SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CORDEL ENCANTADO - INFERNO ASTRAL ( FUNDO DO POÇO)

Mesmo quem não entende de Astrologia já usou o termo inferno astral, para explicar uma época difícil ou uma sucessão de eventos desagradáveis na vida.
Carl G. Jung afirmou que, quando não estamos em contato consciente com o que nos acontece, tudo acaba nos parecendo obra do Destino, não reconhecemos nosso papel na sua manifestação, não nos sentimos responsáveis por nada; mas, se estivermos conscientemente em contato com nossa vida interior, teremos meios de compreender as fases de crescimento pessoal, enfrentá-las e usá-las como grandes oportunidades de desenvolvimento e transformação pessoal. Por exemplo: Se uma pessoa muito apressada e impaciente, cai e quebra o pé, sendo obrigada a permanecer imobilizada por vários dias, deveria compreender que, realmente, precisa aprender a ser mais calma e paciente, e não, achar que foi falta de sorte ou trama do destino. Para essas pessoas é que foi cunhada a expressão inferno astral, pois elas necessitam das dificuldades para acessar seu mundo interior, para parar e repensar suas vidas. Afinal, mais um ciclo está terminando. Quanto se cresceu interiormente? Quais as metas a atingir no novo ano pessoal que vai se iniciar?
Por tanto talvez o que esteja acontecendo em Brogodó, não seja tão mal assim, é apenas uma transição para algo ainda muito melhor. È o momento de se analisar, rever, repensar a vida, valores, reapreender e talvez reescrever a historia de suas vidas, que essas dificuldades possam ensinar uma nova perspectiva sobre a vida... RECOMEÇAR é a palvar da vez...
Mas antes de falarmos sobre Brogodó e seus últimos acontecimentos um pouquinho da minha sexta-feira (05-08), não hoje nãohouve nenhuma tragédia, mas foi interessante... Cordelisticamente falando...
Meus alunos sabem de minha paixão por Cordel, bom isso não é novidade para mais ninguém, hoje na primeira aula, qual foi a primeira pergunta... Quais as novidades da novela, lá vou eu repassar os últimos acontecimentos, de Cordel fomos para a das 19:00 horas, e Insensato, que realmente faz jus ao nome... E é sobre o que vou falar (antes as meninas coconcordam sobre o rei estar muito vestido... Não sou só eu que penso isso). A cena da morte do personagem Gilvan causou revolta inclusive entre os adolescentes, o que me deixou muito feliz e orgulhosa dessa nova geração que vem por aí, e não foi só da parte das meninas os meninos também acharam terrível o que aconteceu, me orgulhei e me orgulho muito desses jovens.  Ali está a esperança de fazer um mundo mais humano e decente, por isso jamais vou desistir dessas minhas pestinhas, que me enchem de cabelos brancos, mas também me fazem acreditar em um mundo melhor... Amo muito esses bebês. Beijos para a Amparo Belen ( é claro que eu vou para Itaara, imagina se não...),Joel Weber ( e sua sede de Vingar o Gilvan heheheehe), Joel Soldati ( eu sou muito sensível para o Astro), Luisa Munekata ( fazendo pegadinha com a profe né?... rsrsrsrsrs Mr Darcy sempre), Tatiana da silva ( deixa a pessoa conhecer a titia aqui para ver o que acontece!) e no geral para todo o 1º. C  Que depois de comentar sobre novela me deixaram dar uma aula normal.... RSRSRSRSRSRS. Também todo mundo querendo saber das baixarias da Grécia Antiga... Safadinhos...
Mas não parou por aí, nos 3º anos, iniciando a Idade Contemporânea: Napoleão Bonaparte... Percebam que Timóteo fez uma coisa boa, ao falar da coroação de Napoleão, qual foi a cena que lembraram... Timotinho se coroando, inclusive descobri uns meninos fãs da novela também, ficou fácil para eles visualizarem a situação, em outras palavras além de entreter Cordel tambem pode ser educativa, o conceito de monarquia, tirania ou ditadura é algo (graças a deus) bem distante para eles, ao assistirem a novela eles podem ter uma noção de coisas que não fazem parte da realidade deles de uma forma lúdica...sem o ranço da decoreba. Pois aí está mais uma razão para amar essa novela... Agora to doida para chegar ao cangaço...
E agora aos trabalhos:
Já consigo até imaginar os comentários de certas pessoas por aí, sobre as mãos machucadas do rei e os acontecimentos de sexta-feira: _” Ai que rei mais fraquinho... que mariquinha... como é frouxo ... e por aí vai...” Que saco isso!... por isso antes de qualquer coisa vou lhes dizer o seguinte, rei não faz nada, por isso são reis, sempre tem alguém para atender suas menores necessidades ( eu pessoalmente acho isso muito chato, mas eu não sou rainha...), o Augusto até que faz muito, por que já existiram reis ( Henrique VIII, ídolo do Timotinho que nem se limpar após usar o banheiro fazia), Augusto não foi criado para cortar lenhas, carregar pedras ou lidar com porcos, foi criado para sentar no trono  e ser atendido, errado Talvez, mas esta é a vida de um monarca.
Esclarecido esse ponto vamos ao que interessa.
Pois aí está Batoré o covarde capacho do rei nanico pinguim (by Patricia), vai até sua baixesa contar que algo estranho está acontecendo no cinema... Nosso pequeno rei reúne seus jagunços para invadir o cinema e punir todos os sediciosos ( sedição= revolta)... Mas dá com os burros n’água, Filó encontra Penélope e a avisa do que vai acontecer, dando tempo de que aqueles que estão na mira do tampinha fujam...

 
Como eu já fiz as pazes com o capitão agora posso dizer, que HERCULANO falou pouco mas disse tudo, é chegada a hora de esquecer das diferenças, de que todos se unam para derrotar o inimigo comum.

O plano de Jesuíno é libertar o rei e o duque Petrus na noite da congada,o problema é onde arranjar o dinheiro para os disfarces...
Eis a questão roubar ou esperar um milagre divino... Voltarei a essa questão.
Antonia tanto avisou, tanto pediu para Batoré o peruquento romper relações com Timóteo e ele não ouviu... A prisão de Setembrino e Quiquiqui, foi a gota d’água, decidida faz as malas e deixa o covardão, indo para Vila da Cruz, reiniciar sua vida e tentar ser feliz...
 
Enquanto isso Tibungo vai até  a fazenda avisar Augusto e Petrus de que eles serão libertados e que devem ficar atentos.
 

Parênteses – e o rei continua vestido...
E não é que milagres acontecem, Miguezim surge cheio de dinheiro para as fantasias da congada... Olha vocês me desculpem, mas... Eu acho isso muito feio... Eu não me importo muito com o futuro do tesouro de Seráfia,mas o passado dele me incomoda demais ( nesse aspecto nem os resumos adiantam, me deixaram bem confusa), me incomoda  a forma como esse tesouro foi parar nas mãos do profeta... Vejam bem... Enquanto  a corte era atacada por Herculano, a rainha Cristina despencava para a morte e Aurora desaparecia, o tesouro também era abduzido (para não dizer outra coisa), gente se ele ficou com Miguezinho,significa que no mínimo ele conhece a história de desgraça dele, na pior das hipotese pode ate ter sido testemunha dos acontecimentos (espero estar errada!), como ele pode ficar quieto por vinte anos sobre algo tão sério, como ele sendo um homem de Deus, se apropriar de algo que causou de tanta desgraça,como fazer o bem de algo que causou tanto mal... Vão me desculpar mas eu discordo de Maquiavel “os fins não justificam os meios”... Mas vamos aguardar, em breve saberemos mais sobre isso...
 
 
Enquanto isso Batoré o peruquento descobre que sua pombinha bateu asas e voou.

Momento máster de Felipe, O fofo, esnobando  a Çuçu... Amei, pena que durou pouco e ela conseguiu convence-lo a voltar para sua casa e voltaram a que
 
 
Açucena sendo fofa com Felipe, Jesuíno experimentando a fantasia... eis que chega o profeta e o vê de coroa ( de papel,mas é coroa)... Bom sendo assim acho que Jesuíno é realmente o rei da profecia ( os resumos só confirmam isso), mas mesmo com as visões de Miguezinho,parece que Jesuino fica desconfiado com a origem de tanto dinheiro... Herculano então conta a história do tesouro de Seráfia ( a versão dele né?  a minha é um pouco diferente,mas como  agora somos amigos vou tentar engolir a versão dele).
Inácio projeto de santo ( me desculpem a maldade) super feliz,Antonia chega a Vila da Cruz, logo atrás vem o peruquento, porem Antonia está irredutível e não volta com ele para Brogodó.
Nosso profeta como não tem nada a esconder (desculpa veneno outra vez) muda o lugar do esconderijo do tesouro...
E na calada da noite Maria Cesária e Tibungo vão levar mantimentos ao meu, ao seu, ao nosso rei Augusto e seu irmão o duque Petrus, que fica decepcionado com a ausência da chatonilda Florinda...
Pois então Augusto percebeu o que esta acontecendo entre o irmão e a esposado grande amigo, bom  quem é que não percebeu com a bandeira que esse dois dão... Talvez Açucena, mas essa não conta ela só tem olhos para Jesuino amor de minha vida...















OBS - Nãoconsigo resistir  (fotos  do meu casal)
Nossa gente esse triangulo esta mais detestável do que aquele que nos atormentou por metade da novela ( Augusto-Cesaria-Herculano), nem Petrus e nem Zenóbio merecem essa situação, a Florinda é uma chata que vive de implicância com Augusto então eu to nem aí para ela, mas eles... É muito injusto com os dois, e pelo que tenho ouvido e lido por aí essa opinião não é de uma minoria.
É meus amigos parece que a capa da noite não protegeu os amantes dessa vez... Nicolau o borra botas, viu Maria Cesária e Tibungo, saindo da casa onde estão Petrus e Augusto e o que ele faz?... Vai correndo contar para Timotinho o pequeno rei...

GENTE EU ACHO QUE A CAMISA COMEÇOU A ABRIR.... HEHEHEHEHE a esperança é a última que morre...
E não é que, quase  a Úrsula se lasca Timóteo em busca de algo, uma isca que possa atrair os cangaceiros para uma armadilha pede ajuda a Zoio-furado que quase entrega o “romance” da bruxa com o Herculano, quase por que ela chega bem na hora... Antes de ir a caça de Maria Cesaria e Tibungo, Timotinho ordena a prisão de Penélope...
Olha outra coisa que me recuso a falar é de Farid... Por questões pessoais ( um dia talvez eu conte!)
Lamento por Damião e Lilica, pobres almas, ambos cegos, ambos infelizes que procuram tornar ávida de todos ao redor tão tristes e vazias quanto as suas.
Lilica a mando de Timotinho se infiltra em vila da Cruz em busca de informações. Tibungo (homem é bobo mesmo) acredita nela, mas Amália( essa é das minhas) dúvida da sinceridade da pirigueti e alerta açucena para que ela tenha cuidado.
 
E aí meu dia que estava tão feliz, desmorona... Hoje foi de lascar... Mesmo lendo os resumos, e isso não estava neles, sempre somos surpreendidos para o bem ou para o mal... Hoje foi para o mal...
Maria Cesaria e Tibungo chegam a casa da fazenda levando mantimentos para os prisioneiros...

Gente que abraço gostoso...










Petrus decepcionado pela ausência de Florinda, dessa vez mesmo contra a vontade do marido, ela iria, só não foi por que as crianças que foram escondidas até Formosura e busca de informações sobre a mãe e o pai de Nidinho... Pobre Zenóbio...
Timóteo chega de surpresa com sua corja, incluindo o maldito Baldini, que ordena ao traidor levar Maria Cesaria dali, para desespero de Augusto, Tibungo e Petrus que diz: _” Baldini você era um homem leal, como pode se tornar um traidor, primeiro serviu a uma assassina e agora virou capacho desse tirano...”








Há Há Baldini exigindo respeito... Essa é boa.
Ah! Meu lindo, amado, idolatrado rei Augusto pede que Timóteo o castigue no lugar de Maria Cesaria...
Mas o coisa ruim tem planos de castigar a todos.
Mas o que deixou meu rei transtornado foi:
_” ...E a cozinheira  eu vou cuidar pessoalmente...” gente se o Augusto tiver uma imaginação tão fértil quanto a minha, nesse momento passou por sua cabeça as piores torturas da história mundial...
E o dia chega, e com ele o castigo de Timotinho.
Cesaria conta a Carlota e fausto o que aconteceu, nesse momento entra a emprega correndo em desespero narrando o horror que acontece lá fora.





Ai que dor! Aí que dó! Meu pobre rei,pobre Petrus,Pobre Tibungo! E o sofrimento de Cesaria e Carlota vendo tudo isso sem poder fazer nada...





È impressão minha ou o maldito Baldini não está muito confortável com a situação...
Apesar de tudo Tibungo demonstra que sim ele tem caráter e não pretende entregar quem lhe ajudou...





Pobre Augusto... Timóteo o nanico dos inferno ordena que Baldini leve Maria Cesária para o palácio do governo...
Meu rei todo arrebentado pergunta o que ele pretende fazer com sua amada. Resposta:
_”vou aproveitar dos talentos da moça...” – Ops...que essa frase da margens a muitas interpretações ainda mais vindo de alguém  tão louco quanto Timóteo.
Pobre rei verdadeiramente Augustiado...




E essa do Baldini: _” è melhor não resistir Maria Cesária, eu não quero machucar você.” Não foram nem as palavras ditas, mas o tom de voz com o que ele disse isso... Será que ele ainda tem salvação?...




Meu rei augustiado com o destino de Cesária.
Faustinho ( é na hora das dificuldades que se percebe o caráter verdadeiro das pessoas) se oferece para ir até o palácio para saber de Maria Cesária.
Graças a intervenção de Santa Eudóxia ( ou por que ele é burro mesmo) o castigo de Maria Cesária é cozinhar (como vai sair essa comida já que ela passa suas emoções e sentimentos para aquilo que faz?)
Ah! Essa Úrsula maldita, feliz da vida por ver Cesária nas mãos dos malvados.





A rainha rainha (Helena) percebe que algo esta errado com Maria Cesária, após a saída de Nicolau Cesária conta o que aconteceu.
Fausto chega trazendo noticias de Augusto e Petrus...














Mesmo nesse momento de tensão, não há como não rir com Patácio e sua obsessão pelo gerador...
Paralelamente a tudo isso:
Reaproximação de Inácio e Antonia.
Bel libertando Penélope com a ajuda de Dora.





Augusto e Petrus de  volta ao trabalho. Mas agora Gutãomais aliviado...

O busto de Timotinho... Além de louco e  cruel ainda é burro.
O melhor do talinferno astral é que ele passa...