SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sábado, 24 de novembro de 2012

Preto no branco... Ou branco no preto...

Então que chega o  20 de Novembro, dia NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA...
Data que celebra????????????????... Celebra???????... O dia em que Zumbi dos Palmares foi traído e morto...


A História tem dessas coisas... Comemoramos a morte de alguns heróis e personalidades marcantes da História... Não é uma comemoração do fato, mas sim da memória sobre o fato e na minha perspectiva da esperança de que tal não volte a ocorrer...
Há uns dois anos atrás a escola onde eu trabalhava por determinação ( eu realmente acho que certas coisas não deveriam vir de determinações ou leis, deveria ser espontâneo.. Mas...) do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação... Decidiram que deveríamos fazer algo para marcar a data...

Parênteses gigante (As legislações atuais  obrigam escolas e Universidades a incluírem disciplinas que tratem da cultura afro-brasileira em seus currículos, mas ou menos como acontece com nossos índios que estão indo para as escolas para aprenderem a ser índios... È mais ou menos assim há 500 anos o Brasil entrou para os livros de História... Durante 400 se tentou por todos os meios apagar a identidade negra e indígena do povo... E mais recentemente  estamos no processo de recuperar o que foi esquecido...è uma coisa meio doida isso... Mas necessária)
Pela lógica isso caberia a professora de História ( Por que só História????...), coincidiu da professora de História ser negra...EU!...

Com apoio da minha colega de literatura Rosane Boehr , iniciamos a pensar em uma palestra para o tal dia...
Optamos por não falar do sofrimento do negro na História do Brasil, tomamos o caminho inverso... Decidimos exaltar os negros que brilham...

E é nisso que creio!!!... Como negra posso dizer que o problema não são  as oportunidades... Não mesmo... O problema é fazer com que estes negros acreditem que são merecedores destas oportunidades...

Como professora sei que o sistema de cotas não é o suficiente... Pelo simples fato de que a maioria dos negros deste Brasil varonil mal chegam ao Ensino médio...
Trabalho em uma escola pública tenho 4 segundos anos e 3 terceiros, cada um com 28 alunos, destes apenas 10 são  negros... 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Em um país onde mais da metade são negros!!!!!!

Onde estão os outros?????
Eu lembro que na minha infância e grande parte de minha vida estudantil eu era a única negra na sala de aula... E me sentia péssima... Me sentia envergonhada, como se eu não devesse estar ali...
Lembro que eu me sentia orgulhosa quando via algum negro de sucesso...
E a primeira que conheci foi uma amiga da minha madrinha que era simplesmente ... professora... Por que se já era raro ter colegas negros, professores então era algo surreal...
Talvez por isso mesmo que eu leve minha profissão tão a sério... Sei de minha responsabilidade, das expectativas que meus poucos alunos negros tem ao saber que eu estarei ali!!!! Para os brancos e para os negros, cor de rosa, cinza, amarelos e todas as cores do arco Iris...
Não faço parte de nenhum movimento negro e provavelmente nem farei... Por que às vezes eles pecam... ( as vezes percebo uma certa contradição entre o discurso e a prática... Exemplo recente... A tal da musica do Alexandre Pires, que segundo alguns era uma ofensa aos afrodescendentes do Brasil, ofensiva... blá, blá,blá... Se revoltaram tanto com uma musica boba que já caiu no esquecimento e não dão a mínima para as crianças negras no sinal ou nas carvoarias... Isso eu acho bem mais ofensivo... E sem falar que mais da metade dos representantes dos direitos negros tem sua loira do lado... Principalmente os homens né????)

Eu lembro que um dia meu professor da faculdade pediu uma resenha sobre dois livros, a disciplina era História do Brasil, eu para ser descolada decidi pegar dois livros que falavam justamente sobre a escravidão... PUTZ... AO terminar de ler os livros eu chorava a ponto de morrer de desidratação... Lembro de minhas palavras... ODEIO ESSES BRANCOS DESGRAÇADOS!!!!!!!!!!!
Chorei... Chorei!!!!
Mas então me veio a luz... O que eu estava dizendo?????... Odeio????... Nunca!!!!!...
Foi ali que me dei conta da minha missão... Não disseminar o ódio, mas sim o amor, a compreensão e a tolerância... Por isso que hoje eu viro bicho quando vejo uma destas coisas sendo propagadas nas redes sociais...
ODEIO qualquer tipo de preconceito, pois tenho uma crença... Todo ser vivente nesse mundo de Deus já passou por uma situação de preconceito... Meu trabalho, minha missão é erradicar todo e qualquer preconceito ....
E principalmente a ignorância, pois ela gera preconceito...
O dia 20 de Novembro  para mim não é apenas o dia da consciência negra... è o dia da consciência...
PALAVRAS DE UM POETA AFRICANO...
Meus caros irmãos :
Quando nasci eu era negro,
Agora cresci e sou negro,
Quando tomo sol fico negro,
Quando tenho medo fico negro,
Quando estou doente fico negro,
Quando morrer ficarei negro.
E você homem branco,
Quando nasce é rosa,
Quando cresce fica branco,
Quando toma sol fica vermelho,
Quando sente frio fica roxo,
Quando sente medo fica verde,
Quando está doente fica amarelo,
Quando morre fica cinza.
E ainda tem coragem de me chamar de homem de cor !?
Acho este texto genial, pena que nunca consegui descobrir o autor, ele fez parte de minha palestra... Onde expus minha alma  negra ... Sem ódio, sem mágoa, sem dor... Apenas com orgulho... Foi um longo caminho mas eu consegui!!!!
Eu sou negra tenho orgulho da minha pele, da minha história... Dos meus sucessos...
Amo saber que qualquer batucada faz meu sangue ferver e meus pés balançarem...
Adoro me sentir atraída pelo verde limão... (é gente... Não sei por que mas nós negros temos uma atração fatal por cores berrantes... Nem sempre usamos... Mas que nossos olhos correm primeiro  para as cores e padrões geométricos estranhos... Isso é fato...)
Mas chamais me chamem de morena...  Ou Cor de cuia... ou pior MULATA... ECA!!!! Sou negra... E sem essa de afrodescendente, pois para ser correta eu deveria ser então afroitaloindigena descendente e sei lá o que mais...
Acho super bonitinho na minha escola tem duas Elizandras ( meu nominho de batismo) e as duas são professoras de História... Os alunos nos procuram e perguntam qual delas... Eles ficam meio constrangidos e dizem a morena, mas logo são corrigidos... A negra!!! Adoro!!!!
E tenho os ensinado de que não existe pecado em me chamar de negra... EU SOU!!!!!
Pecado é me chamar de mulata...
Pela definição oficial mulatos são filhos de brancos com negros... Nem isso serve para mim... Meu pai é negro e minha mãe também... Ok tenho um certo sanguinho branco...
Minha bisavó Luisa Forlan veio da Itália para o Brasil com apenas 4 anos de idade quando moça se apaixonou pelo negão Graciliano Machado e aqui estou!!!!

Aliás era muito engraçado ver os primos do meu avô... Todos loiros de olhos azuis... Era uma confusão na minha cabeça...
Eu até poderia, acho pedir cidadania italiana, mas... Sou tão feliz sendo brasileira... Confesso que  a cultura africana me atrai bem mais... Isso sim eu gostaria de saber de onde vieram meus ancestrais negros... Já pensou posso ser a princesa perdida de alguma tribo africana????
Minha bisavó Luisa teve 5 filhos mestiços, meu avó foi o caçula... Nasceu sem conhecer o pai, que foi assassinado em 1924 em um assalto, ele era vigilante... Não me perguntem mais, pois não sei... Infelizmente eu era criança demais para entender a importância do que meu avô dizia...
Um casamento inter-racial na década de 10 para 20...
Talvez por isso Maria Cesária e Augusto tenham me tocado tanto...


Embora eu confesse que eu prefiro um negão... Já namorei brancos, mas um negão tem seu valor...
Embora eles não queiram muito saber de nós negras... Eu acredito em amor inter-racial pelo menos por parte das mulheres... Já da parte dos homens eu tenho minhas dúvidas...

O NEGÃO DE VALOR..UIIIIIIII!!!!!
Desculpem meninos que leem este blog, mas basta ver nos noticiários, são os negros de sucesso que procuram as loiras luxurientas... Por que os homens são mais suscetíveis as dores do mundo... Eles procuram clarear sua prole para que ela não sofra o que eles sofreram... Homem é racional, mulher emocional...
Eu adoraria ter uma negrinha ou negrinho para ensinar o valor da raça negra... Não tenho muitas esperanças de que  saia do meu ventre... Os motivos são tantos que só um psicólogo para explicar!!!!... Mas quem sabe eu ainda possa adotar...

pOR ENQUANTO VOU BRINCANDO DE BONECA (demorou muito até eu ter uma boneca negra!!!)
Minha mãe quer muito... Ela quer bebezinho, eu quero com uns 3, 4 anos...
Ela fica louca com as crianças do Haiti ou da Àfrica, e com as do Brasil também... Mas... Antes preciso resolver meus problemas com os gatos... Se a assistente social chega aqui e vê essa super população de gato... Ela não vai deixar...
Já batemos na trave várias vezes... Lembro de uma vez que um colega da minha mãe de trabalho, ao perder a esposa se viu em desespero com um recém nascido ... E perguntou se ela queria... Minha mãe falou com meu avô ( entendam ele era uma rocha, duro, super hiper conservador... Até meio chato e preconceituoso ...) ele ficou maluco... Já queria comprar berço, roupinhas e tudo mais... Infelizmente não deu certo...  O pai que queria dar hoje está  bem, passado o susto se reergueu  e todos os filhos estão bem criados...



Nesse exato momento não posso nem pensar nisso e nem quero!... Seja do vente ou de adoção, sei que minha mãe sente falta... Eu também senti... Quando eu era jovenzinha eu queria ter de 10... Uma superpopulação de filho... O tempo foi diminuindo... Hoje... Tenho alguns planos e não seria justo para com minha futura prole...
Mas como não tenho bola de cristal e não aguardo o fim do mundo para dezembro... (em breve um post sobre o fim do mundo...) vamos aguardar o que o futuro me reserva...
 PS - Ingrid minha o nome de mamys é Tânia... E meu povo... O fato é... Mamys está com medo do desconhecido, seja o avião, seja a violência de São Paulo e em breve ela ficará com medo de faltar dinheiro, depois de ir para um lugar onde nunca foi... De deixar a casa sozinha, dos gatos ficarem sozinhos, se algo acontecer com meus tios, de não conseguir folga e assim por diante...
Mas vamos derrubando um por um...
Fui... Mas volto!!!!!