SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

domingo, 17 de junho de 2012

Lili a agnóstica II...

Continuando... Então é isso nesse meu momento de confusão teológica... O fato é que me autodenomino agnóstica por que tenho o pé, o braço, a mente e o corpo inteiro atrás com certas seitas e cultos... Não entendo e não consigo explicar certas coisas nem para mim mesma quanto mais para os outros... E Deus é uma grande incógnita que palavra alguma, teoria alguma consegue dar conta de explicar... Mas quem sabe seja isso mesmo... Deus não se explica, ele deve ser sentido...
Estou voltando hoje por que finalmente eu ACHEI!!!!!!!... Há muitos anos atrás lá no outro século, eu criança assistindo meus programas de tv, eu devia ter uns 10 anos, quando fui surpreendida por uma citação que passou a governar minha vida e orientar meu sistema de crenças... Aquelas palavras ficaram gravadas a ferro em minha mente e sempre quando alguém me pergunta ou me questiona sobre o que ou no que creio eu cito ( de forma bem capenga e sem o autor, pois eu não consegui decorar tudo e não lembrava o autor estas palavras...) Mas depois de tantos anos vasculhando livros de filósofos antigos, descobri, o texto na integra e seu autor... Só podia mesmo ser o poetaço Fernando Pessoa, aquele que disse uma das mais verídicas frases de toda a humanidade: “ Tudo vale a pena se a alma não é pequena...”
Com vocês Fernando pessoa e O Guardador de Rebanhos
Há metafísica bastante em não pensar em nada.
O que penso eu do mundo?Sei lá o que penso do mundo!Se eu adoecesse pensaria nisso.
Que ideia tenho eu das coisas?Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?Que tenho eu meditado sobre Deus e a almaE sobre a criação do mundo?Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhosE não pensar. É correr as cortinasDa minha janela (mas ela não tem cortinas).
O mistério das coisas? Sei lá o que é mistério!O único mistério é haver quem pense no mistério.Quem está ao sol e fecha os olhos,Começa a não saber o que é o SolE a pensar muitas coisas cheias de calor.Mas abre os olhos e vê o Sol,E já não pode pensar em nada,Porque a luz do Sol vale mais que os pensamentosDe todos os filósofos e de todos os poetas.A luz do Sol não sabe o que fazE por isso não erra e é comum e boa.
Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores?A de serem verdes e copadas e de terem ramosE a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar,A nós, que não sabemos dar por elas.Mas que melhor metafísica que a delas,Que é a de não saber para que vivemNem saber que o não sabem?
«Constituição íntima das coisas»...«Sentido íntimo do Universo»...Tudo isto é falso, tudo isto não quer dizer nada.É incrível que se possa pensar em coisas dessas.É como pensar em razões e finsQuando o começo da manhã está raiando, e pelos lados das árvoresUm vago ouro lustroso vai perdendo a escuridão.
Pensar no sentido íntimo das coisasÉ acrescentado, como pensar na saúdeOu levar um copo à água das fontes.O único sentido íntimo dos coisasÉ elas não terem sentido íntimo nenhum.
Não acredito em Deus porque nunca o vi.Se ele quisesse que eu acreditasse nele,Sem dúvida que viria falar comigoE entraria pela minha porta dentroDizendo-me: Aqui estou!
(Isto é talvez ridículo aos ouvidosDe quem, por não saber o que é olhar para as coisas,Não compreende quem fala delasCom o modo de falar que reparar para elas ensina.)
Mas se Deus é as flores e as árvoresE os montes e sol e o luar,Então acredito nele,Então acredito nele a toda a hora,E a minha vida é toda uma oração e uma missa,E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.
Mas se Deus é as árvores e as floresE os montes e o luar e o sol,Para que lhe chamo eu Deus?Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;Porque, se ele se fez, para eu o ver,Sol e luar e flores e árvores e montes,Se ele me aparece como sendo árvores e montesE luar e sol e flores,É que ele quer que eu o conheçaComo árvores e montes e flores e luar e sol.
E por isso eu obedeço-lhe(Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?),Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,Como quem abre os olhos e vê.E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,E amo-o sem pensar nele,E penso-o vendo e ouvindo,E ando com ele a toda a hora.
PITACOS...
Mania de professora explicar as coisas ( hehehehe)
Metafisica -A metafísica busca também dar explicações sobre a essência dos seres e as razões de estarmos no mundo. Outro campo de análise da Metafísica são as relações e interações dos seres humanos com o Universo.
Eu vivo pensando no mundo... E não chego a uma conclusão definitiva ( ainda bem !)... Pois sempre quando acho que não tem mais jeito... Algo acontece que faz com eu acredite que sim ainda há esperança... O mundo, as pessoas podem ser muito frustrantes e decepcionantes... cansativos mesmo por sempre cometerem os mesmos erros, mas por outro lado... Também são fascinantes e instigantes, a ponto de me fazer querer sempre ver mais...
O mundo e as pessoas são tão simples, nós é que complicamos as coisas... Estou trabalhando na escola o Iluminismo que tem por princípios básicos a liberdade de expressão, a igualdade jurídica e... Pasmem a FELICIDADE, é meus amigos já disse John Locke que entre os direitos naturais inalienáveis do home está à felicidade, era uma crença defendida pelos iluministas que todo o ser humano tem direito a ser feliz... E é mesmo, temos o direito de ser feliz, Deus quando nos fez e nos colocou nesse mundo foi para isso sermos felizes, buscarmos nossa felicidade... Mas às vezes parece que estamos sempre buscando o oposto, sempre complicando aquilo que é simples... Deve ser um defeito de fabricação...
Ou então é mais simples dos simples dos simples de se entender... É simplesmente não entender! Simplesmente viver, cada dia, cada manha, cada encontro e descoberta... Entendam não se conformar com o que se tem ou acontece, mas saber tirar o melhor do que a vida o mundo e as pessoas nos oferecem... A vida é uma sucessão de problemas e misérias... Dor... Fazem parte, às vezes ( na maior parte do tempo, na verdade)... Alguém já disse que se aprende muito mais na dor e adversidade do que na felicidade... O problema é termos a serenidade necessária para sabermos como lidar com ela e o que realmente aprender...
Eureka!!!! A vida então seria aprendizado?????
Eu nunca vi Deus, cada religião tem uma imagem dele, no meu mundo cristão é um senhor de barba longa e branca, no antigo testamento ele era brabo, uma fera e ao longo dos séculos foi se tornando um pai benevolente, que vez por outra nos deixa de castigo ... Pela lógica então não deveria crer em algo que não posso ver ( uma coisa meio São Tomé: ver para crer...)... Mas... Mas se Deus é as flores e as árvores E os montes e sol e o luar,Então acredito nele, Então acredito nele a toda a hora, E a minha vida é toda uma oração e uma missa, E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos
Cada vez que eu olho para a natureza, que vejo uma criança, que encontro alguém que estende a mão para um desconhecido ou simplesmente encontro outra pessoa... Tenho certeza absoluta e inabalável de que ele existe...
Somos a maior representação do divino e não nos damos conta disso... Os Hindus costumam usar como cumprimento o Namastê, gesto onde se unem as mãos podendo ser complementado com uma leve inclinação de cabeça e seu significado é: “O deus que habita em mim saúda o deus que habita em você”
Perceberam o significado disso??? Quando amamos a humanidade o outro, estamos amando a Deus...
O que acho é que estamos maltratando muito Deus...
È isso então...
Para vocês Namastê...