SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Politicamente incorreto...

Por diversas vezes eu já disse aqui que eu tenho uma fixação por determinadas  palavras, temas, cenas ou sei lá o que, certas coisas grudam na minha cabeça e ficam lá martelando, martelando, martelando é quase um TOC cerebral... Até que a luz se faça e eu entenda o que acontece com  minha obsessão... Há duas semanas que um acontecimento banal , ou nem tanto já que me incomodou, vem me cutucando... Mais uma fez a origem de tal incomodo vem lá do tal face book ...
Na minha inocência ( nem tanto...), mas  de coração aberto fui lá,  toda serelepe agradecer a autora  pelo casal e expressar meu desejo e de minha linda família de que nossa Cesaria pudesse vir a se tornar rainha em Seráfia ( se elas podem mandar na novela, por que cargas d’água eu não posso expressar meu desejo?...) linda, majestosa, vou fazer melhor vou colocar aqui textualmente o que eu disse: como professora de história entendo Jesuino rei de Seráfia, como telespectadora não me conformo... Ó dilema cruel... Queria tanto Maria Cesária rainha, negra linda e rainha...
DOLIPES - Maria Cesária seria uma boa rainha por sua bondade e amor ao próximo e não por ser negra.
Minha resposta - num mundo como nosso seria delicioso terem que engolir, não esqueça o que Baldini  argumentou com o rei para que ele desistisse de seu amor...
E Dolipes – fizeram o que sabem fazer melhor martelar, martela, martelar no seu casal, é o único  argumento que tem, é como se vissem uma novela diferente da que vemos... Timóteo surtado comentários :por que a Dora e Felipe são tudo, Ternurinha e  Patácio, a cena ficou incompleta, é o melhor casal de toda a novela ( detalhe o casal se formou há apenas duas semana..) Açucena mortinha da silva, estão prejudicando nosso casal... blá, blá. Blá...
 
Fazendo a postagem de ontem me veio à luz... Fulgurante esclarecedora  e entendi o que estava me acontecendo... Outra epifania...
Agora provavelmente serei enforcada tal Jesuíno o foi pelas minhas companheiras de família, mas tudo bem... Respirar  fundo... E  lá vai... Antes de qualquer coisa leiam até o final que vocês entenderam...
Eu respeito e admiro  o general  Baldini...
Depois dessa bomba para quem leu meu post anterior vai achar a ligação e o porquê  estou dizendo isso...
Abrindo parênteses  no post anterior eu citei a miss universo, e a hipocrisia de certas pessoas, vamos esclarecer fiquei feliz por sua vitória, mas aborrecida com certas pessoas como eu disse anteriormente, e no dia do concurso eu já estava com esse grilo em minha cabeça o que me impediu de curtir verdadeiramente  a vitória dela...
Voltando...
É claro que eu queria o rim dele picado e frito em óleo fervente quando ele feriu com suas palavras maldosas nossa querida Maria Cesária, queria a morte mais cruel para ele, a mais dolorida e sangrenta... Isso é certo como 2 e 2 são 4... O fato é que... Apesar do peso de suas palavras, Baldini disse o que muitos estavam pensando e por vivermos nesse mundo paradisíaco do politicamente correto não tem coragem de admitir...
Lembro perfeitamente minhas primeiras incursões  pela internet em busca de informações sobre a novela, e das vezes em que entrei nos site e blogs para dizer EPA!... Devagar com o andor que o santo é de barro...  Sim meus queridos embora algumas pessoas venham me atropelar ( já sabem de quem estou falando ) para dizer que a questão racial não tem nada a ver, ela sempre esteve escondidinha, lá no fundo disfarçada, a espreita, tanto na vida real como na ficção, quantas vezes se engoliu o que queria se dizer, quantos olhares atravessados de estranhamento foram lançados, quantas  vezes se omitiu o que se sentia?... Se   dourou a pílula ou se buscou eufemismos para amenizar as verdadeiras intenções por trás de um sorriso amarelo?
Os mesmos que aplaudiram a miss angolana, acharam absurdo que um rei pudesse se apaixonar  pela “cozinheira”... Se há uma coisa que detesto mais do que preconceito é hipocrisia... Agrediam gratuitamente a personagem e a artista ( sim... e choquem-se como se fossem ovos, as palavras usadas por Baldini foram usadas muito antes contra a personagem e a nossa doce atriz)
Lembro no inicio dessa jornada quando éramos eu e Patrícia apenas,  do medo que minha irmãzinha sentia de Cesária ser rejeitada pelo povo de Seráfia, do preconceito que ela iria sofrer... E um preconceito completo ou alguém vai me dizer que a questão racial não era importante, que ninguém iria se importar... Ninguém iria falar... Nós temíamos pelo que Cesaria teria que sofrer ao ir para Seráfia (graças a Deus nosso medo foi infundado, parece que o povo de Seráfia é bem menos preconceituoso que o brasileiro) ninguém admite que se incomode com essa relação e por que esse romance  causa tanto desgosto em certos tipos de pessoas , não é apenas o rei e a empregada, a brasileira e o europeu é também SIM a negra e o branco mas isso jamais poderá ser admitido em um país onde não existe preconceito racial, nãããooo de forma alguma...  É por isso que o melhor caminho é tentar tirar o foco daquilo que os incomoda, que os desagrada, para isso se desconstrói:  Não é o encontro destes dois mundos que os incomoda, mas sim por que eles são muito românticos e melosos e blá, blá, blá... Como diz a Cel e a Xuxa:  Senta lá Cláudia... Vocês não imaginam os absurdos que li, e não vou repetir aqui por que não vou dar ibope para esse tipo de pensamento, mas saibam que foram coisas pesadas e cruéis, disfarçadas em criticas construtivas, mas como pode ser construtiva se pretende destruir ... Se pretende desmerecer... A internet  serve de escudo para os covardes que escondem seus rostos no anonimato para destilar toda a ignorância e preconceito que tem em seus corações...
E aí eu volto ao inicio... Sim eu respeito o Baldini por que ele foi o único que teve a coragem de falar diretamente para Maria cesaria, na cara linda do rei e na cara do Brasil inteiro o que muitos estavam pensando e não tinham coragem de admitir nem para si mesmos... ( o melhor de tudo é que para cada um desses existem duas de nós...)



eu sei que esses videos nos causam mal estar, mas para entender bem o que estou dizendo, ou tentndo dizer o ideal é assisti-los sim por mais doloroso que possa ser, pois expressa com clareza o que muitos queriam dizer mas não tem coragem...
Eu sou a favor do mundo politicamente incorreto, por que quando as pessoas revelam seus sentimentos e pensamentos por mais dolorosos que eles possam  ser pelo menos a gente sabe com quem esta lidando, agora quem diz apenas o que os outros querem ouvir ou esperam que seja dito, desses eu tenho medo, por que mascaram seus corações, usam de palavras bonitas, de sorrisos condescendentes para  com sua falsidade e hipocrisia nos matar pouco a pouco minando nossa confiança, nos confinando no comodismo  de que o mundo é perfeito e cor de rosa...
Desculpem o desabafo... Mas eu to cansada de nhen nhen nhen principalmente de pessoas  que se julgam donas da verdade...  Verdade delas é claro...  Mas se elas tem direito a suas verdades eu também tenho e sabe por que... Por que sinto na pele a 34 anos... Então minha querida  não venha me dizer que não é bem assim... Por que é bem assim sim...
Sinto como cliente de loja,  sinto no meu trabalho, sinto no transporte publico... Até como rainha do carnaval ( confesso já fui...) agora imagina se eu estivesse na eminência de me tornar rainha de um pais europeu mesmo que ficticiamente  e tivesse um lindo rei de olhos verdes aos meus pés...
Por tanto minha “amiga” historiadora o fato é o seguinte é claro que o bom coração e  demais virtudes de Cesária  a credenciam a ser sim rainha, mas a quero rainha além de tudo isso para que algumas pessoas tenham que engolir  a mediocridade de seus pensamentos...
Desabafei agora posso relaxar... E  não,  não sou militante de nada, e nem fico procurando chifre em cabeça de cavalo, ou eu não iria viver nada nesse mundo ... Mas como eu já disse tem coisas que grudam na minha cabeça e só as resolvendo para seguir em frente...
E por falar nisso... Achei essa matéria algum tempo atrás, vale a pena dar uma lidinha...
Agradar o povo do Movimento Negro é uma luta hercúlea... Eles sim sempre acham pelo em ovo e chifre em cabeça de cavalo... Mas também se renderam... Só elas não se rendem...
A Globo tem um histórico de derrapar mesmo quando tenta dar destaque a personagens interpretados por atores negros em suas novelas, principalmente, quando se trata de mulheres.
Ainda ecoa a polêmica do tapa da personagem de Lília Cabral na interpretada por Taís Araújo em Viver a Vida. A cena da Helena de Taís ajoelhada diante da raivosa mãe de Luciana, na semana da Consciência Negra, chocou e provocou protestos dos movimentos negros.
Sem falar nas novelas históricas que abordam a escravidão onde a escrava é sempre figurante ou o degrau para as cenas da mocinha, quando não a vilã de segundo escalão. Ou a primeira novela das 19 horas com protagonista negra (mais uma vez Taís Araújo) sendo intitulada de Da Cor do Pecado.
Mas na boa e surpreendente Cordel Encantado, que vai ao ar às 18 horas, tenho visto uma agradável surpresa: Maria Cesária, a personagem vivida pela jovem e bela atriz Lucy Ramos. O amor que nasceu entre ela e o Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia ) tem sido tratado sem exageros, com um romantismo tocante.
As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid tem fugido de clichês como a mulher negra sensual que enloquece o estrangeiro. Pelo contrário, a construção mostra uma mulher oprimida, humilhada e desvalorizada até pelo próprio pai (vivido por Tony Tornado), descobrindo através de um amor inesperado suas virtudes e sabendo responder até com altivez aos que tentam explorar a sua pretensa ingenuidade como nas cenas com a Duquesa Úrsula, papel de Deborah Bloch.
Outra coisa bem interessante em torno de Maria Cesária é a  clara inspiração do seu personagem no romance Como Água para Chocolate, pois assim como a protagonista do livro ela passa suas emoções para a comida.
Fica aqui a torcida para que as moças não percam a mão. Aliás, a novela que combina excelente enredo, recheado de referências literárias,  bons textos e belas imagens, com uma preocupação rara na construção dos diálogos e humor na medida certa me fez voltar a ver novela, coisa que não fazia há anos.
Será que ter mulheres à frente (a diretora é Amora Mautner), inclusive na colaboração e pesquisa é um indício da importância dada a esses detalhes e que levam aos acertos?
Cleidiana Ramos

http://www.atarde.com.br/mundoafro/?tag=lucy-ramos