SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CORDEL ENCANTADO: SENTIMENTOS ALHEIOS...

Oie! Voltei! Confesso que eu estava com preguicite aguda de escrever e um pouquinho sem inspiração, também o reinado de Timotinho, O Terrível é dose cavalar para leão nenhum botar defeito, e não estava encontrando muito sobre o que comentar, pelo menos era o que eu estava pensando, mais eis que hoje ao abrir meus lindos olhinhos cor de caramelo hipermetrópicos, a primeira coisa que lembrei foi de uma expressão comumente usada para expressar uma situação: vergonha alheia e eis que a inspiração se fez, fiquei toda assanhadinha de novo e aqui estou pronta para os sentimentos alheios...
Pois então aos costumes...
Mas antes uma rápida (vamos ter esperanças de que  eu consiga!)explicação sobre o que e como se processa essa tal de vergonha alheia.
Vergonha alheia é quando nos sentimentos envergonhados ou constrangidos por algo que acontece ou é feito por outra pessoa, é uma espécie de empatia onde você sente o que o outro sente. E por que sentimos isso. Segundo a ciência nossos neurônios são solidários ( ao menos eles...) e quando testemunham uma situação embaraçosa, uma emoção a tendência desses neurônios solidários é simular em nós mesmos tal situação, seguida das emoções que ela desperta, seja medo, vergonha, alegria, ou até mesmo paixão ( comentário bobo: esses neurônios são meio Maria vai com as outras....). Mesmo que a pessoa que está vivendo a tal situação esteja fazendo a Luka ( aquela da musica Tô nem aí, to nem aí...) e não esteja dando bulhufas para o papelão que esteja fazendo, nossos neurônios solidaríssimos estão bem ligadinhos e atentos ao ocorrido. Como diz Renata Pereira lima, pesquisadora do Laboratório de Neurociência e comportamento da USP: _” è como se nosso cérebro, ao identificar uma situação desafiadora, nos desse uma provinha para degustação.” E eu acrescento esse aperitivo oferecido por nosso cérebro muitas vezes serve como um aviso para nós, em outras palavras se você fica constrangido  com alguma situação, incomodado, desconfortável com algo que esteja ocorrendo ou com as atitudes de determinada pessoa é como se nosso cérebro nos dissesse: _” Isso não é para você! Cuidado... vá devagar!”
Isso me faz pensar que deve ocorrer da mesma forma com situações agradáveis, uma espécie de orgulho alheio, quando você fica feliz, satisfeito, confortável com algo positivo dito ou feito por outras pessoas, uma espécie de satisfação mesmo quando você não esta envolvido... o que significa então seguindo a lógica anterior que nosso cérebro dessa vez diz:” _ è isso que você precisa, é isso que você merece!... Vai fundo....! E aí chego ao ponto que me interessa, e que interessa a algumas pessoas que conheci durante esses meses de Cordel... Aí está nosso querido e amado cérebro esta nos enviando a mensagem de que sim NÒS MERECEMOS UM AUGUSTO.... SIM NOS MERECEMOS UMA AMOR IGUAL AO DE MARIA CESARIA E AUGUSTO, afinal nosso adorado casal só nos tem dado prazer e alegrias (com alguns pequenos contratempos, mas isso faz parte...)... O certo é que nosso casal cachinhos só nos traz alegria é nosso orgulho alheio...
Falando de cordel... Esses últimos dias me despertaram sentimentos ambíguos, fiquei dividida hora sentindo vergonha alheia, hora sentindo orgulho... Por onde começar...
Vergonha alheia:
Farid – Said ou sei lá qual nome ele vai querer ser chamado ( eu tenho um ótimo mas como sou uma dama não vou dizer... só pensar) Ok lá na terra dele é uma comum um homem ter mais de uma esposa ( desde que ele consiga sustentar as 3 igualmente!), mas ele não está na terra dele, e mesmo lá as esposas sabem do que esta acontecendo de sua situação, aqui  elas estavam sendo enganadas em sua boa fé, ludibriadas por esse malandrão, que agora depois de ter sido descoberto vive atrás das três como se fosse mosca na.... Pior que ele não se decide, fica de cão com as três... Ah meu amigo fala sério!Acorda!Realiza!


Lilica – eita pirigueti dos infernos, corrimão de  quartel, ta pior que a água benta da Igreja, todo mundo bota a mão, mas isso nãoéo pior, a vida é dela o corpo é dela e ela faz com ele o que quiser... O problema é que essa criatura infeliz se compraz com o sofrimento e a desgraça alheia, mesquinha se vendeu por 30 moedas para o servo do mal (by profeta), não tem um pingo de decência humana, não se compadece de nada e nem de ninguém... Figura triste e lastimável.

Dora – sim sinto vergonha alheia da Dora, quando ela rasteja para o Jesuíno, quando ela perde aquela garra de mulher decidida e fica implorando o amor de Jesuino, quando ela se transforma na chata apaixonada...
Jesuíno –que não é santo não e bem que gosta de ter Dora atrás dele, chega até mesmo alimentar essa atitude dela, fazendo olhinho de peixe adormecido para a garota e pior correspondendo bem animadinho aos beijos de Dora, é só dar chance e lá ta ele grudado na Dora...
Antecipando antes que eu esqueça – Orgulho  alheio de cucu, sim foi isso mesmo que vocês leram, apesar de tudo acho a postura de Çuçu nesse quesito mais adequada do que a do Jesuíno, pois mesmo estando separada e aparentemente tendo assumido seu compromisso com Felipe, O Fofo, não vemos os dois se agarrando em roupas intimas por ali, sim eles trocaram beijos, mas foi beijos até castos se formos comparar com os que rolam lado outro lado desse quadrado... Atitude de Çuçu: Acho digno!
Timóteo – bem esse  é vergonha alheia, ódio alheio, raiva alheia... Mas vamos ficar só com a vergonha por hoje... Esse rei nanico é burro que dói! Vocês sabem a diferença de burro para ignorante Pois bem ignorante é aquele que ignora, e de certa forma todos nós somos em algum momento de nossas vidas, afinal não se sabe tudo de tudo o tempo inteiro, eu me assumo ignorante em muitos assuntos, ou por falta de oportunidade, ou por que não tenho necessidade de saber agora, isso é normal... Exemplo Antonia ignorava as letras, nunca a deixaram aprender a ler ou escrever, hoje ela conseguiu, por ela já teria aprendido antes, mas aas circunstâncias a impediram de realizar seu desejo...

Jaó burro é aquele que tem todas as condições para aprender e se recus a fazer por que simplesmente não quer... Esse é o caso do Timotinho, rico, primogênito, herdeiro, estudando nas melhores escolas e... Nada. Não aprendeu nada com os livros e muito menos com a vida. Tem o cérebro de uma minhoca pré-histórica ( com o perdão da minhoca e dos seres pré-históricos).
E o que é aqueles dedinhos dele na saudação ao rei... Muita vergonha alheia...
Florinda – Chata de galocha, eu já sentia vergonha alheia dela quando ela colocava aquele arbusto no cabelo achando que estava abafando... Agora... Afffff... Fico muito constrangida com sua falta de noção e bandeiras que dá, pobre Euzébio, ele realmente não merecia esse desrespeito com ele... Eu penso o seguinte acabou o amor,ok pode acontecer, mas antes de cair nos braços de outro termine a relação... Isso é careta... Então me assumo, sou careta sim...
Úrsula – ela mente descaradamente, usa as pessoas e seus sentimentos para obter aquilo que deseja, nãoimporta quem seja, até as próprias filhas ela usa para alcançar seus objetivos...
Capitão Herculano – que está praticamente me pedindo para voltar a ser chamado de coiso, depois de todo aquele teatro  ( para mim só pode ser teatro) com o Timotinho de matar, esfolar, fritar e comer no café da manhã, fazer valer a justiçado cangaço , o  que ele faz, fica pagando pau para a Úrsula todo xonadinho... Faça-me o favor seu quasefuturo coiso de novo.
Çuçu – ela gosta de me provocar, não dá para elogiar muito que ela vai lá e joga água fora da bacia. Ô criatura teimosa e chiliquenta... Alguém por favor, pode desenhar para ela o porquê  ela tem que ficar escondida? Sim por que falar não adianta , ter seu plano de se disfarçar dar errado também não da certo, quem sabe desenhando ela entenda.
Ternurinha – Muita vergonha alheia da 1ª. Dama de Brogodó, tá certo que o prefeito nãoé santo ( parece que ele é pai de Nidinho), eu iria relevar se fosse uma única vez, mas agora já extrapolou os limites, até golpe de estado ela quer dar com o olho único (by Patácio)...

Orgulho alheio... ( essa lista é bem menor)
D. Amália – adoro essa mainha... Além de ser a voz da razão de Cesária, e grande incentivadora e confidente da filha, é uma mãe porreta e arretada, só ter que aturar os desaforos de Damião já leva a coitada direto para o céu, arriscar sua segurança para salvar o filho redimido Tibungo, das garras do Timotinho a transforma numa guerreira.
Tibungo – que mesmo sendo tão severamente castigo por timotinho, não entregou o nome da pessoa que lhe ajudou a entrar com Cesária na fazenda, melhor não deu o gostinho para Timoteo de pedir piedade, não chorou e nem gritou...

Carne seca- que mesmo correndo riscos, agiu de maneira correta ao permitir a entrada de Cesária e Tibungo na fazenda, ajudou Amália a libertar Tibungo e pediu perdão por seus erros aliando-se aos bons...
Zenóbio – que apesar dos pesares procura manter sua dignidade diante da situação que surge entre sua esposa e o amigo... Outro já teria dado um tiro nos dois...
Felipe- que reconheceu que não fosse  seus compromissos com seu reino poderia se apaixonar por Dora ( Poderia...).
Batoré – finalmente... O covardão tomou uma atitude, saiu em defesa da irmã, que foi presa acusada de adultério e por isso perdeu seu cargo e também foi encarcerado, tá que ele fez isso para tentar reconquistar ( como se alguma vez  ela houvesse sido conquistada) sua pombinha, mas para ele isso é uma atitude de grande valor...

Augusto – Pensaram que eu não ia falar dele... Mesmo em um dos piores momentos de sua vida, lá esta ele preocupado com os outros, solidário... Já disse que amo esse rei?...
Cesária – que mesmo aprisionada por Timóteo correu o risco e deu um jeito de avisar aos seus aliados o que estava acontecendo na fazenda, além de que  tem reagido muito bem as circunstancias.
Açucena – Aleluia... Hoje foram dois elogios para Çuçu... Primeira vez que ela demonstra preocupação com alguém que não Jesuino amor de minha vida ( vocês sabem né?... Antes dela mesma  está Jesuino), pois bem ela se preocupou com outra pessoa e adivinhem foi com o Papy... Muito FOFO!
A Congada – que bela manifestação cultural do meu  país, sem falar que é libertadora, que porá a um fim ao reinado de Timotinho, o Terrível.
Rainha Mainha – O encanto da Rainha Ifigênia, com a cultura e as pessoas do Brasil.
Carlotinha e Fausto – que parecem ter amadurecido com os últimos acontecimentos...
E é isso por hoje...
Logo mais surpresas e emoções... Quem ira me orgulhar?.... Quem irá me envergonhar?...