SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Félix e Niko: sem rótulos!

Olá gente... Voltei... Ainda me recuperando da sacanagem que o Walcyr Carrasco fez com minha pessoa... Em menos de 24 horas fui do céu ao inferno, da euforia a frustração... Meus sais... Em um dia ele nos dá uma linda cena que há tempos espero  (nessa e em outras novelas) e no outro ele nos dá aquele gostinho de Ah! Não!!!! ... Gente mesmo sabendo que tudo vai dar certo... Fiquei abalada... São dois dias que Amor a Vida me faz chorar por motivos diferentes...

Estou com as emoções à flor da pele... Só não surtei por que já sei o que vai rolar... Essa é a vantagem de ler os resumos com antecedência... Nunca sou surpreendida... Bem quase nunca pois o texto nem sempre faz justiça a interpretação e a cena em si...
Depois de meses de uma pegação constrangedora e desenfreada ... E olhem que eu não sou puritana, abomino falso moralismo, mas... Vergonha alheia  consumia meu ser em determinados núcleos...  Qualquer coisa o povo já estava na cama, ralando e rolando... Constrangedor... Uma  banalização  que beira o vulgar... sem falar daqueles núcleos que tanto fez tanto faz,  meses disso o resultado foi um tédio total... Um picolé de xuxu me interessava bem mais.
Então depois de meses de tudo isso: maldade, traição, Putaria ( me desculpem,mas não existe outra palavra), mentiras, etc,etc,etc... Eu  finalmente entendi o por que a novela das 21 horas ( 21 e 10,ou 15,ou 20 minutos) se chama Amora vida... Por mais louco que possa ser faz sentido sim!!! Mas quanto a isso vamos falar quando a novela terminar.... Preciso de mais alguns elementos para confirmar minha teoria....
Depois de meses assistindo mecanicamente a novela eis que recebo minha recompensa: Félizx e Niko! Por tanto hoje me desculpem  mas quero falar dos dói ... sei que já estou ficando até chata, mas não me importo... No meu blog só tem verdade, mesmo que seja na ficção... E a minha verdade é que estou apaixonada por estes dois personagens, que me arrancam emoções!!!! E quando sinto, eu escrevo!
Vamos falar de Félix e Niko e das entrelinhas... As famosas entrelinhas... Vocês devem conhecer aquele velho ditado que diz “ Para bom entendedor meia palavra basta”... È isso... Às vezes um olhar vale mais do que todo o dicionário...
Eu amo entrelinhas, as pessoas não acreditam, mas já fui muito tímida, a ponto de minha mãe achar que eu tinha algum distúrbio...  Mas na minha timidez aprendi muito... Como por exemplo, ler o que não  é  dito... Eu ficava lá no meu canto só observando... Assim posso dizer que entendo as entrelinhas... Ou pelo menos tento.  Fico aqui tentando entender, adivinhar, supor aquilo que não é dito... As vezes dá certo,outras não!
Mas no que se refere à ficção prefiro muito mais o implícito que  o explicito... Me  encanta tentar entender o que se passa na mente do personagem, suas motivações . Eu quero entender!!!  Essa é a graça de assistir novela, tentar descobrir o que determinado personagem não diz, descobrir o que tem por trás de sua fachada, investigar seus medos... Descobrir seus segredos.
Me sinto atraída por casais e sua dinâmica de formação... Se sou romântica???? Sei lá... Só sei que estou cansada da banalização.... Eu quero verdade venha ela de onde vier... Quero  poder sonhar,quero a expectativa, quero coração batendo em um ritmo diferente! Quero torcer, brigar e acreditar!!!!
Me desculpem os outros casais da ficção, mas o casal que mexe com meu coração a ponto de mesmo sabendo que tudo  vai dar certo, em uma crise,  me causar sofrimento profundo é Félix e Niko... Eu os amo e melhor ou pior, me identifico!! E muito com os dois... Vejo coisas minhas nos dois e ao mesmo tempo sou completamente diferente de cada um.
 Para quem já me conhece sabe que  eu sou meio obsessiva.  Aqui estou com minha nova obsessão: Félix e NIko, meus mais recentes amores!!! Desculpa quem se incomoda com o fato de que dois homens possam se amar... Eu não penso nos gêneros estou pensando no sentimento... E sentimento é algo que me seduz.
Eu não sei se já disse para vocês, mas tenho problemas com a psicologia ou ela tem comigo... História, Filosofia, bacharelado sempre me ferrei na cadeira de psicologia... Então entendam nada do que eu  digo é baseado na psicologia ... São só percepções sem ciência alguma,por que se tivesse já teria resolvido minha vida e me tornado uma pessoa melhor... Mas como sou metida, aqui estou!
Tem uma coisa que me deixa  no mínimo confusa... Na verdade irritada mesmo!!!  A maioria do público que acompanha Amor A Vida ama meu casal,mas tem umas criaturas que me dão nos nervos com essa história de ativo e passivo...
Eu fico aqui pensando com  meus botõezinhos, e vocês sabem que eles são bem piores do que eu... Ficamos aqui tentando entender essa história, eu e eles somos heteros, gostamos e muito daquilo que não  temos... Sendo assim só sabemos  o que nossos amigos nos dizem,  por isso mesmo travamos longos debates tentando chegar a uma conclusão  sobre isso,e nos questionando... Será???
Pergunta dos meus botõezinhos: em uma relação entre dois homens existe realmente  esta necessidade de rotula-los como passivos ou ativos, de determinar quem é a mulher ou quem é o homem??? Biologicamente são dois homens isso é fato incontestável... Biologia é biologia! Mas é realmente necessário  estabelecer papéis???? Rótulos??? Definir tão rigidamente quem faz o que ou quem é o que??
Eu... Sei lá, quando ouço esse papo de ativo e passivo  regrido as aulas de português na escola onde a profe explicava que quem é passivo recebe  a ação e o ativo realiza a ação... Não que eu não goste de Língua Portuguesa...  Meus melhores companheiros na escola são da área de linguagem, adoro um prof de Português... Sempre tenho um por perto . O meu problema são as regras!!!! Regras me deixam confusa e quando tentam aplicar regras aos seres humanos em geral ... Fico mais perdida do que cusco (cachorro) em tiroteio... Regra me dá a ideia de obrigação, de ter que ser e fazer e eu tenho verdadeira aversão a ter que qualquer coisa... Fico com urticárias...
E aí vem meus botõezinhos dar seu pitaco sobre  esse papo de ativo e passivo,  para eles essa conversa se relaciona  com quem usa seu Pepeu... Vocês sabem quem é um Pepeu  né???
Pois bem meus botõezinhos que são bem mais avançados do que eu questionam : Numa relação entre mulheres que não existe Pepeu, quem é a ativa e quem é a passiva... Seguindo a lógica de pensamento de quem tem fixação com esse negócio de passividade atividade  ninguém faz nada em ninguém... ( quer dizer até fazem, mas nada entra e nada sai)... Confesso que nunca ouvi ou li alguém questionar sobre o que ocorre entre duas mulheres, muito pelo contrário nesse nosso mundo machista é o fetiche top 1 dos machões  desse Brasil varonil e até do mundo...
È o sonho de 99.9% dos homens do mundo duas mulheres se pegando, vejam o que eu disse: SE PEGANDO, não se amando... Por que amor aí é outra conversa e não pode!!!!
Como que pode gente??? Tem coisas que  minha ignorância não entende,  tem gente tão preocupada em colocar rótulos e  esquecem o que verdadeiramente tem valor... Me parece que rotular os outros  estabelecer seus papeis dentro da sociedade é uma  forma autoproteção  e para que???? Como uma margem de segurança, um aviso para não se aproximar muito: funkeiro, piranha, gay, pobre,mulher, negro ...Eu sei que todos nós possuímos papéis dentro da sociedade, o que me incomoda é estes papeis estarem engessadas em regras de conduta... Estabelecidas sabe-se Deus lá por quem.  Exemplo se sou negra TENHO que gostar apenas de pagode, tenho que saber sambar e por aí vai... Eu pergunto quem disse isso???? Quem determinou???? Se moro na favela tenho que ser pirigueti ter 15 filhos, tomar cachaça e falar gritando...
Eu quero ser bem mais do que o papel que me cabe nessa ficção da vida real, quero ser personagem de mim mesma e como em uma novela, que por ser obra aberta pode mudar ao longo de sua exibição quero ter o direito de contrariar o que  não está escrito e fugir de estereótipos.
Assim não consigo ver ou entender Niko e Félix como um casal que precise se assumirem como ativo ou passivo... Quando vejo os dois o que me vem a cabeça é a união de dois opostos, penso em Yin e Yang...
Yin e yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade.
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento mutação. Essas forças são:
Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente, a fala, o princípio, Agyo (Forma da Boca Aberta).
Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio, o silêncio, o fim, Ugyo (Forma da Boca Fechada).
Também é identificado como o tigre e o dragão, representando os opostos.[carece de fontes]
Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.
Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída aprótons e eléctrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.
O diagrama do tei-gi simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio yin quanto o yang. O símbolo tei-giexpressa esse conceito: o yin dá origem ao yang e o yang dá origem ao yin.
Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo. O yang, o poder criador, era associado ao céu e ao Sol, enquanto o yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua. O céu está acima e está cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.
Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso, e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que yang é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.
Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro. A simetria, contudo, não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de forma eloquente, um continuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto.
Fonte Wikipédia.
Niko é aquela coisa fofa, solar, generoso, todo romântico que acredita em papai Noel e na fada do dente... Ele realmente acredita e sempre vê o melhor nas outras pessoas... è todo afeto e como diz Félix tem um coração que é um pote de geleia... Ingênuo, doce até demais...

Félix... Bem... de fofo não tem nada, beira a crueldade, irônico, mordaz, descrente, cínico. Vê o mundo em tons de cinza, sempre espera o pior...

Como essas duas criaturas puderam se encontrar, como puderam se encantar justamente por aquilo que o outro não tem em si?... Como todas essas diferenças puderam uni-los?

Vamos tentar entender???
Se sim, leia o próximo post, se não... Tanto faz...  Meu lado Yin se submete a vontade de vocês e meu Yang, vamos deixar ele quieto...