SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E NA RETA FINAL...


Então aqui estamos  reta final de Cordel, contagem regressiva para o fim... Com tanta falta de emoção pelo menos para nós, confesso que fiquei meio borocoxó... Isso sem falar que nos últimos dias estava tentando fazer mágica no fechamento das notas da escola... Mas VOLTEI...
Aos trabalhos então...
Os últimos dias foram marcados por um misto de  bela adormecida, Branca de neve e Romeu e Julieta... Como uma boa Julieta depois de ver seu amor ser enforcado Çuçu decide tomar a poção misteriosa da Bruxa Úrsula e quem sabe assim se encontrar no além com Jesuíno amor de sua vida... Não sei para onde poderiam ir... Mas tenho dó das almas que os receberam ( Já vou avisando a língua ta super hiper afiada, preparem-se para doses letais de veneno).... Como boa Branca de neve nossa princesa perdida ( Poe perdida nisso) aceita de uma pessoa nada confiável  a tal de poção, tanto uma quanto a outra ignoram a regra básica não aceitar DOCES E FRUTAS DE DESCONHECIDOS MESMO QUE SEJA  DE UMA VELHINHA, E NÃO ACEITAR NADA DAS MÃOS DA MULHER QUE MATOU SUA MÃE.... E como boa Bela adormecida nossa Aurora irá desertar com um beijo de seu príncipe...
Jesuíno dá um beijo de despedida em Açucena (Foto: Cordel Encantado/TVGlobo)
Mas para não dizer que eu tenho ma  vontade  com a Çuçu... Eu até entendo seu desespero, afinal ele acreditou que Jesuino estivesse morto e que teria que se submeter ao psicótico do Timotinho, e como sabemos bem não foi uma nem duas vezes que ela disse que preferia a morte a ficar sem Jesuino amor de sua vida... Então pelo ponto de vista torto dela, não há nada mais a ser perdido...
Timotinho o lindo se perfuma todo, enseba o cabelinho lambido por uma vaca e se prepara todo para consumar o casamento e... Surpresa! A noiva está adentrando as portas do além... Realmente apesar de todas as suas maluquices eu acredito que ele deve realmente amar a cucu, um amor doentio, perverso e obsessivo, mas seu desespero  é real... Tão real que ele aceita  fazer um acordo com a bruxa abrindo mão do tesouro... Vejam bem depois de tudo o que fez, de ter se livrado do grande obstáculo Jesuíno, outra vez ele se vê privado, frustrado, pois o seu objetivo de ter Açucena lhe é tirado de suas mãos...
O antídoto não faz efeito e Timóteo se desespera (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Enquanto a princesa da adeus ao mundo cruel sem Jesuino amor de sua vida, e Timóteo pactua com o próprio demo de saias para acordar Açucena, o povo do bem se prepara para salvar  nossa donzela das mãos perversas do vilão...
Jesuíno no estilo mister M consegue se livrar das cordas que o amarraram e parte para o salvamento de Çuçu, lá chegando SURPRESA... A dita cuja está no além, ou quase... Em desespero nosso herói leva a dita cuja para Vila da Cruz, lá o profeta faz uma força tarefa para tentar salvar a flor, reúne os mais diversos talentos e dons na tentativa de ressuscitar a dita cuja... O povo lá do Twitter , minha linda família, ficou totalmente fascinado  pela espada de São Jorge, não sem uma certa maldade sugeriram que só faltava uma surra  para acordar a princesa... Percebam que eu jamais iria sugerir isso, até mesmo por que  quem disse que eu queria que ela acordasse?... Agora a espada de São Jorge poderia ser guardada para acordar alguns personagens que estão literalmente fora da casinha, o problema que tem tanta gente precisando de umas lambadas que iria faltar espada de São Jorge para todo mundo
Úrsula se recusa a ajudar Açucena e revolta Jesuíno (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Enquanto isso um verdadeiro exercito sai na caça da bruxa Úrsula, presa é levada até onde a princesa desfalecida se encontra... Meu amado e adorado rei, pede, implora para que a bruxa de o antídoto e salve a princesa...  a grande jogada da serva do mau é trocar o antídoto pelo perdão real para ela e Nicolau...
AH esse momento vale ouro... O rei precisou pensar... E ele pensou,  pensou, pensou... Pobre rei já ta cansado de tudo isso, exausto... O que ele mais quer e enfiar goela abaixo a coroa no Jesuíno, pegar sua Cesária e ir viver sua vida com tranquilidade. È claro que ele como o rei que é, o pai que tenta ser mesmo contra a vontade da filha, em  nenhum  momento passou por sua cabeça deixar a princesa dormindo para todo o sempre (será ?) a dúvida dele era deixar a bruxa ursa se livrar dos seus crimes... Deixa-la sem a devida punição por todo o ml que causou, por toda a infelicidade que semeou...  Mas que ele ficou na dúvida ... Ah! ele ficou!  E eu nãoo culpo, muito pelo contrário, eu também ficaria na dúvida... Depois de muito pensar e de ser pressionado por todos os lados, meu rei decide fazer o acordo com a bruxa...
Mas o antídoto não funciona e a princesa... Morre... Ou seria outro caso de catalepsia?... O certo é que o desespero bate geral... Pobre rei...
Pobre timotinho também, baleado no peito ( sem que saia uma gota de sangue...) todo estropiado chega ao velório da Çuçu... Sei que não deveria rir da desgraça alheia, mas foi muito engraçada a cena dele subindo em cima da defunta... Seu andar tipo a volta dos mortos vivos... A cara do povo incrédulo com a cara de pau dele em aparecer no dito velório, é algo que dificilmente vou esquecer...
Sofrimento, choro, lagrima e... A despedida final... Jesuíno pede para se despedir sozinho da falecida e em meio a seu sofrimento da um ultimo beijo de adeus... E a princesa acorda para a felicidade geral... Ou quase geral... Eu ainda Cho que deveriam deixar  ela dormindo mais um pouquinho...
E agora com vocês o veneno, a frustração... e o retorno da minha lista negra.
Quando criei minha lista negra o objetivo era incluir nela todos aqueles que de alguma forma causassem algum mal estar  ao meu adorado salve, salve rei...  Magoou o rei lista negra na criatura, até eu já fui parar na tal lista negra. Hoje retomo minha lista negra voltada para tudo e todos aqueles que tem me causado dissabores  nessa reta final.
1º.  Herculano – O que dizer dessa criatura abestalhada... Não  é possível que mesmo ele vendo, sim por que ele estava presente na hora em que a bruxa colocou as cartas na mesa para o reizão, na hora em que sua mascara caiu, não que isso seja novidade ´para ele, desde o inicio ele sabe  muito bem com quem ele esta se metendo, ele jamais poderá dizer que foi enganado, já no primeiro contato dos dois ela dá uma mostra de quão traiçoeira é , ao revelar sobre o tesouro de Seráfia, mesmo assim ele insiste em proteger essa diaba, não adianta ninguém falar, nem desenhar... Depois de tanta luta, de tudo que ele passou na tentativa de conquistar o amor do filho e principalmente o seu respeito, o que ele faz... Abre mão do filho por causa da duquesa e não apenas isso perde o respeito das pessoas que haviam deixado de ter medo dele para admirá-lo e perde o respeito dos seus próprios homens . O pior que ele se diz tão justo, tão contra as vilanias do poderoso, afinal quem é que esqueceu o que ele queria fazer contra Timóteo em nome da justiça eu não esqueci e pergunto Úrsula não é tão má quanto Timóteo... Pior até por que  Timóteo  já esta mais do que comprova do que é maluco de jogar pedra e comer coco ( desculpem a palavra), já a Úrsula  é maldosa, fria, calculista de louca não tem nada, entretanto ele não consegue imagina-la nas masmorras de Serafia... Mas isso é fácil de explicar afinal Timóteo  queria matar o seu filho, com quem rompeu relações, a Úrsula MATOU a esposa de outro, como Augusto é rei, nobre, rico e europeu isso pode, A bruxa tentou matar a filha de outro não a sua, a Ursula mentiu, traiu e fez o diabo a quatro com outras pessoas, nunca com ele ( pelo menos ate agora...)por tanto com os outros pode...
2º. Fãs da Úrsula – gente que mundo é esse em que se torce para que alguém como essa mulher se de bem, tenha um final feliz como se tudo o que ela fez possa ser justificado... Ela È uma assassina, ela tentou matar uma criança, ela mente, ela trai, ela é preconceituosa, usa as pessoas inclusive a própria filha e para que... Para ser rainha, para ter poder... essa é uma mulher que não pensa duas vezes em usar o próprio corpo para conseguir seus objetivos, é claro que o corpo é dela e ela faz dele o que quiser, mas eu repito que tipo de gente endossa essas atitudes... E repito mais se conhece as pessoas pelos ídolos que elas possuem...
3º.Ternurinha. a  ideia de  pular a cerca da traição já é terrível por si só, mas chumbo trocado não dói já dizem alguns, Patacio pulou a cerca, ela pulou a cerca... Mas a cumplicidade de Ternurinha com Zoio Furado é algo que não tem explicação é inaceitável, sua traição ao que é certo e justo é algo imperdoável, ela que me fazia rir até alguns dias atrás atualmente só me causa desgosto.
4º. Florinda e Petrus – e por falar em desgosto... Realmente eu não entendo... A novela se propôs desde o inicio a falar sobre encantamento, fantasia e sonho... Ela se diferenciava das outras novelas, dos outros casais... De repente me sinto na novela das 21 horas, as pessoas gostam de Cordel por que podem assistir com toda a família sem temerem cenas constrangedoras... e eis que ficamos numa sinuca de bico... Pois como explicar para as crianças que um casamento que sempre se mostrou perfeito, possa acabar por que a esposa e mãe se apaixonou por outro, como explicar que o marido mesmo sabendo que a esposa deixa seu lar, sua família, para ir se encontrar e passar a noite com outro homem e com a aquiescência do marido... Como explicar que mesmo o publico em sua quase totalidade rejeitando massivamente esse casal a eles ainda continuem, nos desrespeitando no seu egoísmo, nos seus argumentos falhos para sua defesa... Eu sei muito bem que casamento nãoé prisão  quando você se casa com alguém você não se torna dono dessa pessoa, mas você se casa por que deseja isso, você constrói uma família feliz e amorosa por vontade própria, você tem direito a suas escolhas  e deve arcar com elas sempre, o mais digno teria sido Florinda se separar do marido antes de iniciar uma nova relação, amar a alguém não lhe dão direito de magoar os outros, de fazer apenas o que lhe da prazer de ignorar o sentimento das pessoas que lhe cercam...
5º. Dora e Felipe – Faltando uma semana para o final da novela, o mundo já sabendo que os dois estão apaixonados alguém pode me explicar por que ficam nessa enrolação , nessas picuinhas infantis... Perdoem –me mas tinha graça lá no início quando eles se recusavam a ver o obvio, agora já encheu o saco, nem meus adolescentes são tão imaturos quanto esses dois, mas verdade seja dita... Dora merece o titulo de chata mor, por Felipe estaria tudo como deve ser, mas a grande advogada precisa  estar sempre lutando contra moinhos imaginários... Ah vê se cresce... haja paciência...
6. As fãs Dolipes – eu passei quatro meses falando da chatice do profeta e da Açucena... Mas não é que existe gente mais chata ainda... e na vida real... Chata, inconvenientes... Como eu já disse anteriormente  em um  outro  post: FUNDAMENTALISTAS, XIITAS de pai e mãe... È muito irritante se metem na conversa, atropelam, vivem se repetindo como se fossem um LP ( quem lembra  dos  Bolachões)riscado... Pior querem escrever a novela pelas autoras... Querem dizer o que deve ou não aparecer, o que é ou não importante... Realmente deve ser falta do que fazer, ou de vida para viver... Alguém vai dizer, mas a família só fala do casal, não é bem assim não... Claro que nosso casal é fundamental para nós, mas sabemos reconhecer o valor dos outros personagens e da obra como um grande conjunto a final a novela não se chama casal cachinhos e muito menos DOLIPE, alias nenhum dos dois casais são protagonistas... Mas tem gente que não entende isso,  nem desenhando e ficam lá, pelo jeito o dia inteiro pressionando as autoras para que estas façam aquilo que desejam...  E não permitem que você fale nada que não seja referido ao que idolatram você vai lá e diz algo referente a qualquer  cena ou personagem da  novela e pronto... Lá vêm elas patrolando, passando por cima, se impondo... E eu nem vou falar dos insultos e ofensas aos outros personagens, foi no face que encontrei a menina que ODEIA o rei... Eu no inicio até aceitei elas como amigas no face, mas as bani e sempre que eu colocar um comentário no face da Thelma ou da Duca e elas vieram me usar como escada para  seus desvarios fundamentalistas eu vou retirar o comentário... No mínimo eu acho que elas devem ter suas próprias ideias e usar suas próprias palavras, não vou ser escada para ninguém  e não vou bater boca com quem não consegue formular uma frase sem utilizar gírias e abreviações... Mas vou rir muito da frustração delas, o tão perfeito casal romântico que nada tem de romantismo, como elas mesmas dizem a mocinha azeda que só sabe dar o contra no seu príncipe... E morram de inveja do carinho e da melação  de Jesuino e Açucena, da entrega e da cumplicidade de Bel e Penélope, da insanidade de Petrus e Florinda, da doçura de Inácio e Antonia, da jovialidade de Cícero e Rosa, da meiguice e maturidade de Batoré e helena, do furor de Úrsula e Herculano e do encantamento de e verdade de Augusto e Cesaria... E tenho dito! Eu fico me perguntando o que seria de Shakespeare se ele tivesse esse tipo de fã clube no seu pé?... Adeus Romeu e Julieta, adeus Othello...
Já ia esquecendo alguém também vai dizer mas você criou um blog para falar do casal... exatamente, eu criei um blog, meu e para quem gosta do casal, não estou invadindo o espaço e nem atropelando ninguém, vem ao meu blog quem gosta do casal, não obrigo ninguém a ler meus devaneios, não me imponho, não ocupo espaço alheio... E tenho dito!
7º. O povo do cinema... Foi bonitinho no inicio, mas agora ta meio que desnecessário principalmente no que se refere a Celestina, Valentina, nem sei o nome indo atrás do Farid, sei que estou sendo chata mas com tanta coisa ainda por acontecer e o tempo sendo desperdiçado com algo que não acrescenta em nada a trama... Desnecessário. Entendi a homenagem que as autoras quiseram fazer ao cinema mudo, a introdução da tecnologia sonora, mas fora a homenagem  onde mais eles se encaixam, que contribuição dão ao desenvolvimento da trama? Sou chata? Sim eu sou...
8º. Thelma Guedes e Duca Rachid – sim meus amigos as autoras entraram na minha lista negra. Eu entendo perfeitamente que os outros personagens tenha que ter suas histórias desenvolvidas, afinal não sou  Dolipe.  O que eu não entendo é o desaparecimento total do casal... É um vácuo total.  Uma história que foi tão bem construída de uma forma tão encantadora , agora no final  tenha  um final tão melancólico... Tão vazio... Pelas ultimas noticias nem mais casamento  teremos e sim os críticos lá  do inicio venceram...  pelo que andei  lendo Maria Cesaria nem rainha será... Por um minuto me permiti acreditar que sim,  certas pessoas teriam que engolir a menina pobre, sertaneja e negra sim ( vamos deixar de lado a hipocrisia) se tornaria rainha de um país europeu mesmo que fictício, mas nós sabemos bem que apesar da vibração toda em torno da miss universo angolana, aqui no Brasil rainha negra só se for do fogão, da copa e da cozinha... È claro que ainda há uma pontinha de esperança, bem pequenininha, de que tudo nãopasse de despiste, afinal os últimos capítulos estão sendo mantidos a 14 chaves, é um segredo de estado... Resta-nos aguardar... Mas que seria lindo ah! Seria afinal nos contos de fadas nunca vemos o casamento das princesas com seus príncipes, é só o final feliz, com aquele gostinho de... E daí... Mas tudo bem, na ficção assim como na vida nem tudo sai como queremos, e faz parte do viver saber se adaptar aquilo que nós é oferecido, saber agradecer por aquilo que temos e não lamentar o que não teremos...