SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ENQUANTO ISSO EM BROGODÓ...

Ufa... Semana corridissíma, época de avaliação na escola e dá-lhe fazer provas... e dá-lhe aplicar provas... E dá-lhe choro de aluno... Como choram e reclamam... tsc tsc tsc...
Sem falar que estava de coração em Seráfia... Mas como nem só de Seráfia vive nossa novela ( infelizmente)... Peço licença ao nosso casal cachinhos para relatar os últimos acontecimentos de Brogodó e cercanias.
Enquanto Açucena se preparar para seu “casamento” com  Felipe, Jesuíno se prepara para ficar noivo de Dora (eita  gente teimosa!)... Os malvados se reorganizam, pessoas nos causam vergonha alheia, outros tomam tiro na cabeça para ficarem espertos...


 
 

Dora finalmente percebe o erro que está cometendo, erro esse que o universo já havia percebido, e não foi por falta de aviso...  O próprio Jesuino cansou de dizer...  Talvez tenha sido por falta de desenho (embora para algumas pessoas nem desenhando resolva...) ... Mas agora finalmente ela entendeu o recado... Somou dois mais dois e... SURPRESA deu quatro... Até que um dia, parece que teremos a boa e velha Dora de sempre.... Aleluia.
Continuando no acampamento. Vemos Bel o cangaceiro  emo  em total banzo (tristeza profunda), sua branquinha  foi-se embora, apesar de todas as suas promessas e agora o coitado só falta se afogar no seu mar de lágrimas.

O coiso... Voltarei a ele depois...
Ternurinha: que decepção! Libertou o Zóio Furado, está o escondendo, mas o que é pior o ajudou a entrar em contato com Timotinho usando o lesado do filho. Aí já é demais D Ternurinha. Poderia até lhe perdoar a pulada de cerca ( ou não, o que é mais provável!) afinal O prefeito também não é santo, mas ser cúmplice no retorno do Timóteo? Assim não dá....
 

MOMENTO MASTER – chilique de Carlota.
_”... Eu estou me sentindo uma baleia cachalote, um boto cor de rosa... eu não vou mais sair de casa... eu não tenho mais uma roupa que me sirva... eu estou parecendo um panetone, eu estou imensa de gorda, olha essas bochechas aqui, eu estou virando um bulldog...”
 
 

Podre Faustinho, onde ele foi amarrar o burrinho dele...
MOMENTO MEIGO – Baldini conta para Lady Cecília que é seu pai (será.... eu ainda tenho dúvidas... não dá para confiar em nada que a Úrsula diz) e que a duquesa é sua mãe verdadeira.
Posso estar enganada, não seria a primeira vez, mas acho que o ex-general, ainda irá nos surpreender positivamente até o final da novela. Mesmo durante aquele período de trevas pelo qual Brogodó passou sendo governada ou  melhor desgovernada pelo Timóteo, foram várias as situações em que vimos Baldini desconfortável com determinadas  situações.
Sinto nele um quê de arrependimento, de remorso, mas seu orgulho o impede ainda de tomar a atitude correta. Mas boto fé que Cecília  irá mudar isso, o amor de uma filha pode realizar milagres...
 
Fiquei realmente comovida com a cena dele agradecendo Batoré por ter tido o encontro com sua filha... Vamos aguardar que decisões ele tomara...
Meu novo herói: Batoré! Ok a transferência dos prisioneiros para  a capital deu errado,  Úrsula não estava no lugar combinado e Zóio Furado os esperava de tocaia na estrada. Mas percebam a nova atitude dele, inclusive enfrentando o coronézinho no carro, indo atrás dos fugitivos...
Tadinho ficou arrasado com o fracasso da missão, sorte dele que tem ao seu lado rainha Helena, e que por alguns momentos tem até um filho... FOFO o delegado se revelando como o suposto pai de Nidinho... Uma pena que não é ele.
 
 
 
 
 
 
Florinda: uma dosesinha de veneno... Aquilo tudo é preocupação ou consciência pesada... Pelo menos eu acredito que sua confusão acabe agora, com seu marido, baleado na cabeça ( ainda não tem sangue) entre a vida e a morte.

E como o prometido: O Coiso!... Que asco desse ser... o homem deve estar mais doido que o Timóteo, cego, bobo, parvo, etc, etc, etc... Quando vejo ele de coisa coma Úrsula só consigo lembrar  dele, querendo “justiçar” o Timóteo, cuspindo na cara do peste, por conta dos crimes que ele cometeu contra seu filho...tentar matar seu filho Jesuíno é imperdoável... Agora matar a esposa de “outro”, tentar matar a filha de colo de “outro”, prender o marido em uma masmorra por vinte anos com uma mascara de ferro, dormir com tudo que use calça... Ah! Isso pode... Dois pesos e duas medidas. Eu sou contra a morte dos vilões, acho que eles devem ser punidos em vida. A Úrsula mais do eu todos afinal ela é mentora intelectual da grande maioria das desgraceiras que ocorreram... Mas vou ficar por aqui, esperando ansiosa pelo dia que a cobra a quem o senhor esta dando asas pule na sua jugular, espero que isso aconteça bem rápido.
Herculano não consegue entregar Úrsula e volta para resgatá-la (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)Úrsula implora para Herculano repensar sua decisão (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Úrsula revela para Herculano que Timóteo sabe onde o tesouro de Seráfia está escondido (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Sobre Jesuíno e sua origem nobre, falarei em outro post, ainda estou desenhando aqui na minha cabeça historiográfica...
Sentiram falta de algo ou alguém?... Até parece que eu faltaria com meu dever de falar sobre nosso amado casal... Ainda mais naquele sonho que é Seráfia ( só lamento que sejam tão poucas e curtas as cenas... ahhhh!). mas o que vale realmente é a qualidade dessas cenas, e elas são sempre esplendorosas...

Quanta ternura, quanto amor... Um sonho encantado.
Nossa linda futura rainha, senhora absoluta do castelo, encantado a todos com sua elegância... e quem poderia duvidar de que o povo de Seráfia se encantaria por ela  da mesma forma que nós nos encantamos...É simplesmente impossível não amar essa menina, não se encantar com sua nobreza, e percebam que  nobreza não vem do sangue azul, ela vem da alma...


E o mordomo Baltazar?  Gamei nele. Adoro seu total estranhamento diante dos costumes da terra de onde vem a princesa e sua futura rainha.
 
 



Gerimum? Macaxeira ?Saputi ?Jabuticaba?Cajá?Carambola?Mangaba?... Vamos  combinar que mesmo eu morando aqui no Brasil metade desses ingredientes para mim  são totalmente desconhecidos, sei que existem, mas nunca vi... Imagina em Seráfia?...
Cada dia que passa Maria Cesaria está mais adaptada a seu novo mundo, essa foi predestinada  a realeza...Tudo regado a muito amor...

Meu rei deveria (ops, sempre esqueço...) nosso rei deveria escrever um livro com suas frases, um livro sem fins lucrativos, que seria  distribuídos a todos os homens do mundo e quiçá  do universo...È  meus queridos...Por mais durona e moderna que seja uma mulher, é esse tipo de coisas que queremos ouvir, ao menos uma vez na vida... ( ok reconheço  que talvez exista uma ou duas que ainda prefiram ser chamadas de cachorras e   tratadas como uma, mas ai eu não posso fazer nada...)



_” ...Mas seja o que for que você  estiver usando, vai sempre encher meus olhos com a sua beleza!” ( para não perder a piada e render uma breve homenagem ao final de Insensato Coração, que comecei a assistir super empolgada, mas não conseguiu me deter por mais de duas semanas: PRONTO MORRI (by Léo))
E o povo cordelistico, a Família Cordel vibra eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
(piadinha familiar) Beijo do nosso casal... Vivemos por isso, não só por isso, vivemos por nosso rei  solto  espontâneo, que se esquece de tudo e de todos, quando perto de sua amada, vivemos por Cesária  feliz e segura de si, sem vergonha de ser feliz, amada e amando... Vivemos pelo encantamento dos criados que assim como nos,  se rendem ao verdadeiro amor do casal ( gente até o mordomo esta sob  efeito  Maria Cesaria, cabecinha de lado, só faltou suspirar) e vivemos pelo ímpeto de nosso rei... Viver assim é muito bom.



Sim querida Çuçu, a história do Seráfim D’Avila e parecida com a história de seu papy...


Momento sério.... Cá entre nós que  amamos esse casal, as autoras atenderam nossas preces, o triangulo temido foi para o espaço, cenas fantásticas em Seráfia, povo amando sua futura rainha, casamento confirmado ( pela própria Thelma Guedes no facebook... não pude ir mais além por que fui atropelada pelo fanatismo das Dolipes, que tomaram conta da conversa.... afffffff....)agora para nossos sonhos serem totalmente realizados, bem que poderíamos ser brindados com lindos bebes do casal... Cesária esta pronta para ser mãe e Augusto merece uma segunda chance ( não isso ainda não foi maldade,maldade vem agora...)
Depois de uma filha e enteada ( Augusto e Cesária) como Açucena, eles estão prontos para serem pais até do Denis o pimentinha ( ok! Fui bem maldosa agora, até injusta com Çuçu, que de uns tempos para cá tem sido um doce de gerimum... é só para manter a forma... Sabem eu preciso manter minha fama de má....)
E para encerrar... Muito orgulho alheio de Cesaria, absoluta e divina comandando o castelo, reinando no palácio, majestosa, régia esplendorosa, sem perder sua humildade, sua delicadeza ao tratar com os outros... Isso é uma verdadeira rainha! Essa é nossa rainha!

 
E agora vou tentar desenhar essa história do Jesuino, talvez assim eu comece a entender, sabem como é minha mente de professora de História esta em convulsão com tudo isso....
Assim como Timóteo... Eu voltarei!