SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AQUECENDO...


Então é isso dia 6 de março estréia “Amor, eterno amor” lá vem meu divo me visitar diariamente na telinha... Mas o que mais me anima é a possibilidade de poder retirar dali vários tópicos para postagens, adoro fazer uso da ficção para escrever ou dizer certas coisinhas, por enquanto eu vou me aquecendo escrevendo sobre coisas que aparentemente são aleatórias, mas que no fundo é sempre bom dar uma comentadinha né?...
Falando em novela nova que tal uma delicinha nova: Lincoln Tornado, filho de Tony Tornado o Damião de Cordel pai de nossa rainha Maria Cesária...

Fazendo coro ao mundo: Delicia, delicia assim você me mata, aí se eu te pego, aí, aí se eu te pego...
Que o Divo não me ouça ou leia... Mas eu até que precisava de um desses aqui em casa...
Trocando da mala para o saco, da ninhada nova dos meus felinos, vamos ficar com o Zé Pequeno, ou simplesmente Zé, ele nos conquistou por ser o menorzinho de todos e sempre estar atrasado, enquanto os outros voam ele fica paradinho com medo de entrar na brincadeira...


 E mudando do saco para a mala, está semana será oficialmente aberto o carnaval de Santa Maria, e ele chega com a chuva, depois de meses de estiagem, ninguém ousa reclamar da chuva, que ela vem calma e sem vento... A única certeza que tenho é que com chuva ou sem vou ver se dou umas voltas pelos eventos carnavalescos da city...
formação de tormenta em Santa Maria (todo dia tem sido assim)

E agora só para encerrar o assunto que iniciei no post anterior... Algo que é muito importante mas difícil de ser obtido, aprendi o conceito na faculdade, mas foi só indo para o mundo que compreendi o verdadeiro significado de alteridade...
a palavra alteridade possui o sentido de colocar-se no lugar do outro numa relação interpessoal junto com a consideração, valorização, e dialogando com o outro. Isso ocorre com relações étnicas, religiosas, etc. Não há a preocupação de destruição da outra cultura quando a prática da alteridade acontece , no modo de agir, de pensar ou falar, o etnocentrismo não vai ser um problema.
A prática da alteridade leva ao ato da cidadania estabelecendo uma relação pacífica e construtiva com a diferença, conforme se identifique, discirna e aprenda a aprender com o contrário. O choque sempre ocorre, a partir do momento em que duas ou mais culturas encontram-se, mas isso é necessário para que haja a troca de informações entre eles, uma relação interpessoal.
Para a antropologia o conceito de unidade o homem é a facilidade de criar modos de vida e formas de organização social muito diverso. A semelhança entre os seres humanos é a capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos muito diversos.
O projeto antropológico consiste no reconhecimento e conhecimento junto com a compreensão de humanidade plural. A abordagem antropológica provoca a revolução do, olhar, implicando numa mudança radical, ruptura com idéias.
 Na visão de Frei Beto Quem, na cultura ocidental, melhor enfatizou a radical dignidade de cada ser humano, inclusive a sacralidade, foi Jesus. O sujeito pode ser paralítico, cego, imbecil, inútil, pecador, mas ele é templo vivo de Deus, é imagem e semelhança de Deus. Isso é uma herança da tradição hebraica. Todo ser humano, dentro da perspectiva judaica ou cristã, é dotado de dignidade pelo simples fato de ser vivo. Não só o ser humano, todo o Universo. Paulo, na epístola aos romanos, assinala: “Todo a Criação  geme em dores de parto por sua redenção". Os católicos rezam no Credo "creio na ressurreição da carne". Hélio Pellegrino dizia que não há nada mais revolucionário do que proclamar a ressurreição da carne. Portanto, a ressurreição não é do espírito. A carne representa a materialidade do Universo.
Só existe generosidade na medida em que percebo o outro como outro e a diferença do outro em relação a mim. Então sou capaz de entrar em relação com ele pela única via possível – porque, se tirar essa via, caio no colonialismo, vou querer ser como ele ou que ele seja como sou - a via do amor, se quisermos usar uma expressão evangélica; a via do respeito, se quisermos usar uma expressão ética; a via do reconhecimento dos seus direitos, se quisermos usar uma expressão jurídica; a via do resgate do realce da sua dignidade como ser humano, se quisermos usar uma expressão moral. Ou seja, isso supõe a via mais curta da comunicação humana, que é o diálogo e a capacidade de entender o outro a partir da sua experiência de vida e da sua interioridade.
A nossa identidade é construída pela nossa história. A minha história é a minha história, e ninguém terá uma história idêntica à  minha. E é isso que faz a minha identidade.
Frei Beto e Carl Rogers me acompanharam a faculdade inteira e ainda hoje gosto de ler o que eles tem a dizer, assim pretendo construir minha prática educativa e assim quero construir minhas relações pessoais.
Sempre me reencontro quando olho o outro, mesmo que ele seja tão diferente de mim...
E por hoje é só, só para dar uma aquecidinha...
 E só para encerrar:
Oração da tolerância
"Deus misericordioso, ajude-me a abrir a minha mente. Ajude-me a substituir a soberba, a ignorância, o fanatismo e o ódio por fraternidade, tolerância, caridade e entendimento. Ajuda-me a aceitar o próximo quem quer que ele seja, independente de cor, raça ou credo. Ilumine a minha mente para poder ver que as diferenças existem e tenho que aceita-las com mansidão. Enfim Deus Todo Poderoso, dê-me forças para que eu me transforme em uma pessoa melhor, mais bondosa e mais útil para os meus semelhantes."