SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

terça-feira, 23 de junho de 2015

ARROW - CAPITULO II - OLIVER E FAMILIA QUEEN.

       
        Existe um ditado popular que diz que parente é serpente! Se ele é mesmo verdadeiro deveríamos  dizer então que Oliver Queen nasceu em um terrário (lugar onde se cria cobras, acredite tem gente além dos cientistas e ambientalistas que preferem cobras á fofos cachorrinhos!)!...  Ok darei um desconto para Thea, mas só para ela e ninguém mais! Como professora eu tenho um terrivel vicio profissional que entra em ebulição quando vejo mesmo que seja na ficção pais como os de Oliver, conheço muitos pais como Moira e Robert Queen e lhes digo que geralmente a história acaba mau! Òbvio que os meus pais não tem o dinheiro que os Queens possuem, mas possuem o mesmo comportamento que por uma razão ou outra, esquecem ou relegam a um segundo plano seus papéis como pais, deixando os filhos a deriva.


        Mas Pátria Educadora a parte vamos bater um papo sobe Oliver e sua encantadora família: Os Queens.
        O fato é que tanto para o mau, quanto para o bem, Oliver é um produto de seus pais e daquilo que eles julgaram ser o correto a oferecer ao filho, ou seja, uma vida onde tudo era possível e permitido, onde os limites eram estabelecidos pelos seus cartões de crédito, que diga-se de passagem ao contrário dos meus não possuem limites! Assim fica fácil entender por que Oliver acreditava que o mundo e as pessoas estavam a sua disposição.

       Sobre Robert Queen, o chefe da família, o pai do ano (affffff…) Só tenho algo a dizer: Bananão!!!

       Fácil de ser levado no papo… Eu realmente me pergunto e confabulo com meus botõezinhos se isso se deve ao fato dele ser realmente tão inocente (eu ia dizer mané, mas decidi pegar leve), ou se é por que ele simplesmente não se importa… Eis a grande questão. Afinal entrar no esquema obscuro de Malcom Merlym, a principio apenas chantageando seus adversários ou quem eles imaginam que esteja impedindo o progresso da cidade e depois aceitar participar dos planos assassinos do dito cujo, por que sim ele sempre soube qual era o objetivo e qual era a motivação do Merlyn, ele sempre soube que o objetivo era destruir os Glades e depois reconstrui-lo! Ah! Vá!!! Não importa quais sejam os motivos: ISSO È ERRADO!!! Só seria certo para encher os bolsos de alguns como o senhor! Mas o custo seria alto demais!


       Como pai?? O que dizer??? Basta dar uma olhadinha na vida passada do Oliver! Nunca conseguiu ou quis colocar limites no filho, nunca o orientou realmente! Só dizer : Está errado ou isso não se faz, não é eficaz!! Só serviu para dar a certeza a Oliver de que tudo era possível e que nada o atingiria, ou seja, não haveria consequências para seus atos!
        Sabem o que eu acho (só um achismo) acho que o comportamento desvairado do Oliver era como uma espécie de pedido de socorro para os pais, tipo como se ele estivesse chamando a atenção, como se ele dissesse: Olhem estou sendo mau!! Por favor me parem!! Por favor digam que vocês se importam! E sabem qual era a resposta??… _ Menino mau, agora vai ali brincar com o carro importado, ou toma aqui um cartão sem limites para você ser bonzinho outra vez!! Aí fica dificil né??

       Não é possível que o pai ache que o seu primogênito, aquele que deve sucedê-lo em uma empresa de milhões de dólares, não estude, mal tenha concluído o ensino médio e nunca consiga ir até o fim de uma faculdade, que só deve ter entrado por causa do dinheiro ou do nome… è normal que seu filho não tenha nenhuma responsabilidade e viva bêbado de festa em festa… Catando mulher e acordando depois do meio dia?? Isso não pode ser normal!! Mesmo com todo o dinheiro do mundo!! Robert pode ter acreditado mas, ele não viveria para sempre!! Não estaria ali para sustentar Oliver para todo o sempre!! Ele deveria ter preparado o filho para a vida! Independente da empresa, ele precisava ter preparado o filho para a vida adulta, para saber resolver seus problemas e não cria-los!
       E o que dizer sobre a atitude dele, ou melhor a falta de atitude quando Oliver levou a cunhada para o iate?? Mas como dizem quem tem telhado de vidro não pode atirar pedras! E parece que fidelidade não era muito o forte dessa família!! O senhor Queen gostava de variar o cardápio as vezes!
        Mas então vem o desatre!! E ao ver sua vida passando rapidamente a sua frente, em uma tentativa de se redimir e evitar o fogo eterno do inferno! Robert resolveu confessar seus pecados ao filho! Não todos é verdade!! Um Queen de verdade nunca revela 100%! O fato que Robert não se contenta em apenas contar uma parte da verdade! Ele precisa também justo nesse momento chamar Oliver a responsabilidade, convocando-o para corrigir todos os seus erros e dos seus parceiros!! Ou seja ser o que nunca foi e fazer o que nunca fez!! WHATT??? Oliver?? Como assim??? Oliver nunca levou nada a sério, nunca teve responsabilidade alguma, nunca pensou em nada além dos seu próprio umbigo! E de repente do nada no meio do Mar do Norte completamente a deriva Robert resolveu transformar o filho no salvador da Pátria??
        Mas se vocês acham que parou nisso, estão enganados: para que Oliver sobreviva ele mata o funcionário que estava com eles no bote e se dá um tiro na cabeça!! Valeu Robert! Mais uma culpa para Oliver arrastar pelo resto da vida! Oliver vai ter que carregar esse defunto por um longo tempo! Sofrendo pelo gesto heróico do pai que se privou da vida para que ele pudesse sobreviver! Pena que ele só tenha contado da missa a metade! Mas como eu já disse os Queens tem um sério problema com 100% da verdade!

        Depois da ilha, já em casa Oliver reencontra sua encantadora mãe: Moira Queen! Eu até gosto dela! Não por que ela seja boa, coisa que ela não é! Mas por que ao contrário do falecido marido ela é mil vezes mais forte! Ok as vezes ela se fragiliza, tipo: sou apenas uma mulher sozinha! Sou viúva! Tenho dois filhos que precisam de mim! Pobre de mim!… Pobre de quem cai nessa conversa dela! Ela é dissimulada, maquiavélica. 

         Capaz de tudo para conseguir o que quer! Remorso, até posso acreditar eventualmente que ela sinta, por ínfimos segundos, como um piscar de olhos! Sua sede de poder e sua vontade de manter seu status é mais forte do que qualquer outra emoção minimamente humana! Tanto que ela sabia que Malcom Merlym havia sabotado o iate durante a viajem do seu marido e nem tremeu na base quando de última hora seu filho, vou repetir SEU FILHO, carne de sua carne, sangue do seu sangue resolveu ir junto na maldita viajem! Eu teria arrancado ele do iate pela orelha!!
        Claro que ela chorou, em seu modelito versacce de luto! Precisou conviver com essa culpa pelos próximos cinco anos!! Mas gente!!! Não me conformo dela não ter feito muito esforço para impedir Oliver de ir na Viagem!!! Marido a gente troca, mas filho???

         Deve ter sido um alivio quando soube que Oliver havia sobrevivido e que ela poderia continuar com a imagem de família feliz a gora com a presença de Walter Steele! Que surpresa para Oliver voltar para casa e descobrir que a fila andou para sua mamãe! Principalmente quando para Oliver seu pai Robert ainda era um herói que fez o sacrificio máximo!

         Pobre Walter! Pobre Oliver! Mal sabem eles do que Moira é capaz! Tipo no primeiro passeio que Oliver faz depois de haver retornado para casa ele é sequestrado junto do seu amigo Tommy e é torturado por um grupo de mascarados que desejam saber o que Robert havia lhe contado durante a viagem. E adivinhem quem deu a ordem?? Mamãe Moira.

        Além de Moira ser mentirosa, bandida e tudo o mais que vem no pacote, tem uma coisa nela que me incomoda muito! Vamos aos fatos: Oliver esteve em um naufrágio onde foi dado como morto (quase morreu), uma das suas namoradas morreu afogada, seu pai morreu, , volta para casa transformado, calado, cheio de cicatrizes, vive desaparecendo, ficou 5 anos, eu disse 5 anos perdido em uma ilha deserta , passando sabe-se lá o que e ela não toma nenhuma providência para verificar a saúde mental dele… No minimo ela deveria ter convocado uma junta psquiatrica, um exorcista ou pai de santo para tentar entender ou amenizar o que quer que ele tenha passado!… Mas não, não Moira, ela quer que do nada ele assuma seu lugar nos negócios da família, como se ele tivesse passado os últimos cinco anos em Harvard!! Fala sério!!
         Mas enquanto ela tenta fazer de Oliver um homem de negócios, ou seja, tirar leite de pedra! Nossa encantadora mãe, continua com sua associação nefasta com Malcom Merlym, sim aquele mesmo que sabotou o iate onde morreu seu marido e quase levou seu filho para o além!

        Vou confessar no inicio eu desconfiava do Walter, padrasto do Oliver, no meio de tanta mentira, achei que ele pudesse fazer parte do mesmo time, mas eu estava enganada! 


        Walter é vinho de outra pipa! E com a ajuda de Felicity Smoak (estou louca para escrever sobre ela!!!) ele acaba descobrindo que a querida esposa está envolvida no desvio de dinheiro da empresa da família para um tal empreendimento suspeito e que muito provavelmente ela está envolvida na tragédia do iate! Afinal para que ela guardaria em um lugar secreto os destroços da tragédia?? Por chegar muito perto da verdade ele é sequestrado em uma tentiva de não abrir o bico e revelar os planos maléficos de sua esposa e de seu comparsa.
Oliver consegue salva-lo, mas a essa altura o casamento de Walter e Moira já foi para o brejo! 

          Assim como a fé cega de Oliver com relação a sua mãe começa a encontrar seu término! A ficha de Oliver começa a cair, ele começa a entender aquilo que não foi dito por seu pai, inclusive perceber que seu pai talvez não seja o herói que ele havia imaginado e sua mãe não seja tão santa e inocente assim! Vestido de arqueiro ele faz uma visita a Moira, ele ainda tem a esperança de ouvir da boca de sua mãe que ela é inocente, que não sabe o que está para acontecer, mas ao invés disso leva uma bala no peito que quase o envia para a terra dos pés juntos! Sem ter como fugir da verdade sobre sua mãe, Oliver a confronta! Exige que ela faça o que é certo! E ela faz… 

        Mas com Moira nunca se sabe qual a intenção que está por trás de suas palavras ou ações! Ao revela o plano de Merlym não sabemos se ela está realmente arrependida ou se é uma tentativa de de pegar uma pena mais leve, sabem né?? A famosa delação premiada!       Assim ela revela todo o sórdido plano de provocar um terremoto nos Glades, bairro da periferia da cidade!! Pena que é tarde demais, Merlym é mais esperto e o plano é posto em ação! E lá se vai um bairro e mais de 500 vidas, sem contar os feridos e desabrigados!
Mais uma culpa para a coleção pessoal de Oliver, que apesar dos seus esforços não consegue impedir a tragédia!

        Mas como estamos falando de uma ´série americana! Moira é presa, vai a julgamento onde descobrimos que a infidelidade é o nome do meio dos Queens! È minha gente, Moira pulou a cerca e adivinhem com quem???… Malcom Merlym!! E como se não bastasse ela ainda teve uma filha com o vilão: Thea!

        Até esse momento Oliver ainda apesar de saber que a mãe não usava um manto de santa e que iria para o inferno direto sem escala no purgatório, ainda a relevava pois acreditava no mimimi de que ela havia feito tudo o que fez para proteger a família! E afinal ele tinha provas de até onde Merlym poderia chegar! Eu também fico meio pasma ao ver que Oliver ainda pode ser ou se fazer de ingênuo. Mas sabem como é né??? … Mãe é mãe!!
Mas essa noticia de que Thea, sua irmã adorável é filha do genocida Malcom Merlyn!! Isso deixou ele passado e engomado!!! Assim só resta a ele romper em definitivo com a mamãe!! Mesmo que para o público ele tenha que fingir que está tudo bem!! è gente!! Apesar de tudo o que Moira fez ela é inocentada!! Mais do que isso ela é convidada a concorrer para a prefeitura da cidade!! WHAT???? Como alguém que participa de um atentado contra a cidade, com um grande número de vitimas pode ser considerada para a prefeitura?? E pior… Como que ela pode ter eleitores?? Eu hein??

        Oliver tem muitos inimigos, um deles é Slade Wilson, alguém com quem ele conviveu no período em que passou na ilha! 

Slade tem um ódio mortal de Oliver, tipo não basta apenas exterminar ele da face da terra é preciso faze-lo sofrer tirando dele tudo o que ele mais ama, como amigos, família, seu grande amor! Assim ele sequestra Thea, para desespero de Oliver e sua mãe, o lado bom é que Oliver faz as pazes com a mãe e ela confessa que sabe sobre suas atividades noturnas… Eu achei fofo e acho que foi a primeira vez que olhei para Moira sem desconfiança, sem procurar o que estava por traz de suas palavras! Foi honesto, sincero, apenas uma mãe demonstrando sua preocupação e seu orgulho por ver que o filho tomou uma direção oposta daquela que ela havia escolhido!

        Pena que esse momento durou pouco! Thea é libertada para logo em seguida ser novamente capturada jundo do resto de sua família por Slade! Que enfia uma espada no peito de Moira que se sacrifica no lugar dos filhos!! Lá vamos nós para mais uma culpa a ser acumulada por Oliver!! Apesar de tudo: Mãe só tem uma!! E carregar a responsabilidade pela morte dela é um peso que filho nenhum merece! Eu realmente lamentei a morte de Moira!! Era um personagem interessante, apesar de esperar tudo dela, ela sempre me surpreendia! 



        Felizmente a série é recheada de personagens femininos fortes ( com exceção de uma, que já falei no post anterior e não estou disposta a falar dela agora!! Tenho dito!).
Entendidos entenderão!

        Assim que tal falarmos um pouco sobre Thea Queen? A irmãzinha de Oliver.

        Quando Oliver desapareceu, Thea era uma criança! O irmão era seu ídolo e o pai seu herói! De uma hora para outra os dois homens mais importantes de sua vida, desapareceram! A vida seguiu! E mesmo com a presença de Walter a vida de Thea nunca mais foi a mesma! Foi inevitável, uma mãe ausente, um grande trauma, adolescência e muito dinheiro ela acabou seguindo os passos do irmão, talvez em uma tentativa de manter a memória dele viva, Thea caminhava a passos acelerados para o completo desastre!


        Oliver ao retornar pensou que encontraria sua irmãzinha, ele estava errado. Thea pensou que quem retornaria para casa seria aquele irmão que ela conhecia, ela estava enganada!
        Oliver se choca com a Thea que ele encontra e Thea se aborrece com o irmão careta que tenta lhe por limites! No meio dos dois uma mãe que tenta manter todos os segredos da família escondidos embaixo do tapete e repete com a caçula os erros cometidos com o filho! Mas quer saber?? Sabem de quem é a culpa na opinião de Moira?? Se você disse Oliver, parabéns está começando a pegar o espirito da série!! Sim a culpa pela vida louca de Thea é do Oliver, não da péssima educação que ela Moira deu a filha!

        Como uma bad girl Thea é presa por invadir uma loja, julgada por dirigir embriagada e bater o carro que havia ganho de presente de aniversário, pena que foi aliviada e substituída por um tempo de prestação de serviço comunitário no escritório de advogacia onde trabalha Laurel… Aliás o maior de todos os crimes de Thea é sem sombra de dúvidas ter incentivado Oliver a reconquistar Laurel… POR QUE THEA???? POR QUE????…



         Enquanto isso ela começa a namorar um batedor de carteiras Roy Harper e a partir daí ela passa a se desfazer da vida crazy!! Talvez por ter quase morrido, ter sido presa, ou por simplesmente ter entendido que tem pessoas que levam uma vida mais dura que a dela, ou ainda por finalmente começar a perceber que sua família tem algo de muito estranho, fato que é confirmado quando ela descobre a ligação de sua mãe com Malcom Merlym e seu envolvimento no que aconteceu no Glades… Tantas razões… 

        O fato é que por necessidade de sobrevivência e de manter sua sanidade ela começa a amadurecer! Assume a boate que antes pertencia a Oliver, seguindo os conselhos de Roy resolve dar uma chance para a mãe e junto com o irmão apoia Moira durante o julgamento, pois até esse momento ela acredita que tudo o que a mãe fez, foi com o objetivo de protege-la, mesmo não concordando ela vai estar lá para o que der e vier…

         Isso até Slade contar que ela é filha de Malcom Merlym! È o fim do mundo conhecido de Thea, das suas certezas, da sua segurança!! Ela não sabe mais quem é, não sabe mais em quem confiar!! Surta! E quem não surtaria ao presenciar sua mãe ser assassinada! È nesse momento de confusão que seu pai biológico ressurge dos infernos querendo construir uma relação pai e filha, uma relação baseada apenas em verdades, sem mentiras!! A única coisa que ela deseja! Uma vida com verdade, por mais que estas verdades sejam doídas, por mais que machuquem! Malcom começa a treiná-la, não apenas fisicamente mas também emocionalmente.

        Depois de perder o pai e a mãe, Thea é a única família que ainda resta para Oliver e ele vai atrás da irmã e a convence a voltar apara casa. Mas como estamos falando de Arrow, finais felizes são coisas relativas nessa série e nada é tão simples ou fácil para Oliver: Sarah é assassinada, virá almofada de flecha! Você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com Thea??…  Tem a ver, Malcom Merlym! Ele droga Thea e a induz a matar Sarah!! Como sabemos disso?? Ele filmou no celular, só faltou postar no youtube!

        O Xis da questão é que Sarah pertence a Liga dos Assassinos, assim como Merlym uma espécie de clube onde não é tão fácil se desassociar! E que tem por hábito vingar com sangue a morte de seus membros!! Assim Oliver se vê obrigado a assumir a culpa pela morte de Sarah e desafiar para um duelo até a morte o lider da liga, para proteger sua irmã. Oliver consegue sobreviver ( uma dica sobre Arrow, nem tudo o que morre permanece morto ok??) e sem ter muitas alternativas conta a verdade para Thea, a verdade sobre a morte de Sarah, a verdade sobre Malcom Merlym e a verdade sobre sua vida dupla! Nesse momento só a verdade poderá salvar Thea!

        Talvez inspirada por esse momento cartas na mesa, Thea conta para Laurel que foi ela sob influência de Merlym quem matou Sarah… E a outra com o brilhantismo que a caracteriza (ironia mode on) incentiva Thea a entrar em contato com a Liga dos Assassinos e entregar Merlym, não que ele não mereça, por favor não me entendam mal, a questão é que sendo Oliver do jeito que é?? òbvio que ele não irá permitir que a responsabilidade pela morte do pai biológico assombre a irmã pelo resto da vida e o que Oliver faz??? Vai até o covil da Liga e resgata o pai da irmã, que por sinal é adversário dele! Isso a um alto custo!! Ou seja, ao custo de sua própria alma!

        Pobre Thea tão jovem e com tantas perdas… Perdeu o pai, pensou ter perdido o irmão, perdeu a presença do padrasto, perdeu a mãe, perdeu O Roy que precisou partir, quase perdeu a sua própria vida e agora estava prestes a perder seu irmão!! Valeu Laurel por ter mais uma vez metido os pés pelas mãos!!
        O fato é que tanto Oliver quanto Thea forma vitimas de seus próprios pais e agora precisam pagar o preço por escolhas e decisões que não foram deles. Precisam aprender a tomar suas próprias decisões e descobrir quem na verdade são!!!


        Eu vou sempre achar que esses dois precisam urgentemente de umas 300 sessões de terapia e muito tarja preta!!
E para não perdermos o hábito: Oliver Queen apenas com uma toalha!! 

        Então é isso, por hoje é só!!! Voltaremos!