SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Maria Santa...


Hoje é 17 de maio, aniversário de minha cidade. 155 anos... Uma adolescente perto de tantas cidades que existem pelo  meu Brasil... E uma velha perto da dor que sentimos de uma hora para outra... Entendam o que nós choca são tantas mortes repentinas em algo que não deveria ocorrer... Não havia guerra, não havia tragédias naturais... Nada... Era apenas uma festa de jovens... Muitos deles sua primeira festa...

Em um post anterior postei a lenda de Imembuy...

As margens do Arroio També viviam duas tribos, os Tapes e os Minuanos (guerreira). Este lugar era chamado pelos índios de Ybitory-Retan (terra da alegria). As duas tribos conviviam em paz nesta localidade. 
Numa tarde, Ibotiquintã, esposa do chefe da tribo, deu a luz a uma bela menina e a chamou de Ymembuí (filha das águas). 
Imembuy, de muito bela, embora moça muito assediada, não pretendia logo dar seu "coração" a nenhum dos jovens daquelas tribos. 
Um destes jovens índios, Acangatú realizou mil juras de amor para que Imembuy com ele ficasse, esta não aceitou, e de remorso, fugiu este para bem longe da tribo. 
Certo dia, foi avistada uma tropa de bandeirantes portugueses que estavam no local a fim de demarcar as fronteiras. A tribo, então, realizou uma enorme emboscada, dizimando aquela tropa e deixando apenas dois sobreviventes. 
Um deles seria mandado de volta aos seus superiores para contar a desgraça ocorrida com os demais, e o outro, de nome Rodrigues, seria executado em um sangrento ritual pela tribo. 
No entanto a simpatia de Rodrigues conquistou a bela e jovem Imembuy, que o livrou da morte casando-se com ele, recebendo, a partir daquele dia um nome indígena, Morotin. 
Tiveram um lindo filho, de nome José. Este, brincando, perdeu-se na mata certa feita, sendo salvo pelo desaparecido Acangatú (aquele que amava Imembuy), que após encontrar o filho do jovem casal, achou por bem retornar à tribo, que tempos mais tarde deu origem à Santa Maria!

Hoje vem a parte histórica:

Os primeiros habitantes conhecidos da região atualmente ocupada pelo município de Santa Maria foram os índios minuanos e tapes6 . A cidade foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português que passavam pela região. A comissão montou acampamento onde atualmente está situada a Praça Saldanha Marinho, em 1797.

Durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes de São Leopoldo, buscando se afastar dos combates.

A cidade conserva prédios históricos de valor, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador daIgreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral de Santa Maria, o Banco Nacional do Comercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.

Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria ( primeira universidade pública no interior do Brasil).  A universidade conta atualmente com quase 27 000 alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.

Por abrigar uma grande quantidade de instituições de ensino, a cidade é conhecida como "Cidade-Cultura". ( oieeeeeeeeeeee????)

Santa Maria também é denominado o município "Coração do Rio Grande" devido a sua localização geográfica. O centro geográfico do Rio Grande do Sulfica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Centro.

No dia 27 de janeiro de 2013, uma grande tragédia abalou a cidade de Santa Maria. Um incêndio na boate Kiss matou mais de 240 pessoas e deixou mais de 130 feridos. Na boate, acontecia uma festa de universitários e o incêndio começou devido a um show pirotécnico. Faíscas teriam atingido o teto da boate, que possuía material de isolamento acústico, que é altamente combustível. A maioria das vítimas morreram por asfixia ou pisoteamento, devido ao grande número de pessoas dentro da boate na hora da tragédia. Testemunhas dizem que alguns seguranças da boate haviam impedido a saída

de pessoas por não terem pago a comanda. Essa tragédia foi considerada a segunda maior tragédia causada por incêndio, em número de mortos, na história do Brasil8 .

Em 2013, a prefeitura assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal para a obra de implantação de um trem turístico.9 10

Também conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, pois situa-se em uma região cercada por morros, do final do derramamento basáltico ocorrido no Pleistoceno. Quando há vento Norte, é muito forte, chegando a 100 km/h. Sua população estimada em 2009 era de 268 969 habitantes.

Altitude mínima: 41 metros acima do nível do mar

Altitude média: 113 metros acima do nível do mar

Temperatura média anual: 19,5°C

Clima: subtropical úmido

Precipitação pluviométrica média: 1 800 milímetros

È isso o que a Wikipédia diz sobre nós.. O que  é bem limitado... Somos bem mais que isso... Vamos bem mais longe que isso...

Queria hoje pensar em algo atrativo para os turistas... Mas não consigo... para ser bem sincera, não existem praças, não tem cultura, não tem nada... Embora estejamos chegando aos 270 mil habitantes... Ainda somos inteirior...

Pensamos grande, mas agimos como interior...

Por isso que hoje eu quero para Santa Maria o melhor... Por isso que hoje dou a Santa Maria uma das orações que mais me tocam ... A Salve Rainha...

Essa é para todas as mães santamarienses que perderam seus filhos na kiss e em qulaquer outro lugar, para os filhos que perderam suas mães... Essa é para todos que esperam justiça...

Vai além da religiosidade...

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
Vida, doçura e esperança nossa, Salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva
A Vós suspiramos, gemendo e chorando

neste Vale de Lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa
Esses Vossos olhos misericordiosos
A nós volvei!
E depois desse desterro,
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre
Ó Clemente,
Ó Piedosa,
Ó Doce Sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Eu depois de tudo o que minha cidade e as mães da minha cidade tiveram que passar e que ainda passam, perdendo ou não filhos... Acho que está é uma oração perfeita para minha cidade e para suas mães...
Que maria mãe de Cristo olhe por todas essas mães que espera por justiça... Posso lhes dizer a morte desses jovens nada foi perto do que está acontecendo agora...

Que mãe perde 3, 4 filhos em uma noite só???

Na verdade muitas... Incontáveis mães... è por isso que convoco Nossa Senhora para ser a defensora de todas essas mães... Pois a dor delas não acba no enterro dos filhos...Ela é revivida em cada injustiça feita, a cada ato de corrupção... A cada lei não revista nessa justiça brasileira...

Mas não vamos falar de dores... Mionha cidade precisa de coisas que levantem seu moral....

Confesso que eu fico no chão cada vez que falam de Santa Maria... mas sempre assisto... E aconselho assistam sempre!!!! Não por nós, mas pelos que ainda virão... 241 mortes em um lugar onde não há guerra, nem desastre natural tem que servir para alguma coisa, no mínimo para salvar outros jovens...

E è  só isso que quero e só isso que Santa Maria quer...

Mas apesar de tudo adoro morar aqui... Me vejo passando por todos os lugares mas morando?...  só aqui mesmo...

Sei bem que penso pequeno, minha ambição é quase nula... Mas sair de vez da minha Santa Maria da Boca do Monte seria como deixar meu coração, minha alma...

Te amo Santa Maria... Você representa minha alma... Eu te vivo em cada um dos meus dias... feliz 155 anos...
Amor de minha vida... Santa Maria
confesso que não conheço metade da cidade... tem muios lugares onde nunca fui

 Mas o calçadão eu conheço bem... Passei e passo muito tempo ali... Comprando, pagando contas ou só vendo o movimento,,,
 A famosa Garganta do Diabo... Por seis anos descia de ônibus por aí fazendo questão de esta dormindo... Os motorists do ônibusque me traziam de Júlio de Castilhos achava que eram da formula 1... Assim se o onibus virasse prefiria estar dormindo...
 Igreja Santa Catarina no bairro onde moro, bem perto de mnha casa, minha mãe se casou aí e e fui baizada nessa igreja...
Essa é foto minha... Voltando paracasa d trabalho não resisti e registrei essa imagem...
 Museu de artes da cidade




 pense em umonibus fazendo a curva aí?? è um lugar famoso também pelastentativas de suicidio..

Vila Belga primeira vila operária do rs e do Brasil... Vieram nta maria para construir a rede ferroviária
 Quase da para ver minha casa nessa foto




Queria mostrar mais de minha cidade... Mas se abrir o google as imagens que vem são da tragédia de janeiro... è por isso que t uma divida cm Glória Peres que em um de seus capitulos faou de minha cidade enaltecendo um aspecto positivo... Depois de tanta dor... Foi bom ouvir o nome de minha cidade não relacionado a morte...  Eu chorei... cmo sempre choro... uvir o nome de minha cidade hoje doi no coração...
Sinto saudade daépoca em que apenas santa marienses conheciam esta terra...
Mas.... Vamos no reerguer... Vamos reencontrar nossa alegria...
O que muito me orgulha dessa cidade e desse povo.... Estamos tentando e vamos conseguir...
Parabéns Santamarienses somos todos guerreiros!!!
Nós temos um Hino municipal oficial... Que mais de 80% do povo não conhece... Mas esta musica não há santamariense que não conheça;;;
Esse video eu precisava partilhar por mim e por meus conterrâneos... Assim como por todos que passam por esse tipo de dor..