....
Ah!  Batoré me ganha assim, que lindo o abraço que ele  dá no menino... Eu  bem  preferia que ele fosse o pai do Nidinho





E as boas noticias chegam ao palácio.... Patacio show como sempre...
Cesaria e a rainha Helena prendem Nicolau no quarto... Eu confesso no Inicio da novela não gostava  muito da rainha Helena, agora cada dia eu gosto mais.



E Batoré viu a luz: _ “ erros eu cometi e peço desculpas a quem ofendi” Ele esta  merecendo um recomeço, que seus pecados sejam redimidos ...

Quiquiqui – Teinha – Setembrino... Esse triangulo me lembra muito a história de Cyrano de Bergerac (Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima, Roxane, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais.
O jovem Cristiano também a ama, mas não sabe falar com brilhantismo, ao contrário de Cyrano, que tem o dom da palavra. Cyrano, sem esperanças de conquistar a prima, em razão de ser bastante feio, resolve ajudar Cristiano a conquistá-la através das palavras.
Cyrano ensina a Cristiano observações espirituosas, poesia, e até fala por ele, às escondidas, fazendo com que Roxane o ame. Um terceiro homem, porém, a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Cristiano e Cyrano para o Cerco de Arras, um violento combate ocorrido nas guerras religiosas da França.
Cyrano continua a escrever cartas a Roxane, em nome de Cristiano, e ela vai ao seu encontro na batalha, encontrando Cristiano agonizante, ferido em combate. Viúva, Roxane recolhe-se a um convento, onde recebe continuamente a visita de Cyrano.
Um dia, Cyrano é mortalmente ferido, mas consegue chegar até a amada, e conta-lhe do sentimento que sempre teve com ela. Roxane chora “um amor duas vezes perdido”, percebendo, no último instante, que o amava.) espero que nao cheguemos a tanto, tomara que Setembrino possa ter seu amor...


Çuçu ainda fofa juntinho com papy, felicidade em familia, alegria... preocupação de Ternurina com o olho único... Eita que essa rainha Helena não perdi nada... ta me conquistando....




E a çuçu quer saber onde vai o Papy, como assim até na china ja estão sabendo do romance do papai, rainha Ifigenia faz um rapido desenho para ela e entao ela entende...Dã..




Sabe a quantos dias esperamos isso ( ta não foi tantos assim, mas pareceram séculos) e nosso casal não decepcionou, quanto amor, quanta paixão

_” eu cruzei o oceano, para te encontrar e eu não vou te perder. Voce é a mulher que eu amo, voce é minha rainha...” _ OK pare o mundo que eu vou dar uma descidinha, cahma o samu que eu estou me afogando com tanta lindeza, estou lavando minha hipermetropia com lágrimas... Que masi dizer: AMO ESSES DOIS...







E Maria Cesaria vai toda feliz e saltitante ( na verdade ela não saltitou, eu saltitaria, tenho cruza com sapo to sempre pulando que nem cabrita) contar a familia que logo mais o Gutão lindo de viver e reviver vai até l´falra com els.. advinehm para que. Amália feliz, Damião desconfiado affff... Xiiiii Maria Cesaria vai ser madrasta da Çuçu, coitada da madrasta...


Profeta deprimido coma noticia da partida da flor...
E esse Cicero hein? nem desenhando ele entende o que Rosa lhe diz, lhe mostra, praticamente esfrega nas fuças delenha vida...

Vó é anjo disfarçado...( saudades da minha) Ifigenia garante a neta que se nada der certo em Serafia ela lhe ajuda a voltar  para Jesuino amor de minha vida
Não falo mais do casal de coiso:Ursula e aquele que nao digo mais o nome mesmo.
Emuito menos do Petrus e da Florinda...
E o rei voltou, todo feliz, confiante, certo da felicidade e planejando encarcerar os malvados nas masmorras úmidas de Seráfia... ADORO...



E o Batore agora redimido dando voz de prisao ao Nicolau... Sua mudança é tanta que até rolou um climinha entre a rainha helena e o peruquento, quem diria hein... O coração tem razoes que a razao desconhece....



Dora anuncia que vai virar cangaceira para desgosto do pai e da mae que ja era desgostosa  com sua decisao de ser adevogada...



Gente  o que é Patacio pedindo ao rei para fazer um discurso tambem? :_” só um minutinho, 30 segundo, 10 segundos, meia hoara e não se fala mais nisso...


O anuncio do rei:
_ “ Meus amigos estou aqui para anunciar a voces a partida de minha corte para Seráfia.
Levarei comigo além das saudades desse  lugar a minha futura rainha e esposa Maria Cesaria (ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ do povo). Levarei tambem a princesa Aurora, a minha filha e como foi prometido desde seu nacimento se casara com felipe selando a paz em Serafia.





Então meu povo digam aí?... È ou não um verdadeiro conto de fadas?