SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sábado, 20 de outubro de 2012

Avenida Brasil...

E eis que Avenida Brasil chega ao fim... Sei que como sempre o final não foi tão perfeito como gostaríamos, e depois de tantos anos acompanhando as novelas posso dizer de carteirinha que o final nunca é como queremos exatamente... Mas... Confesso que a partir do momento que percebi para onde o capitulo final se encaminhava... VIBREI...


E vou explicar por quê...
Eu confesso que não sou noveleira típica, é bem difícil uma novela me pegar do inicio ao fim, me fazer abrir mão de outras coisas para ficar sentada na frente... Eu geralmente assisto a primeira, talvez a segunda ou terceira para conhecer os personagens... depois um ou dois capítulos por semana é o suficiente... E retorno nas ultimas semanas...
Avenida Brasil foi assim... Voltei a assisti-la só quando Tufão começou a abrir os olhos... Acompanhava o que estava acontecendo pelos sites de resumo de novelas ou pelos programas de TV...


Este final eu já o conhecia há uma semana...
E não concordava com ele... Mas... Passei a desejar que ele acontecesse... Uma certa apresentadora de TV por aí, falou tanta besteira, vomitou tanta arrogância, tanta onipotência que... Passei a desejar que isso acontecesse...
Opinião é uma coisa, acreditar que o mundo deve fazer aquilo que dizemos é bem diferente... E hoje se eu encontrasse o João Emanuel Carneiro eu beijaria as mãos dessa criatura em agradecimento por ele dar o contra nessa pessoa ( que não desejo nem citar o nome...)
Ao contrário do que foi dito a tal cena de perdão, não foi uma cena melosa, não havia flores e nem foguetes, havia sim muita mágoa, muita tensão...


Todo mundo sabe que em fim de novela vilão tem que morrer ou ficar louco... è o óbvio ululante, mas o JEC, não é óbvio e nem ululante, o JEC tem a cara de pau de através de seu trabalho de ficção colocar um espelho na nossa TV onde vemos refletidas coisas que não queremos ver...


È hora de pensar e questionar o por que o final da novela incomodou certas pessoas... JEC passou 9 meses falando e nos mostrando vingança...
E no final de tudo isso e ele vem falar de perdão...
Do difícil e árduo ato de perdoar... E ser perdoado... e se perdoar...
Eu realmente não sei qual é o mais difícil...
Perdoar????... Eu confesso que tenho dificuldades para isso... Meu pai que o diga... Atualmente meu primo...( mas este eu vou perdoar mais cedo ou mais tarde, só estou dando uma liçãozinha nele... Tá na hora dele aprender alguns fatos da vida...)... Talvez este seja meu pior defeito, eu guardo as coisas por muito tempo e só o tempo me permite racionalizar e apagar de vez o que me magoou...
Nina perdoou Carminha, levou seu filho para que ela conhecesse, a abraçou...È claro que ela jamais vai esquecer tudo o que lhe aconteceu... Mas está capacidade de passar por cima e seguir a vida é o que a torna diferente da Carminha... Agora sim Nina está livre para viver sua vida e tenho certeza mais leve, sem as correntes que a prendiam e a envenenavam... Sei bem que não é fácil, e não vou criticar quem não consegue, eu provavelmente não conseguiria... Não teria essa capacidade... Mas para isso serve a ficção para que os personagens façam aquilo que não conseguimos fazer na vida real...


Ser perdoado?????... È como receber um tapa... Eu já fui perdoada... Nada tão grave como na novela... Mas em um primeiro momento você se sente um lixo, você sente vergonha, você deseja sumir... Dói...Você pensa...”Eu não mereço isso”!!!... Você não se sente digno...
Mas depois... Vem o alivio, um calor gostoso que nasce no peito e toma conta da alma, você passa a se sentir gente...
Aos carniceiros de plantão... Desculpem mas não há castigo maior para Carminha do que ser perdoada e ter que viver o resto de seus dias consciente de todos os seus erros... Viver com nossos erros e pecados... è um tormento que não tem fim...
E assim chegamos ao Se perdoar????... Podemos receber perdão, perdoar aos outros, mas será fácil NOS PERDOAR?????...


Minha gastrite diz que não... Sempre que ela me ataca minha mãe quer saber o que eu fiz????
As mães sabem das coisas... È muito difícil nos perdoar pelo o que dissemos, fizemos... pelos erros... nunca matei, nem trai como na novela... mas falo mais do que a boca, falo sem pensar antes... Deixo de fazer coisas, faço coisas erradas... E depois me culpo e não consigo me perdoar, fico carregando esses cadáveres para todos os lados... Me castigando por ter errado...
Então eu pergunto você que está lendo o blog neste instante o que é mais difícil?
A) Perdoar
B) Ser perdoado
C) Se perdoar
Eu confesso que estou na dúvida...
Mas gostei do final que o JEC deu para Carminha... Bem ela não ficou, feliz também não... Morrer???... Matar um vilão ou criminoso, não resolve nada, é necessário que este tipo de pessoa perceba os seus erros... E aí voltamos aquela pessoa Dona S... A tal apresentadora, que exige tanto de uma ficção, que se acha dona da verdade, que se julga juiz e júri do mundo, que clama pela justiça na ficção, mas que no mundo real crucificou tantas pessoas...
3 exemplos :
Alberto cowboy do BBB 7... Não era meu preferido, mas... Até hoje ele sofre com o que ela falou dele... pois alimentou a raiva do povo contra esta pessoa...
O Daniel do último BBB ( também não era meu preferido e não sei se ele é tão inocente), mas...Em nenhum momento passou pela cabeça dessa pessoa que ele tinha mãe e depois do inquérito de tudo esclarecido... O que ela disse ainda pesa contra toda a família...
E o mais grave de tudo... Por que não era um reality show, onde as pessoas sabem bem o que estão fazendo e precisam responder aqui fora pelo equivoco de suas ações...
Lindemberg Farias... Essa pessoa que queria Carminha morta, que a justiça fosse feita depois de todos os erros cometidos por essa personagem da ficção... Contribuiu para que a menina Eloá esteja morta hoje... Sim por que contrariando todas as regras estabelecidas mundialmente em casos de sequestro, esta pessoa deu voz ao assassino de Eloá... Permitindo que ele ao saber que tinha o amparo da vitima mantivesse ela e a amiga em cárcere por 100 horas, sem que a policia agisse pois a mídia estava ali, filmando, dando voz ao vivo para o Brasil todo...
Não venha me falar de justiça Dona S... Não quando o que lhe interessa é apenas índices de audiência...
Obrigada João Emanuel... Obrigada por a contrariar...
Em outra situação talvez eu não gostasse do final... Mas hoje estou satisfeita e saiba que entendi bem...
Esquecendo a Dona S...
Vamos falar a verdade, com a história de vida da Carminha alguém realmente esperava que ela fosse diferente????....
Um pai psicopata, ver a mãe ser assassinada pelo pai, ser deixada no lixão, ser abusada sexualmente pelo pai... ( não foi dito, mas estava mais do que óbvio isso...), prostituição... Falta de amor...
Eu sei que vão dizer que muitas pessoas passam por coisas semelhantes e não agem como ela agiu... Eu respondo, tem gente que nasce em berço esplêndido, tem tudo, dinheiro, amor e... Botam fogo em índio e mendigo...
O que incomodava Carminha na Nina quando criança e na Agata????... Aquilo que ela nunca teve quando criança, amor, segurança, os pais... Uma família bem constituída...
As meninas a lembravam constantemente daquilo que ela nunca teve e nunca teria... Algumas pessoas são assim, se não podem ter... Destroem...
Então é isso... Agora é esperar por Salve Jorge e... Já vou alertando Piriguetes me incomodam... por que elas tem o que eu não tenho, queria ser como elas...mas...Sou apenas eu...
Já estava esquecendo... Amei o retorno triunfal do Adauto...


E detestei o casamento do cadinho com suas 3 mulheres... Embora, parece que isso tem se tornado a nova moda do Brasil... Não é coisa de ficção não, tem acontecido de verdade nesse nosso Brasil...



Fuiiiiiiiiiiiiiii...