SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

domingo, 19 de maio de 2013

CELEBRAR... 30 anos de novela...


Antes de qualquer coisa... Larissa é bem por ai... Final de novela sempre me deixa frustrada... Como já disse não decepcionei por que eu não espera mais do que isso... Mas que fiquei cheia de perguntas como você... Ah isso fiquei... Para algo que teve furo do inicio ao fim... Nem preciso dizer por que eu insisti tanto ou melhor por quem né???
Só para encerrar o assunto e respondendo uma das tuas perguntas... Você esperava o que da Morena... Ela passou mais da metade da novela esquecendo do Júnior, nem ligou para a amiga de infância dela correr risco (Sheila)... Você acha que ela iria se importar com o pessoal da Capadócia ou com o casamento da Helô??? Essa Morena me lembra muito da Açucena e seu Jesuino amor de minha vida... E Morena e Theo amor de minha vida e o resto que se exploda!!!! AFFFFFFFFFFFFFFF...
Mas é isso ... FIM...
E não desista não... Eu tenho 30 anos de novela ( nooooosssaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!) e posso te dizer tanto pode melhorar ou pode piorar... A única certeza é que não dura para sempre... UFA!!!!
Dia 21 de maio o blog faz dois anos de vida e surtos psicóticos de sua autora... Eu sei que não sou convencional, meio bipolar da vida... Culpa dessa minha veia dramática, tudo vem do útero... Eu sofro, eu represento, eu dramatizo... Quase uma protagonista de novela mexicana... Sou eu!!!! Deve ser culpa de assistir tantas novelas... Ou algum defeito genético... Sei lá...
Fiquei aqui confabulando com meus botõezinhos o que poderia escrever de especial... Vários temas surgiram... Mas eu pensei  aqui comigo e com eles, meus botõezinhos...
Para que serve meu humilde blogzinho???...
Além de expor meu peculiar olhar sobre o mundo????
Como este espaço virou um espaço de... Desabafo??? Inconformidade???... ou sei lá o que... Não faço ideia...
Eu só queria falar de novela, eu só queria falar de Cordel???? Era só isso...
Assim eu pensei que para comemorar aniversario seria bom dar uma folga para o blog... Alivia-lo um pouco, não sei vocês, mas eu ando precisando cada vez mais de assuntos leves, de uma  vida mais lev
Então comecei a pensar aqui com meus inseparáveis botõezinhos e decidimos de comum acordo fazer uma lista das novelas de minha vida... Vejam bem não são as melhores de todos os tempos... Algumas são até bem ruizinhas, não chegam perto as produções mexicanas mas dependendo da situação e da  época nos causam vergonha alheia infinita... Você  pensa: Deus eu assisti isso??? Como pude????
O que as tornam especiais para mim??? Eis a grande questão... Não faço ideia... A maioria delas nem o divo tem!!! Mas de alguma forma me chamaram a atenção... Por que???? Bem este é o grande mistério para o qual não sei a resposta... Gosto  e pronto...
Terminada a lista me dei conta de que seria um post gigantesco... Assim vou dividi-lo em 3 partes...
Para começar o horário das 21 horas... As famosas novelas das 8 que passam as 9 horas...
Sétimo sentido – Janete Clair (DIVA) 1982 ...  
 
A trama principal gira em torno da paranormal Luana Camará (Regina Duarte). Luana é uma jovem professora, tímida e discreta. Nasceu em Casablanca, no Marrocos, mas é filha de brasileiros. Durante o período Vargas, seus pais se viram obrigados a sair do país por problemas políticos. Muito ricos, deixaram a fortuna nas mãos de Antônio Rivoredo (Carlos Kroeber), melhor amigo do pai de Luana, casado com Santinha (Eva Todor). Alguns anos depois, Luana perde os pais e está certa de que reaverá seu patrimônio, mas Antônio Rivoredo não devolve os bens da jovem como havia prometido. No início da história, Luana está de malas prontas para vir ao Brasil com o objetivo de recuperar a fortuna de sua família, roubada pelos Rivoredo.

braço direito de Antônio é Tião Bento (Francisco Cuoco), principal mentor das trapaças contra os Camará. Ainda nos capítulos iniciais, Antônio morre, e o ambicioso Tião, protegido por Santinha, uma mulher sem escrúpulos, fica de olho na direção das empresas e no dinheiro de Rivoredo, tornando-se o principal antagonista de Luana. Na verdade, atrás da confiança que Santinha deposita em Tião há um segredo, ela é sua verdadeira mãe. Mau-caráter e muito sedutor, Tião Bento trabalha como empresário, mas sonha em ser ator. Fã de Errol Flynn, vive interpretando cenas de filmes famosos e anseia por uma oportunidade de entrar no meio artístico. Metido a Don Juan, tem uma curiosa mania: guarda sempre um pé de sapato das mulheres que seduz, além de filmar seus encontros amorosos, sem que suas parceiras desconfiem.

- Tião Bento enfrenta a oposição de uma outra mulher: Sandra Rivoredo (Natália do Valle), a filha mais velha de Antônio, criada para substituir o pai nos negócios. É a presidente das Indústrias de Gêneros Alimentícios Catarina e faz tudo para afastar Tião da direção da empresa. Bom-caráter e responsável ao extremo, chega a abdicar de sua vida pessoal em prol dos negócios.
 
- Outro personagem que cruza o caminho de Luana Camará é Rudy (Carlos Alberto Ricelli), filho de Antônio e Santinha Rivoredo. Rudy desperta a paixão de Luana, mas o caminho não está livre para ela, pois ele é casado com a possessiva Helenice (Beth Goulart). Apesar disso, Rudy também fica balançado com Luana, o que acaba piorando sua relação com a mulher, que já não estava boa. Esportista reconhecido, Rudy gosta de liberdade. É muito aventureiro e sempre se destacou pela ousadia. Helenice, no entanto, critica a postura do marido, pois sente muito medo de sua profissão que, muitas vezes, coloca a própria vida em risco. Os dois brigam muito por conta disso, desgastando o relacionamento dia após dia.
 
- As relações familiares dos Rivoredo são algumas das tramas paralelas de Sétimo sentido. Completam o núcleo ligado à família o caçula Tony (Paulo Guarnieri), Valério (Armando Bógus), novo marido de Santinha, e Harold Bergman (Fernando Torres), irmão da matriarca. Tony é um típico jovem da zona sul carioca: alegre, extrovertido e cheio de vida. Valério é um ator medíocre, sempre escalado para desempenhar papéis secundários. Após casar-se com Santinha, no entanto, sua carreira ganha um impulso, graças aos financiamentos de filmes feitos pela própria mulher. Harold, por sua vez, é um arqueólogo milionário, diretor de uma companhia de pesquisas submarinas. Tem adoração pelos sobrinhos e exerce muita influência sobre eles.
- Para reaver seus bens, Luana conta com a ajuda de Danilo Mendes (Cláudio Cavalcanti), jornalista que sonha ser cineasta e que se apaixonará por Sandra, apesar da oposição de Santinha, que tentará a todo custo destruir a relação.
- Em meio a tantos obstáculos, Luana fica desmotivada e decide voltar para sua cidade natal, Casablanca. A novela dá uma reviravolta quando a protagonista retorna ao Brasil encarnando a personalidade da falecida atriz italiana Priscila Capricce. Luana, que já manifestava sinais de paranormalidade, acaba sofrendo uma transformação radical e seu corpo é tomado pelo espírito da atriz. Extrovertida, sensual e esfuziante, Priscila não lembra Luana em nada, a não ser fisicamente
- A trama se complica ainda mais quando Priscila consegue seduzir o principal rival de Luana, Tião Bento, e os dois acabam se casando, numa das cenas de maior destaque da novela. A cerimônia é realizada numa comunidade cigana à qual Luana havia se integrado antes de transforma-se em Priscila. Os dois chegam ao local da festa montados em cavalos brancos. Ao som de violinos, entre ciganos, os dois dançam durante horas.
- Em determinados momentos da história, o espírito de Priscila deixava o corpo de Luana. Em uma dessas vezes, Luana procura por Célia (Jacqueline Laurence), uma parapsicóloga sensitiva com quem ela decide fazer uma série de terapias de regressão. Célia diz a Luana ser preciso saber o que Priscila deseja para depois enfrentá-la. Duas importantes revelações são feitas. Primeiro: descobre-se que Luana e Priscila foram irmãs gêmeas em outras vidas, Luciana (Luana) e Maria Pia (Priscila). Maria salvara a vida de Luciana, criando assim, uma dívida de gratidão com a irmã, que seria resgatada no presente. A segunda revelaçãofeita ao telespectador é que Priscila luta para descobrir o paradeiro de sua filha, por isso seu espírito não deixa o corpo de Luana. Célia consegue descobrir que Priscila deixará Luana em paz se ela conseguir localizar a menina.
- Tião Bento, por sua vez, começa a ficar irritado com as repentinas mudanças no comportamento de sua mulher, que ele acredita ser Priscila. Ao descobrir que a verdadeira Priscila Capricce falecera há um ano e que sua mulher, na realidade, é Luana Camará, Tião mostra-se disposto a ajudá-la. Ele entra em contato com a parapsicóloga Célia e revela que, na realidade, sempre amou Luana, e não Priscila. A partir daí, Tião transforma-se no maior aliado e protetor da protagonista. Luana, no entanto, lembra a Tião que continua apaixonada por Rudy. Mesmo assim, ele não desiste de lutar pelo seu amor.
- A surpresa fica por conta de Tião Bento. Ao ser chamado para depor, Tião diz ao juiz que, de fato, Antônio Rivoredo assinou um contrato se comprometendo a devolver as Indústrias Catarina a Agenor Camará e exibe o verdadeiro documento. Luana ganha a causa na Justiça e recupera todo seu patrimônio
- No último capítulo da novela, para tristeza de Rudy, Luana decide ficar com Tião, e os dois se casam. Passam-se dois anos e a última sequencia da história mostra Tião e Luana brincando no jardim com o filho, Sebastião, formando uma família feliz.
Eu aqui pensando que o povo ficou doido com as viagens de Salve Jorge... Piraram!!! Imagine o povo ter que engolir essa???  Eu confesso que amava... Escondida do povo aqui de casa eu costumava de brincar de Luana e Priscila... hehehehe...sim eu sei eu sou estranha....

Sol de verão – Manoel Carlos 1983... Essa não chegou a final o ator Jardel Filho morreu no meio das gravações e o povo pirou total, até o autor e ela acabou do nada... Lembro do dia em que Jardel morreu... Foi um choque para todo mundo.
A telenovela relata o dilema de Rachel, uma mulher que acaba de sair de um casamento infeliz com Virgílio. Rumo ao Rio de Janeiro, ao lado da mãe e da filha, ela acaba por se envolver com Heitor, um mecânico boêmio e bonachão que nunca havia vivido um compromisso sério. Paralelo a isso, está o surdo-mudo Abel, que, em busca de sua mãe, emprega-se na oficina de Heitor.
 
Entre os destaques do elenco, a química entre Jardel Filho e Irene Ravache foi perfeita, o que garantiu mais audiência à novela. O sensível trabalho de Tony Ramos como Abel, o surdo-mudo. Belo trabalho também da atriz Isabel Ribeiro.
Destaque também para a cenografia da novela que construiu em alvenaria, em plena cidade do Rio de Janeiro, todos os ambientes necessários às gravações das cenas externas. A produção construiu no bairro do Flamengo o conjunto composto pelo sobrado de Heitor, o prédio onde mora Rachel e um terreno baldio
Primeira novela de Miguel Falabella, os créditos da abertura exibiam erradamente como Miguel Falabella, e apresentava o nome do protagonista, Jardel Filho, nos momentos finais onde-se lia: como Heitor Jardel Filho. Os primeiros nomes da abertura eram de Irene Ravache, em seu primeiro trabalho na Globo, e Tony Ramos.
A personagem Beatriz, inicialmente, foi destinada à atriz Maitê Proença. Com a recusa da atriz, Beatriz, que teria um romance com Abel, teve sua importância reduzida e ficou com Isis de Oliveira. Coube à personagem Olívia, interpretada por Carla Camurati, a outra comissária da dupla feminina, formar o triângulo amoroso com Abel e Clara. Carla teve sua personagem mais valorizada e fez de sua personagem Olívia, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de julho de 1982. Bem, como Ísis de Oliveira, com sua personagem Beatriz, que estampou a capa, no aniversário de 8 anos da revista, em agosto de 1983.
A morte de Jardel Filho, em 20 de fevereiro de 1983, um domingo, no meio da novela abalou a todos: autor, elenco e produção. O autor Manoel Carlos, amigo íntimo do ator não conseguiu mais escrever os capítulos e foi substituído por Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri precipitando, assim, o término da novela. Antes, porém, a Globo cogitou tirar a novela do ar sem desfecho. Pesquisas feitas com o público mostraram que os telespectadores queriam que a história tivesse um fim1 . A morte de Jardel ocorreu próxima à produção do capítulo 120 da novela. A conclusão da novela foi tumultuada. Os textos chegavam em cima da hora e as cenas eram gravadas pouco antes de serem exibidas .
 
Para as novinhas o Jardel filho era o Domingos Montagner da época ou o Rodrigo Lombardi... A mulherada pirava no loirão!!!!

Partido Alto – Gloria Peres e Aguinaldo Silva 1984... Dessa eu lembro bem do núcleo cômico e da escola de samba...

juntando aspectos clássicos do folhetim com temática e encenação modernas, a história mostrava dois mundos opostos. Isadora (Elizabeth Savalla), filha do rico industrial Amoedo (Rubens Corrêa), sai de um casamento problemático com Sérgio (Herson Capri), um mau-caráter, e se envolve com o professor Maurício (Cláudio Marzo). Este, por sua vez, é assediado por Celina (Glória Pires), a jovem filha do bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez), envolvido com um roubo de joias. O bicheiro além da família oficial - com a esposa, Isildinha (Célia Helena), e os filhos Celina e Felipe (Luís Felipe de Lima) - divide seu tempo com a amante, Jussara (Betty Faria), manicure e porta-bandeira da escola de samba Acadêmicos do Encantado da qual ele é patrono, com quem tem um filho, Jorginho (Rafael Álvarez).

Do outro lado da história está Amoedo, que esconde um segredo: a verdadeira identidade da mãe de sua filha, Isadora. Ela é Nanci (Lillian Lemmertz), cuja filha lhe foi tomada dos braços, e, com muita dificuldade, criou o outro filho, Fernando (Roberto Battaglin), com a ajuda da irmã, Sulamita (Marilu Bueno). Eles são moradores do bairro do Encantado, no Rio de Janeiro, onde residem Jussara e vários tipos do subúrbio carioca. Fernando acaba por se envolver com Irene (Norma Benguell), uma mulher madura e sofrida, além de bem mais velha que ele.
E ainda há o mudo Jesus (Germano Filho), um esposo submisso que não diz uma palavra, obedecendo à esposa, Iara (Ilva Niño). Isso sem falar no malandro Políbio (Guilherme Karan), um guru de araque que vive de explorar a ciumenta e insatisfeita Gilda (Suzana Vieira)
Essa é para provar que eu gosto de alguns trabalhos da Gloria...

Roque santeiro – Dias Gomes e Aguinaldo silva1986... O pior dessa novela foi que virou moda os laços da cabeça da viúva Porcina... Até eu usei... Mas na década de 80 podia essa breguices todas...
A história se passa na cidade fictícia de Asa Branca, em algum lugar que reúne características e personagens de diversas regiões do Brasil.
 

Há 17 anos, o coroinha Luiz Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, morreu ao defrontar os homens do bandido Navalhada, logo após seu misterioso casamento com a desconhecida Porcina. Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo. Só que Roque não está morto e volta à cidade, ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que vê ameaçado o seu romance com a "viúva" Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortalecer o mito e tirar vantagens pessoais.
Ao retornar, Roque interfere na relação de Sinhozinho e Porcina, além de reacender a paixão de Mocinha, a verdadeira noiva, que nunca se conformou com seu desaparecimento e que se manteve casta à espera de seu amor, mesmo pensando que ele estivesse morto. Ela é filha do prefeito Flô e da beata dona Pombinha, sendo cortejada pelo soturno professor Astromar Junqueira, suspeito de se transformar em lobisomem.
Asa Branca também fica agitada com a chegada de Matilde, que monta o mais famoso dos quatro hotéis da cidade, a Pousada do Sossego, e traz do Rio de Janeiro duas dançarinas, Ninon e Rosaly, que vão trabalhar em sua "Boate Sexus", e enfrentar a ferrenha oposição do padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por dona Pombinha Abelha.
Também chega à cidade a equipe de filmagem comandada por Gerson do Valle, o cineasta que vai filmar "A saga de Roque Santeiro". A película tem como astros principais a atriz Linda Bastos, casada com o ciumento Tito e por quem o diretor é apaixonado;e o mulherengo ator Roberto Mathias, que acaba por se envolver com a viúva Porcina, com Tânia, filha de Sinhozinho Malta, e com Lulu, a reprimida esposa de Zé das Medalhas.
Tinha Lobisomem nessa novela... Eu sempre morri de medo de lobisomem... Pense numa pessoa que se escondia quando vinha as cenas do professor Astromar...EU!!!!

Roda de Fogo – Laura Cesar Muniz  1987... Amo, amo, amo, amo... Tarcisio Meira fazendo um protagonista todo errado que se regenera por um treco que ele tinha na cabeça... Chorei pacas quando ele morreu na ultima cena... Injusto
Renato Villar é um rico empresário, ambicioso e sem escrúpulos, que faz qualquer coisa pelo poder. No início da telenovela, ele remete ilegalmente dólares para o exterior e participa do assassinato do amigo Celso Rezende, sendo que Celso punha em risco a reputação de Renato. Ele se aproxima de Lúcia Brandão, uma juíza incorruptível que é designada para julgar um caso de irregularidade envolvendo o empresário. Este tem o intuito de, através de seu advogado Mário Liberato, suborná-la, mas Lúcia e Renato acabam se apaixonando, o que gera um conflito na magistrada.

A seguir, Renato descobre que tem um tumor no cérebro, o que ocasiona uma reviravolta em sua vida. Modifica radicalmente o seu comportamento, abandona a mulher, Carolina, para viver seu amor por Lúcia, e começa a destinar parte dos lucros de suas empresas a uma instituição do terceiro setor. Seus outros objetivos são reconquistar o amor do filho Pedro, que nasceu de uma relação com a ex-guerrilheira Maura Garcez, a qual, na juventude, sofrera com a repressão da ditadura militar, e eliminar maquiavelicamente os cabeças que compunham o alto escalão de seu grupo financeiro, que o traíram. Tem início, então, uma tensa trama de assassinatos e luta permanente por poder e interesses particulares, envolvendo até mesmo figuras do antigo regime.

Mandala – Dias Gomes 1988 nessa gamei no Felipe Camargo... Era a história do complexo de Édipo... O filho que se apaixonava pela mãe sem saber... tenso
O enredo transporta o mito de Édipo para o Rio de Janeiro do século XX.
Rio de Janeiro, 1961. O presidente Jânio Quadros, inesperadamente, anuncia sua renúncia. Nesse contexto, a jovem Jocasta, uma estudante de sociologia, filha do dramaturgo e militante comunista Túlio Silveira, tem um romance com Laio, um alienado e rico jovem que sonha em se tornar um grande gângster. Grávida, ela dá à luz Édipo, que acaba retirado de seus braços ao nascer após Laio, um rapaz místico, consultar seu amigo e guru Argemiro, um paranormal que, ao jogar búzios, chega à conclusão de que a criança, no futuro, o matará e terá um romance com a própria mãe. Assustado, Laio planeja o sequestro do bebê e se desfaz dele.
Édipo então acaba recolhido pelo casal Américo e Mercedes e se torna um promissor produtor de vídeo, porém com fortes poderes paranormais, o que lhe causa muitos tormentos. 25 anos depois, Jocasta é uma bem-sucedida empresária, amparada pela amiga Vera, mas é frustrada e insatisfeita pelo fato de nunca ter conhecido o filho. Laio, um bissexual (tem um amante na trama, Cris, além de, nas entrelinhas, sentir uma atração diferente pelo amigo Argemiro), enfim conseguiu se transformar em um ilustre fora-da-lei, ampliando a fortuna e os negócios do pai, o comerciante Michel Lunardo, com o jogo do bicho e outros negócios ilegais, mas encontra em Tony Carrado seu maior rival.

Édipo e o pai se reencontram, por acaso, numa briga de trânsito. Sem saber da verdadeira identidade de Laio, Édipo acidentalmente o mata, empurrando-o de um penhasco. Mais tarde, ao procurar trabalho, acaba conhecendo e se apaixonando por Jocasta. Os dois se envolvem e, só posteriormente, descobrem que são mãe e filho. Em meio a isso, Jocasta é permanentemente assediada por Tony Carrado e passa a ser perseguida pelo seu antigo inimigo Argemiro, além de sofrer com os negócios escusos do irmão Creonte, um mau-caráter, e se interessar por Pedro Bergman, um charmoso advogado que contrata para localizar seu filho.

Essa criou um adjetivo novo para as filhas ingratas e mal caráter  que existem por ai... Maria de Fátima...
Raquel Accioli  está separada de seu marido, Rubinho, há cerca de dez anos, época em que, depois de uma violenta discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir viver com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima, na casa do pai, Salvador, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O único bem da família é uma casa modesta que Salvador passou para o nome da neta, de modo que, quando este morresse, nada lhe faltasse. Raquel vive como guia de turismo e, quando Salvador morre, Fátima, sem dizer nada à mãe, vende a casa10 e parte para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. No Rio ela se envolve com César Ribeiro, um ex-modelo que teve o mundo das passarelas literalmente a seus pés, e que atua como garoto de programa. Raquel parte para o Rio à procura da filha. Maria de Fátima é apresentada por César a Solange Duprat, produtora de moda da revista Tomorrow, passando a atuar como modelo e a morar na casa de Solange, e usa Solange para se aproximar de Afonso Roitman, namorado da jornalista, e se casar com ele.

A trama passa então a mostrar a dualidade: Maria de Fátima buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel, vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais.
Raquel inicia um namoro com Ivan Meireles, porém ele acaba se casando com Helena Roitman, o que opõe Raquel a Odete Roitman, já que esta quer afastar, de qualquer forma, Raquel de Ivan.
Como o casal acaba se reaproximando, Odete dá sua última cartada: manda Ivan subornar um agente da alfândega brasileira para liberar equipamentos retidos, só que a empresária filma a cena e passa a chantagear Raquel e Ivan, o qual acaba sendo preso por corrupção.
Não acertei quem matou a Odete Roitman... Passei bem longe... muito longe....
A favorita – João Emanuel Carneiro 2009 além de ter o Divo eu ainda pela primeira vez em toda minha vida noveleira acertei quem era a vilã e assassina... Uhuuuuu
Por questões de memória recente vou deixar para lá o resumo desta... Acho que ainda lembramos bem... Eu sei que lembro.... Ah como lembro...
 

Faltaram algumas más meu critério foi assistir mais de dois capítulos por semana...