SEGUINDO A VIDA...

PEDINDO licença ao mestre faço minhas suas sábias palavras, para explicar por quais caminhos este blog segue;
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma /Com toda a cama, com toda a lama /Mesmo com o nada feito, com a sala escura /Com um nó no peito, com a cara dura /Não tem mais jeito, a gente não tem cura /Mesmo com o todavia, com todo dia /Com todo ia, todo não ia /Mesmo com toda cédula, com toda célula /Com toda súmula, com toda sílaba /A gente vai levando, a gente vai tocando, a gente vai tomando, a gente vai dourando essa pílula !
vamos levando essa vida...

terça-feira, 9 de abril de 2013

novelar

Vamos novelar um pouco????
Faz tempo que não falo sobre novelas ou TV e... Confesso que estou sentindo falta de poder falar sobre algo leve e fictício... Não por que eu não goste da realidade... Gosto muito!!! Gostar não é o termo correto, mas... Apesar dos meus pesares vivo em um mundo real e não dá para fugir deles... Eu até iria falar sobre isso, mas tenho vergonha não por mim, mas pelas pessoas... Não entendo como as pessoas não tem empatia pelos outros, como não tem capacidade de se colocar no lugar do outro e perceber que poderia acontecer com elas ... Eu sempre penso que poderia ser comigo ou com alguém que gosto muito e sempre sinto a dor alheia... Talvez por isso sempre sofra mais do que eu deveria... Não me diz respeito  mas sofro!!!!!!!!
A vida anda bem dura não apenas para mim, mas para a grande parte da população mundial que sofre na própria pele ou simplesmente sofre com o que aflige a pele alheia... Mas é assim mesmo... Com a força de São Jorge vamos matando nossos dragões e se der tempo matamos os dragões alheios também.
Então que tal relaxarmos um pouco???
Até mesmo por que guardadas as devidas proporções estamos com uma boa safra de novelas, tem novela para todos os gostos...  Tá certo que não tenho acompanhado todas 100%, mas sempre que posso... Gosto do que vejo!!!
Então... Aos trabalhos!!!
O Profeta... Primeira obra solita das autoras nossas conhecidas Thelma Guedes e Duca Rachid... Até está novela elas faziam parte de um grupo de autores que trabalhavam auxiliando o autor mor... Estou com um probleminha de memória e não vou lembrar quem era o Mor... E a preguiça não me deixa ir ao Google...

Não assisti a primeira vez e agora posso me deleitar assistindo, quando dá no Vale a pena ver de novo e estou entendendo por que fez tanto sucesso e alavancou as autoras para outros voos solos como Cama de gato e claro nossa inesquecível Cordel Encantado que  para nossa felicidade e esvaziamento do nosso bolso já está disponível em DVD...
Não sei se acredito muito nessa coisa de vidência, se creio prefiro nem saber, talvez seja um pouco de medo da minha parte, mas como pano de fundo para uma novela até que é bem interessante!!!

A década que a novela passa, a de 50 me encanta... Vejo o figurino feminino e volto no tempo e nas fotos antigas... Tenho vár5ias fotos da minha avó usando vestidos como os que aparecem  na novela e fico aqui sonhando em um dia poder usar um deles...
TOP 10 - Quase
1º. Figurinos...

2º. Os diálogos... Gosto da forma como Thelma e Duca conduzem os diálogos entre as personagens, são elegantes, refinados, mas sem afetação... Nós público entendemos e nos encantamos com o que é dito, sentimos a emoção, nos sentimos próximos de quem está falando...
3º. Rodrigo Faro... Eu havia esquecido que ele é ator... Nos primeiros dias estranhei aquele peixeiro analfabeto e grosso... Mas neste momento já começo a me encantar, pela ingenuidade de sua paixão pela Gisele... ops Gigele na linguagem dele...

4º. Zezé Barbosa ... Outra coisa que me encanta nas autoras elas sempre tratam da questão racial sem ficar levantando bandeiras e sem ferocidade e raiva... Outra vez elas nos conduzem com leveza por um tema tão delicado como esse...
Dessa vez temos uma criança mulata que sente vergonha da mãe por ser uma emprega e negra e mente para as coleguinhas da escola particular onde é bolsista criando um mundo de fantasias...
5º. Mauricio Matar que me desculpem o trocadilho é de  matar mesmo...
6º. Thiago Luciano ... O esposo de Lucy Ramos...  Como o Paulito o professor de tênis que não consegue manter alunos... Por que só quer vida boa...

7º. Carola, a personagem de Fernanda Souza, ou para quem não lembrar quem é a namorada do Thiaguinho...  Ela segue a linha do divo, cai de cabeça na personagem, engordou para fazer esta novela e está ótima como a professora de inglês rejeitada pela mãe... Aliás, é como na história do patinho feio né... Em meio uma família linda, magra e de caráter e valores duvidosos ela está deslocada e come... come... come... Já peguei um imenso carinho pela personagem e respeito pelo trabalho dela...



8º.Dalton Vighi que ao longo da novela ( isso eu lembro dos comentários da época) vai se transformando em um vilão de primeira linha, até esquecemos que ele é lindo pois sua obsessão por Sônia irá transforma-lo em uma pessoa  muito,  muito feia!!!

Por enquanto é só um top 8... O horário é ingrato para mim, tanto que não aprendi ainda os nomes das personagens... Mas aconselho quem puder assista!!!!
Saindo do vale a pena ver de novo... Tem o SBT e suas novelas Mexicanas... Ok eu sei!!! Novela Mexicana é algo além de qualquer coisa...
Over demais... Muita cor, muito choro, muito tudo... Confesso que tem cenas dramáticas que acabo rindo como se fosse comédia!!!... Muita canastrice!!! Porém... Essa nova novelinha Cuidado com o Anjo é meio que intrigante, vou tentar acompanhar para ver o que é????
Os dois personagens principais tem segredos terríveis... A moça acorda todas as noites com pesadelos  sobre algo que lhe aconteceu... Um homem desconhecido que ela não sabe quem é a  perseguiu e tentou agarra-la... Algo tipo  ou sei lá... E o mocinho carrega uma culpa que não sei o que é, mas é terrível demais para contar para qualquer pessoa... Eu hein???? Quero ver no que vai dar isso!!!!!!!!
Aí chegamos as 18 horas com Flor do Caribe... E apesar das criticas não serem lá essas coisas eu gostei... Levinha na medida do possível, afinal horário não permite nada, além disso... Mas gostosinha...

Tem um amigo da onça, narcisista milionário que ferrou a vida do amigo... Não sei se por amar mesmo a  Ester ou se por pura inveja de não ser o que o que o amigo sempre foi, querido amado, bom caráter...

Já li alguns comentários ligando a história a um clássico da literatura o Conde de Monte Cristo e mais uma vez aconselho leiam ou assistam o filme...
Paisagens maravilhosas... Eu nessa minha vibe viajante já estou quase fazendo as malas para ir dar um pulo naquelas praias e olha que não gosto de praia... Mas aquelas dunas, Meu deus eu iria...

Além de tudo tem uma professora de história que já ligou suas anteninhas...  Um dos tópicos da novela, nos conduz a um antisemistismo...  E faz referencia a cultura judaica...

E vamos combinar assim como os negros os judeus ainda não se livraram dos olhares tortos e pré conceituosos da sociedade... Sim eu gosto de judeus... Admiro a história desse povo nação...
Eu gosto de Flor do Caribe e em breve falarei mais sobre isso... Hoje é só um combo especial ok???

As 19 horas temos Guerra dos Sexos, que de todas me parece a mais fraquinha, mas isto por que como assisti a primeira versão e foi muito boa, agora fica meio difícil engolir esta nova versão... Imaginem vocês daqui a 15 anos um remake de Cordel Encantado sem Carmo, sem Lucy, sem Cauã ou Bruno... Os deuses da teledramaturgia que não permitam isso!!!!!!!!!!!!
Mas até está novela está interessante agora... Não sei se eu já disse, mas Bianca Bin está excelente como a Carolina, nem sinto falta da Lucélia Santos e tem o Gianecchini... Ele poderia até ficar mudo eu iria ama-lo e a Drika Moraes...
E... A música do Ulisses com a Vânia... Que calor de louco... Eu vivia cantando essa música quando eu era criança... Nem lembrava que era dessa novela e desses personagens era do extinto trio Los Angeles... Quase tive um piripaque quando ouvi a primeira vez em 2013... Foi uma viagem no tempo...





E... Para encerrar... Salve Jorge que ainda tem seus probleminhas, mas que para desgosto de algumas pessoas ainda para o Brasil em frente a tv....

Eu estava em Porto Alegre saímos para jantar fora fomos no tal Cavanhas comer xis e pizza e... Na hora que Morena reencontrou a mãe todos pararam com os olhos pregados na TV.... Até os funcionários pararam de atender para assistir...
Aliás, quem não estava assistindo agora não perde um capitulo...
Todos torcendo para que a máfia do trafico seja desmascarada...

E... Povo aqui entre nós... O que é essa Lívia Marine pagando paixão pelo Théo????
Isso acaba com emancipação feminina... Seja mocinha, seja vilã, pintou o bofe a mulherada pira... Tá eu sei que é por uma boa causa e não estou torcendo pela Lívia... Mas... Sei lá fiquei incomodada com isso... Uma mulher escolada como Lívia, que elimina todos os riscos e controla tudo e todos ao seu redor, vira uma adolescente boba de uma hora para outra...
O que somos nós mulheres?? Somos dirigidas e comandadas pelos nossos hormônios??? Sim né por que... Não é nem amor, nem amizade é tesão mesmo... Uma boa noite de sexo e vou me colocar na cadeia???? OI... Oi....OI...???? Nós mulheres somos tão tolas assim????
Credo!!!!!!!!!!!!!!!
E gente alguém pode me explicar o que foi a Vera Ficher???? Detonou a novela e a personagem...  Gente do céu!!! Ingratidão me mata!!! Afinal só mesmo Glória Perez para chama-la para algum trabalho... Já vi nesses meus anos de televisão muito coadjuvante roubar a cena do protagonista...
E a dona Vera não está em condições de roubar nada de ninguém né???? O botox e os líquidos etílicos congelaram suas expressões faciais...
Eu nunca gostei muito dela como atriz... Falta alguma coisa... E agora acho injusta sua reclamação... Tem atores mil vezes melhores que tem papéis menores ainda e nem aparecem por meses... E não fazem o que ela fez... Pelo menos não tão indelicadamente!!!!!
Mas... 17 de maio termina e a parte boa de tudo isso é que minha linda Lucy Ramos terá um pouco mais de destaque... Eu fiquei com medo pela Sheila, mas o povo me convenceu de que  está tudo bem... Afinal Lucy vai aparecer mais... O povo aqui de casa e meus conhecidos... As cordelitas é óbvio que estamos no auge, mas bonitinho meu povo torcendo para Lucy aparecer mais na novela e nem estão aí para a personagem Sheila o povo quer que Lucy apareça...

Por falar nisso a última participação de Lucy Ramos no Encontro com Fátima Bernardes rendeu muito...  Eu já sabia, mas meu povo ainda não havia percebido a pessoa especial que é Lucy... Estão todos encantados, apaixonados... Não pela atriz global, mas pela pessoa...
Eu só ouço isso : Como ela é querida!!! Que linda!!! Que guria legal!!!!
E eu feliz da vida... Aumentando o fã clube de nossa Lucy Ramos!!!!
Está já está adotada pela família e amigos!!!!
Quase esqueci!!! Depois de muitos anos voltei a Malhação... Sim... Voltei não assisto sempre, mas quando assisto até gosto... Começando pelo fato de que os adolescentes que lá estão tem realmente cara de adolescentes...

Minha preferida é a Fatinha e seu conturbado relacionamento com o universitário bruno... Para mim é a mais real de todas as personagens... Os dois!!!!



Talvez pelo fato de eu conviver com alunos de escola publica e não de particular como ali as vezes o enredo fica meio estranho... Pois meus alunos não tem esse tipo de vida e nem esses problemas... Mas como ficção até que dá para engolir...
Agora me vou aguardar a estreia do Adnet na Globo... já que a estreia da esposa dele na Band não foi legal e continua não sendo....
Adoro o CQC, mas aquele gordinho não sei o nome pois não presto atenção nele e a Dani Calabreza são os pontos fracos ´para mim... Fico incomodada e constrangida com os quadros dos dois...
Mas estava falando do Adnet, realmente estou torcendo por ele... Estamos precisando de programas de humor... URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só para dizer... Detesto Pé na cova... Não consigo rir com nada ali... E para quem ri de novela mexicana isso parece grave para eles ou para mim... Li que algumas pessoas se revoltaram com o programa por causa da tragédia de Santa Maria, eu sou de Santa Maria, assisti o primeiro episódio que foi  bem antes do que aconteceu aqui e também não ri...
É o processo que me ocorre com literatura brasileira... Please não me apedrejem... Amo as poesias nacionais ... Todas de todas as épocas... Mas... Sempre foi sofrível ler as outras obras... Sempre achei caricatos demais, over demais, explicito demais... Talvez eu tenha criado um trauma...
De Machado de Assis, amo de mais o  Alienista, dos contemporâneos Marcelo Rubens Paiva... Das poesias TODOS.... Drummond, Cecília Meireles, Vinicius...
Dos ingleses Shakespeare e Marion Zimmer Bradley... E outros que não lembro agora neste post que deveria ser rápido...
E tem os franceses... LEIAM Vitor Hugo... Li no ensino médio ... Não o famoso Os Miseráveis.... Que quero ler antes de assistir o filme , mas sim os Trabalhadores do Mar... Fantástico!!!!!!!!!!!!!!!
E já que estou sugerindo... Mais uma sugestão o filme o discurso do rei... Confesso que evitei até onde pude, mas um dia sem nada para assistir deixei  e me encantei!!!!  Vale a pena!!!!
Agora vou...
Preparar a festa de 2 anos de cordelitas... Sim são dois anos de amizade virtual...
Merece comemoração!!!!!!!!!!!!
Em breve vamos detalhar... Hoje foi quase rapidinho só para não perder o hábito.