SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Manfred... I.


Antes de qualquer coisa já aviso aos navegantes que este vai ser daqueles... longo como esperança de pobre... Tanto que terei que dividir em dois post... Isso que dá ficar tanto tempo longe...
Não é muito do meu hábito, ficar ligada em vilões, tem povo por aí que só torce para os vilões eu sempre torci pelos mocinhos... Bem com exceção do Carmo... Ele pode fazer o anticristo que lá estarei eu achando fofo... Coisas de amor de longos anos...

Mas as circunstâncias me obrigam a vir aqui fazer a advogada do diabo fazer o que né???... 
 Assim hoje é dia de falar daqueles que são maus feito pica pau... Por que vamos combinar o pica pau é doente, aquele passarinho tem sérios problemas que nem  Ritalina dá jeito...
Mas antes deixo aqui meus aplausos para Carmo Dalla  Vecchia e seu Manfred e Mateus Solano com seu Félix...
DIVO

CHEGANDO A CATEGORIA DE DIVO

A critica especializada só tem falado da atuação do Carmo em Jóia Rara e vou confessar desde  que ele se revelou como o capeta encarnado na terra eu tenho feito questão de assistir...
Sim gente eu não estava assistindo antes,lia os resumos e me dava por satisfeita, nem mesmo saber que o meu lindo Divo aparecia em algumas cenas desnudo...
PARÈM AS MÀQUINAS!!!... Vitória... Depois de tanto pedir,implorar me rastejar finalmente o Divo desnudo... Uhuuuuuu...

 Mas confesso nem isso  me fazia encarar... Realmente e este parece ser o grande mistério da terra... O que exatamente me faz querer  ficar grudada na minha TV na hora de uma novela... Vejam bem Jóia Rara tem tudo o que eu poderia gostar, tem História, romance, humor, cenários e figurinos lindos, música de primeira e claro o Carmo desnudo... Porém, não aconteceu...
Claro que no primeiro capitulo eu estava lá cheia de expectativas, cheguei até a escrever um rascunho que nunca foi postado... Mas depois... Mas não é sobre isso que quero falar...
Quero falar do Manfred... e de sua revelação...
Como eu já disse mais acima, não sei o que acontece comigo, nunca prestei muita atenção nos vilões, mas de uns tempos para cá tenho prestado atenção mais neles do que nos mocinhos café com leite que tem surgido por aí... Sei lá, é que mocinho é mocinho é bom e pronto!!! Mas os vilões, bem... eu fico aqui me perguntando por que eles estão fazendo isso, o que estão sentindo... Tá certo que nem todo vilão consegue minha empatia, mas tem uns que eu não consigo simplesmente odiar...
Eu me pergunto o que tem por trás daquilo que eles aparentam?...
Então vou tentar colocar aqui o que penso sobre os meus vilões preferidos: Manfred e Félix.
Aos trabalhos:
Mas o que Manfred e Félix tem em comum??? ... NADA! E TUDO!!!
São de épocas distintas, cidades diferentes, origens completamente opostas personalidades antagônicas... Mas para os dois falta o mais importante da vida: Falta amor!
Falta de amor + complexo de rejeição pode fazer um estrago na vida de uma criatura...
Tá bom eu sei o que vão dizer, alguém com certeza há de dizer que muitas pessoas não tem amor e são rejeitas e nem por isso tentam matar o irmão numa avalanche nos Himalaia ou joga a sobrinha recém nascida em uma caçamba de lixo.
Mas aí que vem a graça dessa brincadeira chamada vida, vida, vidaaaaaa ( desculpa foi irresistível acho que depois dessa abertura nunca mais vou falar vida, vida, vidaaaa como antes...)...
A graça de se estar nesse jogo chamado... (não vou repetir...) é que nós seres humanos, gente de carne e osso, somos assim reagimos de forma diferente com as mais diversas formas de sentimentos e emoções as situações que podem e com certeza todos os dias com milhões de pessoas espalhadas por este mundo de meu Deus... Depois do Adão e da Eva Deus jogou a receita fora e aqui estamos... O que para uns é nada, para outros é um estimulo e para uma parcela é o buraco...
Eu não sou psicóloga, na verdade sofri terrivelmente com essa cadeira na faculdade... Sou apenas uma observadora curiosa e nas minhas observações cheguei a conclusão de que bicho homem não sai da linha de montagem tudo igualzinho... Sai cada um de um jeito externa e internamente e que cedo ou tarde acabam dando defeito...
Tipo assim... Manfred...

Gente o que Manfred quer??? Quais são os reais sentimentos dele??? O que o move,o que o motiva???
Tem um filosofo de nome Rousseau ( que eu adoro...) que diz o seguinte: “O homem nasce bom,o que o corrompe é a sociedade.”... Será gente??? Será que Manfred nasceu bom e o meio onde ele nasceu o transformou nisso que ele está demonstrando que é??

Manfred quer dinheiro?... Quer. Manfred quer poder? Quer. Manfred quer ser reconhecido? Quer.
Mas tudo isso ele já tem, não é??? Deu um golpe de mestre e virou o jogo a seu favor... Nesse aspecto eu até vibro por que esse Ernest, faça-me o favor... Fascista, adorador de Hitler e preconceituoso ao extremo... autoritário,violento etc...etc...etc... Não dá para ficar triste vendo ele por baixo, soo que o salva éo amor que ele sente pela neta Pérola ( quem sabe né ela faça um milagre?)...

A essa altura era para Manfred estar feliz e satisfeito da vida, tem tudo o que quer... Mas não... Ainda está faltando Amélia... Mas quer saber mesmo que ele consiga ,o que eu duvido... Ele não vai sossegar... Nunca, never! Por que por mais dinheiro e poder que ele consiga, por mais que ele convença o Ernest em assumi-lo como filho e casar com sua mãe... Por mais que ele vença seus inimigos reais ou imaginários, ele nunca se dará por satisfeito, nada que ele tenha irá ocupar aquele espaço vazio e escuro que ele tem no coração... Vázio!!!

Ele quer amor, mas ninguém  o avisou que amor não se compra e não se força... Não dá para ir ao Big e comprar 1 quilo de amor, no máximo um saquinho de Sazon,mas desconfio de que não seja isso que ele queira...
Mas sabem o que é o pior??? Tudo o que ele já fez de nada vai valer... Já está rolando na internet uma bomba que vai dar muito que falar... Manfred não é filho do Ernest!!! Na verdade ele é filho do pai da Iolanda (esqueci o nome do personagem e estou com preguiça de ir procurar) O dito  cujo deu uns pega naquela santa mãe que é a Gertrude.

Vamos ver então... Manfred cresceu acreditando, quem é que dúvida no que a mãe diz, de que ele era filho ilegítimo, o primeiro filho de Ernest... Conforme ia crescendo ele ficou ali assistindo como se fosse um móvel da casa a relação do seu dito pai com seus outros filhos, e cada vez mais tendo a certeza de que era filho do milionário, um filho rejeitado, a quem estava sendo negado, a riqueza, o nome e o amor de uma família... Cresceu envolto por um sentimento de injustiça, de rejeição, que era preterido pelo seu meio irmão Franz, aquele que ocupava seu lugar como primogênito.

Enquanto  para o mundo ele apresentava uma imagem de bom moço, submisso, humildade excessiva e fazia o papel de capacho para tudo e todos,por dentro a raiva ia fermentando e cresceu de uma forma perigosa como uma bomba relógio pronta para explodir.

Nas suas fantasias ele acreditava que se tirasse Franz de seu caminho o pai tão desejado  acabaria o reconhecendo... E dá lhe maldade...  Na sua cabeça doente ele acreditava que se Franz estivesse longe ou morto e ele perto e vivo como em um passe de mágica  ele passaria a ser o filhinho querido.
Manfred nunca vai se satisfazer por que esse tempo todo ele gastou toda a sua energia para odiar e deixou de viver e construir uma vida própria, assim o que Manfred quer no fundo é ter a vida de Franz, ser Franz por isso ele precisa acabar com o irmão que agora sabemos não é irmão...
O que será de Manfred quando ele descobrir que tudo não passou de uma mentira... Que ele não foi rejeitado, nem preterido???

Parabéns D Gertrude, a senhora criou um monstro alimentado na mentira... Não sei se Manfred tem recuperação, temo pela sua sanidade mental, aliás, ele já começa  a dar sinais de que não está muito equilibrado...

Prevejo muitas chuvas e trovoadas... Será uma hecatombe emocional... Pobre Manfred!
Por outro lado se Manfred está quase perdido, podemos respirar aliviados com a “redenção” de Félix...
Eu volto...