SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

terça-feira, 2 de agosto de 2011

CORDEL ENCANTADO: O REINADO DE TIMÓTEO, O TERRÍVEL REI NANICO...

Então é isso... A vitória certa dos justos tornou-se uma derrota, urdida pela traição e pela perfídia... Os justos tombaram...
Jesuíno e Augusto são surpreendidos com a presença da volante (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Mas como diz a voz do povo: é necessário chegar ao fundo do poço para, tomar impulso e assim retornar a superfície...
É na adversidade que descobrimos nossa força interior, a dor por mais madrasta que ela possa ser às vezes é uma excelente professora...
Alguém tinha dúvida de que o plano de Çuçu de se disfarçar daria errado? Só ela e o ciço para acharem o contrário ( aliás, é mal de família os chiliques, Ciço também é chegado num chiliquinho...). E agora çuçu? No xilindró, o povo todo de cabelo branco de tanta preocupação com você, sim por que as opções que se apresentam não são nada boas, se não revelar quem é, vai direto para a capital receber tratamento especial da polícia, se revelar sua identidade cai nas mãos do Timotinho e convenhamos nessa altura da insanidade do dito rei é melhor cair nas mãos da polícia...
Açucena disfarçada de Cocada (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)Açucena, disfarçada de Cocada, fica acoada no canto da cela (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Mas enquanto o destino de Açucena não é resolvido...
Pai é pai e reconhece a filha mesmo disfarçada...





Quanto esperamos para esse momento... Quanto torcemos, para que nosso rei enxergasse o óbvio...
Aí está... Açucena se arrisca dessa forma para mostrar a Jesuíno que é tão valente quanto sua rival Dora...
O rei pede que ela revele sua identidade, mas Açucena diz que prefere a morte, a cair nas mãos de Timóteo...
Isso deve ter doido muito para Augusto, deve não, com certeza doeu, principalmente por essa declaração na situação em que se encontram, explode em Augusto como mil fachos de luz... Faz-se a luz... È a epifania do rei...
Ele relembra de quem ela era, antes de sua chegada, da jovem feliz que ela foi antes que sua  vida virasse de ponta cabeça.



_”Preciso te pedir perdão por tudo o que você perdeu por minha causa,seu noivo, seus sonhos... Que eu não tive a humildade de aceitar. Fui tão arrogante...”
E não é que Açucena foi sensível ao momento e ao remorso do papy:
_” Eu sei que você não teve má intenção nenhuma meu pai.”

Mas o rei não se conforma, se consome em sentimento de culpa por ter segundo suas palavras,  estragado a vida da filha... Ah! Se ele houvesse escutado sua mãe e Maria Cesária...
Ah se ao invés do rei, o homem, o pai houvesse ouvido as palavras daquelas que mais lhe amam...
_” Sua mãe te trouxe ao mundo com tanto amor. Se ela estivesse aqui, ela estaria muito triste comigo, assim como eu estou. Logo eu que tanto te amo... Açucena.




Mesmo sabendo o que viria, confesso que ver a cena me causou um forte impacto... Ouvi-lo chamar a ilha por seu nome sertanejo pela primeira vez foi emocionante. Há algum tempo Cesária o havia aconselhado de que a única forma de conquistar o amor da filha era ele  aceitar a filha do jeito que ela era, quando ele diz Açucena é isso o que acontece, ele deixa de ver a princesa e passa a ver simplesmente sua filha: Açucena...
E a resposta da Çuçu?:__” Eu também lhe amo demais meu pai, visse?”
Quem não se emocionou nessa cena é por que tem um coração de pedra... E tenho dito.
Enquanto isso em Gothan city (piadinha) no acampamento dos cangaceiros... Jesuíno que tomou um tiro de raspão, não me perguntem a onde por que o sangue evaporou, mas desconfio que n perna, está quase se encontrando com São Pedro,quase no além, tão mal ele está...Eu tenho uma teoria... Provavelmente a bala que o arranhou devia estar enferrujada, resultado: Tétano... (tá sei que fui um pouquinho maldosa com o coitado do Jesuíno,mas...tenho que exercitar meu veneno com alguém né?)
Dora promete a Jesuíno que vai salvar Açucena (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
No palácio Timotinho se achando o maioral (maior em que hein?)... Cuidado reizinho, não esqueça que a roda da fortuna foi feita para girar...

Nossa querida e sofredora Antonia exigindo de Batoré o impossível que ele rompa com Timóteo e aja da forma correta... Eu tenho que confessar que eu tenho pena do peruquento... Deve ser muito triste viver aprisionado nessa covardia, nessa submissão, servindo de chacota para uma cidade inteira, a única vez que ele ousou desafiar alguém em sua vida foi por Antônia, o amor de sua vida,que por ele só sente pena, o que já lhe foi dito com todas as letras...
O dia chega a volante se prepara para transferir o(a) prisioneiro (a) para a capital.
O plano da super Dora entra em ação, sem precisar disparar um só tiro...quem tem inteligência,não precisa de violência. Felipe, FOFO demais, lindo de soldado...






Desespero do rei ao ver Açucena ser levada pelos soldados.

Timóteo, burro, sem noção, desequilibrado, ridículo e patético não reconhece Açucena. Jesuíno reconheceu, O coiso reconheceu, Augusto reconheceu... È um tapado mesmo....

Timóteo como bom digo mau perdedor que é vai até a cela dos prisioneiros tripudiar sobre seus desafetos, chama-os de delinquentes e esquece que foi graças a esses delinquentes que hoje ele não está com a boca cheia de formiga servindo de refeição para os urubus.
O grande rei nanico exige que seus súditos ajoelhem-se diante dele... Que piada...
Dá-lhe Petrus:_” O único rei que reconheço é meu irmão Augusto”



Timotinho tão estúpido que é acredita que o fato de andar com uma coroa na cabeçalhe confere aquilo que ele nunca teve e jamais terá: nobreza, caráter e honra. Pois Timotinho devo lhe dizer que nobreza de espírito é algo que não vem de brinde,independe da roupa ou dos acessórios que se use... Ou você nasce com ela ou vive eternamente na mediocridade...
Mas ele tem topete e exige que Augusto beije sua mão...Há!
_”Nunca, eu jamais beijaria a mão de um tirano,prefiro a morte”! Esse é meu rei



Zenóbio é liberado pelo rei nanico...
Enquanto isso somos presenteados pelo chilique de Jesuíno ( deve ser a convivência, anos ao lado da Çuçu, ele acabou aprendendo) sim por que totalmente desnecessário essa ceninha de ciúmes...Pura infantilidade, insegurança...



Miguézinho decide ir atrás da flor...

Maria Cesaria decide ir até a delegacia para saber noticias de Augusto, para desespero de Amália que teme por sua segurança, Tibungo vai então atrás da irmã para garantir que nada de mal lhe aconteça.



Momento Master, enquanto Timóteo continua a tripudiar sobre Augusto e Petrus os policias da capital chegam a delegacia e anunciam que o prisioneiro foi resgatado por seus comparsas...
O que foi o sorriso do meu rei (ok Nosso) ao contar ao reizinho que cocada na verdade era Açucena disfarçada... He He He



Chilique total do rei miúdo.
Palmas para Batoré:_” Mas majestade nem sua alteza real que é tão sagaz percebeu,como é que nós íamos perceber?”. Resultado: Batoré voando,peruca voando...
_” o rei não deve perder a compostura Timóteo.” – diz o rei do alto de toda sua compostura. Já disse que amo esse rei?
Augusto e Petrus são colocados na carroça para serem levados para a fazenda do Timotinho...

Cesaria chega à cidade...




Eu sei que naquela minha fase de surto o que eu mais pedia era que Cesaria demonstrasse um pouco de preocupação com nosso reizão... Mas não era para ela se matar... Não precisava tanto também né?... Tadinha, se esborrachou no chão, e com ela meu coração,meu remorso só aumentou... Ainda mais depois de saber que Lucy machucou o pé na cena... Que dó da Cesaria e que dó da Lucy... Mas... Dramaturgicamente falando a cena ficou perfeita...
Zenóbio a acode, quanta dor em nossa menina, que segue com ele desconsolada...



Florinda dando bandeira como sempre...

Tibungo fofíssimo consolando a irmã