SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES...



Então é isso, a partir de amanhã 23 de Agosto entraremos na reta final de Cordel Encantado, me desculpem  essa lembrança cruel, mas é verdadeira, serão mais 30 dias contando os domingos de ansiedade e expectativa... Mas não quero lembrar disso agora... Embora isso já comece a causar efeitos...
A ausência de cenas de nosso adorado e idolatrado casal, também tem causado efeitos colaterais seriíssimos: irritação com a quantidade desnecessária de flashbacks, frustração com a  falta de cenas fofas e baixa tolerância á homens santos que tem uma só fala... AFFFF ... Sua santidade o profeta que me perdoe, mas apesar de toda sua santidade , de seus milagres de sua eterna luta contra o filho das trevas... ô homem chaaatoooo! Aquela ladainha da flor, do sertão, do verdadeiro rei... Ok! Eu já entendi... Não estou precisando de desenho, tenho três neurônios e eles funcionam bem... To prestes a virar anti ecológica e eu mesma esmagar essa tal de flor ( Ok! Foi exagero...mas que eu já to pelas tampas com essa flor... ah já to!).
 
Isso sem falar no sentimento de revolta e de ojeriza (da-lhe  aurelião) que causa aquele casal de coiso, só fazem a alegria das herculanetes, e dos anti monarquistas de plantão... Haja paciência, maior do que seu ardor pelo coiso e sua parceira só mesmo sua  antipatia pelo rei Augusto e dá-lhe pedrada no rei, é um verdadeiro festival de jogar pedra na Geni...
Enquanto desfilam por nossa tela casais que não nos interessam, relações baseadas em sei lá o que, ficamos com coceiras para mudar de canal, mas não dá... Vai que aparece nosso casal... E aguardamos, aguardamos e aguardamos e... NADA... E quando aparecem estão separados... ahhhhh! Mas... Pior do que vê-los separados e não vê-los de jeito nenhum, então ficamos com o que tem... Pois sem casal o capitulo fica....
Ternurinha e Zóio pensam em uma maneira de descobrir o esconderijo do tesouro (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)Herculano não consegue entregar Úrsula e volta para resgatá-la (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Assim sendo só nos resta preencher esse vazio com  nossas imaginações  férteis... Ou recorrermos ao velho e bom tubão para matar saudade...
Eu já disse que desisti da campanha,  reconheço  minha derrota, rei desnudo, nem em pedaços... Opa... Em pedaços homeopáticos sim... Primeiro foi um braço desnudo,  melhor meio braço desnudo, depois veio uma orelha, um pescoço, o pé e agora... tchan tchan tchan os dedos do pé real... Ok! Isso tá parecendo meio fetichista, mas... É o que tem para hoje... Eu aceito humildemente...

os dedosdo pé real.
Mas revendo a cena em que Augusto vai até o quarto de Felipe para lhe dar as novas de Brogodó, percebi algo estranho com o rei... Repassei a cena uma vez, duas, três... Até que fez-se a luz...

Algum dia desses todos que estamos acompanhando a novela, alguém viu aí as vestes reais descompostas... Algum botão fora do lugar... Eu não... Até hoje!Ele já acorda imaculadamente bem arrumadinho com tudo no lugar certo. Aí eu me pergunto: Onde e o que o rei estava fazendo para que seu nobre e querido pijama real estivesse desarrumado... Augusto é a pessoa mais arrumadinha dessa novela , nem quando foi escravo de Timóteo ele perdeu o prumo de repente ele me aparece com a gola do pijama desse jeito...HUUUUUUMMMMM...Aì tem !... e vejam pelos meus parcos conhecimentos de castelos, (não sou engenheira sou historiadora) sei que as paredes desses castelos são feitas de pedra, por tanto lá de seu quarto dificilmente ele teria ouvido o pesadelo de Felipe...


Vou abrir um parênteses aqui... Gente... Como se não bastasse a economia de nossas cenas preferidas, quando o casal aparece tem que estar as voltas com essas duas frasqueiras ( achei que mala ficaria pesado)... ô povo para gostar de empatar romance, bem que o rei fazia em se mandar com Cesaria para Formosura longe de tudo e de todos, com esse povo por perto é impossível namorar em paz... Açucena! Felipe! Vocês Já são bem grandinhos resolvam vocês os seus próprios problemas deixem nosso casal se amar em paz, como diz o velho deitado: cada um com seus problemas...

Fechando o  parênteses e voltando as minhas especulações, isso sem falar que ele chegou muito rápido ao quarto de Felipe, o que se pode deduzir que ele estava por perto, no corredor talvez... Ok alguém vai dizer ele foi até o quarto de Felipe justamente para lhe passar as informações do Brasil... Mas àquela hora ... Quando todo mundo já estava dormindo... Ele iria acordar o Felipe para dizer, não creio, seria deselegante, e não é do feitio do meu rei, até mesmo por que ele poderia esperar até o outro dia, já que àquela hora da noite, naquela parte da Europa eles pouco poderiam fazer.... Hummmmm! Aí tem!
Continuem me acompanhando nessa viagem, na mesma hora Maria Cesária chega ao quarto de Açucena, dizendo que não consegue dormir... Não faz a pobre não... Como não consegue dormir, em penas de ganso, e lençóis egípcios de 300 mil fios ( isso eu que estou dizendo, mas pelo chiquê do palácio deve ser algo muito parecido), mas tudo bem, pode ser saudade da família, do calor brasileiro, ou de ouvir o sermão do profeta ( e o veneno escorre...me desculpem vou me controlar)...Pode ser!... Agora... Foi tomar água,essa eu não engulo não...

Ela e a Açucena não colocam sozinhas nem os próprios calçados, imaginem ela como futura rainha se no quarto dela não deve ter um barril de água e tudo o  que mais ela possa precisar sem ter que fazer o mínimo esforço... Ou se não tem um criado de prontidão para ir no lugar dela pegar a tal da água...Mas não,  ela mesma foi até a cozinha, a bica ou sei lá o que pegar a água... Hummmm! AÌ tem!
Tá eu sei o que estão pensando a falta de cenas do casalesta me afetando e eu já estou imaginado coisas... Talvez... Mas que tem...ah se tem...
Como sou uma pessoa que costumo ver o copo meio cheio (as vezes pelo menos) eu prefiro crer que a ausência de cenas do casal seja por que a situação deles já esta resolvida, assim estão sendo poupados (para nossa frustração), assim sendo pode ser que certas pessoas larguem  um pouco do pé  do nosso adorado casal e principalmente largue as pedras sempre prontas  para jogar no rei... Vão cuidar dos seus favoritos, deixem o casal em paz!
Fiquem ai torcendo pelos casais de vocês, aplaudam seus heróis pagando paixão para as pessoas erradas...
Eu acho até engraçado... Aplaudiram de pé o coiso querendo estripar (exagero) o Timotinho, em nome da justiça, do que é certo, pela honra, contra tudo o que é errado nesse mundo de meu Deus e agora  se derretem pelo coiso , defendendo e protegendo a Úrsula, que se não estou enganada é tão  ruim ou  até pior que o maluquete... Haja contradição!
Dora e Felipe, nem vou falar nada, gosto desse casal desde o  inicio, embora na minha atual lista cor de roa de romances estão: 1º obvio Maria Cesaria e Augusto,2º Rainha Helena e Batoré,3º.Rosa e Cicero, 4º.Antônia e Inácio, 5º. Penélope e Bel, 6º.Dora e Felipe...
A culpa da colocação do casal não é culpa nem dos personagens e muito menos dos atores... A culpa é do fundamentalismo de alguns fãs...Tá em alguns momentos eu quase chego a me transformar numa fã bomba ( de chocolate é claro...), principalmente no que se refere a certos personagens  e pessoas que atacam meu rei, alguém há de dizer: O COISO,mas é preciso esclarecer que tudo que disse é baseado em minha vasta experiência em Csi, ta tudo comprovadinho, tudo evidenciado e as evidências nunca mentem – by Grisson - ( e não esqueçam lá no inicio dessa jornada eu até que achava o coiso algo...)textual e visualmente,afinal sabe como é,não basta ser coiso tem que participar... e o coiso deu material para que eu pegasse implicância com ele...ô se deu! Além de que ... Sempre que meu  rei meteu os pés pelas mãos eu fui a primeira a dizer:_”qualé meu rei?... que feio!”nunca me omiti de puxar suas lindas orelhas quando ele errava, por tanto nunca estive cega pelos erros de meu rei ( até Cesaria, quando eu achava errada alguma de suas atitudes , sempre mesmo que eu estivesse errada , eu ia lá e dizia não é assim...) eu conheço e reconheço publicamente que meus heróis não são perfeitos e tem seus escorregões... Agora tem gente que não!...Pior tem gente que só sabe enxergar o defeito e fecha os olhos as qualidades...
Nas minhas andanças pelo ciberespaço  esses meses todos, encontrei muita coisa que me deixou aborrecida, verdadeiramente chateada, inclusive essa é uma das razões para ter criado o blog. Certas pessoas ao contrário  de defender ou proteger seus favoritos,preferem perder seu precioso  (será?) tempo  agredindo, ofendendo ou desmerecendo seus desafetos, ok  talvez eu esteja levando muito a  sério e nem seja para tanto, mas...eu tomo por referencia a mim mesma, eu só venho a esse espaço por que acredito no que estou dizendo e defendendo e ao expor minhas opiniões sobre essa ficção eu exponho também uma parte de mim, boa ema...assim...ah não ser que você esteja fazendo uma cópia de outro texto, o que você escreve reflete o que você é...
Confesso que hoje eu estou meio ranzinza e venenosa... Efeitos da ausência do casal, mas também  por que já pressinto a volta das pedras e crucificação do rei... E tudo pó que Açucena de novo,outra vez, novamente...
Agora eu realmente tenho certeza de que D. Virtuosa ou quem sabe a própria rainha Cristina em sua fuga, uma das duas, deixou Açucena cair de cabeça no chão ( venenosa eeeee, erva venenosa eee....è pior do que cobra cascavel seu veneno é cruel, el, el, el...)... Embora eu tenha que reconhecer mesmo a contra gosto que nesse aspecto da lógica ilógica pai e filha são bem parecidos....

Vejam só que tipo de lógica psicótica moveu nosso amado rei  quando ele decidiu que por A + C que retirar Açucena a força da Igreja no dia de seu casamento com Jesuino amor de minha vida, faria com que ela jamais o perdoasse por toda a vida eterna seguindo essa linha de raciocínio ele  somou 2+2 e deu  5, optou então por  chamar o noivo para um duelo, dentro da igreja... Que lógica é essa?...Levar a noiva a força não pode,mas matar o noivo no altar pode?... Como assim meu rei...
Agora a Çuçu somou A + C e decidiu que seu pai ficaria muito magoado de morte se ela cancelasse ou adiasse o casamento  com Felipe, somou  2+2 e deu 3... Quer dizer... Adiar ou cancelar o casamento não pode ,fugir no meio da cerimônia com a nobreza europeia toda presente pode?... Tal pai tal filha....
Ah mas ela não poderia cancelar o casamento... Talvez, mas poderia ter pedido um tempo, adiar, adiar, adiar...
 
Ta ela não sabia que o Jesuino amor de minha vida, ops minha não, dela, iria aparecer no meio da cerimônia, mas ela iria se casar com O Felipe Henrique  sem amor.

E lá vem surto do Augusto, vai começar tudo de novo... Ou não...

Adoro Cesária colocando meu rei na linha... Segurando a fera...
Mas eu vou dar uma aliviada na barra de Çuçu, e claro do rei... Esse quiproquó  todo é culpa da rainha Ifigênia... Eu a adoro, mas ela pisou na bola,como que ela não me manda um telegrama, uma carta, um sinal de fumaça para avisar Augusto do que esta acontecendo, para falar ao filho sobre  o que descobriram sobre a a origem de Jesuino... Ele não faz a mínima ideia, se ele soubesse tenho certeza que pelo menos ele iria investigar o assunto, mas ele esta mais por fora que barriga de cobra e aí deu no que deu... Vexame real, chilique brasileiro em meio a nobreza europeia... O que será que o rei George da Inglaterra estará pensando...
Sem falar do povo que esperava esse casamento para selar a paz entre os dois reinos...  Já pressinto os rebeldes do sul prontos para o ataque... O caldo entornou...
Um último veneno, por que cargas d’água ninguém mandou a Rainha Cristina calar a boca quando ela deu essa maldita ideia de casamento?
 E nossa rainha dourada