SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

terça-feira, 21 de maio de 2013

AINDA celebrando o horário das 18 horas...


Era uma vez – Walter negrão... Boba mas eu adorava... 1998... Tinha um cheirinho de noviça rebelde...

Novela traçava um retrato do cotidiano de três gerações para mostrar que não existe um tempo ideal para amar e ser feliz. O viúvo Álvaro (Herson Capri) mora com seus quatro filhos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum) – no sítio de seu pai, Pepe (Elias Gleizer), em Nova Esperança, cidade fictícia em Santa Catarina. Ele é apaixonado por Bruna (Andrea Beltrão), advogada da fábrica de chocolate de Xistus (Cláudio Marzo), uma moça mimada que não suporta dividir a atenção do namorado com seus filhos. Mas, para sua surpresa, chega à cidade a doce Madalena (Drica Moraes), que será a governanta da casa de Xistus, avô materno das crianças. Bem informada, simpática e simples, ela logo cai nas graças dos filhos de Álvaro e nas dele, que, inclusive, apaixona-se por ela. Xistus também se apaixona por Madalena e une forças com Bruna para lutar contra o amor entre a governanta e Álvaro. Madalena chega a Nova Esperança com seu grande amigo Maneco Dionísio (Antonio Calloni), e os dois compartilham um segredo: a nova governanta de Xistus foge desesperadamente do seu ex-marido, o possessivo Danilo (Tuca Andrada). Mas ele acaba descobrindo seu paradeiro em Nova Esperança graças a uma denúncia de Bruna - que investiga o passado de Madalena e o atrai para a cidade, determinada a tirá-la da vida de Álvaro - e, a partir daí, muitos conflitos se sucedem. Em sua fuga para se livrar do ex-marido, Madalena acaba sequestrada pelo vilão, e Álvaro vai atrás dela, enquanto Bruna decide raptar Fafá, o filho mais novo do viúvo. Enquanto isso, os filhos de Álvaro são disputados pelos dois avôs, completamente diferentes entre si. Xistus é um empresário rígido, sisudo e amparado em valores tradicionais. Já Pepe é um avô bonachão, que prega a liberdade acima de tudo e planta o melhor arroz da região, em seu bucólico sítio. No final da história, Danilo e Bruna terminam loucos, internados em um hospício. Madalena e Álvaro se casam, e ela fica grávida. Depois de muitas brigas pelos netos ao longo de toda a trama, Xistus e Pepe também se entendem.

Anjo mau – Maria Adelaide Amaral (remake na verdade) 1998... Ameiiiiiiiiiiiiii
Essa teve duas versões, a primeira eu não assisti afinal não sou tão velha assim, e a segunda a pedidos do público Nice permaneceu viva...

Nice é a moça pobre que não mede esforços para atingir seus objetivos. Emprega-se como babá na mansão dos Medeiros, uma família milionária e tradicional, onde trabalha o seu pai, Augusto. Ela passa a trabalhar lá com um único objetivo: dar o grande golpe e casar com Rodrigo Medeiros, o filho mais velho da família, irmão de sua patroa, Stela. A ambiciosa Nice usa de todas as armas para conquistar o rapaz e planeja o dia em que deixará de ser pobre e se transformará na dona daquele casarão e se apoderará da fortuna dele. Só que depois de muito tempo acaba por se apaixonar por Rodrigo, mas tenta resistir e após sofrer muito por suas terríveis maldades muda completamente tornando-se uma pessoa arrependida pelos males causados.

Com uma cara de anjo mas com atitudes demoníacas, Nice está inconformada com seu destino previsível: casar-se com o namorado Júlio, morar no subúrbio numa casa apertada e alugada, ter muitos filhos e ser dona de casa. Ela teme que isso ocorra e usa todas as suas armas para ficar rica. Seu grande sonho na vida sempre foi ter poder e pisar nas pessoas.
Nice aproveita as descobertas que faz na mansão para criar intrigas e tentar se aproximar de Rodrigo. Ele está prestes a se casar com Paula quando descobre - através de uma armação da babá - que a noiva o trai com seu próprio irmão, o mauricinho Ricardo. Desiludido com os dois e disposto a desafiar a família e a soberba da sociedade que o rodeia, Rodrigo começa a se aproximar da babá e acaba por aparecer na noite paulista em companhia de Nice, que se sente poderosa, pois ele a leva em lugares finos e frequentados por famosos. Ela se faz de amiga dele, fingindo que sente muito pela decepção amorosa que ele sofreu e assim, como uma amiga preocupada ela vai ganhando chances, mas o caminho ainda não está totalmente aberto para Nice.
Com o tempo, Rodrigo se encanta com a doce Lígia, uma moça tímida que é apaixonada pelo rapaz, e a babá usa seu próprio irmão, Luís Carlos, para separar os dois e mais uma vez Rodrigo acha que foi traído e se decepciona por completo com as mulheres, eis que Nice surge mais uma vez para apoiá-lo como uma melhor amiga em quem ele pode confiar, uma pura encenação e assim ele vê que ela é uma mulher diferente e que talvez o ame pelo o que ele é e não pelo o que ele tem, um grande engano.
Enquanto luta para conquistar Rodrigo na mansão dos Medeiros, Nice vive um inferno em sua casa: ela é a filha adotiva de Augusto e Alzira. O pai ama a filha como se fosse sua, mas Alzira, a mãe, a humilha demais e nutre um estranho ódio por Nice e esconde um segredo do passado que envolve sua adoção. A mãe de Nice vive a infernizando, a jogando pragas, a humilha, a manda embora de casa e muitas vezes a agride. Viver nesse ambiente desde que foi adotada criou chances para Nice se tornar uma mulher revoltada e com ódio da vida.
Possivelmente Nice é filha de Augusto com uma amante dele, quem a criou foi Alzira e os dois resolveram falar a ela que eram pais adotivos, mas Alzira nunca perdoou a traição do marido e nem por ter sido obrigada a criar o fruto dessa traição, já que ela não pode ter filhos, ou ficava com Nice e continuava casada ou separava-se do marido. Com medo de perdê-lo, aceitou criar a menina. A mãe de Nice possivelmente morreu no parto ou a abandonou recém-nascida com Augusto. Isso talvez explicaria o terrível fato de uma mãe simplesmente odiar a filha de todo coração.
Porém, se Nice pensava que depois de destruir o relacionamento de Rodrigo com Paula e Lígia, viveria feliz ao lado do empresário, está muito enganada. A ardilosa Paula, cada vez mais odiando Nice, resolve armar uma arapuca e com a ajuda de seu amante, Ricardo, tenta atropelar a ex-babá. Insatisfeita por Nice sair ilesa do acidente, Paula passa a tentar reconquistar Rodrigo e armar contra Nice, chegando a colocá-la na cadeia.



O cravo e a Rosa – Walcyr carrasco 2001... Essa novela é tudo... Amo muiito e esperando desesperadamente a reprise... Essa é inspirada na Megera Domada de Shakespeare...

Catarina Batista é a mulher moderna, na sociedade paulista da época de 20, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem cuja crença é a de que a mulher deve ser a rainha do lar. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório. Conhecida como "a fera", por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosa cínica de Petruchio, que inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser leiloada.
Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas e hilárias de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de "cordeirinho", e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.



Mas há os que são contra e a favor desse improvável romance. A começar pela família de Catarina. Nicanor Batista, seu pai, quer vê-la casada, livrar-se do constrangimento que passa por causa das atitudes da filha e lançar sua candidatura a prefeito; Bianca, a irmã mais nova, é o contraponto de Catarina: quer noivar e casar, mas só terá permissão após a filha mais velha arrumar um pretendente.

Já Cornélio Valente, tio de Petruchio, torce pelo sobrinho; assim como Calixto, velho empregado da fazenda que considera Petruchio como um filho e se apaixona pela governanta de Catarina, Mimosa. Também apoiam o romance Dinorá, esposa de Cornélio, e Josefa, irmã e mãe do esportista Heitor, pois as duas querem vê-lo casado com Bianca, por causa da fortuna dos Batista.

Entre os que não aprovam o casamento, há a ardilosa Lindinha, criada com Petruchio na fazenda, apaixonada por ele e que conta com a ajuda de Januário para atrapalhar o romance dos dois; o jornalista Serafim, que pretende conquistar Catarina para dar o golpe do baú; e o vilão Joaquim, homem misterioso cujo único objetivo é  arruinar Petruchio porque acredita que ele foi o responsável pela perdição de sua única filha, Marcela.
E para piorar esse cenário, chega Marcela, vinda de Paris para se apossar dos bens do ingênuo pai e para reconquistar de vez Petruchio, batendo de frente com a "fera" Catarina.

Estrela Guia – Ana Maria Moretzsohn 2001- O que posso dizer sobre essa?? È quase como uma mancha no meu currículo noveleiro... Mas fiquei muito curiosa para ver Sandy  como protagonista de novela... SE não foi lá essas coisas, também não foi necessário cortar os pulso... E tinha Rodrigo Santoro como vilão...

No início dos anos 1980, Tony e seu amigo Bob trabalham numa corretora de valores. Em férias na Califórnia, Bob conhece Catherine, que nasceu e foi criada numa comunidade hippie e se casam. Bob vende tudo o que tem e compra, no interior de Goiás, uma fazenda a que dão o nome de Jagatah (em sânscrito, "Universo"). Neste lugar, junto com Catherine, funda a comunidade Arco da Aliança. Tony batiza a filha de Bob e Catherine, lhe dando o nome de Cristal.

Bob, agora com o nome de Hanuman (em hindu, uma entidade sagrada), e Catherine, agora Kalinda (Kali, um dos nomes da deusa hindu Sakti), acolhem em sua fazenda pessoas dispostas a viver numa comunidade onde o que predomina é o altruísmo e onde todos acreditam que a virada do milênio não trará destruição e sim recriará esperanças perdidas de paz entre os homens. Seus habitantes vivem em harmonia com a natureza. Não há dinheiro nem posses, tudo é de todos. Cristal é a "estrela-guia" da comunidade e com sua linda voz canta os mantras que repetem os preceitos de harmonia e paz que todos crêem.

Cristal, aos 17 anos, fica órfã e reencontra o padrinho Tony, que não via há 15 anos. Ele, na condição de seu tutor, vai a Goiás buscá-la para morar com ele no Rio de Janeiro. Tony é um homem estressado pela vida urbana e quase 20 anos mais velho que Cristal. Há cerca de três anos, ele namora a socialite Vanessa, sua principal cliente na corretora, mas leva o namoro sem muito entusiasmo. Rica, bonita e fútil, Vanessa é viúva e mãe de Gisela, uma adolescente rebelde que vive em conflito com a mãe que está sempre tentando impor à jovem seus gostos e valores. Mimada e inescrupulosa, Vanessa não hesita em usar o poder do dinheiro para prender o namorado.
Tony acaba percebendo, assim como Cristal, que estão apaixonados. Ele fica confuso e acaba se culpando por este sentimento. Assustado com a intensidade de seus sentimentos, Tony procura Purunam, uma espécie de líder no Arco da Aliança em Jagatah, que o convence de que os motivos que ele alega ter para não se envolver com Cristal são tolos. Conta-lhe que a própria Kalinda sempre falou sobre os dois como o casal ideal. Com a ajuda de toda comunidade, Purunam propicia o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.
Ao perceber que Cristal ameaça sua relação com Tony, Vanessa vai jogar pesado para afastar a jovem hippie, contando com a ajuda de uma dupla atrapalhada: sua quase futura-sogra Carlota, mãe de Tony, e amiga desta, Lucrécia. E mais adiante, aliando-se à Daphne, mulher do fazendeiro goiano Alaor Pimenta. Inescrupulosa, Daphne faz de tudo para conseguir o que quer. Perua country, comanda os negócios do marido, que faz todas as suas vontades. Arquiteta golpes para expulsar a comunidade Arco da Aliança de Jagatah. É louca pelo filho,Carlos Charles, um playboy mau-caráter, mas não hesita em usá-lo para conseguir o que deseja. Estimula-o a seduzir Cristal, quando ela se torna a única herdeira das terras que Daphne sabe valerem muito mais do que se imagina. Charmoso e sedutor, o garotão consegue encantar Cristal por um tempo, mas é Gisela quem, desavisadamente, acaba caindo em suas garras e engravidando dele.
Um jovem misterioso surge no Arco da Aliança e desperta o interesse da melhor amiga de Cristal, a doce Sukhi. Santiago, como ele se apresenta, parece um rapaz triste e solitário que vai até a comunidade em busca de paz e refúgio, mas depois a produtora golpista Lalá acaba descobrindo seu passado e revela que além de se chamar Fernando, Santiago tem o dom de curar as pessoas. Ela usa isso para chantageá-lo e fazê-lo de atração para faturar em cima dele. Mas Santiago contará com o amor de Sukhi para se livrar das garras de Lalá.
Enquanto isso Cristal cai nos braços de seu amado, muda-se para a comunidade e marca o noivado para o dia de seu aniversário de 18 anos. Juntos, ela e Tony vão viver na esperança de que o novo milênio devolva à humanidade a paz e a felicidade merecidas.


A Padoreira – Walcyr carrasco 2002... Lindinha
Não foi aquele sucesso todo, mas tinha como pano de fundo a história de Nossa Senhora Aparecida...

No conturbado século XVIII, Valentim e Cecília são dois jovens que se apaixonam mas que pertencem a mundos muitos diferentes e vão ter de lutar pela felicidade.
Tudo começa em 1717, com a chegada ao Brasil do Conde de Assumar e da sua pequena comitiva, à qual pertencia a jovem Cecília de Sá. O grupo é atacado por um bando de salteadores, liderados por Molina, que sequestra a jovem encantado pela sua beleza. Mas Valentim surge para a salvar, fazendo nascer um amor que muda para sempre a vida dos dois. O futuro do romance fica comprometido logo que Cecília chega em casa e descobre que seu pai, Dom Lourenço, já tem um pretendente à sua mão, o rico e poderoso fidalgo Dom Fernão de Avelar.

O passado de Valentim também é um empecilho para a união dos dois: por ter-se recusado a entregar o mapa de umas minas de ouro à Coroa, o pai de Valentim foi considerado um traidor, preso e morto numa cela em Lisboa. Valentim foi criado pelo tio advogado, o poeta Manuel Cintra. Apesar da criação nobre e de sua fidalguia, é discriminado pelos poderosos da vila.
Motivado pelo amor que sente por Cecília, Valentim não vai medir esforços para provar a inocência de seu pai. Para isso, lutará para descobrir o mapa das minas de ouro. Cecília tampouco cede facilmente à vontade de seu pai: não se encanta com Fernão, que é rude, grosseiro e prepotente. Humilhado pela recusa, Fernão jura vingança e promete que Cecília será sua a qualquer preço.
As minas de ouro também são de interesse do Conde de Assumar que carregava consigo documentos que levariam a elas, mas que foram roubados pelo bando de Molina. Este articula um plano com Blanca de Sevilha, uma espanhola de origem cigana que veio ao Brasil fugida da inquisição. Para se infiltrar na sociedade de Guaratinguetá e descobrir com quem está o mapa, Molina mata um jesuíta, rouba seu hábito e parte para a vila, onde é recebido na igreja pelo Padre José Vilela e pela beata Imaculada, que não desconfiam do impostor. Enquanto isso, Blanca se envolve com Valentim, aproveitando-se de seu conturbado romance com Cecília.
Também os pescadores da cidade de Guaratinguetá têm uma luta constante: o reconhecimento do culto à Nossa Senhora Aparecida, que realizou milagres após sua imagem ter sido encontrada por eles no rio Paraíba do Sul. E alguns poderosos querem levar a ambição até às últimas consequências. Mas o bem conta com uma poderosa arma, porque quando a fé chega ao coração, os milagres acontecem o casamento de aparências, e sofreu calada com a infidelidade de um amigo forte e ambicioso Filipe Pedrosa, um homem frio, que assume o comando da ação direta, depois do misterioso desaparecimento de seu sócio, o empresário ordinário, rico e admirado Dom Agostinho de Miranda.

Alma Gêmea – Walcyr carrasco 2006... Quem não viu corra atrás e assista... Não me conformo até hoje com o final... Mas foi lindo demais e faz todo o sentido!!

A trama é dividida em duas fases: a primeira é ambientada em 1928 e a segunda em 1948. Na bela e encantadora cidade de Roseiral, no interior de São Paulo, há gente romântica, misteriosa, divertida e também ambiciosa, mas todos têm muita história para contar. Como a simpática Olívia, uma dondoca falida que acha que tem uma família perfeita e nem desconfia que seu marido, o canalha Raul, tem um romance secreto com a bela Dalila. Em Roseiral, também mora uma turma caipira muito divertida, como a ingênua Mirna, ávida para casar, mesmo contra a vontade do irmão, o rabugento Crispim, ambos vivendo sob a tutela de seu tio Bernardo ("Tio Nardo"). Há ainda o pessoal da pensão do casal de imigrantes italianos Osvaldo e Divina, que está sempre em pé-de-guerra. Na maioria das vezes, quem arruma encrenca é Ofélia, a implicante mãe de Divina, que não perde a oportunidade de atazanar Osvaldo. Apesar das confusões, o casal comanda uma família com mais quatro filhos - Vitório, Dalila, Hélio e Nina -, que, apesar das dificuldades, sempre têm muito amor.
Essa linda cidade também abriga as personagens que vivem o tema central da novela: o grande amor do botânico Rafael pela bailarina Luna, filha da milionária Agnes. Esse romance tem poderosas inimigas: a ambiciosa e malevolente Cristina e sua mãe, a diabólica e calculista Débora. Só que, um belo dia, esse casal apaixonado foi surpreendido pelo destino… Cristina deseja obsessivamente Rafael e as joias valiosíssimas que sua prima Luna ganhou da avó, Adelaide. A partir daí, ela manda que Guto, seu amante, forje um assalto e roube as joias da prima. Porém, Guto acaba assassinando Luna com um tiro no coração. Rafael desespera-se completamente com a perda de sua alma gêmea.


Entretanto, no mesmo momento em que Luna morre assassinada, nasce em uma aldeia indígena do Mato Grosso do Sul, na cidade de Bonito, uma menina cabocla. Rafael nem imagina que num lugar muito distante, vive Serena, uma bela e jovem mestiça que cresceu acreditando que sua felicidade estava bem longe de sua aldeia, sem nem desconfiar que é a reencarnação da doce Luna. Serena segue seu destino, sem saber que é em Roseiral que mora Rafael, o seu grande amor que ainda não conhece e que passou 20 anos enclausurado numa escuridão profunda causada pela tristeza da morte da esposa. Tal situação, contudo, será alterada com a chegada de Serena. A partir daí, Cristina fará da vida de Rafael e Serena um inferno. Contudo, Serena defenderá sua alma gêmea, Rafael, e Felipe, seu filho na reencarnação passada, quando era Luna, das maldades inconsequentes da horripilante Cristina.
E...
Cordel Encantado que acho que nem preciso falar...
  e na próxima vem minha paixão o horário das 19 horas que tem sido bem maltratado ultimamente...