SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quinta-feira, 18 de junho de 2015

ARROW - Capítulo I - Oliver e a Família Lance.


          Começo essa postagem fazendo os devidos agradecimentos! Faz tempo que não escrevo, por vários motivos que não vem ao caso agora!! E confesso que  eu estava com um certo bloqueio!! Pedi ajuda a uma amiga, a Suelém e tcharararã... Fiat Lux!! Consegui ver onde eu estava pecando!!  Assim sendo estou aqui depois de muito quebrar a cabeça para lhes apresentar Arrow!!! Por que vocês sabem e se não sabem vão ficar sabendo agora: Oliver Queen is alive!! (Oliver Queen está vivo!).


          Meu nome é Oliver Queen.
          Por cinco anos eu fiquei preso numa ilha com um único objetivo.Sobreviver.
         Agora eu vou realizar o desejo do meu pai ao morrer, de usar a lista de nomes que ele me deixou,
         E derrubar aqueles que estão envenenando minha cidade.
         Para fazer isso, tenho que ser outra pessoa.
        Tenho que ser outra... coisa.


        
         Então: Aos trabalhos!
         Playboy, milionário e mulherengo, Oliver Queen (Stephen Amell) está presumivelmente morto há 5 anos, quando um acidente de iate causou o desaparecimento dele, de seu pai, Robert (Jamey Sheridan), e Sara Lance, irmã de sua então namorada Laurel (Katie Cassidy). Mas Ollie sobreviveu e, preso em uma ilha, ele aprendeu a lutar por sua vida. De volta à civilização em Starling City, ele é um homem mudado e está decidido a honrar a memória do pai e livrar a cidade da corrupção. Disfarçado, ele usa as habilidades que aprendeu durante seu tempo de reclusão para isso, e ao mesmo tempo precisa esconder sua nova identidade da mãe, Moira (Susanna Thompson), da irmã, Thea (Willa Holland) e dos amigos.
         A série é inspirada nas HQs da Dc Comics... Atenção gente: INSPIRADA!! O que significa que não é uma reprodução ipsis literes daquilo que está nos quadrinhos, na tv a série ganhou vida própria e anda com suas próprias pernas. O que agradeço imensamente!
        Mas quem é Oliver Queen??? Além de podre de rico e lindo, para merecer uma série em um dos canais (CW) mais populares dos EUA??


È um playboy de marca maior, filhinho de papai e de mamãe , irresponsável ao extremo, vaidoso que morreu ou pelo menos se imaginou que durante os 5 anos desparecido ele estivesse morto mas que na verdade estava em uma ilha "deserta", Lyan Yu, localizada no Mar do Norte na China. Ao retornar para casa, assumindo o estilo Robin Hood, procura corrigir os erros e punir os pecados dos poderosos da cidade, ao mesmo tempo em que procura corrigir seus próprios erros... Que por sinal são muitos!
Honestamente se a série fosse apenas sobre o Oliver pré ilha... Eu não assistiria dois capítulos, até por que ela não existiria !!! O que me seduziu na série é o fato dela falar sobre o processo de transformação desse homem e principalmente suas relações com os outros personagens, a forma como suas perspectivas são transformadas! E vamos combinar a transformação que ocorre no Oliver nesses cinco anos é gigantesca, assim como a maneira que ele encara as pessoas que fazem parte de sua vida!

Sem citar nomes, a não ser o do personagem de ficção, Oliver Queen não é legal, o Oliver antes da ilha é um babaca! Desculpa mas nem a beleza dele salva essa criatura... E quer saber?? Nessa fase ele não é tudo isso não! Como dizem por aí: Tem ilhas que vem para o bem!
Aquele cabelo de mauricinho, o rosto imberbe igual bunda de bebê!! Não curto!!! Ou talvez ele não seja tão atraente para mim por conta do seu comportamento!! È um garoto!! Um moleque!!! Inconsequente, irresponsável, sem compromisso com o mundo ou com as pessoas, que existiam apenas para o servir, ok não serei injusta, ele sempre teve um jeito especial para que isso acontecesse: seduzia, encantava, dissimulava, mentia. E sempre dava certo, com a família, com os amigos e com as mulheres... Por falar nisso, esse é um capitulo a parte. Ele tinha todas, na hora em que queria, estavam todas a seus pés, mesmo tendo uma péssima reputação!
Quatro faculdades abandonadas, uma vida de festas nababescas e orgias. Nunca precisou trabalhar na vida, seu horário de acordar era tarde, assim como sua hora de chegar em casa... Sua vida era uma eterna balada! Mulherengo, bêbado e, com certeza, até outras coisas um pouco mais pesadas. Arruaceiro, por vezes agressivo com os paparazzi, despudorado, várias detenções, manchete da imprensa marrom no aspecto mais negativo possível... Enfim um ótimo partido (ironia mode on).
Eu fico aqui confabulando com meus botõezinhos e pensando o que leva uma pessoa que tem tudo e digo tudo mesmo a agir dessa forma... Desculpa o termo que vou usar mas é o único que serve para descrever o comportamento do Oliver pré ilha: escrota!
E não me venham com: Relaxa é só ficção!!! Ainda bem né por que do contrário Oliver não apenas faria xixi na policia, mas também estaria por aí queimando mendigo... Ou atropelando ciclistas na estrada. E sério gente este é o caminho que ele estava seguindo a passos largos! Não posso dizer nada sobre os outros, ou se é possível que na vida real alguém possa mudar tanto, mas Oliver Queen deixou de ser um babaca para se tornar algo mais!E disso eu gosto!
Nossa jornada começa em uma inocente viajem de iate, organizada por seu pai Robert. Oliver decide ir junto. Fofo né?? Pai e filho desbravando os sete mares. Curtindo um momento família! Mas não!… Gente é a família Queen, é Oliver pré ilha... Então fofo não será exatamente o termo que pode ser usado. Adivinhem o que Oliver leva de bagagem?? Quem disse mulher acertou!! Mas que mulher, eis a questão!… Simplesmente sua cunhada!! CU-NHA-DA!!! Irmã da sua namorada, quase noiva, já que depois de uma leve pressão a dita cuja conseguiu convencer Oliver a ir morar com ela! Aliás ela estará procurando apartamento para os dois enquanto Oliver está no lesco lesco com a irmã dela ! Fofo né?? Eu não sinto firmeza quando Oliver aceita essa proposta genial, tipo ele mesmo diz a criatura que não acha que esteja pronto para tal passo e as ações dele dão simplesmente confirmam isso!


As envolvidas nesse triângulo são: Laurel, a namorada corna e Sarah a irmã fura olho, eu disse fura olho?? Bem nem tudo que reluz é ouro e em Arrow nem tudo é o que parece, com o decorrer dos episódio descobrimos que na verdade a primeira na linha de tiro de Oliver era Sarah, que fazia de tudo para estar perto do Oliver, inclusive fugir de casa para ir em uma festinha barra pesada, e que Laurel dedurou ela para o pai e Sarah por isso ficou um longo tempo de castigo, quando o castigo terminou qual não foi sua surpresa ao descobrir que sua maninha estava namorando o bofe que ela estava de olho! Shakespeare iria amar esse enredo!! Mas como dizem por aí, chumbo trocado não dói!!

Eu sempre soube,  por experiência própria que coisas feitas as escondidas sempre dão errado!! Òbvio que está viajem não iria dar certo!! Não é um mau agouro!! È um fato da vida!!
Ao ir na viajem escondida com Oliver Sarah selou não apenas o seu destino como o destino de toda a sua família e não para o bem!
Por falar em família, que pai é esse do Oliver que não toma nenhuma atitude?? Como assim?? Era para ele ter pego a rapariga pelos cabelos e jogado para fora do iate... Até ontem trair a namorada com a irmã era algo errado!! Ou estou errada?
Não entendo o pai do Oliver, sempre perdoando, sempre passando a mão pela cabeça ou ignorando seus erros! Òbvio que sem ter alguém que lhe dê limites ele se tornaria isso que ele é! Sério gente, umas palmadinhas no bumbum seriam bem-vindas, assim como um pulso firme de vez em quando , tipo assim fazendo-o assumir as consequências por seus atos. Mas não!


Segue o barco ou melhor, afunda o iate: Sobre a ilha falaremos em outro momento, agora é importante sabermos que Sarah Lance MÒRRÈU!! Tragada pelas águas do mar. Na verdade geral morreu nesse acidente, menos Oliver, o protagonista, que chega a famosa ilha e tchan, tchan, tchan, tchan. ... Depois de 5 anos é resgato e retorna triunfante para sua casa dando inicio há uma vida dupla, de dia playboy e de noite justiceiro!


Momento bobeira: Vou comprar umas passagens, e mandar um povo que tem por aí para Lyan Yu passar uns meses! Quem sabe assim como Oliver mais alguém consegue ver a luz? Dê uma de Pokemon e evolua?? Tentar não custa nada ... Pronto passou!!
O Oliver que volta da ilha é outra pessoa, Lyan Yu significa purgatório e Oliver passou literalmente por ele. Chegou um moleque imaturo e irresponsável na ilha, incapaz de cuidar de sua própria sobrevivência, o tipico cara com complexo de Peter Pan ( homens que se recusam a crescer e amadurecer) e saiu um homem, traumatizado é verdade, tanto física (cheio de cicatrizes)quanto emocionalmente, mas com um propósito a cumprir, uma missão: consertar os erros da cidade e remediar seus próprios erros, entre eles:Laurel.

Já vou avisando eu sei que teoricamente Laurel deveria ser o par romântico do Oliver, e tem um povo aí que torce desesperadamente para que isso aconteça, mas comigo não rola!! Tenho sérios problemas com essa criatura e quem já leu ou já conversou comigo sabe como sou quando pego implicância com alguém!!Não sei se é a personagem, se é a atriz ou as referências que eu trouxe das HQs (onde detesto a personagem), o fato é que eu não curto Laurel!! Simples assim!Para mim Oliver e Laurel tem tanta química quanto uma aula de História! Zero Quimica!


Eu entendo a situação em que ela se encontra, já pensaram ser traída pelo namorado com a irmã?? E ainda por cima essa irmã morrer? O que você faria se reencontrasse o seu ex namorado depois de uma situação dessas?? Eu capava!! Esperava dormir e cortava o mau pela raiz!
O problema é que Laurel me entendia a ponto de querer cortar meu braço com os dentes e bater na minha própria cabeça até ter um AVC. Vamos combinar, primeiro ela fica se fazendo de vitima traída, mas ela sempre soube quem era Oliver isso nunca foi segredo para ninguém, era o tipo de cara que nem seu amigo poderia ser, a não ser que você queira ser vida louca!… segundo era para ele ter sido da irmã, que também era meio piradinha!… E terceiro ela tá louquinha para cair naqueles braços musculosos e partir para o vuco vuco, mas fica se fazendo!! Na verdade ela se sente a ultima coca cola do copo com Oliver correndo atrás dela, rastejando pelo seu perdão… E fica de MIMIMI... Por essas as vezes tenho vontade de pegar aquele meu braço cortado e dar só na cara do Oliver... Ou mandar um SMS para ele e dizer: Cata logo essa chata! Na minha humilde opinião ele deveria apenas pedir desculpas, perdão de joelhos e deu! Até por que Laurel já anda embolada com o melhor amigo de infância do Oliver: Tommy Merlyn... Não que ela estivesse errada, vamos ser justos, traída pela irmã e pelo namorado, quase viúva... O que tem demais dar uns cata no Tommy, além do fato dele ser parceiro de farra do Oliver?? Sim, meu dedo é podre mas o dela ganha do meu!! Tommy veio do mesmo saco de farinha que Oliver, com menos competência, mas é assim unha e carne do amigo!
Eu acho que na verdade, embora Oliver não queira admitir, ele não ama a Laurel, aliás nem chegou a amar cinco anos atrás... O que ele sente é um sentimento relacionado a culpa! E já lhes aviso, Oliver é mestre em culpa, em sentir-se culpado por tudo e por todos, não que ele não tenha sua parcela de culpa, mas ele eleva isso a máxima potência! Some a isso uma fantasia criada pelo Oliver durante o período que passou na ilha onde ele mantinha sempre junto uma foto da Laurel único elo que mantinha com sua vida antiga, com sua esperança de um dia poder retornar para casa e para os seus! Como se não bastasse agora ele tem essa vida dupla, uma vida secreta, onde ele precisa mentir para proteger aqueles que ele ama e se sente culpado por isso. E no caso da Laurel ele precisa estar sempre em prontidão para salva-la... Olha mais um motivo que ela me dá nos nervos! è uma ótima advogada, mas acho que ela tem algum desvio cerebral, por que ela mesmos sendo filha de um policial está sempre se colocando em situações de risco e pior colocando os outros no meio das enrascadas. E como agora Oliver se importa com as pessoas, ele está sempre precisando salvá-la... Aí você me pergunta, mas não é essa a função dele como o Capuz?? Sim é. Mas uma mulher adulta as vezes tem que ter um pouco de bom senso... Tipo se alguém diz não vai ali que você pode se machucar ou morrer!... Não vá! Se alguém diz não se envolva com esse sujeito que ele é do mau!... Não se envolva!! Simples!! Ela acha que é quem?? A mulher Maravilha?? Só se for a chata maravilha!
Culpa ou fantasia o certo que Oliver decide proteger Laurel das besteiras que ela faz, mesmo que ela esteja agora namorando seu melhor amigo. È um novo Oliver, um Oliver que coloca os outros a frente de si mesmo as vezes até demais, mas ok…


Eis que surge um novo triângulo amoroso: Oliver ama (ama?) Laurel, que deseja Oliver mas namora o melhor amigo dele que ama Oliver como a um irmão, mas dá uns pega na ex namorada do Oliver!!
Quem não gosta muito dessa situação, nem de Tommy e muito menos de Oliver é o pai da moçoila: Detetive Lance. Depois do naufrágio e morte de Sarah O único desejo dele é comer o rim, o figado e fazer picadinho do Oliver! Em todas as oportunidades ele bate na tecla de que Oliver é o responsável pela morte da santa Sarah e faz o possível e o impossível para punir o grande vilão… 

Óbvio que o Oliver não é inocente em tudo isso, mas ou estou muito enganada ou a Sarah foi de livre e espontânea vontade viajar com o namorado da irmã. Eu não vi o Oliver a amarrando ou apontando uma arma para a cabeça da Sarah! Sério minha úlcera fica em ebulição nesses momentos, o detetive Lance só vê o que ele quer: Ele por exemplo esquece que Sarah é responsável pelos seus próprios atos e que estava traindo a irmã, esquece que a esposa, mãe das filhas sabia que a filha estava indo e nada vez para impedir, muito pelo contrário ficou caladinha por cinco anos! È uma dupla perseguição por parte do detetive Lance, persegue Oliver de dia e a noite persegue o Capuz/arqueiro!! Que ele desconfia ser a mesma pessoa, mas não consegue provar ou não se interessa em provar!

O fato que Laurel não resiste e permite que Oliver se reaproxime dela como amigo ( quem não deixaria né?), deixando Tommy meio desnorteado… E com raivinha do mundo! Perdeu playboy! Laurel faz um revival com o ex! Para desespero de boa parte dos telespectadores da série, inclusive eu, que já estava prestes a abandonar (exagero de minha parte, minha parcela de mimimi) ! Vamos combinar que desde que ela soube que ele estava vivo e retornou para a cidade, Laurel estava doida para dar… Dar uma segunda chance para o Oliver!! E ela acabou dando!


Mas eis que um terremoto abala a cidade, adivinhem quem apesar de todos avisarem, pedirem e implorarem que não fosse ao escritório pois algo muito ruim aconteceria na região. Adivinhem quem foi parar no lugar que não era para ir, de onde todos estavam fugindo ??… Laurel. E o que acontece? Mesmo se sentindo arrasado pelo chifre… ( a verdade é que quando ele percebeu que ainda existia algo não resolvido entre Oliver e Laurel eles terminaram) vai atrás dela para salvá-la e acaba morrendo: Tommy. E adivinhem quem vai levar a culpa?… O arqueiro ou seja Oliver,mais uma culpa para a coleção pessoal do Ollie, este é o apelido do Oliver para os amigos e familiares que eu não curto, acho infantil, na minha opinião remete a antiga vida dele e tudo o que não queremos é que ele retorne a vida antiga.
Por outro lado enquanto Laurel está com raivinha do arqueiro seu pai vira BFF do dito cujo! Laurel chega ao ponto de preparar uma armadilha com o objetivo de prender o arqueiro, ex capuz. Aí foi minha vez de ficar com raivinha! Eu já não ia muito com as fuças dela, depois disso ela virou minha arqui-inimiga… Desejei que as pulgas de mil camelos infestassem seu esqueleto!… Depois de tudo o que ele fez pela cidade e por ela?? Vontade de dar com um gato morto na cabeça dela até fazer o gato miar e olhe que eu gosto de gatos… Não mortos, é claro!

Mas eis que do nada surge uma loira vestida de couro preto e salva nosso herói! Chupa Laurel! E preparem-se para que seus queixos caiam!! A loira misteriosa é simplesmente Sarah Lance, que não morreu no desastre e agora atende pela alcunha de Canário Negro! E pasmem ainda mais! Oliver sabia que ela havia sobrevivido ao naufrágio, inclusive se encontraram na ilha, mas acabaram se perdendo outra vez … O que ele não sabia é que ela entrou para uma organização chamada Liga dos Assassinos! Deu para sentir a vibe né, pelo nome com certeza não era um clube de xadrez!

Depois da morte do Tommy, Laurel saiu da casinha, se é que um dia ela esteve na casinha!! Entrou para a vida crazy! Alcool, drogas, flagra no bafômetro, detenção… Enfim… Despirocou geral! E o reaparecimento da irmã, não ajuda muito para que ela se centre outra vez! Muito pelo contrário…
Desculpa gente, mas segundo momento mais épico da relação entre Oliver e Laurel é quando em um jantar da família Lance reunida outra vez, Laurel entorna umas e tem um chilique… Ela não consegue entender como todo mundo ficou super hiper mega feliz com o retorno da Sarah e ninguém diz nada sobre o que eles passaram depois da suposta morte dela, tipo o alcoolismo do pai, a traição que ela sofreu, e a separação dos pais, o que de certa forma ela tem razão, o problema é a forma que ela joga a porcaria no ventilador!! Oliver perde a paciência e manda ela encher a cara de cachaça… Sim gente ele faz isso mesmo!!!! Que outras pessoas também tem problemas e basicamente diz que o mundo não gira em torno dela!! Chupa Laurel!



O primeiro é sem sombra de dúvidas quando ela toda se querendo se oferece para Oliver e ele diz: NÂO!!!! Tchau Laurel!!

Não que eu seja fã incondicional da Sarah ou que esteja torcendo loucamente para que ela fique com o Oliver! Mas após tudo o que Oliver e Sarah passaram é compreensível que exista uma ligação entre eles. Também não acho que seja amor eterno, é mais como uma cumplicidade! O reflexo um do outro! Ele não precisa se explicar para ela e nem ela para ele! Eles se entendem, por que sabem pelo que passaram! Até tentam ficar juntos, embora Sarah tenha experimentado da fruta que Oliver gosta… Sim pessoas! Sarah manteve um tórrido caso de amor com a filha do lider da Liga dos Assassinos, Nyssa! 

Mas não dá muito certo e Sarah é a primeira a perceber que entre eles existe apenas amizade! O fato é que eles já não são os mesmos, e nem seguem exatamente a mesma trilha, estão em ritmos diferentes… Não falam mais a mesma língua! Confesso que para mim foi um alivio! Sarah não é a mulher certa para o Oliver! Ele precisa de alguém que lhe de estabilidade, que lhe de suporte e apoio, que o faça voltar a sorrir de forma espontânea… Que o tire do personagem criado, que não aceite suas mentiras! Oliver precisa de uma mulher que o reconecte com a sua humanidade, que não faça dele a primeira opção de culpa, que não diga sim para ele sempre, mas que quando diga seja sincero! Uma mulher que seja firme, que o ame apesar e sobre tudo! Que o ajude a encontrar um meio termo entre ser Oliver Queen e o arqueiro! Será que essa mulher existe?? Posso lhes garantir que sim! E seu sobrenome não é Lance!


E lá vamos nós para outro giro da roda do destino! Sarah é assassinada! Outra vez?? Aguardem e confiem!

 Por causa da Laurel, Oliver e seus parceiros não contam a verdade para o detetive Lance, e lá vamos nós de novo! Detetive Lance para de perseguir o Oliver e passa a pegar no pé do arqueiro! 
Depois de ter caído no fundo do poço, perder o emprego, sair dando tiro por aí! Laurel resolve assumir a identidade de Canário Negro! 

E se une ao grupo de Oliver, na verdade se enfia no grupo do Oliver na ausência dele! A essa altura ela já sabe que ele é o arqueiro! Oliver não gosta muito da ideia, por motivos óbvios: Tipo ela está bem abaixo das exigências mínimas para ser uma vigilante ou heroína. E vou confessar adoro ver ela apanhando! A mulher é completamente sem noção! Além de se colocar em risco ela coloca a equipe também em risco, ok que aos poucos ela vai melhorando, mas… O que me irrita é que ela mantêm a arrogância sempre! Antes da ilha ela forçou a situação com Oliver, ela decidiu que ele estava pronto para um passo além na relação! Quando ela estava perseguindo o arqueiro ela o chamava e o acusava de assassino, mas quando era do seu interesse ela exigia que ele matasse, aliás deve ter puxado ao pai e a irmã também… Ô família sedenta de sangue, pelo menos Sarah queria matar todo mundo sempre não ficava nessa hipocrisia, de que matar é feio, menos quando for do meu interesse!!Pobre Oliver! Sério os Lance precisam aprender a brincar de Pokemon e evoluir!! Por que assim está dificil!
O sujeito comeu o pão que o diabo amassou com o pé cheio de frieiras! Aprendeu a ser gente da maneira mais dificil, está em uma jornada de autoconhecimento! Cheio de traumas, cheio de culpas, sua família está mais para família monstro… Inimigos por todos os lados… Ser vigilante não é fácil! Precisa descer ao inferno, passar pelo purgatório sem ter a certeza de que um dia poderá chegar ao paraíso! Pior ele precisa conviver com o medo constante de perder aqueles a quem ama! Precisa aprender a conviver e aceitar ajuda! Ele está tentando se redimir… Isso é fato, mas em minha opinião mais do que o perdão daqueles a quem ele magoou, incluindo os Lance, ele precisa acima de tudo aprender a se perdoar! O que convenhamos talvez seja a missão mais dificil de Oliver!
Então é isso pessoal! Para entender Arrow é necessário vasculhar as relações de Oliver com seus amigos, seus inimigos, familiares e amores. Freud iria amar fazer umas sessões de terapia com nosso garoto! È praticamente um manual de psicologia ambulante!

Vejo vocês em breve para conversarmos sobre Oliver e sua adorável família!