SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

UM ANO DIAMANTE: 2011

Fui desafiada, e se há uma coisa que gosto muito é de desafios, de ser provocada... Outra coisa da qual gosto muito é de fazer as coisas a minha maneira, do jeitinho Lili de ser... Por tanto Papillon, minha borboleta azul esvoaçante, eu aceito o desafio, mas... Ao invés da Lili de cristal á diamante, vou falar do ano que foi totalmente diamante...
Este foi um bom ano! Há muitos anos não me sentia tão satisfeita e por que não dizer... Feliz...
A vida me preparou algumas surpresas, perdas, decepções... Que em muitos momentos não soube muito bem como lidar...
Optei pelo caminho mais fácil... Isolar-me, fugir de tudo que pudesse causar dor... Mas isto não é viver... Chega um ponto em que você cansa de estar fora do mundo... Mas como voltar a ele... Como acabar com a solidão, com o vazio... Como reencontrar o rumo?
Às vezes não é preciso muito... Não mesmo... Basta  estar disposta... Ou não...
Foi assim sem querer... Que eu voltei... Nos últimos anos dei espaço demais para a Elizandra e afoguei a Lili... A Lili tem sonhos, esperanças, acredita mesmo que não haja razão  para crer, ela acredita por que quer, ela é leve, relaxada... Gosta do mundo e das pessoas... Sonha e crer que pode realizar todos os seus sonhos...
Quando janeiro começou, a única expectativa que eu alimentava e que em minha opinião seria a coisa mais bombástica que aconteceria este ano, era minha troca de escola... Até fevereiro eu não tinha ideia se meu pedido de transferência ocorreria ou não, assim como não tinha certeza se eu realmente queria ou não essa mudança... Foram 6 anos no Vicente Dutra, escola de ensino médio de Júlio de Castilhos, cidade vizinha de santa Maria, foram 6 anos acordando as 4:45 para viajar com chuva, frio, vento o que fosse, todos me perguntavam quando eu viria para Santa Maria e eu... Nem pensar, apesar dos custos financeiros e físicos me sentia em casa no Vicentão, ali dei meus primeiros passos na profissão que escolhi, foram àqueles jovens que passaram por mim quem construíram a professora que sou hoje, como eu costumo brincar com eles,  os meus amados bebezinhos, e aqui eu confesso, preciso muito mais deles do que eles de mim...
Mas chegou o momento de vir para casa, de conhecer outros bebes de ver se eu estava preparada para outra realidade... Júlio de Castilhos tem aproximadamente 20 mil habitantes,  Santa Maria... Mais de 200 mil é outra realidade e confesso que com tantas histórias eu tinha certo receio do que eu iria encontrar...
E eis que ganhei meu primeiro presente de 2011... Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes... 28 de Fevereiro de 2011 passei a fazer parte do corpo docente dessa escola...  A realidade é diferente? É claro que é... Mas... Já não consigo me imaginar longe desses meus jovens, de sua vitalidade, energia, do brilho que vejo em seus olhos de que tudo é possível... Eles me energizam, me revitalizam... Me cansam também... Mas não há salário no mundo que pague, o carinho, o respeito ( do jeito deles...), seus sorrisos... Eu sou perdidamente apaixonada por essas pestinhas e não sei viver seu o tsunami de emoções que eles me passam pelas manhas...
São esses jovens que  permitem me redescobrir diariamente, reconhecer meus limites e ampliar minha flexibilidade, não sou eu que os ensinam... Eles que me ensinam a cada novo dia... Me realinham...
Mas os presentes de 2011 não pararam por ai... As redescobertas continuaram...
Eu gostaria de saber... Alguém sabe definir amizade ? Por que somos amigos de determinadas pessoas e não de outras?
Eu não tenho muita certeza das palavras corretas, mas uma vez li um versinho que dizia o seguinte, irmão são amigos que a natureza escolhe e amigos são irmãos que você escolhe... É algo assim... E aí eu me pergunto como ocorre essa escolha? ... Em que momento escolhemos... Por que escolhemos? Talvez seja realmente a mão de Deus trabalhando misteriosamente...
Mas para chegar aonde quero preciso por a responsabilidade em quem é devida... A culpa é de Lucy e Carmo...  Sim eles são culpados, mas no bom sentido...

Vejam que eu nunca tive muita paciência para ser fã de ninguém... Ah não, muito trabalho, gostava por uma temporada e já estava de bom tamanho... Eu não tinha muita paciência para esse papo de fã...  Mas este ano foi o meu ano de pagar a língua e com grande prazer...
Hoje tenho paciência e prazer de ser fã desses dois, mais do que isso tenho um sentimento de gratidão, que jamais poderei retribuir... Obrigada é muito pouco para tudo o que fizeram por mim, pelo meu despertar, pelo meu reencontro comigo mesma... Há muitos anos não me olhava, não permitia que Lili viesse a tona...
Lucy e Carmo obrigada por nos fazerem felizes ( creio que é o sentimento de toda a família...), Lucy obrigada pelo seu carinho por sua atenção e gentiliza... O que foi o susto quando ela me respondeu no Twitter???????? E o choque quando ela passou a me seguir também... Isso sem falar no dia que abri meu TT e me deparei com uma foto de Lucy, fazendo isso...

Como alguém pode não torcer e ser fã de alguém tão especial e iluminada?  de alguém que esbanja humildade?... Aliás, foi ela que me ensinou a responder as pessoas que vem ao blog, a dar atenção e respeitar a todos que nos dedicam atenção e carinho... Ando meio sumida, e não tenho respondido o que me faz ficar com a consciência pesada, me desculpem é que no final do ano o trabalho fica meio tenso... Mas sempre leio os comentários, na verdade acho que é a melhor parte do Blog, os comentários que são feitos...
Agora vejam se isso é possível???? Lucy agradecendo por tudo o que escrevi sobre Maria Cesária... Ela não tem que agradecer nada, eu é que terei essa eterna divida de gratidão para com nossa ESTRELA... Ela me deu muito mais do que possa imaginar... O tempo que dediquei a Maria Cesária foi o tempo que dediquei a me redescobrir...
E o Carmo gente?????? Ele é tudo que espero que ele seja, ele nunca me decepciona e tem outra qualidade, que mesmo a distancia ele nos traz felicidade, basta falar no Divo e pronto... É uma festa...

Esse é o nosso divo, sempre com suas surpresas, sempre nos dando mais uma peça para montar esse quebra cabeças de 1,88...
Lucy e Carmo nos uniram, abriram as portas e com sua luz nos mostraram o caminho para construir essa linda amizade que se consolida cada vez mais...
Surpreendentemente foi uma obra de ficção, uma fábula que me trouxe de volta a realidade, uma bobagem ( para muitos...) como uma novela que me permitiu ter um olhar diferenciado para a vida, as pessoas e para mim mesma e me trouxe tantas coisas boas...
Sinto que minha vida não será mais a mesma... Não mesmo...
Quando eu era criança e durante grande parte de minha vida, se você me visse me encontraria com uma caneta na mão e um papel qualquer, sempre fui uma criança calada para mim sempre foi mais fácil escrever do que falar... E eu escrevia, escrevia, escrevia, mas nunca mostrava a ninguém... Adulta... Deixei para lá...
 De repente senti uma necessidade desesperada de escrever... Sobre uma novela? Sim... Mas se você prestar bem atenção perceberá que tem muito de mim e de pessoal no que escrevo... Vai além  da ficção...
Não imaginei que pudesse ir além dos 5 meses de novela... Pois olha onde estamos... Mas isso não me surpreende... O que me surpreendeu foi ter tanta gente lendo o que escrevo, tantas pessoas de lugares tão distantes dispensando um pouco de seus tempos pra ler o que escrevo, prestando atenção, concordando ou discordando... Enfim interessados no que eu tenho a dizer... A vocês... Muito obrigada pelo carinho, pela atenção, pelo tempo, por me ouvirem e lerem... A cada nova entrada no blog sinto a obrigação de melhorar, de fazer mais, de ser mais... Vocês criaram um monstro... Se ainda estou por aqui é culpa de vocês...
E o que dizer dessa minha linda família?
Obrigada ao universo que conspirou para que eu pudesse encontrar cada uma de vocês...
Uma amizade que está sendo construída na base da confiança cega... Como confiar em alguém que você não vê os olhos, que não houve a voz, como abrir seu coração para uma tela de computador? Como revelar medos e fracassos, sem receber um abraço... Nós confiamos e fomos recompensadas, mesmo á distancia, mesmo na frieza e futilidade, nos perigos da internet, nós confiamos e fomos recompensadas... Nossa amizade não é baseada em aparência, nossa amizade esta sendo construída no que descobrimos dia a dia sobre o que vai dentro de cada uma de nós... E pasmem basta um oi digitado e já sentimos como esta o estado de espirito da outra, desculpem os psicólogos e terapeutas não há melhor terapia do que essa... O que minha psiquiatra não fez em uma no em cinco meses essas menina fez... Chego cansada, brava, magoada... Basta falar com uma dessas criaturas e pronto, energias recarregadas... E quando não consigo falar (tuitar) com uma delas, sempre fica faltando alguma coisa... Vicio? Com certeza... Mas quem não fica viciada com carinho, companheirismo, respeito e amizade? A sensação que tem me acompanhado ultimamente é que não estou sozinha...
Respondendo a outra provocação de Papillon, fazer esse último layout do blog deu trabalho... Eu queria mostrar para  todos  as coisas que me fizeram feliz este ano... Precisava colocar para o mundo ver as coisa que tem valor e que são especiais para mim, coisas e pessoas, alias mais pessoas do que coisas...
Foi assim que tomei a liberdade de roubar as fotos das meninas, ou a imagem que melhor lhes identifica, e respondendo sim minha borboleta existe uma borboleta azul esvoaçando... Achei perfeita para você, sempre esvoaçando e levando essa sua alma iluminada para todos os cantos desse mundão de Deus... Não a deixaria de fora, de jeito nenhum...
No primeiro layout faltou a Jéssica e a Maria Vitória, desculpem- me garotas, como poderia esquecer de vocês?????? Não esqueci... O espaço não deu, mas já estão aí... No segundo a Rozi, a mãe do nosso reizinho ( com todo o respeito tá?????) Não se achou, fui em busca da imagem que me fez querer segui- la no TT (rsrsrsrs) a boina vermelha...
Aí faltou a Mia, resumindo... Foram quatro layouts nesses últimos dias, e se faltou alguém me perdoem e reclamem que dá para corrigir...
Resumindo achei que o blog tinha que ter a imagem de tudo o que me fez feliz neste ano, das pessoas que contribuíram para que eu hoje pudesse encerrar o ano feliz, satisfeita e cheia de esperanças para o ano que está por vir...
Por isso vocês podem ver as imagens do meu divo Carmo Dalla Vecchia, que escreveu meu nome da forma correta com Z, isso sem falar do abraço e da atenção que ele deu as duas doidas que o esperavam na saída do teatro no dia 15 de Outubro, o melhor dia dos professores que eu já tive na minha vida... Conheci Cel, conheci Déia e ainda me agarrei no divo ( ok não fui eu que me agarrei nele, foi ele que queria me agarrar... Também não era exatamente um agarrão... mas me deixem ser feliz ...deixem-me enfeitar um pouco a história ...rs rs rs) e ... Eu voei...  E por falar nisso eu li esses dias no TT que as meninas estavam falando sobre o avião, das sensações que causam... Daí  lembrei a única coisa que não gostei do voo foi a aterrisagem... Gente a aterrisagem foi muito desagradável para mim... Meus ouvidos doeram muito, pareciam que iriam estourar... Mas o resto... Não há nada melhor... Ah as nuvens... eu sempre soube que elas eram mágicas, mas vê-las tão de perto foi um momento impar.

Vamos dizer que ter encontrado essa duas pessoas  amadas me fez ter mais certeza e vontade de conhecer pessoalmente e poder abraçar e olhar nos olhos das outras nove...
Sim nós somos diferentes, nós somos muito diferentes, mas como eu já disse é nas diferenças que podemos evoluir, que crescemos e aprendemos, essas meninas lindas tem me ensinado todos os dias... Eu aprendo com elas por elas serem diferentes de mim, eu me enriqueço cada dia mais...
Cada uma dessas pessoas que fui encontrando ao longo desse ano contribuiu para que de alguma forma eu me tornasse uma pessoa cada vez melhor e fosse buscar dentro de mim mesma coisas que eu já havia há muito tempo esquecido...
O mundo, a vida, as pessoas não são perfeitos, muito pelo contrário, mas quando se encontra pelo caminho pessoas especiais os obstáculos e tristezas do dia a dia se tornam mais fáceis de serem superados...
Quando não se está só, as batalhas ficam mais fáceis de serem lutadas... E a vitória pode vir ou não... O certo que mesmo na derrota se tem um abraço e um sorriso para enfrenta-la sabendo que a próxima pode ser diferente...
Este ano de diamante não tenho mais nada a pedir, só tenho a agradecer...
Eu sempre disse para as minhas cordelitas o quanto era difícil escolher uma cena do nosso casal cachinhos... Sempre que eu escolhia uma, vinha outra ainda mais tocante que me fazia ficar na dúvida... Pois pensando aqui com meus botõezinhos, finalmente descobri qual a minha cena preferida...
A primeira, o primeiro encontro do nosso adorado, salve salve, lindo de viver rei Augusto e nossa doce fada dos temperos Maria Cesária...  E sabem por que???? Pelo simbolismo da cena tanto para a personagem de Lucy Ramos, quanto para esta humilde pessoa que lhes fala, ali foi o reinicio de nossas histórias...
Quando o rei descobre o rosto de Maria Cesária, e ela levanta os olhos para vislumbrar um mundo totalmente novo... Um mundo de maravilhosas possiblidades. Em uma dessas minhas postagens eu escrevi uma vez que um dos grandes momentos de transformação para a humanidade ( na minha opinião) foi o momento em que o homem ao se tornar ereto , ao ficar em pé pela primeira vez, pôde vislumbrar o horizonte... Ver além de seus próprios pés... Eu confesso que tenho fascinação pelo horizonte (sou capaz de ficar um bom tempo olhando... apenas olhando...) sempre quis saber o que havia depois do ponto onde o olhar não consegue mais alcançar, sempre pensei que é ela que ficam as possibilidades... O possível...

E rei Augusto permitiu que Maria Cesária pudesse ver essas possibilidades, ela olhou para o horizonte através dos olhos de nosso rei... E eu também... Quando Augusto descobre o rosto de Maria Cesaria e lhe mostra o horizonte, ele também descobriu o meu, e eu pude ver as possibilidades, eu puder ver o que não via, por estar vivendo com os olhos baixos por tanto tempo... Somos duas a ver o horizonte, duas a avistar as possiblidades e acreditar...
Esse foi um dos momentos em que me senti Maria Cesária, quando meus olhos foram descobertos para vislumbrar o horizonte...
Eu quero ir até lá, onde meus olhos alcançam e talvez um pouco além... Alguém mais quer me acompanhar????